Ajuda - Identificar possíveis problemas
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Ajuda - Identificar possíveis problemas
Fala galera tranquilo,
Peguei um goletinha faz 5 dias, é meu segundo goleta mas o primeiro eu ja peguei ele bem filé sem nada pra fazer, ja este peguei pra restaurar e firmar casamento. Ainda sou bem leigo e preciso de ajuda
Meu primeiro passo será deixar o motor em perfeito estado, é um AP 1.8...aparentemente ele esta perfeito, tem apenas um vazamento na junta do carter que espero nao ser nada grave, vou mandar arrumar no sabado...
Gostaria de dicas do que OLHAR ou o que OUVIR para saber se está tudo em ordem. Sobre a potência, eu venho de um corsinha 1.0 que o motor até rajava...então o 1.8 esta até me assustando kkkk
Peguei um goletinha faz 5 dias, é meu segundo goleta mas o primeiro eu ja peguei ele bem filé sem nada pra fazer, ja este peguei pra restaurar e firmar casamento. Ainda sou bem leigo e preciso de ajuda
Meu primeiro passo será deixar o motor em perfeito estado, é um AP 1.8...aparentemente ele esta perfeito, tem apenas um vazamento na junta do carter que espero nao ser nada grave, vou mandar arrumar no sabado...
Gostaria de dicas do que OLHAR ou o que OUVIR para saber se está tudo em ordem. Sobre a potência, eu venho de um corsinha 1.0 que o motor até rajava...então o 1.8 esta até me assustando kkkk
- João Victor AP
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Re: Ajuda - Identificar possíveis problemas
E aí amigo ! Blz !
Volkswagen AP é um motor de fácil manutenção, a maioria dos VW antigos são fáceis de colocar a mão e fazer a gente mesmo.
Primeiro dê uma olhada no óleo da caranga retirando a vareta de seu compartimento e e veja seu aspecto, nível e viscosidade do óleo, veja se óleo não está muito abaixo do nível.
Quando for fazer a troca do óleo use o óleo 15w40 ou 20w50, o mais indicado é o segundo. Se você comprou o carro agora a primeira coisa a fazer é trocar o óleo e verificar o estado correia dentada, se ela estiver fina com trincados ou com alguma diferente mande trocar, e sempre dê uma olhada na correia do alternador e bomba d' água (que é a mesma correia rsrs)
Confira o sistema de refrigeração do motor AP. O líquido visível que é colorido no depósito de água não deve apresentar sinais de ferrugem, uma cor de barro ou aspecto oleoso. As mangueiras de borracha não podem estar rachados, vazando, ou ressecados.
Dê uma olhada nas velas de ignição, cabos de velas.
Os cabos da ignição não devem apresentar rasgões ou problemas.
As velas devem estar limpinhas (sem óleo, gasola, Álcool, ou carbonizadas) caso estejam com isso e estragadas troque por novas, lebrando que não podem estar com trincas.
Dê uma olhada no filtro de ar, com o tempo ele vai ficando sujo. Sempre dê uma olhada no estado do filtro de ar, e caso você perceba que existe sujeira faça a troca. Pois se o motor não respira ele não vai trabalhar corretamente.
Sobre o vazamento do cárter, ele pode estar com a superfície empenada ou torta, coloque a tampa numa superfície lisinha e veja se todas as laterais estão encostando na superfície. Caso não esteja use uma ferramenta que serve para desamassar peças (não tente desamassar com marreta, vai ficar pior).
Compre uma junta nova para o cárter e se continuar a vazar use silicone ou uma cola que é mais indicada e poucos conhecem que se chama Cola anaeróbica, ela é meio líquida e deve ser aplicado por cima e embaixo da junta, colocar a junta no cárter, colocar no motor e esperar a secagem, depois jogue óleo dentro do motor para enxaguar a cola que ficou dentro do cárter.
Se o seu Goletão for original carburado faça uma limpeza no carburador, limpe os giclês, desmonte todo o carburador, limpe todos os orifícios com thinner, verifique a boia, agulha, veja se a boia está no nível correto, verifique o cabo do afogador.
Para retirar o carburador é fácil. e a montagem é o processo inverso da desmontagem.
