[DICA] Posição correta do indicador de temperatura da água

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

[DICA] Posição correta do indicador de temperatura da água

Mensagem por Rodox »

Pessoal,

Estou vendo muita dúvida aqui no forum sobre qual é a posição correta do Indicador de temperatura da água, e então resolvi ler o Manual do Proprietário do Gol GTS 1988 - 1.8/S - álcool o que ele diz:


"Luz indicadora de superaquecimento / Indicador de temperatura do líquido de arrefecimento do motor:

A luz pisca com a ignição ligada, assim permanecendo por alguns segundos. Em condições normais de funcionamento do motor, o ponteiro deve permanecer na parte central da escala.
Caso o motor seja muito exigido, é normal que o ponteiro se aproxime da marcação superior, podendo até atingí-la. Nesta última condição, a lâmpada se acenderá , devendo apagar-se e o ponteiro retornar à posição normal, quando cessar a sobrecarga.

Se porém isso não acontecer, com a diminuição da velocidade ou a utilização de uma marcha superior, estacione o veículo em um local seguro. Desligue a ignição e verifique se o ventilador do radiador está funcionando. Se tiver, verifique o nível do líquido de arrefecimento, completando-o se necessário. Caso contrário, aguarde alguns segundos. Se mesmo assim o ventilador não entrar em funcionamento, procure um auxílio de um Concessionário Volkswagen".



Imagem


Eu "acho" :paz: que isso se aplica a qualquer motor de Gol CHT 1.0 e 1.6, e Gol AP 1.6, 1.8 e 2.0 (fabricados de 1988 a 1994 - época da Autolatina), sendo carburado ou injetado, sendo motor a gasolina ou a álcool. Pois no manual do meu carro que é um Gol 1990 1.8AP - Gasolina, está escrito exatamente a mesma coisa que o texto acima do GTS 1988 a álcool.

E ainda, o manual do meu carro é o Manual de Instruções Gol e Saveiro ano 1990 - equipados com os motores a gasolina ou a álcool 1.6 CHT e 1.8AP[/i].

Assim conforme o manual do meu carro no ano de 1990 todos os motores 1.6 CHT e 1.8AP independentemente de ser a gasolina ou a álcool a instrução é a mesma com relação a "Luz indicadora de superaquecimento / Indicador de temperatura do líquido de arrefecimento do motor".

Por fim, li no Manual do Proprietário de um vizinho meu que tem um Gol 1.6 CHT 1994 que o manual dele a instrução com relação a isso é exatamente a mesma coisa do Manual do GTS 1988... sendo que o manual dele é de toda a linha Gol e derivados a saber:

Manual de Instruções Gol, Saveiro, Voyage e Parati ano 1994, motores:
- CHT 1.6 (Álcool/Gasolina);
- AP 1.6 (Álcool/Gasolina);
- AP 1.8 (Álcool/Gasolina);
- AP 1.8/S - GTS (Álcool/Gasolina);
- AP 2.0 - GTI (Gasolina).

Logo isso se "deve" :paz: se aplicar a qualquer motor de Gol CHT ou AP de Gol 1988 a 1994, salvo melhor juízo.

Grato,

Rodox



Fonte:

Manual do Proprietário do Gol GTS 1988 - 1.8/S - álcool - página 13

Disponível em:

http://www.volkspage.net/technik/manuai ... ts1988.pdf
Editado pela última vez por Rodox em 20 Abr 2018, 09:37, em um total de 33 vezes.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [DICA] Posição correta do Indicador de temperatura da ág

Mensagem por bleidao »

Show, Rodox!
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Posição correta do Indicador de temperatura da ág

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:Show, Rodox!
Valeu :bb:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Posição correta do indicador de temperatura da ág

Mensagem por Rodox »

Confirmado... o manual do meu carro fala exatamente a mesma coisa que o do GTS 1988 a álcool.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
meison
Membro
Membro
Mensagens: 254
Registrado em: 10 Nov 2015, 19:16
Carro: Gol GL 1.8T 1993

Re: [DICA] Posição correta do indicador de temperatura da ág

Mensagem por meison »

Rodox escreveu:Confirmado... o manual do meu carro fala exatamente a mesma coisa que o do GTS 1988 a álcool.
Otra aula do Rodox, no lugar de membro Silver deveria dizer Enciclopedia Team
Estudar e investir, em voce mesmo Imagem
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Posição correta do indicador de temperatura da ág

Mensagem por Rodox »

meison escreveu:
Rodox escreveu:Confirmado... o manual do meu carro fala exatamente a mesma coisa que o do GTS 1988 a álcool.
Otra aula do Rodox, no lugar de membro Silver deveria dizer Enciclopedia Team
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Muito obrigado! :friend:

