Carro esquentando após 70,80km/h

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Avatar do usuário
DUDULPS
Membro
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 05 Mar 2019, 01:23
Carro: Voyage GLS 1.8 89

Carro esquentando após 70,80km/h

Mensagem por DUDULPS »

Bom galera, tenho um voyage gls 89 1.8 gasolina, de um tempo pra ca venho notando que ele esquenta sempre quando passo de 70 , 80km, e eu sei pois coloquei um marcador para ver a temperatura real da agua até pq não confio no marcador do painel pois o mesmo so funciona quando tenho mais de 1/4 de combustivel que loucura não kkkk, a ventoinha aciona normal o carro ta sem valvula termostatica, porém desconfio de um vazamento que tem no radiador já mandei soldar esse radiador umas 2 vezes ando um tempo e aparece vazamento e em outro lugar to querendo colocar outro radiador porém so achei no mercado livre e o mais barato ta 1030 R$ tudo pq o bendito tem ar condicionado, ai estou em duvida se ele está esquentando por causa desse vazamento, o carro so esfria se eu deixar na banguela trabalhando em marcha lenta, tanto se eu estiver no transito ele não esquenta, eu olhando no relogio quando chega em 92 graus a ventoinha arma e desliga qd chega em 84,83 porém se eu estiver em 80km ou acima ela chega em 92 a ventoinha arma so que a temperatura continua subindo um dia chegou a 100 graus se eu não tiro o pé acho q tinha acontecido algo pior já troquei a agua do arrefecimento varias vezes, a bomba dagua não suspeito pq sai agua naquela mangueira de retorno no reservatorio normal e se acelero sai mais forte tbm, ah e tbm tem uma chave direta na ventoinha tbm ela parece ligar a ventoinha mais forte as vezes uso ela quando estou a 80 ou 100 km ai a temperatura nem abaixa e nem sobre, e sempre quando ando um trecho longo quando eu paro espero o carro esfriar um pouco ai depois ligo ele com a tampa do reservatorio aberta para ver se sai algum possivel ar que possa criar por conta do vazamento do radiador que so vaza quando anda.
Carro : Voyage GLS 1.8 1989 Frente Remodelada para 1991 C.A/C 3°Dono
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Carro esquentando após 70,80km/h

Mensagem por Rodox »

Olá,

Já adianto que eu achei seu caso achei difícil de eu resolver...

Acho que pode ser:

1. Você pode estar usando o cebolão errado para o seu carro, então o motor esquenta demais.

O meu carro por exemplo estava usando um cebolão muito frio e então o ponteiro de temperatura ficava sempre no frio. Troquei por um cebolão intermediário (mais frio que o especificado no catálogo e mais quente do que o que estava instalado), e então meu motor aquecia até a faixa central do marcador de temperatura.

O vendedor da autopeça me recomendou o cebolão intermediário porque ele disse que teria o risco de o motor superaquecer se eu usasse o cebolão especificado no catálogo.

2. Queimou a junta de cabeçote, então o motor superaquece e baixa água ao mesmo tempo. Veja se o óleo está misturado com água na cor de café com leite;

3. Alguma galeria de água entupida;

4. Radiador entupido - solução trocar o radiador.

5. vazamento de água. Pode ter rachado alguma mangueira d'água, pode ter furado o selo do motor, pode ter furado o cavalete de água (duto de aço de água que fica atrás do motor), pode ter estragado a tampa do reservatório de expansão, etc.

6. bomba d'água defeituosa. Se for bomba d'água com rotor de plástico, o rotor pode estar defeituoso, e para de funcionar em determinada rotação. Ou se o rotor for de aço, ficou banguelo o rotor (as pás do rotor gastaram) devido a alta quilometragem de uso (aconteceu isso comigo).

Assim se eu fosse você ia em um mecânico pra ter o diagnóstico mais preciso, pois se você for trocar o radiador e não for ele foi R$ 1.030,00 no lixo.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
DUDULPS
Membro
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 05 Mar 2019, 01:23
Carro: Voyage GLS 1.8 89

Re: Carro esquentando após 70,80km/h

Mensagem por DUDULPS »

Rodox escreveu:Olá,

Já adianto que eu achei seu caso achei difícil de eu resolver...

