Adaptar reservatório de expansão radiador

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
lucaslago
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registrado em: 12 Abr 2017, 15:58
Carro: VW Gol Plus 1986
Localização: São Miguel do Iguaçu, Paraná

Adaptar reservatório de expansão radiador

Mensagem por lucaslago »

Fala galera, estou entrando para o mundo dos quadrados agora, tenho um golf e devida a patroa estar gravida estou deixando ele para o dia a dia e estou comprando um Gol Plus 1986 motor 1.8 para mexer.... gostaria de tirar uma duvida sobre o arrefecimento, pelo que pude notar ele não tem reservatório de expansão da água do radiador, ou seja, a água é colocada pelo radiador, tem algum esquema para adaptar o reservatório dos quadrados mais novos?

Abraço!
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Adaptar reservatório de expansão radiador

Mensagem por João Victor AP »

lucaslago escreveu:Fala galera, estou entrando para o mundo dos quadrados agora, tenho um golf e devida a patroa estar gravida estou deixando ele para o dia a dia e estou comprando um Gol Plus 1986 motor 1.8 para mexer.... gostaria de tirar uma duvida sobre o arrefecimento, pelo que pude notar ele não tem reservatório de expansão da água do radiador, ou seja, a água é colocada pelo radiador, tem algum esquema para adaptar o reservatório dos quadrados mais novos?

Abraço!
Aí sim hein mano... Plus é bem raro, e são lindos.
Cara, para adaptar o reservatório é bem simples.

O que vai precisar :
*Radiador Moderno Selado
*Mangueiras novas
*Reservatório
*Suporte para o reservatório
*Tubo de aço

Como Prosseguir :
Primeiro terá que instalar o novo radiador, ele é colocado sem nenhuma adaptação, basta usar o radiador do modelo que usa reservatório.
Depois terá que soldar o suporte para o reservatório. Depois de soldar o suporte, coloque o reservatório no suporte, e também use aquele tubo de aço aonde vai ligado a mangueira da saída do reservatório.
Para ligar as mangueiras é fácil, a mangueira fina superior do reservatório é de retorno, e vai ligada na parte superior do radiador. A mangueira inferior (saída de líquido) do reservatório vai em na entrada lateral do tubo de aço, e na ponta desse mesmo tubo desce uma mangueira que vai para a saída inferior da bomba d' água (na primeira saída, que fica na parte de trás da bomba é ligado uma mangueira que sai do cavalete de água do cabeçote, não inverta a posição) . O resto da ligação das mangueiras é a mesma. E use mangueiras novas.
Aproveite que o radiador é novo, mangueiras novas, e faça uma limpeza completa do sistema de arrefecimento, se os selos do bloco do motor já estiverem bem corroídos realize a troca depois que estiver tudo beleza coloque água desmineralizada com aditivo na proporção correta.

Não pode ser água de torneira, nem mineral... tem que ser água desmineralizada. Pode comprar ela, ou captar água da chuva, ou água da geladeira, ar-condicionado.
lucaslago
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registrado em: 12 Abr 2017, 15:58
Carro: VW Gol Plus 1986
Localização: São Miguel do Iguaçu, Paraná

Re: Adaptar reservatório de expansão radiador

Mensagem por lucaslago »

João Victor AP escreveu:
lucaslago escreveu:Fala galera, estou entrando para o mundo dos quadrados agora, tenho um golf e devida a patroa estar gravida estou deixando ele para o dia a dia e estou comprando um Gol Plus 1986 motor 1.8 para mexer.... gostaria de tirar uma duvida sobre o arrefecimento, pelo que pude notar ele não tem reservatório de expansão da água do radiador, ou seja, a água é colocada pelo radiador, tem algum esquema para adaptar o reservatório dos quadrados mais novos?

Abraço!
Aí sim hein mano... Plus é bem raro, e são lindos.
Cara, para adaptar o reservatório é bem simples.

O que vai precisar :
*Radiador Moderno Selado
*Mangueiras novas
*Reservatório
*Suporte para o reservatório
*Tubo de aço

Como Prosseguir :
Primeiro terá que instalar o novo radiador, ele é colocado sem nenhuma adaptação, basta usar o radiador do modelo que usa reservatório.
Depois terá que soldar o suporte para o reservatório. Depois de soldar o suporte, coloque o reservatório no suporte, e também use aquele tubo de aço aonde vai ligado a mangueira da saída do reservatório.
Para ligar as mangueiras é fácil, a mangueira fina superior do reservatório é de retorno, e vai ligada na parte superior do radiador. A mangueira inferior (saída de líquido) do reservatório vai em na entrada lateral do tubo de aço, e na ponta desse mesmo tubo desce uma mangueira que vai para a saída inferior da bomba d' água (na primeira saída, que fica na parte de trás da bomba é ligado uma mangueira que sai do cavalete de água do cabeçote, não inverta a posição) . O resto da ligação das mangueiras é a mesma. E use mangueiras novas.
Aproveite que o radiador é novo, mangueiras novas, e faça uma limpeza completa do sistema de arrefecimento, se os selos do bloco do motor já estiverem bem corroídos realize a troca depois que estiver tudo beleza coloque água desmineralizada com aditivo na proporção correta.