E lembre-se de regular a mistura e a lenta. No YouTube você encontra tutoriais que mostram isso.
E sobre o motor APzão Milioito faça o seguinte : dê uma acelerada no carro e observe o escapamento, muita fumaça ou escapamento sujo de óleo indica que os anéis dos pistões estão ruins ou motor com vida útil curta.
Dê uma volta no motor VW, veja a compressão do motor, reduzindo a velocidade bruscamente ou descendo uma ladeira em segunda marcha.
Com o carro parado e o motor ligado, pise no freio, mantenha o pé no pedal por algum tempo. Se ele abaixar aos poucos, está vazando fluído de freio
Como você disse que quer deixar o APzão em perfeito estado acredito que você vai realizar uma abertura no motor.
Mas prossiga com os passos a seguir apenas se você já viu alguém abrindo motor ou se tiver uma noção do que está fazendo. E utilize chaves Catraca de 1/2, chave boca, estrela, torx, e outras ferramentas.
Primeiramente retire as mangueiras de passagem de água, cabos de velas, velas, cabo de afogador do carbura, remova o carburador, tire o coletor de escape e de admissão. Depois de depenar o cabeçote retire os parafusos da tampa de válvulas.
Depois de desparafusar você vai se deparar com o comando de válvulas, os mancais que prendem o comandão e do lado desses mancais os parafusos do cabeçote, existem 5 parafusos de um lado e 5 do outro lado, use uma chave própria para retirar esses parafusos que é tipo uma torx tamanho 12.
retire o cabeçote com cuidado, e boa ! cabeçote retirado. Lembre se de desapertar em ''X''.
Leve a criança para a retífica para fazer uma plaina, verificar válvulas, etc.
Agora com o cabeçote retirado verifique se existe folgas nos pistões ou outras coisas, se quiser mande o bloco também para a retífica para ficar uma beleza.
Se quiser deixar seu AP novinho, tem um canal no YouTube chamado DCVídeos, lá você aprende a retirar cabeçote, trocar juntas, descarbonizar pistão e muitas outras coisas que você pode fazer em casa.
Vela todos os vídeos do Canal em : https://www.youtube.com/user/MrSayerlaker/videos
Retirar tampa de válvulas : https://www.youtube.com/watch?v=AWM07s9A3Cw
Retirar cabeçote : https://www.youtube.com/watch?v=Ah0Ti33l3Zk
Eu sempre recomendo esse canal porque ele é o melhor do YouTube para quem quer fazer manutenções no motor AP.
Abraço !
Volkswagen AP é um motor de fácil manutenção, a maioria dos VW antigos são fáceis de colocar a mão e fazer a gente mesmo.
Primeiro dê uma olhada no óleo da caranga retirando a vareta de seu compartimento e e veja seu aspecto, nível e viscosidade do óleo, veja se óleo não está muito abaixo do nível.
Quando for fazer a troca do óleo use o óleo 15w40 ou 20w50, o mais indicado é o segundo. Se você comprou o carro agora a primeira coisa a fazer é trocar o óleo e verificar o estado correia dentada, se ela estiver fina com trincados ou com alguma diferente mande trocar, e sempre dê uma olhada na correia do alternador e bomba d' água (que é a mesma correia rsrs)
Confira o sistema de refrigeração do motor AP. O líquido visível que é colorido no depósito de água não deve apresentar sinais de ferrugem, uma cor de barro ou aspecto oleoso. As mangueiras de borracha não podem estar rachados, vazando, ou ressecados.
Dê uma olhada nas velas de ignição, cabos de velas.
Os cabos da ignição não devem apresentar rasgões ou problemas.
As velas devem estar limpinhas (sem óleo, gasola, Álcool, ou carbonizadas) caso estejam com isso e estragadas troque por novas, lebrando que não podem estar com trincas.
Dê uma olhada no filtro de ar, com o tempo ele vai ficando sujo. Sempre dê uma olhada no estado do filtro de ar, e caso você perceba que existe sujeira faça a troca. Pois se o motor não respira ele não vai trabalhar corretamente.