Acho que pode ser:

1. Você pode estar usando o cebolão errado para o seu carro, então o motor esquenta demais.

O meu carro por exemplo estava usando um cebolão muito frio e então o ponteiro de temperatura ficava sempre no frio. Troquei por um cebolão intermediário (mais frio que o especificado no catálogo e mais quente do que o que estava instalado), e então meu motor aquecia até a faixa central do marcador de temperatura.

O vendedor da autopeça me recomendou o cebolão intermediário porque ele disse que teria o risco de o motor superaquecer se eu usasse o cebolão especificado no catálogo.

2. Queimou a junta de cabeçote, então o motor superaquece e baixa água ao mesmo tempo. Veja se o óleo está misturado com água na cor de café com leite;

3. Alguma galeria de água entupida;

4. Radiador entupido - solução trocar o radiador.

5. vazamento de água. Pode ter rachado alguma mangueira d'água, pode ter furado o selo do motor, pode ter furado o cavalete de água (duto de aço de água que fica atrás do motor), pode ter estragado a tampa do reservatório de expansão, etc.

6. bomba d'água defeituosa. Se for bomba d'água com rotor de plástico, o rotor pode estar defeituoso, e para de funcionar em determinada rotação. Ou se o rotor for de aço, ficou banguelo o rotor (as pás do rotor gastaram) devido a alta quilometragem de uso (aconteceu isso comigo).

Assim se eu fosse você ia em um mecânico pra ter o diagnóstico mais preciso, pois se você for trocar o radiador e não for ele foi R$ 1.030,00 no lixo.
então olhando o cebolão ele ja ta com um mais frio que o original que e 102/95 de acordo com a tabela da mte
oléo do motor ja verifiquei e a coloração está normal
ja procurei vazamento nas mangueiras e no selo do motor e nao tem tbm aquele cano dagua que passa por tras do motor troquei faz pouco tempo e tbm olhei la pra ver se nao tinha vazamento
reservatorio e a tampa sao novos, bomba dagua tenho que verificar direito, to so esperando um dinheiro entrar para levá lo no mecanico, tudo indica que seja o radiador, quando o marcador do painel funciona e ele esquenta o ponteiro chega a passar daquele led que pisca que fica no meio.
Carro : Voyage GLS 1.8 1989 Frente Remodelada para 1991 C.A/C 3°Dono
Avatar do usuário
Hudsonmatos1985
Membro
Membro
Mensagens: 101
Registrado em: 18 Out 2016, 12:37
Carro: Voyage 93 1.6AP

Re: Carro esquentando após 70,80km/h

Mensagem por Hudsonmatos1985 »

DUDULPS escreveu:
Rodox escreveu:Olá,

Já adianto que eu achei seu caso achei difícil de eu resolver...

Acho que pode ser:

1. Você pode estar usando o cebolão errado para o seu carro, então o motor esquenta demais.

O meu carro por exemplo estava usando um cebolão muito frio e então o ponteiro de temperatura ficava sempre no frio. Troquei por um cebolão intermediário (mais frio que o especificado no catálogo e mais quente do que o que estava instalado), e então meu motor aquecia até a faixa central do marcador de temperatura.

O vendedor da autopeça me recomendou o cebolão intermediário porque ele disse que teria o risco de o motor superaquecer se eu usasse o cebolão especificado no catálogo.

2. Queimou a junta de cabeçote, então o motor superaquece e baixa água ao mesmo tempo. Veja se o óleo está misturado com água na cor de café com leite;

3. Alguma galeria de água entupida;

4. Radiador entupido - solução trocar o radiador.

5. vazamento de água. Pode ter rachado alguma mangueira d'água, pode ter furado o selo do motor, pode ter furado o cavalete de água (duto de aço de água que fica atrás do motor), pode ter estragado a tampa do reservatório de expansão, etc.

6. bomba d'água defeituosa. Se for bomba d'água com rotor de plástico, o rotor pode estar defeituoso, e para de funcionar em determinada rotação. Ou se o rotor for de aço, ficou banguelo o rotor (as pás do rotor gastaram) devido a alta quilometragem de uso (aconteceu isso comigo).

