[AJUDA] Pressão de óleo baixa e motor querendo morrer

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
phsouza
Membro
Membro
Mensagens: 51
Registrado em: 05 Nov 2012, 23:45
Carro:

[AJUDA] Pressão de óleo baixa e motor querendo morrer

Mensagem por phsouza »

Então galera, meu golizin é um 85 AP 1.6, e acontece uma coisa bem esquisita, quando o carro está com o motor quente principalmente em estrada, daí qnd reduzo a velocidade e tiro o pé do acelerador, a luz de oleo acende e pisca até voltar a pisar no acelerador e sempre que pisca o motor dá sinal de querer morrer. Quando era carburado o motor chegava a morrer, tanto q pensei ser regulagem ou defeito no carbura. Hoje o carro tá injetado (injeção original VW) e o problema persiste, porém o carro não morre só acende a luz e falha até pisar de volta no acelerador.

Tenho o carro faz um ano, não sei como eram as manutenções antes, sei q o carro passou um bom tempo parado, assim que peguei fiz troca de oleo/filtro e dei uma revisada básica, e troco de 3000 em 3000 óleo 20w50.

Me falaram que pode ser desgaste no vira, se for eu poderia trocar por um vira novo std(0km)? Aqui na cidade a retifica de um vira tá saindo mais caro q a peça nova.

O que mais posso olhar para identificar os possíveis problemas?
Avatar do usuário
DanielGT
Membro - Silver
Membro - Silver
Mensagens: 2109
Registrado em: 13 Ago 2013, 13:16
Carro: Gol GTi 1990
Localização: Ipatinga-MG

Re: [AJUDA] Pressão de óleo baixa e motor querendo morrer

Mensagem por DanielGT »

phsouza escreveu:Então galera, meu golizin é um 85 AP 1.6, e acontece uma coisa bem esquisita, quando o carro está com o motor quente principalmente em estrada, daí qnd reduzo a velocidade e tiro o pé do acelerador, a luz de oleo acende e pisca até voltar a pisar no acelerador e sempre que pisca o motor dá sinal de querer morrer. Quando era carburado o motor chegava a morrer, tanto q pensei ser regulagem ou defeito no carbura. Hoje o carro tá injetado (injeção original VW) e o problema persiste, porém o carro não morre só acende a luz e falha até pisar de volta no acelerador.

Tenho o carro faz um ano, não sei como eram as manutenções antes, sei q o carro passou um bom tempo parado, assim que peguei fiz troca de oleo/filtro e dei uma revisada básica, e troco de 3000 em 3000 óleo 20w50.

Me falaram que pode ser desgaste no vira, se for eu poderia trocar por um vira novo std(0km)? Aqui na cidade a retifica de um vira tá saindo mais caro q a peça nova.

O que mais posso olhar para identificar os possíveis problemas?
Pode ser a bomba de óleo, já deu uma olhada na pressão de óleo? e por ser algo "simples" compensa trocar sem nem olhar a pressão, é tirar a bandeja do carter e trocar. Aproveitar pra limpar a bandeja por dentro e tudo, pode ter borra tb lá, por isso é uma boa. Não use flux e essas coisas, tem que tirar e limpar.
Avatar do usuário
phsouza
Membro
Membro
Mensagens: 51
Registrado em: 05 Nov 2012, 23:45
Carro:

Re: [AJUDA] Pressão de óleo baixa e motor querendo morrer

Mensagem por phsouza »

Eu pensei nisso. Vou aguardar passar as festas para fazer essa troca. Uma dúvida, a bomba de 2.0 dá no 1.6? tem mais vazão que a do 1.6? To pensando em colocar um radiador de oleo externo. Aquela velha culpa de jaque.... kkkk
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [AJUDA] Pressão de óleo baixa e motor querendo morrer

Mensagem por bleidao »

Excelente dica, Daniel!!!

