Ajuda - Identificar possíveis problemas

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Sk8board
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registrado em: 19 Jan 2016, 15:34
Carro: Gol 1989 AP1.8 alcoo

Ajuda - Identificar possíveis problemas

Mensagem por Sk8board »

Fala galera tranquilo,

Peguei um goletinha faz 5 dias, é meu segundo goleta mas o primeiro eu ja peguei ele bem filé sem nada pra fazer, ja este peguei pra restaurar e firmar casamento. Ainda sou bem leigo e preciso de ajuda


Meu primeiro passo será deixar o motor em perfeito estado, é um AP 1.8...aparentemente ele esta perfeito, tem apenas um vazamento na junta do carter que espero nao ser nada grave, vou mandar arrumar no sabado...


Gostaria de dicas do que OLHAR ou o que OUVIR para saber se está tudo em ordem. Sobre a potência, eu venho de um corsinha 1.0 que o motor até rajava...então o 1.8 esta até me assustando kkkk
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Ajuda - Identificar possíveis problemas

Mensagem por João Victor AP »

E aí amigo ! Blz !

Volkswagen AP é um motor de fácil manutenção, a maioria dos VW antigos são fáceis de colocar a mão e fazer a gente mesmo.
Primeiro dê uma olhada no óleo da caranga retirando a vareta de seu compartimento e e veja seu aspecto, nível e viscosidade do óleo, veja se óleo não está muito abaixo do nível.
Quando for fazer a troca do óleo use o óleo 15w40 ou 20w50, o mais indicado é o segundo. Se você comprou o carro agora a primeira coisa a fazer é trocar o óleo e verificar o estado correia dentada, se ela estiver fina com trincados ou com alguma diferente mande trocar, e sempre dê uma olhada na correia do alternador e bomba d' água (que é a mesma correia rsrs)

Confira o sistema de refrigeração do motor AP. O líquido visível que é colorido no depósito de água não deve apresentar sinais de ferrugem, uma cor de barro ou aspecto oleoso. As mangueiras de borracha não podem estar rachados, vazando, ou ressecados.

Dê uma olhada nas velas de ignição, cabos de velas.
Os cabos da ignição não devem apresentar rasgões ou problemas.
As velas devem estar limpinhas (sem óleo, gasola, Álcool, ou carbonizadas) caso estejam com isso e estragadas troque por novas, lebrando que não podem estar com trincas.

Dê uma olhada no filtro de ar, com o tempo ele vai ficando sujo. Sempre dê uma olhada no estado do filtro de ar, e caso você perceba que existe sujeira faça a troca. Pois se o motor não respira ele não vai trabalhar corretamente.

Sobre o vazamento do cárter, ele pode estar com a superfície empenada ou torta, coloque a tampa numa superfície lisinha e veja se todas as laterais estão encostando na superfície. Caso não esteja use uma ferramenta que serve para desamassar peças (não tente desamassar com marreta, vai ficar pior).
Compre uma junta nova para o cárter e se continuar a vazar use silicone ou uma cola que é mais indicada e poucos conhecem que se chama Cola anaeróbica, ela é meio líquida e deve ser aplicado por cima e embaixo da junta, colocar a junta no cárter, colocar no motor e esperar a secagem, depois jogue óleo dentro do motor para enxaguar a cola que ficou dentro do cárter.

Se o seu Goletão for original carburado faça uma limpeza no carburador, limpe os giclês, desmonte todo o carburador, limpe todos os orifícios com thinner, verifique a boia, agulha, veja se a boia está no nível correto, verifique o cabo do afogador.
Para retirar o carburador é fácil. e a montagem é o processo inverso da desmontagem.
E lembre-se de regular a mistura e a lenta. No YouTube você encontra tutoriais que mostram isso.

E sobre o motor APzão Milioito faça o seguinte : dê uma acelerada no carro e observe o escapamento, muita fumaça ou escapamento sujo de óleo indica que os anéis dos pistões estão ruins ou motor com vida útil curta.
Dê uma volta no motor VW, veja a compressão do motor, reduzindo a velocidade bruscamente ou descendo uma ladeira em segunda marcha.
Com o carro parado e o motor ligado, pise no freio, mantenha o pé no pedal por algum tempo. Se ele abaixar aos poucos, está vazando fluído de freio


Como você disse que quer deixar o APzão em perfeito estado acredito que você vai realizar uma abertura no motor.
Mas prossiga com os passos a seguir apenas se você já viu alguém abrindo motor ou se tiver uma noção do que está fazendo. E utilize chaves Catraca de 1/2, chave boca, estrela, torx, e outras ferramentas.