Assim se eu fosse você ia em um mecânico pra ter o diagnóstico mais preciso, pois se você for trocar o radiador e não for ele foi R$ 1.030,00 no lixo.
então olhando o cebolão ele ja ta com um mais frio que o original que e 102/95 de acordo com a tabela da mte
oléo do motor ja verifiquei e a coloração está normal
ja procurei vazamento nas mangueiras e no selo do motor e nao tem tbm aquele cano dagua que passa por tras do motor troquei faz pouco tempo e tbm olhei la pra ver se nao tinha vazamento
reservatorio e a tampa sao novos, bomba dagua tenho que verificar direito, to so esperando um dinheiro entrar para levá lo no mecanico, tudo indica que seja o radiador, quando o marcador do painel funciona e ele esquenta o ponteiro chega a passar daquele led que pisca que fica no meio.

Acho que o cebolão correto é 87 a 92°C.
Pelo que vc falou da velocidade acima de 70km/h, eu suspeito logo da bomba....
Jesus é o nosso Rei!
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Carro esquentando após 70,80km/h

Mensagem por Rodox »

Hudsonmatos1985 escreveu:
Acho que o cebolão correto é 87 a 92°C.
Pelo que vc falou da velocidade acima de 70km/h, eu suspeito logo da bomba....
Também acho que o cebolão que o DUDULPS está usando está muito quente.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
lucasrfreie
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 04 Abr 2019, 18:08
Carro: Voyage 1982

Re: Carro esquentando após 70,80km/h

Mensagem por lucasrfreie »

Da uma olhada se a ventoinha ta girando do lado certo, um amigo meu teve um problema parecido no carro dele, e uma das coisas que tinha de errado no carro era a ventoinha que tava girando no sentido contrario
Avatar do usuário
DUDULPS
Membro
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 05 Mar 2019, 01:23
Carro: Voyage GLS 1.8 89

Re: Carro esquentando após 70,80km/h

Mensagem por DUDULPS »

Hudsonmatos1985 escreveu:
DUDULPS escreveu:
Rodox escreveu:Olá,

Já adianto que eu achei seu caso achei difícil de eu resolver...

Acho que pode ser:

1. Você pode estar usando o cebolão errado para o seu carro, então o motor esquenta demais.

O meu carro por exemplo estava usando um cebolão muito frio e então o ponteiro de temperatura ficava sempre no frio. Troquei por um cebolão intermediário (mais frio que o especificado no catálogo e mais quente do que o que estava instalado), e então meu motor aquecia até a faixa central do marcador de temperatura.

O vendedor da autopeça me recomendou o cebolão intermediário porque ele disse que teria o risco de o motor superaquecer se eu usasse o cebolão especificado no catálogo.

2. Queimou a junta de cabeçote, então o motor superaquece e baixa água ao mesmo tempo. Veja se o óleo está misturado com água na cor de café com leite;

3. Alguma galeria de água entupida;

4. Radiador entupido - solução trocar o radiador.

5. vazamento de água. Pode ter rachado alguma mangueira d'água, pode ter furado o selo do motor, pode ter furado o cavalete de água (duto de aço de água que fica atrás do motor), pode ter estragado a tampa do reservatório de expansão, etc.

6. bomba d'água defeituosa. Se for bomba d'água com rotor de plástico, o rotor pode estar defeituoso, e para de funcionar em determinada rotação. Ou se o rotor for de aço, ficou banguelo o rotor (as pás do rotor gastaram) devido a alta quilometragem de uso (aconteceu isso comigo).

Assim se eu fosse você ia em um mecânico pra ter o diagnóstico mais preciso, pois se você for trocar o radiador e não for ele foi R$ 1.030,00 no lixo.
então olhando o cebolão ele ja ta com um mais frio que o original que e 102/95 de acordo com a tabela da mte
oléo do motor ja verifiquei e a coloração está normal
ja procurei vazamento nas mangueiras e no selo do motor e nao tem tbm aquele cano dagua que passa por tras do motor troquei faz pouco tempo e tbm olhei la pra ver se nao tinha vazamento
reservatorio e a tampa sao novos, bomba dagua tenho que verificar direito, to so esperando um dinheiro entrar para levá lo no mecanico, tudo indica que seja o radiador, quando o marcador do painel funciona e ele esquenta o ponteiro chega a passar daquele led que pisca que fica no meio.

