Duvida sobre aquecimento

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
GlaucoHenrique
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 05 Dez 2012, 11:33
Carro: Gol 92 CL 1.8

Duvida sobre aquecimento

Mensagem por GlaucoHenrique »

Meu gol é 1.8 a gasolina e estou querendo instalar o coletor da santili para instalar minha weber 40 e algumas pessoas me falam que não precisaria ligar o aquecimento, outras sim, e eu fico na duvida se precisa ou não pois uns falam que só é bom para carros a álcool e a gasolina não precisa. Falam que quanto mais fria a gasolina entrar melhor. Alguém poderia me esclarecer essa duvida. Obrigado.
Avatar do usuário
lucascht
Membro
Membro
Mensagens: 116
Registrado em: 14 Out 2016, 10:44
Carro: Voyage 1.6 1992
Localização: Chapecó - SC

Re: Duvida sobre aquecimento

Mensagem por lucascht »

Se for gasolina, nao precisa, o aquecimento é essencial no álcool pois ele precisa de uma temperatura mais alta para que tenha uma queima eficiente, a gasolina com 40º já queima, porem o álcool precisa de no mínimo 75º. O aquecimento no coletor serve para que a mistura ar/combustível fique mais homogênea, vaporizando o álcool, para nao ocorrer o fenômeno de condensação, que afeta no bom funcionamento e queima de combustível no motor. Quanto a questão de quanto mais frio na admissão, é referente ao ar, nao necessariamente a gasolina, que se, muito fria, pode condensar também. O ar, quanto mais baixa sua temperatura, mais moléculas de oxigênio temos no mesmo volume, ou seja, se um cilindro admite 600 cm³ de ar quente, terá menos moléculas de oxigênio do que se fosse 600 cm³ de ar fresco, o que resulta numa queima mais eficiente e com mais energia no caso do ar fresco, daí a origem dos Cold Air Intake, que são tubulações feitas para que seja captado o ar mais fresco possível, sem interferência do calor do motor.
Editado pela última vez por lucascht em 25 Out 2019, 17:20, em um total de 1 vez.
GlaucoHenrique
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 05 Dez 2012, 11:33
Carro: Gol 92 CL 1.8

Re: Duvida sobre aquecimento

Mensagem por GlaucoHenrique »

Entendi mano, muito obrigado por responder. Eu não irei ligar ele então.
Avatar do usuário
SCarrilho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 351
Registrado em: 28 Jan 2015, 00:50
Carro: Parati

Re: Duvida sobre aquecimento

Mensagem por SCarrilho »

Ainda boto um complemento que vi por experiência própria, passei meu carro pra gasolina e não tirei o aquecedor... como rodo no GNV isso não me traz problemas mas com o carro quente eu enchi o carburador de gasolina e vi ela evaporar em questão de segundos só com o calor do motor.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Duvida sobre aquecimento

Mensagem por bleidao »

Esse aquecimento só vai te fazer falta se for rodar no álcool. Na gasolina não é para colocar.
Responder

Voltar para “Motor Refrigerado a "Agua" - AP”