PH... acho que teria que dar uma olhada. Acho que a do 1.6 e 1.8 é a mesma.
Avatar do usuário
phsouza
Membro
Membro
Mensagens: 51
Registrado em: 05 Nov 2012, 23:45
Carro:

Re: [AJUDA] Pressão de óleo baixa e motor querendo morrer

Mensagem por phsouza »

Então Bleidao a bomba é a msm do 1.6 e do 1.8, mas descobri uma coisa interessante e alarmante ao mesmo tempo. Como tinha um cabeçote de tucho hidraulico sobrando aqui já revisado, decidi colocar e ver como tava a parte de baixo. Tudo OK aparentemente, um pouco já sem brunimento, pistões bem carbonizados na cabeça, principalmente o 4, o 4 tbm foi o único a apresentar uma folga maior do que a dos outro e fora do normal, coisa de 1mm +-. Depois de funcionar o carro um pouco, senti o msm estranho e vibrando muito, tirei as velas para verificar e as velas do cilindro 2 e 4 estavam com os eletrodos amassados, sendo a pior do cilindro 4 que estava completamente fechada. Não tirei foto mas em breve posto. detalhe que o cabeçote anterior quando tirei as roscas estavas cheias de terra e tinham uns 2 ou 3 que nem apertados direito estavam. limpei tudo antes de montar e apliquei torque correto com parafusos novos. Coloquei velas novas pois achei q as anteriores pudessem ter fechado por outro motivo, mas ao girar o motor, as velas novas foram amassadas. Ou seja pistão dando cabeçada nelas. O pistão antes da montagem tava coisa de 0,5mm para cima do bloco em PMS, e usei junta de cabeçote normal. será que deveria ter usado uma mais grossa? será que ter amassado as velas por der dado porrada d+ no cabeçote e precisar nova retifica ou perder o cabeçote? Pode ter empenado valvulas? Detalhe q antes de trocar as velas, eu ainda cheguei a rodar alguns 2km no quarteirão, pois na primeira partida, parecia tudo OK.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [AJUDA] Pressão de óleo baixa e motor querendo morrer

Mensagem por bleidao »

phsouza escreveu:Então Bleidao a bomba é a msm do 1.6 e do 1.8, mas descobri uma coisa interessante e alarmante ao mesmo tempo. Como tinha um cabeçote de tucho hidraulico sobrando aqui já revisado, decidi colocar e ver como tava a parte de baixo. Tudo OK aparentemente, um pouco já sem brunimento, pistões bem carbonizados na cabeça, principalmente o 4, o 4 tbm foi o único a apresentar uma folga maior do que a dos outro e fora do normal, coisa de 1mm +-. Depois de funcionar o carro um pouco, senti o msm estranho e vibrando muito, tirei as velas para verificar e as velas do cilindro 2 e 4 estavam com os eletrodos amassados, sendo a pior do cilindro 4 que estava completamente fechada. Não tirei foto mas em breve posto. detalhe que o cabeçote anterior quando tirei as roscas estavas cheias de terra e tinham uns 2 ou 3 que nem apertados direito estavam. limpei tudo antes de montar e apliquei torque correto com parafusos novos. Coloquei velas novas pois achei q as anteriores pudessem ter fechado por outro motivo, mas ao girar o motor, as velas novas foram amassadas. Ou seja pistão dando cabeçada nelas. O pistão antes da montagem tava coisa de 0,5mm para cima do bloco em PMS, e usei junta de cabeçote normal. será que deveria ter usado uma mais grossa? será que ter amassado as velas por der dado porrada d+ no cabeçote e precisar nova retifica ou perder o cabeçote? Pode ter empenado valvulas? Detalhe q antes de trocar as velas, eu ainda cheguei a rodar alguns 2km no quarteirão, pois na primeira partida, parecia tudo OK.
Mano... Isso acontece quando o cabeçote está com muito material retirado.