Acho que o cebolão correto é 87 a 92°C.
Pelo que vc falou da velocidade acima de 70km/h, eu suspeito logo da bomba....
vou verificar qual cebolão que ta lá.
eu falo 102/95 e o que ta no catalogo da mte indicando o certo, tentei procurar um cebolao mais frio e não achei pq o dele e de 3 pinos e não de 2 igual a maioria. eu não suspeito tanto da bomba pq quando acelero a agua que sai naquela mangueirinha fina q e ligada no reservatorio sai mais forte. Minha suspeita e mais com radiador que pode ta entupido pq ele ainda e o original de fabrica.
lucasrfreie escreveu:Da uma olhada se a ventoinha ta girando do lado certo, um amigo meu teve um problema parecido no carro dele, e uma das coisas que tinha de errado no carro era a ventoinha que tava girando no sentido contrario
Bom ja dei uma olhada nisso tbm e ta girando do lado certo, no caso ela suga o ar da frente e joga pra trás sentido a parede corta fogo
Carro : Voyage GLS 1.8 1989 Frente Remodelada para 1991 C.A/C 3°Dono
Avatar do usuário
DUDULPS
Membro
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 05 Mar 2019, 01:23
Carro: Voyage GLS 1.8 89

Re: Carro esquentando após 70,80km/h

Mensagem por DUDULPS »

galera tava pensando aqui será que teria algum problema eu colocar o radiador para o quadrado sem ar, e adaptar o condensador depois ?
Carro : Voyage GLS 1.8 1989 Frente Remodelada para 1991 C.A/C 3°Dono
Avatar do usuário
Hudsonmatos1985
Membro
Membro
Mensagens: 101
Registrado em: 18 Out 2016, 12:37
Carro: Voyage 93 1.6AP

Re: Carro esquentando após 70,80km/h

Mensagem por Hudsonmatos1985 »

DUDULPS escreveu:galera tava pensando aqui será que teria algum problema eu colocar o radiador para o quadrado sem ar, e adaptar o condensador depois ?

Sem problemas, coloquei AC no meu carro e rodo com o radiador do carro sem ar, já viajei, já peguei engarrafamento, já rodei dentro do bairro.... sem problemas.

Continuo achando que seu problemas é a cebolinha e a bomba. Se fosse radiador ele provavelmente esquentaria até parado... O radiador do meu carro está datado de 1989...
Jesus é o nosso Rei!
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Carro esquentando após 70,80km/h

Mensagem por Rodox »

DUDULPS escreveu:galera tava pensando aqui será que teria algum problema eu colocar o radiador para o quadrado sem ar, e adaptar o condensador depois ?
Se eu fosse você começava trocando as peças mais baratas. Faça o que disse o amigo Hudsonmatos1985, troque o cebolão e se não resolver então troque a bomba d'água... eles são muito mais baratos que um radiador. Meu pai uma vez o carro rateava e então ele trocou a bobina e não adiantou nada, quando foi ver a culpa era da vela de ignição muito gasta, ou seja, trocou a peça mais cara a toa.

Me lembro aqui neste forum vi um caso de motor superaquecendo e quando tiraram o cabeçote as galerias de água do bloco do motor estavam entupidas, ou seja, cada caso é um caso. O meu radiador (Gol 1990 1.8AP) era original e eu só quando ele trincou na parte de plástico e então começou a vazar água. Por fim, para ilustrar o problema de hoje em dia com bombas d'água com rotor de plástico veja o vídeo abaixo:

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=eR-xUarqPkc[/BBvideo]
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
DUDULPS
Membro
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 05 Mar 2019, 01:23
Carro: Voyage GLS 1.8 89

Re: Carro esquentando após 70,80km/h

Mensagem por DUDULPS »

Hudsonmatos1985 escreveu:
DUDULPS escreveu:galera tava pensando aqui será que teria algum problema eu colocar o radiador para o quadrado sem ar, e adaptar o condensador depois ?

Sem problemas, coloquei AC no meu carro e rodo com o radiador do carro sem ar, já viajei, já peguei engarrafamento, já rodei dentro do bairro.... sem problemas.

