[CURIOSIDADE] Alta Economia, mas até quanto?

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
Chicó
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 24 Out 2017, 19:53
Carro: Gol CL 1.6

[CURIOSIDADE] Alta Economia, mas até quanto?

Mensagem por Chicó »

Fala galera! Eu tenho um Gol 1.6 CHT gasolina e meu projeto para ele seria de torna-lo um carro muito econômico. Pesquisando mais sobre o carro descobrir um site com a ficha técnica dele com o consumo de 11km/l na cidade e 17km/l na estrada, mais do que muito carro novo. E queria saber se já teve ou conhece alguém que chegou nesse consumo, para saber se essa informação é verdadeira, pois seria um objetivo a ser alcançado por mim.
Avatar do usuário
SCarrilho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 351
Registrado em: 28 Jan 2015, 00:50
Carro: Parati

Re: [CURIOSIDADE] Alta Economia, mas até quanto?

Mensagem por SCarrilho »

Boa, vou acompanhar.
Avatar do usuário
lucascht
Membro
Membro
Mensagens: 116
Registrado em: 14 Out 2016, 10:44
Carro: Voyage 1.6 1992
Localização: Chapecó - SC

Re: [CURIOSIDADE] Alta Economia, mas até quanto?

Mensagem por lucascht »

E aí cara, olha, o meu é CHT 1.6 e faço 11,5 km/l na cidade. O que eu fiz foi tirar o carburador, deixar de molho no tiner, trocar o kit de reparos, troquei filtro de combustivel, coloquei a valvula termostatica, fiz uma limpeza geral no motor e regulei as valvulas, isso tudo fui eu quem mexeu. Alem disso o carro deve estar alinhado (geometria) e tambem os pneus bem calibrados. O segredo para se dirigir economicamente é tentar manter a faixa de rotaçao do carro o mais baixo possivel, isso em qualquer carro, inclusive nos novos, pois nao tem como vc querer pisar fundo ou dar puxadas rapidas que qualquer carro irá ser gastao, isso pode ser observado nos carros com computador de bordo que mostram a media em tempo real. Quanto ao CHT, no proprio manual da VW tem uma pagina onde explica a forma mais economica de se dirigir, indicando em qual velocidade passar a marcha e que se deve pisar de leve no acelerador até atingir a velocidade desejada. Claro q pra dirigir dessa forma é mais entediante, mas no fim compensa. Eu uso o carro todos os dias para trabalhar e a diferença de tempo entre ir pisando fundo ou de leve nao chega nem a 5 minutos, e com o preço da nossa gasolina, creio q é a melhor opçao a se tomar.
Avatar do usuário
Dirceu7
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registrado em: 16 Out 2016, 18:00
Carro: Gol 1000 ANO 94
Localização: Brasília DF

Re: [CURIOSIDADE] Alta Economia, mas até quanto?

Mensagem por Dirceu7 »

lucascht escreveu:E aí cara, olha, o meu é CHT 1.6 e faço 11,5 km/l na cidade. O que eu fiz foi tirar o carburador, deixar de molho no tiner, trocar o kit de reparos, troquei filtro de combustivel, coloquei a valvula termostatica, fiz uma limpeza geral no motor e regulei as valvulas, isso tudo fui eu quem mexeu. Alem disso o carro deve estar alinhado (geometria) e tambem os pneus bem calibrados. O segredo para se dirigir economicamente é tentar manter a faixa de rotaçao do carro o mais baixo possivel, isso em qualquer carro, inclusive nos novos, pois nao tem como vc querer pisar fundo ou dar puxadas rapidas que qualquer carro irá ser gastao, isso pode ser observado nos carros com computador de bordo que mostram a media em tempo real. Quanto ao CHT, no proprio manual da VW tem uma pagina onde explica a forma mais economica de se dirigir, indicando em qual velocidade passar a marcha e que se deve pisar de leve no acelerador até atingir a velocidade desejada. Claro q pra dirigir dessa forma é mais entediante, mas no fim compensa. Eu uso o carro todos os dias para trabalhar e a diferença de tempo entre ir pisando fundo ou de leve nao chega nem a 5 minutos, e com o preço da nossa gasolina, creio q é a melhor opçao a se tomar.



Muito bem explicado! :good:
GOL 1000 COM KIT 1.6 (PISTÕES, CAMISAS, E VIRABREQUIM,....) ANO 94 BRASILIA DF
Jorge Silva
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registrado em: 10 Nov 2017, 07:00
Carro: Gol Bola 1.8AP MI 98

Re: [CURIOSIDADE] Alta Economia, mas até quanto?

