carro fumaçando ao subir ladeira muito ingrime

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
linhares
Membro
Membro
Mensagens: 92
Registrado em: 04 Mai 2014, 00:40
Carro: voyage qadrado

carro fumaçando ao subir ladeira muito ingrime

Mensagem por linhares »

bom amigos, aqui estou eu mais uma vez recorrendo a vcs, todos bem? hoje sai pela manha e fui ate a praia, e aproveitando fui ate o parque da cidade aqui em niteroi-rj, (lugar lindo diga-se de passagem), tem uma subida muito ingrime, alto mesmo, so da para subir em 1ª, olhei pelo retrovisor e fiquei bem preocupado, vi que estava saindo uma fumaça branca tipica de queima de oleo do motor, em ruas e estradas normais nunca percebi, e acho que nao queima, so de manha que ao ligar sai uma fumacinha mas sempre achei que era vapor da queima de gasolina com alcool, bom nao sei o que fazer, sera que alguem pode me ajudar a solucionar o que esta acontecendo, se pode ser algo perigoso ao bom funcionamento do motor? desde ja agradeço a boa vontade! saudçõe quadriláteras!!
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: carro fumaçando ao subir ladeira muito ingrime

Mensagem por Rodox »

Olá,

Fumaça branca em dias muito frios é normal, porém se o nível da água estiver abaixando tudo indica que o seu motor superaqueceu com essas subidas de 1a marcha e queimou a junta de cabeçote. Se o nível da água do seu carro não estiver baixando então pode ser que o etanol do seu carro esteja batizado com água.

Segue abaixo os sinais de junta de cabeçote queimada:
- excesso de saída de vapor d'água pelo escapamento;
- nível da água do reservatório de expansão abaixa;
- o óleo do motor fica com uma cor de café com leite, indicando que houve mistura de óleo com água no cárter;
- motor falha devido a excesso de água na câmara de combustão molhando as velas.
- quando se retira uma vela e dá a partida no motor sai água pelo cilindro (buraco que enrosca a vela de ignição).

Se mesmo assim você estiver em dúvida, existe uma excelente ferramenta de diagnóstico que indica se a junta de cabeçote queimou e outras coisas mais... é o teste de vazão de cilindro. Esse teste está bem descrito no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=_DFsAizQY6o

Saudações Quadriláteras! :bb:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
linhares
Membro
Membro
Mensagens: 92
Registrado em: 04 Mai 2014, 00:40
Carro: voyage qadrado

Re: carro fumaçando ao subir ladeira muito ingrime

Mensagem por linhares »

rodox, ja tive um carro que queimou junta, uma parati, e sei os sintomas, o meu caso pelo que vejo e oleo queimando mesmo!
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: carro fumaçando ao subir ladeira muito ingrime

Mensagem por Rodox »

Mas fumaça de óleo queimado é azul e não branca. Por fim mistura fica do carburador a fumaça é preta. Pois você disse:

"vi que estava saindo uma fumaça branca tipica de queima de oleo do motor"

Assim qual cor realmente era essa fumaça?
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: carro fumaçando ao subir ladeira muito ingrime

Mensagem por bleidao »

Se a fumaça for branca é combustível adulterado ou está vazando água para o cilindro pela junta do cabeçote.

Se a fumaça for azulada, é óleo passando ou pela junta ou pelos anéis.
linhares
Membro
Membro
Mensagens: 92
Registrado em: 04 Mai 2014, 00:40
Carro: voyage qadrado

Re: carro fumaçando ao subir ladeira muito ingrime

Mensagem por linhares »

rodox vc tem mesmo razao a fumaça era mesmo meio azulada, entao concluo que é oleo, fico muito triste pois o carro é muito bom de aparencia e de estrutura sem podres, todo original, tinha que pintar esse b.o. :!: agradeço a vc rodox e o grande bleidao, duas feras aqui no clube, obrigado pela boa vontade em me responder, valew mesmo :!: :!: saudações quadriláteras :!: :!: :!:
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: carro fumaçando ao subir ladeira muito ingrime

Mensagem por Rodox »

linhares escreveu:rodox vc tem mesmo razao a fumaça era mesmo meio azulada, entao concluo que é oleo, fico muito triste pois o carro é muito bom de aparencia e de estrutura sem podres, todo original, tinha que pintar esse b.o. :!: agradeço a vc rodox e o grande bleidao, duas feras aqui no clube, obrigado pela boa vontade em me responder, valew mesmo :!: :!: saudações quadriláteras :!: :!: :!:
Disponha!

Não fique triste! As vezes o carro queima óleo devido a peças baratas de se trocar como:
- retentores de óleo das válvulas de admissão e escapamento;
- se o motor perder compressão dos cilindros pode ser que sejam os anéis do motor, e não é tão caro trocar um jogo de anéis.

Porém quando estraga as paredes dos cilindros (motor AP) ou camisas (CHT) então se tem que fazer a retífica dos cilindros (AP) ou trocar as camisas (CHT).

Outra coisa que faz fumar é:
- excesso do nível de óleo (quando se completa o óleo acima da marca máxima. Só se deve medir o nível de óleo com o motor frio, pois quente ocorre erro de medida, pois o óleo fica retido no cabeçote, causando a impressão falsa que o óleo está baixo;
- respiro do motor entupido (anti-chama). Borras de óleo podem entupir o respiro e fazer com que o motor queime óleo devido a excesso de pressão de ar no cárter do motor.