Continuo achando que seu problemas é a cebolinha e a bomba. Se fosse radiador ele provavelmente esquentaria até parado... O radiador do meu carro está datado de 1989...
mas o condensador e original dos quadrado ? como foi colocado ele, vou fazer isso trocar cebolinha e pedir pro mecanico olhar a bomba dagua.
Rodox escreveu:
DUDULPS escreveu:galera tava pensando aqui será que teria algum problema eu colocar o radiador para o quadrado sem ar, e adaptar o condensador depois ?
Se eu fosse você começava trocando as peças mais baratas. Faça o que disse o amigo Hudsonmatos1985, troque o cebolão e se não resolver então troque a bomba d'água... eles são muito mais baratos que um radiador. Meu pai uma vez o carro rateava e então ele trocou a bobina e não adiantou nada, quando foi ver a culpa era da vela de ignição muito gasta, ou seja, trocou a peça mais cara a toa.

Me lembro aqui neste forum vi um caso de motor superaquecendo e quando tiraram o cabeçote as galerias de água do bloco do motor estavam entupidas, ou seja, cada caso é um caso. O meu radiador (Gol 1990 1.8AP) era original e eu só quando ele trincou na parte de plástico e então começou a vazar água. Por fim, para ilustrar o problema de hoje em dia com bombas d'água com rotor de plástico veja o vídeo abaixo:
e vo fazer isso como vc ta me falando pq ta muito estranho mesmo. o carro ta uma maravilha para andar so tem esse porem de esquentar kkk qd pisa ele responde, como e meu primeiro carro tenho que quebrar a cabeça um pouco mesmo kk
Carro : Voyage GLS 1.8 1989 Frente Remodelada para 1991 C.A/C 3°Dono
Avatar do usuário
DUDULPS
Membro
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 05 Mar 2019, 01:23
Carro: Voyage GLS 1.8 89

Re: Carro esquentando após 70,80km/h

Mensagem por DUDULPS »

amanha vou troca o oleo e filtro dele ja vou pedir pro mecanico olhar.
Carro : Voyage GLS 1.8 1989 Frente Remodelada para 1991 C.A/C 3°Dono
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Carro esquentando após 70,80km/h

Mensagem por Rodox »

Acabei de ler em um livro que tenho outros possíveis culpados por superaquecimento:
1. o marcador de temperatura está defeituoso. Acho que não seja o seu caso pois a água está baixando, logo acho que a água está evaporando por superaquecimento;
2. ponto de ignição incorreto. Para isso você precisará de uma pistola de ponto;
3. mistura ar/combustível incorreta. se tem que regular a mistura do carburador.

E o curioso que neste livro fala com radiador entupido se deve tirar o radiador e fazer um fluxo de água no sentido contrário ao que o radiador trabalha. Outra solução seria limpeza química do radiador.

E por fim pela parte de fora ele fala pra limpar as aletas do radiador com lavadora de alta pressão (obs. cuidado com a pressão da lavadora de alta pressão, pois pode estragar o radiador).
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
DUDULPS
Membro
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 05 Mar 2019, 01:23
Carro: Voyage GLS 1.8 89

Re: Carro esquentando após 70,80km/h

Mensagem por DUDULPS »

Rodox escreveu:Acabei de ler em um livro que tenho outros possíveis culpados por superaquecimento:
1. o marcador de temperatura está defeituoso. Acho que não seja o seu caso pois a água está baixando, logo acho que a água está evaporando por superaquecimento;
2. ponto de ignição incorreto. Para isso você precisará de uma pistola de ponto;
3. mistura ar/combustível incorreta. se tem que regular a mistura do carburador.

E o curioso que neste livro fala com radiador entupido se deve tirar o radiador e fazer um fluxo de água no sentido contrário ao que o radiador trabalha. Outra solução seria limpeza química do radiador.

