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Junta do cabeçote, como saber se está queimada

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Junta do cabeçote, como saber se está queimada

Mensagempor Schieck » 06 Fev 2018, 17:26

Tenho um gol cl 93, motor AP 1.8, ele esquentou no sabado porque a ventoinha não disparou, e até ficou sem água mas não andei com ele assim, esperei socorro, liguei a ventoinha direto, coloquei água no radiador e voltei pra casa, cerca de 100 km..
No caminho ele deu umas tossidas e apagou, umas 3 vezes nos primeiros 5 km, mas depois andou normal
Queria saber se isso tem a ver com a junta, o óleo ainda ta no nível que estava (até baixou um poco) e eu acho que esta na cor normal
Queria saber se tenho que me preocupar, o que de pior pode acontecer se estiver mesmo queimada, e quanto sai mais ou menos pra por uma nova, contando a mão de obra (valor aproximado)
Valeu pra quem puder me ajudar
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Re: Junta do cabeçote, como saber se está queimada

Mensagempor Rodox » 07 Fev 2018, 08:16

Olá,

Se a água do reservatório de expansão não estiver abaixando tudo indica que a junta de cabeçote não queimou. Assim acompanhe o nível da água, se ela abaixar pode ser que a junta queimou mesmo.

Preste atenção se o nível da água abaixou porque está ocorrendo vazamento de água, pois se sim a ventuinha do seu carro não ligou porque tinha acabado a água do radiador, e sem água a ventuinha não funciona mesmo. Seu carro usa aditivo de radiador? Caso negativo eu vejo muitos casos da tubulação de ferro de água que sai da bomba d'água e entra no coletor de admissão furar devido a corrosão (ver imagem abaixo), verifique isso.

Imagem

Segue abaixo os sinais de junta de cabeçote queimada:
- excesso de saída de vapor d'água pelo escapamento;
- nível da água do reservatório de expansão abaixa;
- o óleo do motor fica com uma cor de café com leite, indicando que houve mistura de óleo com água no cárter;
- motor falha devido a excesso de água na câmara de combustão molhando as velas.
- quando se retira uma vela e dá a partida no motor sai água pelo cilindro (buraco que enrosca a vela de ignição).

Se mesmo assim você estiver em dúvida, existe uma excelente ferramenta de diagnóstico que indica se a junta de cabeçote queimou e outras coisas mais... é o teste de vazão de cilindro. Esse teste está bem descrito no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=_DFsAizQY6o

Boa sorte!
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Re: Junta do cabeçote, como saber se está queimada

Mensagempor Schieck » 07 Fev 2018, 19:25

Valeu aí, vo fica de olho, essa tubulação de ferro eu ja tive que trocar uma vez, logo depois que comprei o gol, aí troquei a água e coloquei aditivo e não tinha mais incomodado até agora
Por enquanto ta normal o óleo, mas vo fica de olho
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Re: Junta do cabeçote, como saber se está queimada

Mensagempor Rodox » 07 Fev 2018, 19:43

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Re: Junta do cabeçote, como saber se está queimada

Mensagempor bleidao » 16 Fev 2018, 13:59

Rapaz... para saber se é a junta, você tem que ver se está misturando óleo na água ou água no óleo. A temperatura também passa a subir ao ponto de o motor ferver.

Analise se não está tendo vazamento no sistema de arrefecimento e a coloração do óleo e água.

A Junta em si é bem barato da marca SABÓ. O caro é a mão de obra. Tomara que não esteja com a junta queimada.
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Re: Junta do cabeçote, como saber se está queimada

Mensagempor João Victor AP » 18 Fev 2018, 21:26

Quando a junta queima :
*Fica passando água para o óleo.
*Perca de compressão do motor, a compressão acaba escapando.
*Motor queimando a água, sai uma fumaça branca do escapamento, e o nível de água do reservatório abaixa.
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