[Barulho no AP 1.8]

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
André Mendes
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registrado em: 13 Jun 2019, 21:19
Carro: Gol GL 1992

[Barulho no AP 1.8]

Mensagem por André Mendes »

Fala galera, procurem um tópico mas não consegui então vou criar um com minha dúvida. :good:

Troquei a correia dentada do meu gol ao 1.8 e agora , em algumas ocasiões , quando ele quer, faz um barulho feio como por exemplo um comando sem estar sendo devidamente lubrificado. Tava suspeitando de ser rolamento de alternador ou bomba d'água mas conversando com um amigo ele disse que já viu vários APs com um barulho estranho e chegou a conclusão que seria o eixo auxiliar, aquele que aciona a bomba e distribuidor.
Quanto a tensão da correia segui a dica de conseguir virar a correia de lado em 90°pensei que poderia está muito esticada a correia mas acho que faria sempre o barulho ou na alta ou na lenta mas o barulho às vezes faz por alguns segundos e para. :nosei:
Vou fazer o teste de funcionar sem a correia Poly V . Mas já queria uma dica sobre este eixo auxiliar , se o barulho for dele o pq e como resolver. Abraço!!
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [Barulho no AP 1.8]

Mensagem por Rodox »

Olá,

Se seu carro não fazia este barulho antes de trocar a correia denta e o rolamento do tensionador, então acho que pode ser:
1. correia dentada com excesso de tensão (muito esticada).

Já aconteceu isso comigo... a correia fazia ruído no meu Gol 1.8 AP ano 1990 - gasolina. Para matar a charada tirei a correia do alternador e então o motor continuava fazendo o chiado. Então aliviei a tensão da correia dentada e o barulho sumiu.

2. motor fora de sincronia.

Veja com pistola de ponto se o ponto está correto. O meu por exemplo se ficar acima de 9º começa a fazer um barulho chato, parecendo batida de pino de pistão em marcha-lenta. O ponto especificado para ele é 15º, mas fica esse barulho. Acho que é batida de pino de pistão. Mas não vou mandar abrir o motor agora não, pois com 9º o motor não faz esse barulho chato. Meu motor agora está com 241.000 km.

Vale lembrar que para motores VW 1.8AP o ponto de ignição varia de acordo com o ano de fabricação do carro e com o tipo de combustível. Veja a tabela de ponto do link abaixo:

http://kitest.com.br/pdf/tabelas/tabela ... -ponto.pdf

Boa sorte!
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Barulho no AP 1.8]

Mensagem por bleidao »

Você mesmo trocou a correia dentada?

Se atentou aos pontos de sincronismo? não precisa necessariamente mexer no ponto do distribuidor.

Se atentou à tensão do rolamento esticador? Esse pode ser um grande vilão se tensionado em excesso.
Avatar do usuário
DanielGT
Membro - Silver
Membro - Silver
Mensagens: 2109
Registrado em: 13 Ago 2013, 13:16
Carro: Gol GTi 1990
Localização: Ipatinga-MG

Re: [Barulho no AP 1.8]

Mensagem por DanielGT »

bleidao escreveu:Você mesmo trocou a correia dentada?

Se atentou aos pontos de sincronismo? não precisa necessariamente mexer no ponto do distribuidor.

Se atentou à tensão do rolamento esticador? Esse pode ser um grande vilão se tensionado em excesso.
Real! primeira vez que troquei deixei frouxo demais, mas gloria que n eu nada demais. confere sincronismo.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Barulho no AP 1.8]

Mensagem por bleidao »

Essas coisas que podem causar dano, quando não manjo ainda, prefiro pagar para fazer. Sou um pouco medroso nesse quesito.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [Barulho no AP 1.8]

Mensagem por João Victor AP »

É NORMAL, É PORQUE TÁ MUITO ESTICADA !
Falo isso por experiência com troca de correias.
É um barulho chato, parece um "pato gritando" :lol:

Galera... na oficina onde trabalho já sofri demais pra tirar barulho de correia dentada de AP kkkk :lol: :lol: :lol: :lol:
A do meu próprio Gol, eu troquei a correia, ficou Zero ! Cheguei em casa o danado tava gritando a correia, foi uns 20 minutos pra acertar o ponto dela.

A solução pra resolver esse barulho é afrouxar a correia dentada ali no tensor, bambear um pouco o tensor.
Tem que deixar o motor sem a capa da correia e iniciar o processo. E lembre de colocar os dois parafusos 10mm na frente ali da tampa de válvulas, pra não vazar óleo.

Bambeia um cadiiiiiiinho o tensor, aperta a porca 15mm, dá partida no motor e vê se o barulho acaba.
Continuou o barulho ? Então vai lá, bambeia a porca, e afrouxa mais um cadiquiiiiinho, coisa mínima, e funciona denovo.
Pra segurar o tensor, só usar um alicate daqueles de abrir trava de homocinética. Aí segura o tensor nos dois buraquinhos, bambeia a porca, ele já vai descer um cadinho, só apertar de novo.

AP é o motor maaaaaais chato com esse barulho de correia dentada. Vai ser enjoado, cê loko ! :O :O :O :O :O :O :O :O
O pior, é que é questão de miliíííímetros, tem uns que é questão de bambear um cadiquiiinho, ele já para com o barulho chato.
Tem uns carros que eu perco um tempo bom pra tirar o barulho.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Barulho no AP 1.8]

Mensagem por bleidao »

João Victor AP escreveu:É NORMAL, É PORQUE TÁ MUITO ESTICADA !
Falo isso por experiência com troca de correias.
É um barulho chato, parece um "pato gritando" :lol:

Galera... na oficina onde trabalho já sofri demais pra tirar barulho de correia dentada de AP kkkk :lol: :lol: :lol: :lol:
A do meu próprio Gol, eu troquei a correia, ficou Zero ! Cheguei em casa o danado tava gritando a correia, foi uns 20 minutos pra acertar o ponto dela.

A solução pra resolver esse barulho é afrouxar a correia dentada ali no tensor, bambear um pouco o tensor.
Tem que deixar o motor sem a capa da correia e iniciar o processo. E lembre de colocar os dois parafusos 10mm na frente ali da tampa de válvulas, pra não vazar óleo.

Bambeia um cadiiiiiiinho o tensor, aperta a porca 15mm, dá partida no motor e vê se o barulho acaba.
Continuou o barulho ? Então vai lá, bambeia a porca, e afrouxa mais um cadiquiiiiinho, coisa mínima, e funciona denovo.
Pra segurar o tensor, só usar um alicate daqueles de abrir trava de homocinética. Aí segura o tensor nos dois buraquinhos, bambeia a porca, ele já vai descer um cadinho, só apertar de novo.

AP é o motor maaaaaais chato com esse barulho de correia dentada. Vai ser enjoado, cê loko ! :O :O :O :O :O :O :O :O
O pior, é que é questão de miliíííímetros, tem uns que é questão de bambear um cadiquiiinho, ele já para com o barulho chato.
Tem uns carros que eu perco um tempo bom pra tirar o barulho.
KKKKK o mineirês gritando na resposta kkkkkkk
Responder

Voltar para “Motor Refrigerado a "Agua" - AP”