E por fim pela parte de fora ele fala pra limpar as aletas do radiador com lavadora de alta pressão (obs. cuidado com a pressão da lavadora de alta pressão, pois pode estragar o radiador).
ja desconfiei do ponto tbm nem sei em quantos graus está, enquanto a mistura não sei, mas ele funciona redondinho em marcha lenta, a agua baixa muito pouco so se eu andar com ele até pq tem um vazamento no radiador, se caso eu tiver que trocar ele vou acabar colocando para carro sem ar mesmo pois a grana ta curta, como não to usando o ar pois o condensador ta quebrado depois eu adapto o condensador quando eu mandar religar o ar e recuperar o condensador. andei vendo uns video de gol quadrado com ar vi nesse video abaixo que estava utilizando o radiador para carro sem ar.
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=YsnzhYejPIA&t=365s[/BBvideo]
Carro : Voyage GLS 1.8 1989 Frente Remodelada para 1991 C.A/C 3°Dono
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Carro esquentando após 70,80km/h

Mensagem por Rodox »

Desde quando seu carro está superaquecendo? E quando foi que você comprou ele?
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
DUDULPS
Membro
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 05 Mar 2019, 01:23
Carro: Voyage GLS 1.8 89

Re: Carro esquentando após 70,80km/h

Mensagem por DUDULPS »

Rodox escreveu:Desde quando seu carro está superaquecendo? E quando foi que você comprou ele?
comprei ele no inicio do ano em janeiro, era do meu pai ele tava parado a uns 2 anos acabando no tempo ai eu comprei ele de uns 3 meses pra ca que eu venho notando que ele esquenta pq no começo eu andava com ele em trechos curtos no maximo 20km de distancia de casa e a br que eu pego o limite e 60 e sempre tem muito carro n da pra passar disso por isso que ele nunca esquentava pq no transito nao esquenta, depois de julho que eu comecei a andar distancias mais longas tipo 50km foi ai que percebi pq qd eu entrava na via de 80 o transito e mais livre ai dava para acelerar mais ai que começava. desde que comprei rodo bem pouco nele rodo mais so final de semana e trechos bem curtos tbm inclusive vou trocar o oleo amanha porque ultima vez que troquei foi em fevereiro e acho q n rodei nem 2000km. ai ja achei estranho qd ele esquentava pq em alta velocidade o vento na frente do carro e muita e ele não tem VT. ja comprei sabendo q ia dar trabalho kkkkk
Carro : Voyage GLS 1.8 1989 Frente Remodelada para 1991 C.A/C 3°Dono
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Carro esquentando após 70,80km/h

Mensagem por Rodox »

DUDULPS escreveu:
Rodox escreveu:Desde quando seu carro está superaquecendo? E quando foi que você comprou ele?
comprei ele no inicio do ano em janeiro, era do meu pai ele tava parado a uns 2 anos acabando no tempo ai eu comprei ele de uns 3 meses pra ca que eu venho notando que ele esquenta pq no começo eu andava com ele em trechos curtos no maximo 20km de distancia de casa e a br que eu pego o limite e 60 e sempre tem muito carro n da pra passar disso por isso que ele nunca esquentava pq no transito nao esquenta, depois de julho que eu comecei a andar distancias mais longas tipo 50km foi ai que percebi pq qd eu entrava na via de 80 o transito e mais livre ai dava para acelerar mais ai que começava. desde que comprei rodo bem pouco nele rodo mais so final de semana e trechos bem curtos tbm inclusive vou trocar o oleo amanha porque ultima vez que troquei foi em fevereiro e acho q n rodei nem 2000km. ai ja achei estranho qd ele esquentava pq em alta velocidade o vento na frente do carro e muita e ele não tem VT. ja comprei sabendo q ia dar trabalho kkkkk
Então como ele ficou sem funcionar o motor por 2 anos acredito que deve ter entupido algo no sistema de arrefecimento. Carro se tem que ligar no mínimo 1 vez por semana, senão começa a dar problemas... o primeiro é a bateria arriar após uns 30 dias ou menos.

Já li no Autoentusiastas que um dos maiores colecionadores de carros do Brasil não andava com os carros e deixava os carros deles sem nenhum fluido (óleo de motor e câmbio e água do sistema de arrefecimento e sem combustível), isso chama-se hibernação do carro. Ele só colocava os referidos fluidos quando fosse andar com o carro.

E para voltar a ligar tem todo um protocolo de segurança que envolve antes de dar a partida do motor fazer o motor girar manualmente já abastecido com óleo de motor. Pois tem motor que pode ter travado devido ao tempo parado.

