Marchalenta tremendo

Primeira Visita ? Seja Bem-Vindo a nossa familia CdGQ!

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
pabloabmoura
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 23 Nov 2018, 13:03
Carro: Parati Cl 1.8 1993

Marchalenta tremendo

Mensagem por pabloabmoura »

Fala pessoal, saudações!
Gostaria de saber de vocês algumas opiniões sobre a situação da minha Parati Cl 1.8 motor AP.
A situação é a seguinte: recentemente tive que retificar todo o motor da paratosa, tudo novo, rodando liso, não baixa nada de água, não vaza nada de óleo, enfim, o trabalho parece ter sido bem feito, mas tem uma coisa me incomodando um pouco, a marchalenta não estabiliza de jeito nenhum, a rotação parece não oscilar mas o motor treme um pouco, bem de leve mesmo, de forma constante. Na minha cabeça o motor AP dava uma lenta bem estável mesmo, sem trepidações.
O carburador é um TLDZ recondicionado que comprei já faz uns 2 anos. Quando levei o carro na loja do carburador eles disseram que a lenta tremendo poderia ser problema de regulagem de válvula e quando levei num segundo mecânico ele disse que era normal uma tremida de leve na lenta pela alta taxa de compressão do motor, a mesma coisa disse o mecânico que fez a retifica.
Enfim, alguém saberia me orientar nessa situação? Isso pode indicar alguma parte mal feita no serviço de retifica ou um defeito crônico do carbura recondicionado?
Valeu!
Parati CL 1.8 1993
Avatar do usuário
Hudsonmatos1985
Membro
Membro
Mensagens: 101
Registrado em: 18 Out 2016, 12:37
Carro: Voyage 93 1.6AP

Re: Marchalenta tremendo

Mensagem por Hudsonmatos1985 »

pabloabmoura escreveu:Fala pessoal, saudações!
Gostaria de saber de vocês algumas opiniões sobre a situação da minha Parati Cl 1.8 motor AP.
A situação é a seguinte: recentemente tive que retificar todo o motor da paratosa, tudo novo, rodando liso, não baixa nada de água, não vaza nada de óleo, enfim, o trabalho parece ter sido bem feito, mas tem uma coisa me incomodando um pouco, a marchalenta não estabiliza de jeito nenhum, a rotação parece não oscilar mas o motor treme um pouco, bem de leve mesmo, de forma constante. Na minha cabeça o motor AP dava uma lenta bem estável mesmo, sem trepidações.
O carburador é um TLDZ recondicionado que comprei já faz uns 2 anos. Quando levei o carro na loja do carburador eles disseram que a lenta tremendo poderia ser problema de regulagem de válvula e quando levei num segundo mecânico ele disse que era normal uma tremida de leve na lenta pela alta taxa de compressão do motor, a mesma coisa disse o mecânico que fez a retifica.
Enfim, alguém saberia me orientar nessa situação? Isso pode indicar alguma parte mal feita no serviço de retifica ou um defeito crônico do carbura recondicionado?
Valeu!
Pablo, pode ser varias coisas (Regulagem do carburador, RPM da marcha lenta muito baixa (Se não me engano é 800 a 900RPM), Velas, cabos, Ponto de ignição, Má vedação nas sedes de válvulas, Trincas no cabeçote, Posicionamento errado dos anéis de vedação dos pistões ou Diferença considerável na taxa de compressão dos cilindros).
Jesus é o nosso Rei!
Avatar do usuário
Hudsonmatos1985
Membro
Membro
Mensagens: 101
Registrado em: 18 Out 2016, 12:37
Carro: Voyage 93 1.6AP

Re: Marchalenta tremendo

Mensagem por Hudsonmatos1985 »

Comece descartando pelo mais simples:
Veja o RPM se está no padrão.
Velas e cabos são relativamente novos?
Regule o carburador (geralmente a agulha de mistura de ar pode causa isso).
Leve o carro pra colocar no ponto com a "Pistola".
Leve o carro para fazer teste de compressão dos cilindros (a partir do resultado deste teste, os valores de reparo são mais consideráveis. Sugiro procurar oficina de sua confiança).
Jesus é o nosso Rei!
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Marchalenta tremendo

Mensagem por bleidao »

Olá, Pablo... o motor AP é realmente um motor bem estável.

Os diagnósticos sugeridos pelo Hudson estão perfeitos.

Qualquer falha de ignição, ponto errado, falha no carburador, falha no cabeçote, anéis errados ou até mesmo válvulas mal assentadas podem ocasionar isso.

eu começaria levando a uma oficina que tenha osciloscópio para fazer um diagnóstico inicial correto.
Avatar do usuário
DanielGT
Membro - Silver
Membro - Silver
Mensagens: 2109
Registrado em: 13 Ago 2013, 13:16
Carro: Gol GTi 1990
Localização: Ipatinga-MG

Re: Marchalenta tremendo

Mensagem por DanielGT »

E adicionando aos amigos, caso a compressão esteja ruim, pode ser junta ou parte de baixo, caso decida mexer, recomendo o seguinte: tire o cabeçote vc mesmo (tirar é fácil) e veja a junta, caso ela que esteja vazando compressão é um reparo fácil e relativamente barato. Caso esteja tudo ok com junta, é parte de baixo, eu partiria pra um motor AP de ferro velho. Pelo menos no interior de minas gerais menos de mil conto vc pega motor AP em bom estado, retifica não compensa mais
Avatar do usuário
pabloabmoura
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 23 Nov 2018, 13:03
Carro: Parati Cl 1.8 1993

Re: Marchalenta tremendo

Mensagem por pabloabmoura »

Obrigado a todos que compartilharam o conhecimento aqui acerca desse problema. Infelizmente no momento estou sem um mecânico de confiança mas farei os testes para tentar o diagnóstico e postarei aqui os resultados. Eu realmente quero crer de que não tenha nada a ver com o motor pq essa retifica não saiu barata.
Tenho notado tbm um leve cheiro de gasolina no interior do carro quando ligo pela manhã, quando acelero muito ou quando subo morro muito íngreme, o que me leva a crer em um problema com o carbura mesmo. O óleo ta com coloração normal marrom claro (quase 4 mil km) e não baixa de nível, tbm não sai nenhuma fumaça no escape.
Enfim, no decorrer dos testes vou atualizando aqui para ajudar quem tiver algum problema parecido. Enquanto isso vou acompanhando aqui caso alguém tenha mais alguma dica.
Parati CL 1.8 1993
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Marchalenta tremendo

Mensagem por bleidao »

Parece ser problema de carburação ou ignição mesmo.

Hoje em dia está cada vez mais difícil encontrar um mecânico de confiança.
Responder

Voltar para “Apresente-se aqui.”