Mensagem por Jorge Silva »

Isso depende da qualidade da gasolina também. Tem gasolina por aí que possui muito mais que 27% de álcool (máximo permitido por lei), então o motor não rende e faz menos km/litro. Vale lembrar que na época que esses gols quadrados eram 0 km a gasolina era praticamente pura.
Desconfiem de preço barato de combustível, pois é um forte indicativo de adulteração.
Avatar do usuário
Chicó
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 24 Out 2017, 19:53
Carro: Gol CL 1.6

Re: [CURIOSIDADE] Alta Economia, mas até quanto?

Mensagem por Chicó »

lucascht escreveu:E aí cara, olha, o meu é CHT 1.6 e faço 11,5 km/l na cidade. O que eu fiz foi tirar o carburador, deixar de molho no tiner, trocar o kit de reparos, troquei filtro de combustivel, coloquei a valvula termostatica, fiz uma limpeza geral no motor e regulei as valvulas, isso tudo fui eu quem mexeu. Alem disso o carro deve estar alinhado (geometria) e tambem os pneus bem calibrados. O segredo para se dirigir economicamente é tentar manter a faixa de rotaçao do carro o mais baixo possivel, isso em qualquer carro, inclusive nos novos, pois nao tem como vc querer pisar fundo ou dar puxadas rapidas que qualquer carro irá ser gastao, isso pode ser observado nos carros com computador de bordo que mostram a media em tempo real. Quanto ao CHT, no proprio manual da VW tem uma pagina onde explica a forma mais economica de se dirigir, indicando em qual velocidade passar a marcha e que se deve pisar de leve no acelerador até atingir a velocidade desejada. Claro q pra dirigir dessa forma é mais entediante, mas no fim compensa. Eu uso o carro todos os dias para trabalhar e a diferença de tempo entre ir pisando fundo ou de leve nao chega nem a 5 minutos, e com o preço da nossa gasolina, creio q é a melhor opçao a se tomar.
As suas dicas são muito boa! Vou seguir fielmente. pois se eu conseguir chegar a fazer 11,5 km/l na cidade já estou satisfeito. Atualmente faço 8km/l na estrada, mas não estou surpreso porque tem muita coisa para fazer no motor. Eu sempre ando de boa e deixo o motor trabalhar suave e minha velocidade de cruzeiro é de 75km/h a 85km/h mais do que isso só em uma ultrapassagem. Obrigadão por essa força. mais novidades eu passo aqui. :good:
Avatar do usuário
Chicó
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 24 Out 2017, 19:53
Carro: Gol CL 1.6

Re: [CURIOSIDADE] Alta Economia, mas até quanto?

Mensagem por Chicó »

Jorge Silva escreveu:Isso depende da qualidade da gasolina também. Tem gasolina por aí que possui muito mais que 27% de álcool (máximo permitido por lei), então o motor não rende e faz menos km/litro. Vale lembrar que na época que esses gols quadrados eram 0 km a gasolina era praticamente pura.
Desconfiem de preço barato de combustível, pois é um forte indicativo de adulteração.
Bem observado! isso tinha passado despercebido por mim. Um tempo atrás um posto aqui perto de casa foi fechado por vender gasolina adulterada e eu sempre abasteci e nunca desconfiei porque era um posto de uma empresa bem conhecido. Agora ficou difícil descobrir em quem abastecer, porque só consigo saber depois que entra no tanque e depois do ocorrido eu desconfio de qualquer posto. Atualmente estou abastecendo em qualquer posto só pra ver a qualidade de cada um até reformar o Gol. Obrigadão por essa força. Valew :good:
Jorge Silva
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registrado em: 10 Nov 2017, 07:00
Carro: Gol Bola 1.8AP MI 98

Re: [CURIOSIDADE] Alta Economia, mas até quanto?

Mensagem por Jorge Silva »

Chicó escreveu:
Jorge Silva escreveu:Isso depende da qualidade da gasolina também. Tem gasolina por aí que possui muito mais que 27% de álcool (máximo permitido por lei), então o motor não rende e faz menos km/litro. Vale lembrar que na época que esses gols quadrados eram 0 km a gasolina era praticamente pura.
Desconfiem de preço barato de combustível, pois é um forte indicativo de adulteração.
Bem observado! isso tinha passado despercebido por mim. Um tempo atrás um posto aqui perto de casa foi fechado por vender gasolina adulterada e eu sempre abasteci e nunca desconfiei porque era um posto de uma empresa bem conhecido. Agora ficou difícil descobrir em quem abastecer, porque só consigo saber depois que entra no tanque e depois do ocorrido eu desconfio de qualquer posto. Atualmente estou abastecendo em qualquer posto só pra ver a qualidade de cada um até reformar o Gol. Obrigadão por essa força. Valew :good:
Você mesmo pode testar a qualidade da gasolina no seu tanque. Tire uns 50 mL de gasolina do seu tanque e faça o teste da proveta. Tem vários vídeos na internet explicando como é esse teste. Um que é bom é o do link abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=1u1f2NWBwVk