Vejam abaixo o tamanho da coleção dele:

https://www.autoentusiastas.com.br/2018 ... no-brasil/
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
DUDULPS
Membro
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 05 Mar 2019, 01:23
Carro: Voyage GLS 1.8 89

Re: Carro esquentando após 70,80km/h

Mensagem por DUDULPS »

bom fui no mecânico para trocar o oléo, ai ja pedi para olhar a bomba dagua e cebolão, ai a bomba dagua dele tava com rolamento ruim inclusive ainda era a original VW, mandei trocar ela e aquelas 2 mangueiras que sai da carcaça tbm pois tavam começando a rasgar e nisso acabei trocando 2 retentores de oléo pq o motor tava sujando a correa dentada de oleo.
Ele me disse que não precisava trocar o cebolão pq ta funcionando normalmente, depois de tudo trocado andei com carro para vir para o serviço e a temperatura continua a subir se deixar to vendo que terei de trocar o radiador mesmo.
Carro : Voyage GLS 1.8 1989 Frente Remodelada para 1991 C.A/C 3°Dono
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Carro esquentando após 70,80km/h

Mensagem por Rodox »

DUDULPS escreveu:bom fui no mecânico para trocar o oléo, ai ja pedi para olhar a bomba dagua e cebolão, ai a bomba dagua dele tava com rolamento ruim inclusive ainda era a original VW, mandei trocar ela e aquelas 2 mangueiras que sai da carcaça tbm pois tavam começando a rasgar e nisso acabei trocando 2 retentores de oléo pq o motor tava sujando a correa dentada de oleo.
Ele me disse que não precisava trocar o cebolão pq ta funcionando normalmente, depois de tudo trocado andei com carro para vir para o serviço e a temperatura continua a subir se deixar to vendo que terei de trocar o radiador mesmo.
Bom isso é sinal que o mecânico não achou a verdadeira causa do superaquecimento. E o cebolão funcionar não é a questão, a questão é se ele é o ideal para o seu carro. Teria que ler nele qual é a temperatura que está escrito que ele opera.

Você vai ter que voltar lá e diz pra ele que o caro continua superaquecendo. Sinto que o seu caso envolve ou queima de junta de cabeçote ou entupimento em algum ponto do sistema de arrefecimento... pode ser radiador, galerias de água do bloco ou do cabeçote, cavalete, etc.

O meu carro quando era do meu pai por volta do ano de 2006 o mecânico do meu pai ao trocar o coxim do motor se esqueceu de religar a tomada ventuinha, então explodiu uma magueira d'água. Meu pai trocou a mangueira e religou a ventuinha, e então pegamos a rodovia Presidente Castelo Branco de São Paulo/SP a Ourinhos/SP, a distância entre as cidades é de 370 km.

Então quando faltava apenas uns 50 km para chegar em Ourinhos/SP, eu vi ascender a luz vermelha de superaquecimento no painel e o ponteiro de temperatura colar na faixa da direita (quente). Eu estava a 130 km/h a horas, pois a viagem dura em média umas 3 horas e 1/2 nessa velocidade.

Quando reduzi para 60 km/h saia uma nuvem de fumaça do motor, encostei no acostamento e deu dó ver a fumaça saindo do cabeçote. O primeiro mecânico que o guincho da DERSA nos deixou trocou a bomba d' água que estava vazando, mas não resolveu.

Meu pai então insistiu seguir viagem e após apenas 10 km outra mangueira d'água explodiu. Meu pai ligou para o cunhado dele e ele veio com o mecânico dele. O mecânico tirou todas as velas de ignição do motor, e mandou dar a partida, então saiu um jato de água bem forte, e então ele falou: "Desliga o motor agora! Queimou a junta de cabeçote."

Quando foi ver além de ter queimado a junta de cabeçote, o cabeçote empenou e teve que ir pra retífica. Então o problema de superaquecimento foi solucionado. Meu pai não quis que o mecânico que esqueceu de religar a tomada da ventuinha tivesse que reembolsá-lo, mas nunca mais voltou lá.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Carro esquentando após 70,80km/h

Mensagem por bleidao »

Você precisa de uma vávula termostática para manter o motor em seu perfeito funcionamento.

Mas aparentemente o seu problema se dá devido ao furo no radiador, visto que isso "despressuriza" o sistema.
Responder

Voltar para “Motor Refrigerado a "Agua" - AP”