Abraços,
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
Ricardo RCR
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1020
Registrado em: 11 Out 2011, 11:06
Carro: GQ-88-Alcool-AP 1.8
Localização: Osasco - SP

Re: [DICA] Posição correta do indicador de temperatura da ág

Mensagem por Ricardo RCR »

Rodox escreveu:Pessoal,

Estou vendo muita dúvida aqui no forum sobre qual é a posição correta do Indicador de temperatura da água, e então resolvi ler o Manual do Proprietário do Gol GTS 1988 - 1.8/S - álcool o que ele diz:


"Luz indicadora de superaquecimento / Indicador de temperatura do líquido de arrefecimento do motor:

A luz pisca com a ignição ligada, assim permanecendo por alguns segundos. Em condições normais de funcionamento do motor, o ponteiro deve permanecer na parte central da escala.
Caso o motor seja muito exigido, é normal que o ponteiro se aproxime da marcação superior, podendo até atingí-la. Nesta última condição, a lâmpada se acenderá , devendo apagar-se e o ponteiro retornar à posição normal, quando cessar a sobrecarga.

Se porém isso não acontecer, com a diminuição da velocidade ou a utilização de uma marcha superior, estacione o veículo em um local seguro. Desligue a ignição e verifique se o ventilador do radiador está funcionando. Se tiver, verifique o nível do líquido de arrefecimento, completando-o se necessário. Caso contrário, aguarde alguns segundos. Se mesmo assim o ventilador não entrar em funcionamento, procure um auxílio de um Concessionário Volkswagen".



Imagem


Eu "acho" :paz: que isso se aplica a qualquer motor de Gol CHT 1.0 e 1.6, e Gol AP 1.6, 1.8 e 2.0 (fabricados de 1988 a 1994 - época da Autolatina), sendo carburado ou injetado, sendo motor a gasolina ou a álcool. Pois no manual do meu carro que é um Gol 1990 1.8AP - Gasolina, está escrito exatamente a mesma coisa que o texto acima do GTS 1988 a álcool.

E ainda, o manual do meu carro é o Manual de Instruções Gol e Saveiro ano 1990 - equipados com os motores a gasolina ou a álcool 1.6 CHT e 1.8AP[/i].

Assim conforme o manual do meu carro no ano de 1990 todos os motores 1.6 CHT e 1.8AP independentemente de ser a gasolina ou a álcool a instrução é a mesma com relação a "Luz indicadora de superaquecimento / Indicador de temperatura do líquido de arrefecimento do motor".

Por fim, li no Manual do Proprietário de um vizinho meu que tem um Gol 1.6 CHT 1994 que o manual dele a instrução com relação a isso é exatamente a mesma coisa do Manual do GTS 1988... sendo que o manual dele é de toda a linha Gol e derivados a saber:

Manual de Instruções Gol, Saveiro, Voyage e Parati ano 1994, motores:
- CHT 1.6 (Álcool/Gasolina);
- AP 1.6 (Álcool/Gasolina);
- AP 1.8 (Álcool/Gasolina);
- AP 1.8/S - GTS (Álcool/Gasolina);
- AP 2.0 - GTI (Gasolina).

Logo isso se "deve" :paz: se aplicar a qualquer motor de Gol CHT ou AP de Gol 1988 a 1994, salvo melhor juízo.

Grato,

Rodox



Fonte:

Manual do Proprietário do Gol GTS 1988 - 1.8/S - álcool - página 13

Disponível em:

http://www.volkspage.net/technik/manuai ... ts1988.pdf

Grande Rodox! Vlw :clapaa: :clapaa: :clapaa: :clapaa: :clapaa:
No meu verde sigo em frente!!!
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Posição correta do indicador de temperatura da ág

Mensagem por Rodox »

Ricardo RCR escreveu:
Grande Rodox! Vlw :clapaa: :clapaa: :clapaa: :clapaa: :clapaa:

Muito obrigado, Ricardo! :friend:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
SmallHero
Membro
Membro
Mensagens: 127
Registrado em: 08 Abr 2012, 00:34
Carro: Gol CL89/GL91

Re: [DICA] Posição correta do indicador de temperatura da ág

Mensagem por SmallHero »

passando pra lembrar que o topico me ajudou muito vlw abraço :good:
Gol 89 Devagar & Sempre , assim vencerá a Corrida.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Posição correta do indicador de temperatura da ág

Mensagem por Rodox »

SmallHero escreveu:passando pra lembrar que o topico me ajudou muito vlw abraço :good:
Muito obrigado!

Abarços, :friend:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Responder

Voltar para “Motor Refrigerado a "Agua" - AP”