Você pode achar esta proveta de teste na internet para comprar. Na Loja do mecânico tem pra vender por R$ 16,90:

http://www.lojadomecanico.com.br/produt ... remen-6062
Editado pela última vez por Jorge Silva em 15 Nov 2017, 11:06, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [CURIOSIDADE] Alta Economia, mas até quanto?

Mensagem por bleidao »

Chicó escreveu:Fala galera! Eu tenho um Gol 1.6 CHT gasolina e meu projeto para ele seria de torna-lo um carro muito econômico. Pesquisando mais sobre o carro descobrir um site com a ficha técnica dele com o consumo de 11km/l na cidade e 17km/l na estrada, mais do que muito carro novo. E queria saber se já teve ou conhece alguém que chegou nesse consumo, para saber se essa informação é verdadeira, pois seria um objetivo a ser alcançado por mim.
O de um amigo faz 12 na cidade.
Jorge Silva
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registrado em: 10 Nov 2017, 07:00
Carro: Gol Bola 1.8AP MI 98

Re: [CURIOSIDADE] Alta Economia, mas até quanto?

Mensagem por Jorge Silva »

E lembrei que uma coisa importante também para a economia de combustível é o sistema de ignição estar em ordem (velas, cabos de vela, tampa do distribuidor, rotor do distribuidor, bobina e ponto-de-ignição correto).Troquei tudo isso do meu a maior parte logo que comprei o carro, exceto a bobina. A bobina troquei uns 2 anos depois de comprar o carro, mas o problema não era ela... era o carburador mesmo precisando de manutenção.

Assim se mesmo após tudo o que foi dito aqui neste tópico não adiantar para melhorar o consumo do carro, tudo indica que a compressão do motor está ruim, precisando então de reparo que pode ser desde uma simples retífica de cabeçote a até retífica completa do motor. Para isso a pessoa deve medir a compressão com um compressímetro, equipamento que qualquer mecânico tem.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [CURIOSIDADE] Alta Economia, mas até quanto?

Mensagem por Rodox »

Existem várias variáveis envolvidas na economia de combustível. Vale a pena ler o texto abaixo:

"CONSUMO DE COMBUSTÍVEL, ASSUNTO COMPLICADO

Uma questão das mais complicadas quando se fala de automóvel é consumo de combustível. Vejo muito nos comentários verdadeiras proezas em consumir pouco, enquanto outros reclamam de seu carro ser gastador. Digo complicado porque são tantas as variáveis que influenciam o gasto de combustível que fica literalmente impossível determiná-lo em ambiente e condições que não sejam num laboratório, carro “rodando” num dinamômetro de rolo sob condições absolutamente controladas, tais como correção de altitude (pressão atmosférica) e temperatura, além de ser utilizado combustível rigorosamente dentro das especificações.

Isso é de vital importância no caso do Brasil devido à gasolina conter álcool, sendo de 22% a porcentagem oficial e por isso adotada por todas as fabricantes. No álcool, ser o especificado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que é o álcool com 93º INPM, com 7% de água.

É por isso que no passado não tão distante as fábricas informavam consumo em velocidades constantes no plano, dessa maneira isolando a influência do pé direito do motorista. Mas mesmo assim poderia haver variações.

Por volta do início dos anos 1970 começou nos Estados Unidos, pela Agência de Proteção Ambiental (EPA, Environment Protection Agency) a medir o consumo por meio de ciclos de uso simulados, o mesmo passando a ser feito na Europa e no Japão algum tempo depois. Há o ciclo urbano e o ciclo rodoviário.

Hoje temos a norma FTP-75 (Federal Test Procedure), americana,que é a mesma adotada no Brasil com nome de NBR 7024, e a New European Driving Cycle (NEDC), além de outras como a japonesa e a australiana.

Essas simulações, como o próprio nome diz, procuram reproduzir o uso do veículo em condições normais, mas nem sempre correspondem ao consumo no mundo real. É por isso que é comum serem revisadas, como aconteceu nos EUA e no Brasil, em que é aplicado um fator de correção. Aqui foi considerada correção de 22% para o consumo na cidade e de 29%, para o rodoviário.