Sobre o vazamento do cárter, ele pode estar com a superfície empenada ou torta, coloque a tampa numa superfície lisinha e veja se todas as laterais estão encostando na superfície. Caso não esteja use uma ferramenta que serve para desamassar peças (não tente desamassar com marreta, vai ficar pior).
Compre uma junta nova para o cárter e se continuar a vazar use silicone ou uma cola que é mais indicada e poucos conhecem que se chama Cola anaeróbica, ela é meio líquida e deve ser aplicado por cima e embaixo da junta, colocar a junta no cárter, colocar no motor e esperar a secagem, depois jogue óleo dentro do motor para enxaguar a cola que ficou dentro do cárter.
Se o seu Goletão for original carburado faça uma limpeza no carburador, limpe os giclês, desmonte todo o carburador, limpe todos os orifícios com thinner, verifique a boia, agulha, veja se a boia está no nível correto, verifique o cabo do afogador.
Para retirar o carburador é fácil. e a montagem é o processo inverso da desmontagem.
E lembre-se de regular a mistura e a lenta. No YouTube você encontra tutoriais que mostram isso.
E sobre o motor APzão Milioito faça o seguinte : dê uma acelerada no carro e observe o escapamento, muita fumaça ou escapamento sujo de óleo indica que os anéis dos pistões estão ruins ou motor com vida útil curta.
Dê uma volta no motor VW, veja a compressão do motor, reduzindo a velocidade bruscamente ou descendo uma ladeira em segunda marcha.
Com o carro parado e o motor ligado, pise no freio, mantenha o pé no pedal por algum tempo. Se ele abaixar aos poucos, está vazando fluído de freio
Como você disse que quer deixar o APzão em perfeito estado acredito que você vai realizar uma abertura no motor.
Mas prossiga com os passos a seguir apenas se você já viu alguém abrindo motor ou se tiver uma noção do que está fazendo. E utilize chaves Catraca de 1/2, chave boca, estrela, torx, e outras ferramentas.
Primeiramente retire as mangueiras de passagem de água, cabos de velas, velas, cabo de afogador do carbura, remova o carburador, tire o coletor de escape e de admissão. Depois de depenar o cabeçote retire os parafusos da tampa de válvulas.
Depois de desparafusar você vai se deparar com o comando de válvulas, os mancais que prendem o comandão e do lado desses mancais os parafusos do cabeçote, existem 5 parafusos de um lado e 5 do outro lado, use uma chave própria para retirar esses parafusos que é tipo uma torx tamanho 12.
retire o cabeçote com cuidado, e boa ! cabeçote retirado. Lembre se de desapertar em ''X''.
Leve a criança para a retífica para fazer uma plaina, verificar válvulas, etc.
Agora com o cabeçote retirado verifique se existe folgas nos pistões ou outras coisas, se quiser mande o bloco também para a retífica para ficar uma beleza.
Se quiser deixar seu AP novinho, tem um canal no YouTube chamado DCVídeos, lá você aprende a retirar cabeçote, trocar juntas, descarbonizar pistão e muitas outras coisas que você pode fazer em casa.
Vela todos os vídeos do Canal em : https://www.youtube.com/user/MrSayerlaker/videos
Retirar tampa de válvulas : https://www.youtube.com/watch?v=AWM07s9A3Cw
Retirar cabeçote : https://www.youtube.com/watch?v=Ah0Ti33l3Zk
Eu sempre recomendo esse canal porque ele é o melhor do YouTube para quem quer fazer manutenções no motor AP.
Abraço !
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
Re: Ajuda - Identificar possíveis problemas
Além do que disse o amigo, troque as seguintes peças do sistema de ignição, pois assim você vai ter plena potência e economia de combustível:
- velas (troque a cada 20.000 km ou menos);
- cabos de vela;
- tampa do distribuidor;
- rotor do distribuidor.