Primeiramente retire as mangueiras de passagem de água, cabos de velas, velas, cabo de afogador do carbura, remova o carburador, tire o coletor de escape e de admissão. Depois de depenar o cabeçote retire os parafusos da tampa de válvulas.
Depois de desparafusar você vai se deparar com o comando de válvulas, os mancais que prendem o comandão e do lado desses mancais os parafusos do cabeçote, existem 5 parafusos de um lado e 5 do outro lado, use uma chave própria para retirar esses parafusos que é tipo uma torx tamanho 12.
retire o cabeçote com cuidado, e boa ! cabeçote retirado. Lembre se de desapertar em ''X''.
Leve a criança para a retífica para fazer uma plaina, verificar válvulas, etc.

Agora com o cabeçote retirado verifique se existe folgas nos pistões ou outras coisas, se quiser mande o bloco também para a retífica para ficar uma beleza.

Se quiser deixar seu AP novinho, tem um canal no YouTube chamado DCVídeos, lá você aprende a retirar cabeçote, trocar juntas, descarbonizar pistão e muitas outras coisas que você pode fazer em casa.
Vela todos os vídeos do Canal em : https://www.youtube.com/user/MrSayerlaker/videos
Retirar tampa de válvulas : https://www.youtube.com/watch?v=AWM07s9A3Cw
Retirar cabeçote : https://www.youtube.com/watch?v=Ah0Ti33l3Zk
Eu sempre recomendo esse canal porque ele é o melhor do YouTube para quem quer fazer manutenções no motor AP.

Abraço !
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Ajuda - Identificar possíveis problemas

Mensagem por Rodox »

Além do que disse o amigo, troque as seguintes peças do sistema de ignição, pois assim você vai ter plena potência e economia de combustível:
- velas (troque a cada 20.000 km ou menos);
- cabos de vela;
- tampa do distribuidor;
- rotor do distribuidor.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Ajuda - Identificar possíveis problemas

Mensagem por bleidao »

A primeira coisa a fazer é ver se o motor não está fumando e a manutenção básica:
- Velas
- Cabos
- Rotor do distribuidor
- Tampa do distribuidor
- Trocar óleo
- Trocar Filtros
Sk8board
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registrado em: 19 Jan 2016, 15:34
Carro: Gol 1989 AP1.8 alcoo

Re: Ajuda - Identificar possíveis problemas

Mensagem por Sk8board »

Nossa que lição...muito obrigado ae pessoal...

deixei no mecanico sabado pra ele dar uma revisada em algumas coisas..

o oléo será trocado pois o mecanico vai verificar pra mim porque esta vazando óleo na junta do carter...
Os cabos de vela, assim como distribuidor, cachimbo são novinhos, a bobina tbm pois troquei na sexta feira...O filtro de ar tbm comprei novinho, etc..

Já o líquido de arrefecimento esta sim com cor de ferrugem, é dificil trocar?? se for mta treta eu ja falo pro mec fazer.

O carro está bem foda pra fazer pegar mesmo com o motor quente, e as vezes ele morre na marcha lenta, mesmo quente....nao falei nada pro mecanico, só falei que tava ruim de pegar...hoje ele me mandou um zap que a bomba de combustivel nao ta boa, acho que é isso mesmo...

Bom aparentemente ele não esta fumando nadinha...eu nao estou muito acostumado com 1.8 pois venho de um corsinha mpfi 1.0 .. o apzão é nervoso demais da até gosto de andar, antes eu conhecia todas as subidas do bairro...agora, parece que é tudo reto kkkkkk

As marchas aparentemente estão entrando numa boa, senti a embreagem um pouco dura, devo trocar?? essa nao vou ter grana pra fazer nesse mês...mas assim que possível.

O escapamento esta sem o silenciador, então está bem barulhento, nada que eu nao goste mas eu prefico aquele barulhinho bonito do motor ap com escape, logo menos eu troco, ouvi dizer que eles soldam la e nao preciso trocar o escape todo, pq é uma fortuna.



bom o segundo passo da minha montagem sera a parte interior onde mandarei fazer todo o interior inteirinho em courvin na cor caramelo. Meu carro é azul, daquele azul metalico bem clarinho que parece agua de piscina



Valeu ae pessoal...vou postando as atualizações...

na verdade em outro tópico, se quiserem acompanhar por lá

segue.

http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =1&t=37259
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Ajuda - Identificar possíveis problemas

Mensagem por bleidao »

Tendo informações, favor nos manter informados.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Ajuda - Identificar possíveis problemas

Mensagem por João Victor AP »

Sk8board escreveu: Já o líquido de arrefecimento esta sim com cor de ferrugem, é dificil trocar?? se for mta treta eu ja falo pro mec fazer.
É fácil trocar, esse vídeo vai te ajudar muito :
LIMPEZA DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO : https://www.youtube.com/watch?v=lADLEVtMwb0
Sk8board escreveu:As marchas aparentemente estão entrando numa boa, senti a embreagem um pouco dura, devo trocar?? essa nao vou ter grana pra fazer nesse mês...mas assim que possível.
Quando os carros está com uma quilometragem muito alta, a embreagem fica dura, o que pode exigir a troca do conjunto de embreagem.
Sk8board escreveu:O carro está bem foda pra fazer pegar mesmo com o motor quente, e as vezes ele morre na marcha lenta, mesmo quente....nao falei nada pro mecanico, só falei que tava ruim de pegar...hoje ele me mandou um zap que a bomba de combustivel nao ta boa, acho que é isso mesmo...
A bomba de combustível não faz o carro morrer na marcha lenta, isso é carburador sujo ou desregulado ou o ponto de ignição está errado.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Ajuda - Identificar possíveis problemas

