TUNEL TRINCADO O Q FAZER?

Tudo sobre, Funilaria, Pintura, Estruturas e reparos.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
leisanguebom
Membro
Membro
Mensagens: 104
Registrado em: 08 Set 2009, 21:11
Carro:
Localização: CORDEIRO - RJ

Mensagem por leisanguebom »

e ai galera, blz, é a maldição do tunel me atingiu, segunda o merdinha ta internado na oficina pra soldar o maldito. achei uma trinca enorme no tunel ta indo até embaixo da bateria, 200 ronaldos de preju, mas como gostei muito do carro vou fazer o serviço e o funileiro me deu garantia, se der tiro umas fotos pra voces verem a trinca. minha duvida é a seguinte, se eu soldar, por reforço e a barra inferior volta a trincar? desde já agradeço aos amigos do forum.
Elazar
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 29 Mai 2009, 08:42
Carro:
Localização: Sobradinho

Mensagem por Elazar »

Bom dia pessoal;
Estou querendo previnir... qual das duas seria a melhor?

http://yfrog.com/2pbarrainferior004j
ou
http://yfrog.com/2pbarrainferior003j

tem anuncios no ml
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... adrado-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... passat-_JM[/img]

note que a quadrada é solida...
Avatar do usuário
lipexlipe
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 07 Out 2008, 12:16
Carro:
Localização: Cotia - SP

Mensagem por lipexlipe »

bom, recomendo a MIG tbm
trampava num auto center, e sempre aparecia casos desses...
porem nao faziamos esse tipo de serviço, sempre chamava um funileiro de nossa confiança, e ele explicou a diferença das soldas

se nao me engano a MIG e parecida com a original, pois qm teve a oportunidade de ver como q o sistema funciona, ela ao msm tempo q solda, refrigera, ja as solda normal, ela solda porem esquenta toda a superficie da msm, ou seja, com a temperatura mto alta, acaba danificando e deixando mas fragil... com a MIG nao acontece isso..

Solda com a MIG e poe a barra =D
Goleta GTS originalzinho...!

UPgrade:
[x] Motor
[ ] Eletrica
[ ] Interior
[ ] Suspensão
[ ] Rodas
[ ] Som
Avatar do usuário
Luis Gustavo
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 09 Ago 2009, 16:36
Carro:
Localização: Espírito Santo do Pinhal - SP

Mensagem por Luis Gustavo »

E ai Galera !!!

Infelismente, a trinca no túnel é um defeito proveniente de um erro de projeto...
As solicitações externas geradas durante o movimento do veículo fazem com que, através do sistema de bandejas, estas cargas sejam transmitidas para a parte traseira do quadro, onde a VW não colocou nada que impedisse o processo propagação de movimentos ciclicos. O acumulo de movimentos ciclicos é direcionado totalmente p/ a região superior do túnel, onde, através do processo de ruptura por fadiga dá-se o início a nucleação de microfussuras, proporcionadas pelos abalos cicilicos, que logo dão origem as fissuras e então trincas no túnel.

Imagem

Pra variar, o meu GTI também tinha o túnel trincado...
No meu caso foi diferente, só fui descobrir que o túnel estava tricado quando fundi o motor e tirei pra fazer... Ai já tava fácil arrumar...
Fiz como nosso amigo Farley, primeiro soldei e depois coloquei um reforço, no meu caso foi uma barra de aço carbono 1025, com as dimensões de 5/16" x 3/4" x 700mm, moldada sobre o túnel, soldada 100%, conforme a foto. Mesmol depois de soldado e reforçado, ainda assim instalei a barra anti-torção inferior, para diminiur a intensidade dos esforços ciclicos, que levam a ruptura por fadiga.

Ps: A minha barra nunca pegou no chão, isso pq eu ando com o carro um pouco baixo.... é dificil ela pegar, pega mesmo é o assoalho e o escapamento....

Imagem

Abração. Até +

Engenheiro Mecânico
Luis Gustavo Spinelli
Eng. Mec.
Avatar do usuário
Luis Gustavo
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 09 Ago 2009, 16:36
Carro:
Localização: Espírito Santo do Pinhal - SP

Mensagem por Luis Gustavo »

Esqueci de falar, quem segura o tranco mesmo é a barra anti-torção inferior. Quando se desenha o sistema completo em um software de análise e verificação de tensões x deformações, percebe-se que a barra superior só entra em ação após a ruptura completa da barra inferior, ou seja, enquanto a barra inferior não quebrar a superior nen entra em ação, só fica ali de enfeite mesmo.

Abração, t+
Luis Gustavo Spinelli
Eng. Mec.
Carlos_Bilibio
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 370
Registrado em: 14 Set 2007, 10:49
Carro:
Localização: SC, Joaçaba

Mensagem por Carlos_Bilibio »

Melhor explicação impossivel Luis !!!