- velas (troque a cada 20.000 km ou menos);
- cabos de vela;
- tampa do distribuidor;
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Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: Ajuda - Identificar possíveis problemas
A primeira coisa a fazer é ver se o motor não está fumando e a manutenção básica:
- Velas
- Cabos
- Rotor do distribuidor
- Tampa do distribuidor
- Trocar óleo
- Trocar Filtros
- Velas
- Cabos
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- Tampa do distribuidor
- Trocar óleo
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Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
Re: Ajuda - Identificar possíveis problemas
Nossa que lição...muito obrigado ae pessoal...
deixei no mecanico sabado pra ele dar uma revisada em algumas coisas..
o oléo será trocado pois o mecanico vai verificar pra mim porque esta vazando óleo na junta do carter...
Os cabos de vela, assim como distribuidor, cachimbo são novinhos, a bobina tbm pois troquei na sexta feira...O filtro de ar tbm comprei novinho, etc..
Já o líquido de arrefecimento esta sim com cor de ferrugem, é dificil trocar?? se for mta treta eu ja falo pro mec fazer.
O carro está bem foda pra fazer pegar mesmo com o motor quente, e as vezes ele morre na marcha lenta, mesmo quente....nao falei nada pro mecanico, só falei que tava ruim de pegar...hoje ele me mandou um zap que a bomba de combustivel nao ta boa, acho que é isso mesmo...
Bom aparentemente ele não esta fumando nadinha...eu nao estou muito acostumado com 1.8 pois venho de um corsinha mpfi 1.0 .. o apzão é nervoso demais da até gosto de andar, antes eu conhecia todas as subidas do bairro...agora, parece que é tudo reto kkkkkk
As marchas aparentemente estão entrando numa boa, senti a embreagem um pouco dura, devo trocar?? essa nao vou ter grana pra fazer nesse mês...mas assim que possível.
O escapamento esta sem o silenciador, então está bem barulhento, nada que eu nao goste mas eu prefico aquele barulhinho bonito do motor ap com escape, logo menos eu troco, ouvi dizer que eles soldam la e nao preciso trocar o escape todo, pq é uma fortuna.
bom o segundo passo da minha montagem sera a parte interior onde mandarei fazer todo o interior inteirinho em courvin na cor caramelo. Meu carro é azul, daquele azul metalico bem clarinho que parece agua de piscina
Valeu ae pessoal...vou postando as atualizações...
na verdade em outro tópico, se quiserem acompanhar por lá
segue.
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =1&t=37259
deixei no mecanico sabado pra ele dar uma revisada em algumas coisas..
o oléo será trocado pois o mecanico vai verificar pra mim porque esta vazando óleo na junta do carter...
Os cabos de vela, assim como distribuidor, cachimbo são novinhos, a bobina tbm pois troquei na sexta feira...O filtro de ar tbm comprei novinho, etc..
Já o líquido de arrefecimento esta sim com cor de ferrugem, é dificil trocar?? se for mta treta eu ja falo pro mec fazer.
O carro está bem foda pra fazer pegar mesmo com o motor quente, e as vezes ele morre na marcha lenta, mesmo quente....nao falei nada pro mecanico, só falei que tava ruim de pegar...hoje ele me mandou um zap que a bomba de combustivel nao ta boa, acho que é isso mesmo...
Bom aparentemente ele não esta fumando nadinha...eu nao estou muito acostumado com 1.8 pois venho de um corsinha mpfi 1.0 .. o apzão é nervoso demais da até gosto de andar, antes eu conhecia todas as subidas do bairro...agora, parece que é tudo reto kkkkkk
As marchas aparentemente estão entrando numa boa, senti a embreagem um pouco dura, devo trocar?? essa nao vou ter grana pra fazer nesse mês...mas assim que possível.
O escapamento esta sem o silenciador, então está bem barulhento, nada que eu nao goste mas eu prefico aquele barulhinho bonito do motor ap com escape, logo menos eu troco, ouvi dizer que eles soldam la e nao preciso trocar o escape todo, pq é uma fortuna.
bom o segundo passo da minha montagem sera a parte interior onde mandarei fazer todo o interior inteirinho em courvin na cor caramelo. Meu carro é azul, daquele azul metalico bem clarinho que parece agua de piscina
Valeu ae pessoal...vou postando as atualizações...
na verdade em outro tópico, se quiserem acompanhar por lá
segue.
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =1&t=37259
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Re: Ajuda - Identificar possíveis problemas
Tendo informações, favor nos manter informados.