Mas você disse que o pistão está subindo acima do bloco. Será que esse pistão é correto para o seu motor? Porque esse deslocamento de pino acontece quando se usa ou biela ou pistão errado. Alguns gambiarreiros compensam na junta, o que não é correto.
Avatar do usuário
phsouza
Membro
Membro
Mensagens: 51
Registrado em: 05 Nov 2012, 23:45
Carro:

Re: [AJUDA] Pressão de óleo baixa e motor querendo morrer

Mensagem por phsouza »

Então Bleidão, to achando estranho esse pistão para cima, pq os cilindros estão justos, só o 4 q tem folga msm. Daí pensei no caso de terem plainado o bloco, mas se tivesse plainado o bloco bem possivel q medidas de cilindro não fossem mais STD pq para plainar só em retifica. Certo? E no caso tá std.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [AJUDA] Pressão de óleo baixa e motor querendo morrer

Mensagem por bleidao »

A biela pode ser a errada para o motor também.
Avatar do usuário
phsouza
Membro
Membro
Mensagens: 51
Registrado em: 05 Nov 2012, 23:45
Carro:

Re: [AJUDA] Pressão de óleo baixa e motor querendo morrer

Mensagem por phsouza »

Bleidao, o motor 1.6 tem a msm biela do 1.8 certo? 144mm, vi q meu motor é UP, por tabela é 1.6 alcool, que teoricamente está correto. Aproveitando a deixa, sabe como sei a data de fabricação do motor? Agora fiquei bem confuso, um dos mexânicos q viram o carro mefalou q suspeitava que o motor fosse 1.8, pq tinha inscrição na lateral abaixo do escape. Outro falou que o motor foi trocado pq pro ano do meu 85, era para ser um MD, e não AP. Só que quando desmontei a parte de cabeçote, bomba d'agua e etc, tinha no coletor de escape 09 11 85 e no bloco abaixo da bomba d'agua 25 11 85, algo do tipo. Daí fiquei na dúvida se esse motor realmente é original do carro tbm.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [AJUDA] Pressão de óleo baixa e motor querendo morrer

Mensagem por bleidao »

phsouza escreveu:Bleidao, o motor 1.6 tem a msm biela do 1.8 certo? 144mm, vi q meu motor é UP, por tabela é 1.6 alcool, que teoricamente está correto. Aproveitando a deixa, sabe como sei a data de fabricação do motor? Agora fiquei bem confuso, um dos mexânicos q viram o carro mefalou q suspeitava que o motor fosse 1.8, pq tinha inscrição na lateral abaixo do escape. Outro falou que o motor foi trocado pq pro ano do meu 85, era para ser um MD, e não AP. Só que quando desmontei a parte de cabeçote, bomba d'agua e etc, tinha no coletor de escape 09 11 85 e no bloco abaixo da bomba d'agua 25 11 85, algo do tipo. Daí fiquei na dúvida se esse motor realmente é original do carro tbm.
O bloco do 1.6 e do 1.8 é basicamente o mesmo, mano! A Biela também é a mesma.

Por isso a inscrição 1.8 na lateral do bloco.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [AJUDA] Pressão de óleo baixa e motor querendo morrer

Mensagem por bleidao »

Outra coisa... nada disso! Eles estão equivocados. Gol é motor AP ou BX.
Avatar do usuário
phsouza
Membro
Membro
Mensagens: 51
Registrado em: 05 Nov 2012, 23:45
Carro:

Re: [AJUDA] Pressão de óleo baixa e motor querendo morrer

Mensagem por phsouza »

Mas o MD não é o torque? que veio nos Passat e voyage até 85/86?
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [AJUDA] Pressão de óleo baixa e motor querendo morrer

Mensagem por bleidao »

phsouza escreveu:Mas o MD não é o torque? que veio nos Passat e voyage até 85/86?
No Passat não... Em 83 ele já era AP.

Mas é esse aí mesmo.
Responder

Voltar para “Motor Refrigerado a "Agua" - AP”