POr mais q minha barra raspe muito no escape, nem me passa a ideia de querer tirá-la !!!
Avatar do usuário
Aprendiz
Membro
Membro
Mensagens: 226
Registrado em: 29 Set 2008, 16:46
Carro:
Localização: São Paulo/SP

Bateção!!!

Mensagem por Aprendiz »

Carlos_Bilibio escreveu:Melhor explicação impossivel Luis !!!

POr mais q minha barra raspe muito no escape, nem me passa a ideia de querer tirá-la !!!

O meu escape bate muiiiiito na barra inferior ja pensei em ate entortar a barra mas e o medo melhor nao !!!! ja pensei em ate com ajuda de um maçarico entortar o escapamento mas é quase na junção dele que esta batendo um inferno !!!! nao tem jeito !!! parece carro relaxado vc liga ou desliga vem aquele pa pa pa pa pa !!! :ninja:
Carlos_Bilibio
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 370
Registrado em: 14 Set 2007, 10:49
Carro:
Localização: SC, Joaçaba

Re: Bateção!!!

Mensagem por Carlos_Bilibio »

Aprendiz escreveu:
Carlos_Bilibio escreveu:Melhor explicação impossivel Luis !!!

POr mais q minha barra raspe muito no escape, nem me passa a ideia de querer tirá-la !!!

O meu escape bate muiiiiito na barra inferior ja pensei em ate entortar a barra mas e o medo melhor nao !!!! ja pensei em ate com ajuda de um maçarico entortar o escapamento mas é quase na junção dele que esta batendo um inferno !!!! nao tem jeito !!! parece carro relaxado vc liga ou desliga vem aquele pa pa pa pa pa !!! :ninja:
Cara, eu consegui melhorar um pouco qdo levemente inclinei a barra pra frente, mas como meu carro é baixo, raspa as vezes no chao e a barra começa a voltar !!

Uma coisa q ajudou muito foi colocar termotape na barra, assim as batidas entre ela e o escape ficam mais leves !!
Avatar do usuário
RAFAEL PAVONI
Membro
Membro
Mensagens: 61
Registrado em: 17 Mar 2010, 02:20
Carro: gol gts 1989
Localização: ABCD

Mensagem por RAFAEL PAVONI »

Mano é soldar na mig e mandar o funileiro fazer um reforço com chapa e depois coloca a barra a de baixo é mais indicada a de cima ajuda só que pra mim é mais estética !!!!

abraço
Avatar do usuário
Angelo Luiz
Membro
Membro
Mensagens: 90
Registrado em: 29 Mar 2009, 13:15
Carro:
Localização: sao paulo

Mensagem por Angelo Luiz »

eae pessoal hj levei o meu gol para soldar o tunel
no meu caso tive q desmontar a tapeçaria, painel, cambio e motor putz.. que zica carro rebaixado sem barra inferior nunca mais agora fazer solda com reforço de chapa de aço K.P.O para acabamento pintura para ficar original e ai finalmente colocarei a bara inferior vou postar as fotos do trinco antes e quando finalizar o serviço posto o resultado
Imagem http://img824.imageshack.us/img824/305/sam4952.jpg [/img]
sem tapeçaria sem painel
Imagem
_____________________________________________________________
projeto(sonho rs)
Imagem
Avatar do usuário
BRUNO GTS ZN
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registrado em: 18 Jun 2010, 09:55
Carro:
Localização: São Paulo

Mensagem por BRUNO GTS ZN »

Silas de Souza Tiburcio escreveu:BLZ !!!
ALGUEM CONHECE ALGUMA OFICINA LEGAL PRA FAZER ESSE TRAMPO?
SOU DA ZONA NORTE DE SAMPA !!
Amigao. Sou da ZN tbm...tem um lugar bom que solda. Mas tem que ver aonde está o trincado.

NAO PODE SOLDAR com OXIGENIO, tem que ser na SOLDA MIG.

Perto de casa tem um funileiro bom. O ideal é tirar a mecanica inteira e soldar, dar o acabamento e ja era.
- Gts 92/92
- Azul Índico
- O mais baixo de SP
Avatar do usuário
Junioor
Membro
Membro
Mensagens: 148
Registrado em: 24 Mar 2010, 18:22
Carro:
Localização: Granja Viana
Contato:

Mensagem por Junioor »

Antes de rachar, coloca a barra reforço!
:X ~

ou antes de comprar a goleta verifica isso, e toma seus devidos cuidados!

abrass
Imagem

NUMERO NOVO DO NEXTEL!

NEXTEL: 114*105999
Cel: 7759-4518
MARCEL GOMES PINTO
Membro
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 01 Jul 2010, 00:34
Carro:
Localização: UBTUBA

Mensagem por MARCEL GOMES PINTO »

GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA RECUPERAR PARALAMA TRASEIRO; TEM ALGUM FRISO OU ALGO PARECIDO?GRATO!
ydiwonko
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registrado em: 23 Jul 2008, 21:07
Carro: Gol CL
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por ydiwonko »

Opa galera, gostaria de saber se colocar as barras mesmo com o tunel trincado minimiza a torção da carroceria fazendo com que as trincas parem de avançar na lataria.