Se você não sabe o que é borra de óleo e como retirar ela do seu motor veja o tópico do link abaixo que é bem explicado esse tema:

http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 19&t=35749

Boa sorte!
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: carro fumaçando ao subir ladeira muito ingrime

Mensagem por João Victor AP »

linhares escreveu:bom amigos, aqui estou eu mais uma vez recorrendo a vcs, todos bem? hoje sai pela manha e fui ate a praia, e aproveitando fui ate o parque da cidade aqui em niteroi-rj, (lugar lindo diga-se de passagem), tem uma subida muito ingrime, alto mesmo, so da para subir em 1ª, olhei pelo retrovisor e fiquei bem preocupado, vi que estava saindo uma fumaça branca tipica de queima de oleo do motor, em ruas e estradas normais nunca percebi, e acho que nao queima, so de manha que ao ligar sai uma fumacinha mas sempre achei que era vapor da queima de gasolina com alcool, bom nao sei o que fazer, sera que alguem pode me ajudar a solucionar o que esta acontecendo, se pode ser algo perigoso ao bom funcionamento do motor? desde ja agradeço a boa vontade! saudçõe quadriláteras!!
Se a fumaça for branca não é queima de óleo. Quando o motor está queimando óleo, a fumaça é azul.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: carro fumaçando ao subir ladeira muito ingrime

Mensagem por bleidao »

linhares escreveu:rodox vc tem mesmo razao a fumaça era mesmo meio azulada, entao concluo que é oleo, fico muito triste pois o carro é muito bom de aparencia e de estrutura sem podres, todo original, tinha que pintar esse b.o. :!: agradeço a vc rodox e o grande bleidao, duas feras aqui no clube, obrigado pela boa vontade em me responder, valew mesmo :!: :!: saudações quadriláteras :!: :!: :!:
Valeu, man... sabe que se precisar, estamos sempre por aqui.

Então... tem que abrir esse motor e dar uma verificada.

Pode ser que apenas trocar os anéis já resolva esse problema.

Mas tem que tirar as medidas para ver se são apenas os anéis. Aí, aproveitando que vai abrir, já dá uma geral nas bronzinas (casquilhos) e outras partes móveis.
linhares
Membro
Membro
Mensagens: 92
Registrado em: 04 Mai 2014, 00:40
Carro: voyage qadrado

Re: carro fumaçando ao subir ladeira muito ingrime

Mensagem por linhares »

bom amigos, eu aki denovo! demorei a dar uma noticia do que fiz, então, vendi o carro, por $ 12.000,00
tudo certo, o amigo precisou de uma semana pra levantar a grana, graças a DEUS! desisti da venda, o cara ficou P..., mas desisti, e no dia fui ao detran-rj pra pegar o documento 2019, na volta levei pra oficina e fiz o orçamento, de tudo que precisava fazer, um carro de 30 anos de uso, imagina, eu peguei em 2013, com 75.675 KM , e só fiz o quê? troquei correia dentada, óleo. amortecedores, e as rodas e pneus, que eram 13, botei as 14 bolinha modelo santana, só que ano 2011, e só, acreditem, dia 01/09/19, vontando do detran, resolvi ir a uma oficima de confiança, e mandei fazer orçamento de tudo que tinha pra fazer, e aí, graças a DEUS o mais grave foi a troca das juntas e trocas dos 3 retentors do eixo do motor, o resto só precauçao, dixei o carro na quarta feira e sexta a tarde ja estava pronto, a fumaça? gasolina demais no carburador , o carro era bom ficou melhor ainda, vender, never, to curtindo o quadradinho, a esse carrinho nunca pegou horas de estrada
(moro perto da BR-rj, ) e so ando na cidade tranquilao, graças a Papai- do -céu, o carro não bate nada, larga o volante e vai retinho! o carrinho ta show! Ah, a fumaça era a gasolina mal queimada mesmo!

obrigado amigos!
familia quadrados, obrigado pela atenção, VCs são 10,000!
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: carro fumaçando ao subir ladeira muito ingrime

Mensagem por bleidao »

linhares escreveu:bom amigos, eu aki denovo! demorei a dar uma noticia do que fiz, então, vendi o carro, por $ 12.000,00
tudo certo, o amigo precisou de uma semana pra levantar a grana, graças a DEUS! desisti da venda, o cara ficou P..., mas desisti, e no dia fui ao detran-rj pra pegar o documento 2019, na volta levei pra oficina e fiz o orçamento, de tudo que precisava fazer, um carro de 30 anos de uso, imagina, eu peguei em 2013, com 75.675 KM , e só fiz o quê? troquei correia dentada, óleo. amortecedores, e as rodas e pneus, que eram 13, botei as 14 bolinha modelo santana, só que ano 2011, e só, acreditem, dia 01/09/19, vontando do detran, resolvi ir a uma oficima de confiança, e mandei fazer orçamento de tudo que tinha pra fazer, e aí, graças a DEUS o mais grave foi a troca das juntas e trocas dos 3 retentors do eixo do motor, o resto só precauçao, dixei o carro na quarta feira e sexta a tarde ja estava pronto, a fumaça? gasolina demais no carburador , o carro era bom ficou melhor ainda, vender, never, to curtindo o quadradinho, a esse carrinho nunca pegou horas de estrada
(moro perto da BR-rj, ) e so ando na cidade tranquilao, graças a Papai- do -céu, o carro não bate nada, larga o volante e vai retinho! o carrinho ta show! Ah, a fumaça era a gasolina mal queimada mesmo!

obrigado amigos!
familia quadrados, obrigado pela atenção, VCs são 10,000!

eita... um ano e meio depois kkkk

Show, irmão! Fico feliz que tenha dado tudo certo.
Responder

Voltar para “Motor Refrigerado a "Agua" - AP”