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Re: Ajuda - Identificar possíveis problemas
É fácil trocar, esse vídeo vai te ajudar muito :Sk8board escreveu: Já o líquido de arrefecimento esta sim com cor de ferrugem, é dificil trocar?? se for mta treta eu ja falo pro mec fazer.
LIMPEZA DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO : https://www.youtube.com/watch?v=lADLEVtMwb0
Quando os carros está com uma quilometragem muito alta, a embreagem fica dura, o que pode exigir a troca do conjunto de embreagem.Sk8board escreveu:As marchas aparentemente estão entrando numa boa, senti a embreagem um pouco dura, devo trocar?? essa nao vou ter grana pra fazer nesse mês...mas assim que possível.
A bomba de combustível não faz o carro morrer na marcha lenta, isso é carburador sujo ou desregulado ou o ponto de ignição está errado.Sk8board escreveu:O carro está bem foda pra fazer pegar mesmo com o motor quente, e as vezes ele morre na marcha lenta, mesmo quente....nao falei nada pro mecanico, só falei que tava ruim de pegar...hoje ele me mandou um zap que a bomba de combustivel nao ta boa, acho que é isso mesmo...
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
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Re: Ajuda - Identificar possíveis problemas
Vlw man !bleidao escreveu:
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
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Re: Ajuda - Identificar possíveis problemas
Gostaria de saber como ficou o possante!
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Re: Ajuda - Identificar possíveis problemas
Somos 2 hehehebleidao escreveu:Gostaria de saber como ficou o possante!
Também quero saber como ficou o Goletão
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
Re: Ajuda - Identificar possíveis problemas
Fala ae galera, beleza?
tava meio sem tempo de postar e tbm dei uma viajada e fiquei uns tempos fora
seguinte...
o que foi trocado na primeira manutenção:
correia dentada
correia do alternador
bomba de combustivel
todas as mangueiras de combustível que estavam meio duras
junta cabeçote e do carter
distribuidor (era por isso q o carro nao pegava)
bobina de ignição
óleo
filtro de ar
por enquanto fiquei sem grana pra continuar
eu nao ando muito de carro geralmente uma ou duas vezes na semana no máximo...portanto preciso de mais tempo pra ir identificando as tretas
o proximo passo, e acredito que o mais urgente é levar o carro num auto elétrico, vou mandar refazer toda a parte elétrica pois esta um emaranhado absurdo de fios... inclusive, deu merda, ontem estava dando uma volta e bati o pé num fio la, nao vi qual, só sei q depois de alguns metros o carro começou a falhar e sair fumaça do painel...mesmo com o contato desligado o painel fumaça, deve estar em curto, só sei q tive de tirar o cabo da bateria pq mesmo sem chave o painel fumaçava....ainda bem q tava perto de casa e uns brother ajudaram a por na garagem...o painel nao esta mais dando sinal nem qd vira a chave, deve ter queimado. Meu cunhado manja bastante, ele monta som, alarme, etc...vo pedir pra ele mexer...num antigo voyage turbo q ele teve, ele refez a fiação inteirinha do carro, vou pedir pra fazer o mesmo.
depois disso preciso limpar o sistema de arrefecimento pq notei q tem muita ferrugem na água... como quase nao ando com o carro, da pra aguentar mais um meszinho
outra coisa,
notei q ele faz um tec-tec-tec no motor, normal eu acredito que nao é, mas sera que vai ter q retificar:? nao manjo nada...li na net e vi que podem ser os tuchos, etc ... o carro e´alcool
a embreagem é beeeeeem alta e um pouco dura, preciso trocar tbm né:?
valeu ae galera.
tava meio sem tempo de postar e tbm dei uma viajada e fiquei uns tempos fora
seguinte...