Não pode ser água de torneira, nem mineral... tem que ser água desmineralizada. Pode comprar ela, ou captar água da chuva, ou água da geladeira, ar-condicionado.
Opa irmão, muito obrigado mesmo, poderia me explicar melhor se tiver foto deste tubo de aço... mas já me tirou a duvida 100%! hahahahaha
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Adaptar reservatório de expansão radiador

Mensagem por João Victor AP »

lucaslago escreveu: Opa irmão, muito obrigado mesmo, poderia me explicar melhor se tiver foto deste tubo de aço... mas já me tirou a duvida 100%! hahahahaha
Mano, entrei nesse vídeo do DCVídeos : https://www.youtube.com/watch?v=7gdEkb6Y7-E
E tirei um print, fiz uma edição bem básica, e enviei para o 4Shared.
Imagem

Esse tubo de aço você encontra facilmente.
Aqui vai um anúncio do MercadoLivre com o cano/tubo ideal para o Gol Quadrado : http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... parati-_JM
Esse que tem uma entrada, e uma saída bem perto é o usado no gol.
Repare que na foto do anúncio, do outro lado das das saídas tem outra saída ali única, ela serve para levar água para o coletor quando se usa o sistema de aquecimento do coletor, a água sai por ali, entra no coletor, e passa no cabeçote. Isso não é para deixar o sistema de arrefecimento mais eficiente, é apenas para manter o coletor aquecido com o líquido. Se o motor for a Gasolina, ou for Injetado, não é usado essa saída, ela deve ser tampada com solda.

Abraço !
Avatar do usuário
DanielGT
Membro - Silver
Membro - Silver
Mensagens: 2109
Registrado em: 13 Ago 2013, 13:16
Carro: Gol GTi 1990
Localização: Ipatinga-MG

Re: Adaptar reservatório de expansão radiador

Mensagem por DanielGT »

Esse JV é top demais! Meu deus!
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Adaptar reservatório de expansão radiador

Mensagem por João Victor AP »

DanielGT escreveu:Esse JV é top demais! Meu deus!
Muito obrigado Daniel :D
#TamoJunto
lucaslago
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registrado em: 12 Abr 2017, 15:58
Carro: VW Gol Plus 1986
Localização: São Miguel do Iguaçu, Paraná

Re: Adaptar reservatório de expansão radiador

Mensagem por lucaslago »

João Victor AP escreveu:
lucaslago escreveu: Opa irmão, muito obrigado mesmo, poderia me explicar melhor se tiver foto deste tubo de aço... mas já me tirou a duvida 100%! hahahahaha
Mano, entrei nesse vídeo do DCVídeos : https://www.youtube.com/watch?v=7gdEkb6Y7-E
E tirei um print, fiz uma edição bem básica, e enviei para o 4Shared.
Imagem

Esse tubo de aço você encontra facilmente.
Aqui vai um anúncio do MercadoLivre com o cano/tubo ideal para o Gol Quadrado : http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... parati-_JM
Esse que tem uma entrada, e uma saída bem perto é o usado no gol.
Repare que na foto do anúncio, do outro lado das das saídas tem outra saída ali única, ela serve para levar água para o coletor quando se usa o sistema de aquecimento do coletor, a água sai por ali, entra no coletor, e passa no cabeçote. Isso não é para deixar o sistema de arrefecimento mais eficiente, é apenas para manter o coletor aquecido com o líquido. Se o motor for a Gasolina, ou for Injetado, não é usado essa saída, ela deve ser tampada com solda.

Abraço !
No casa meu gol é a alcool mas não vou mais usar a mangueira do aquecimento que vai para o coletor, o que faço dai?
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Adaptar reservatório de expansão radiador

Mensagem por João Victor AP »

lucaslago escreveu:No casa meu gol é a alcool mas não vou mais usar a mangueira do aquecimento que vai para o coletor, o que faço dai?
Aí é só tampar a saída do tubo de aço, que originalmente vai uma mangueira para levar água até o coletor de admissão.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Adaptar reservatório de expansão radiador

Mensagem por bleidao »

O plus tem sim o reservatório. Ele fica em debaixo da churrasqueira ali... perto do motor do limpador dianteiro.

Não é o sistema mais eficiente, mas nunca senti essa necessidade de substitui-lo.
Responder

Voltar para “Motor Refrigerado a "Agua" - AP”