Alguém saberia me dizer?
[thumbnail]http://www.carlogos.org/uploads/carlogo ... logo-2.jpg[/thumbnail]
# LIFESTYLE
* 1987 - CL
* Branco Paina.
* Rodas 14'' Pingo d'agua.
* Tampas Cabeçote e Correia Cromadas
98% Restauração completa. ██████████▒░
Avatar do usuário
Thalles Victor
Membro
Membro
Mensagens: 26
Registrado em: 21 Jul 2008, 00:21
Carro:
Localização: São Paulo

Mensagem por Thalles Victor »

Faz um ano q soldei o tunel da goleta, moro na zona norte e mandei soldar proximo da avenida mazem.....o endereço correto não me recordo mas esse é o orkut do dono, se alguém se intessar:

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?ui ... 3061966203


abraçoo
Avatar do usuário
Vinícius Barbosa Silva
Membro
Membro
Mensagens: 92
Registrado em: 09 Fev 2009, 19:33
Carro: Gol GTI 92
Localização: DF - Brasília - Taguatinga

Mensagem por Vinícius Barbosa Silva »

Meu gol está com umas trincas enormes abaixo da bateria e da caixa de direção!
Levei ele hoje na oficina para ver quanto ficaria para mandar arrumá-lo. Me cobraram R$250 por este serviço, porém com solda normal, não a MIG. O cara que me atendeu disse que faz essa solda, faz um reforço e depois passar um calafete e também disse que depois disso nem precisa colocar a barra anti-torção.

No entanto colocarei a barra assim mesmo após o serviço.

O que quero saber da rapaziada quadradeira, é se desse jeito ficará bom, e se tem perigo de voltar a trincar?????????

Agradeço toda ajuda possível da galera.
Vinícius Barbosa Silva

Imagem


GOL GTI 92 - (EM OBRAS)
Taguatinga - DF
Avatar do usuário
drpisani
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 480
Registrado em: 11 Mar 2010, 11:22
Carro:
Localização: São Carlos

Mensagem por drpisani »

Olha....sinceramente eu iria atras de alguém que faz o trampo com a solda MIG!!! Não por nada, mas é um trampo mais garantido...mais seguro e mais limpo!!! Vai ficar mais caro..mas acho que vale a pena soldar com MIG.
Agora quanto a barra, nem pense em andr sem!!! Pode colocar independentemente do trampo que seja feito!!
Na minha opinião, solda MIG+Barra inferior e seja feliz!!! :lala:
GOL CL 1.9AP *ASPIRADO*/ 1994 / BRANCO
Imagem
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 4&t=18543l
20/03/2010!!!
Avatar do usuário
049g
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registrado em: 13 Set 2010, 22:09
Carro:
Localização: São Carlos-SP

Mensagem por 049g »

e ae galera!!!!
entao manolos....eu tenho um gol 88 aro 15 195/50 e nao esta rebaixado...ta com tudo orginal na parte de suspensão..gostaria de saber se corro o risco de trincar o tunel...se sim seria melhor voltar as 13'' :cry: :cry: :cry: ??????
Avatar do usuário
drpisani
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 480
Registrado em: 11 Mar 2010, 11:22
Carro:
Localização: São Carlos

Mensagem por drpisani »

Fala rapaz....até que enfim alguém de Sanca aqui no forum!!!!
Bom...só por ter um gol quadrado vc já corre o risco de ter um tunel trincado...se já não trincou, vai trincar!!!...Então recomendo que vc coloque as barras anti-torção inferior e/ou superior, e seja feliz...e fique com as 15 mesmo...agora...se já trincou manda soldar com MIG e coloque a barra inferior!!!
A trinca no tunel, infelizmente, é um defeito de projeto dos nossos carros...sendo conhecido pelos funileiros como "Mal do Gol", portanto seja como for coloque a barra, seja seu carro original ou rebaixado!!!

Abraço...e é bom ver alguém da city por aqui.....mantenha contato blz !!! :lala:
GOL CL 1.9AP *ASPIRADO*/ 1994 / BRANCO
Imagem
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 4&t=18543l
20/03/2010!!!
Avatar do usuário
Vinícius Barbosa Silva
Membro
Membro
Mensagens: 92
Registrado em: 09 Fev 2009, 19:33
Carro: Gol GTI 92
Localização: DF - Brasília - Taguatinga

Alguém sabe???

Mensagem por Vinícius Barbosa Silva »

Tem alguém do DF por aqui no fórum, que possa me informar onde encontro essa tal solda MIG???

E alguém pode explicar-me qual a diferença entre a MIG e a Oxigênio???
Pra mim é igual mosca branca, só ouço falar mas ver mesmo, nunca vi.

Como ela funciona???

Obrigado galera.....
Vinícius Barbosa Silva

Imagem


GOL GTI 92 - (EM OBRAS)
Taguatinga - DF
Responder

Voltar para “Lataria / Pintura / Estruturas”