o que foi trocado na primeira manutenção:
correia dentada
correia do alternador
bomba de combustivel
todas as mangueiras de combustível que estavam meio duras
junta cabeçote e do carter
distribuidor (era por isso q o carro nao pegava)
bobina de ignição
óleo
filtro de ar
por enquanto fiquei sem grana pra continuar
eu nao ando muito de carro geralmente uma ou duas vezes na semana no máximo...portanto preciso de mais tempo pra ir identificando as tretas
o proximo passo, e acredito que o mais urgente é levar o carro num auto elétrico, vou mandar refazer toda a parte elétrica pois esta um emaranhado absurdo de fios... inclusive, deu merda, ontem estava dando uma volta e bati o pé num fio la, nao vi qual, só sei q depois de alguns metros o carro começou a falhar e sair fumaça do painel...mesmo com o contato desligado o painel fumaça, deve estar em curto, só sei q tive de tirar o cabo da bateria pq mesmo sem chave o painel fumaçava....ainda bem q tava perto de casa e uns brother ajudaram a por na garagem...o painel nao esta mais dando sinal nem qd vira a chave, deve ter queimado. Meu cunhado manja bastante, ele monta som, alarme, etc...vo pedir pra ele mexer...num antigo voyage turbo q ele teve, ele refez a fiação inteirinha do carro, vou pedir pra fazer o mesmo.
depois disso preciso limpar o sistema de arrefecimento pq notei q tem muita ferrugem na água... como quase nao ando com o carro, da pra aguentar mais um meszinho
outra coisa,
notei q ele faz um tec-tec-tec no motor, normal eu acredito que nao é, mas sera que vai ter q retificar:? nao manjo nada...li na net e vi que podem ser os tuchos, etc ... o carro e´alcool
a embreagem é beeeeeem alta e um pouco dura, preciso trocar tbm né:?
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Re: Ajuda - Identificar possíveis problemas
Olá, amigo... os tec tec dependem de onde vêm. Se for no cabeçote podem ser uma simples regulagem.
A elétrica do Gol é problema. Geralmente antigos donos faziam imensas gambiarras e nós que gostamos de tudo certinho sofremos para arrumar.
Mas é isso ai... sempre caminhando pra frente e procurando não dar um passo maior que as pernas.
Abraço!
A elétrica do Gol é problema. Geralmente antigos donos faziam imensas gambiarras e nós que gostamos de tudo certinho sofremos para arrumar.
Mas é isso ai... sempre caminhando pra frente e procurando não dar um passo maior que as pernas.
Abraço!
Gol Plus 1986 Cinza:
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Re: Ajuda - Identificar possíveis problemas
Se sua embreagem está dura é sinal que ela está bem gasta. Então troque o kit de embreagem... disco, platô e rolamento.
Para ter uma longa vida útil se deve ter bons hábitos como:
- não deixar o pé apoiado na embreagem enquanto a mesma não é usada. Deixe o pé esquerdo em cima do para-lama;
- no semáforo não segure o carro na embreagem, isso desgasta e muito o disco. Deixe em ponto morto e com o freio de mão puxado. Essa atitude é até a mais segura em caso de assaltos, pois não corre o risco de o carro dar um tranco e o ladrão achar que você está tentando fugir;
- não saia cantando o pneu e nem nas trocas de marchas;
- não saia de 2a. marcha.
Para ter uma longa vida útil se deve ter bons hábitos como:
- não deixar o pé apoiado na embreagem enquanto a mesma não é usada. Deixe o pé esquerdo em cima do para-lama;
- no semáforo não segure o carro na embreagem, isso desgasta e muito o disco. Deixe em ponto morto e com o freio de mão puxado. Essa atitude é até a mais segura em caso de assaltos, pois não corre o risco de o carro dar um tranco e o ladrão achar que você está tentando fugir;
- não saia cantando o pneu e nem nas trocas de marchas;
- não saia de 2a. marcha.
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Re: Ajuda - Identificar possíveis problemas
Sobre parte elétrica eu tenho tutoriais da montagem da elétrica dos VW Quadrados.
No final da Parte 10 você encontra todos os links dos tutoriais anteriores
PARTE 10 : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 25&t=37226
PARTE 11 : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 25&t=37263
PARTE 12 : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 25&t=37320
Espero ajudar !
Flw !
No final da Parte 10 você encontra todos os links dos tutoriais anteriores
PARTE 10 : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 25&t=37226
PARTE 11 : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 25&t=37263
PARTE 12 : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 25&t=37320
Espero ajudar !
Flw !
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531