Mensagem por bleidao »

:clapclap:
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Ajuda - Identificar possíveis problemas

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu::clapclap:
Vlw man ! :good:
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Ajuda - Identificar possíveis problemas

Mensagem por bleidao »

Gostaria de saber como ficou o possante!
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Ajuda - Identificar possíveis problemas

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:Gostaria de saber como ficou o possante!
Somos 2 hehehe
Também quero saber como ficou o Goletão
Sk8board
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registrado em: 19 Jan 2016, 15:34
Carro: Gol 1989 AP1.8 alcoo

Re: Ajuda - Identificar possíveis problemas

Mensagem por Sk8board »

Fala ae galera, beleza?

tava meio sem tempo de postar e tbm dei uma viajada e fiquei uns tempos fora


seguinte...
o que foi trocado na primeira manutenção:

correia dentada
correia do alternador
bomba de combustivel
todas as mangueiras de combustível que estavam meio duras
junta cabeçote e do carter
distribuidor (era por isso q o carro nao pegava)
bobina de ignição
óleo
filtro de ar

por enquanto fiquei sem grana pra continuar

eu nao ando muito de carro geralmente uma ou duas vezes na semana no máximo...portanto preciso de mais tempo pra ir identificando as tretas

o proximo passo, e acredito que o mais urgente é levar o carro num auto elétrico, vou mandar refazer toda a parte elétrica pois esta um emaranhado absurdo de fios... inclusive, deu merda, ontem estava dando uma volta e bati o pé num fio la, nao vi qual, só sei q depois de alguns metros o carro começou a falhar e sair fumaça do painel...mesmo com o contato desligado o painel fumaça, deve estar em curto, só sei q tive de tirar o cabo da bateria pq mesmo sem chave o painel fumaçava....ainda bem q tava perto de casa e uns brother ajudaram a por na garagem...o painel nao esta mais dando sinal nem qd vira a chave, deve ter queimado. Meu cunhado manja bastante, ele monta som, alarme, etc...vo pedir pra ele mexer...num antigo voyage turbo q ele teve, ele refez a fiação inteirinha do carro, vou pedir pra fazer o mesmo.

depois disso preciso limpar o sistema de arrefecimento pq notei q tem muita ferrugem na água... como quase nao ando com o carro, da pra aguentar mais um meszinho

outra coisa,
notei q ele faz um tec-tec-tec no motor, normal eu acredito que nao é, mas sera que vai ter q retificar:? nao manjo nada...li na net e vi que podem ser os tuchos, etc ... o carro e´alcool

a embreagem é beeeeeem alta e um pouco dura, preciso trocar tbm né:?



valeu ae galera.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Ajuda - Identificar possíveis problemas

Mensagem por bleidao »

Olá, amigo... os tec tec dependem de onde vêm. Se for no cabeçote podem ser uma simples regulagem.

A elétrica do Gol é problema. Geralmente antigos donos faziam imensas gambiarras e nós que gostamos de tudo certinho sofremos para arrumar.

Mas é isso ai... sempre caminhando pra frente e procurando não dar um passo maior que as pernas.

Abraço!
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Ajuda - Identificar possíveis problemas

Mensagem por Rodox »

Se sua embreagem está dura é sinal que ela está bem gasta. Então troque o kit de embreagem... disco, platô e rolamento.

Para ter uma longa vida útil se deve ter bons hábitos como:
- não deixar o pé apoiado na embreagem enquanto a mesma não é usada. Deixe o pé esquerdo em cima do para-lama;
- no semáforo não segure o carro na embreagem, isso desgasta e muito o disco. Deixe em ponto morto e com o freio de mão puxado. Essa atitude é até a mais segura em caso de assaltos, pois não corre o risco de o carro dar um tranco e o ladrão achar que você está tentando fugir;
- não saia cantando o pneu e nem nas trocas de marchas;
- não saia de 2a. marcha.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Ajuda - Identificar possíveis problemas

Mensagem por João Victor AP »

Sobre parte elétrica eu tenho tutoriais da montagem da elétrica dos VW Quadrados.
No final da Parte 10 você encontra todos os links dos tutoriais anteriores
PARTE 10 : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 25&t=37226
PARTE 11 : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 25&t=37263
PARTE 12 : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 25&t=37320

Espero ajudar !
Flw !
Responder

Voltar para “Motor Refrigerado a "Agua" - AP”