O assunto é mesmo complicado. A Hyundai acabou de ser multada nos Estados Unidos por informar números de consumo muito aquém do que se obtinha no uso normal.

Variáveis

E no nosso carro de todo dia, como fica? O elenco de variáveis capazes de influir no consumo é vasto:

– topografia da estrada, com todas as suas variações, sobe, desce;
– rugosidade da pavimentação (mais lisa, menor consumo);
– condições meteorológicas (vento e chuva);
– densidade do tráfego
– pressão de enchimento e tipo de pneu (há os “verdes” agora); pressão abaixo do normal leva a maior consumo sempre;
– carga a bordo, mais peso, maior consumo;
– aerodinâmica, como racks de teto e até carro sujo;
– aerodinâmica, uma pintura encerada faz o carro consumir menos;
– aerodinâmica, dirigir com janelas abertas ou aplicar calhas de chuva;
– estado mecânico do veículo, até mesmo alinhamento de rodas;
– qualidade do combustível no tanque, como gasolina alcoolizada além da conta, idem álcool aguado além do limite;
– maneira de dirigir quanto ao uso do câmbio e de aplicação de potência;
– maneira de dirigir, não deixar a velocidade dissipar-se naturalmente, freando no último moment0;
– quilometragem do motor, se muito novo e muito rodado o consumo é maior;
– estado de espírito do motorista, quanto mais calmo estiver, menor o consumo; um motorista irado pode levar a consumo 40% maior.

Como se vê, são muitas as variáveis que influenciam no consumo. Então não é suficiente afirmar que “meu carro consome x” para enaltecer suas qualidades nisso, é preciso também uma auto-análise, de como se dirige.

Um mesmo carro poder apresentar consumos bem diferentes, dependendo de quem o dirija. Gastará menos quem usar o motor em rotação mais baixa com acelerador mais aberto, isso nos motores a gasolina. Nos a diesel, quanto mais leve o pé no acelerador, melhor. * Veja a Nota 1 abaixo.

É por isso que o Ae sempre clama por marcha “de economia” nos câmbios, que além de baixar o consumo torna a viagem mais prazerosa. Com última marcha mais longa, é preciso abrir mais o acelerador para manter a mesma potência. Simples.

Bob Sharp"


* Nota 1: Carro carburado para economizar combustível tem que ser baixa rotação e quanto menos curso do acelerador melhor (ou seja, quanto menos pisar fundo no acelerador melhor é). O que o autor disse acima se aplica a carro injetado.

Fonte:

http://www.autoentusiastas.com.br/2014/ ... omplicado/
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [CURIOSIDADE] Alta Economia, mas até quanto?

Mensagem por João Victor AP »

CHT é um motor econômico mesmo.
Com o pé leve, faz 11Km/L tranquilo rodando na cidade.
Avatar do usuário
Dirceu7
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registrado em: 16 Out 2016, 18:00
Carro: Gol 1000 ANO 94
Localização: Brasília DF

Re: [CURIOSIDADE] Alta Economia, mas até quanto?

Mensagem por Dirceu7 »

João Victor AP escreveu:CHT é um motor econômico mesmo.
Com o pé leve, faz 11Km/L tranquilo rodando na cidade.

Circuito misto (Pista-Cidade) ja consegui fazer mais cerca de 13 - 14... mas ando daquela forma bastante conhecida kkkkk onde der banguela, eu coloco! Até por que uma das formas mais eficientes de economizar com carburado é assim mesmo. :D
GOL 1000 COM KIT 1.6 (PISTÕES, CAMISAS, E VIRABREQUIM,....) ANO 94 BRASILIA DF
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [CURIOSIDADE] Alta Economia, mas até quanto?

Mensagem por bleidao »

Só não concordo com a "banguela". Você desce desengrenado e, quando engata é o mesmo que jogar repentinamente todo o peso no câmbio de uma só vez. E dá aquela puxada. Sem contar que o carro fica menos controlável enquanto desengrenado.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [CURIOSIDADE] Alta Economia, mas até quanto?

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:Só não concordo com a "banguela". Você desce desengrenado e, quando engata é o mesmo que jogar repentinamente todo o peso no câmbio de uma só vez. E dá aquela puxada. Sem contar que o carro fica menos controlável enquanto desengrenado.
Fora o desconforto de ter que ficar engrenando e desengrenando e a sobrecarga aos freios que deverão ser acionados com muito mais frequência devido a ausência do freio-a-motor.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [CURIOSIDADE] Alta Economia, mas até quanto?

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:Só não concordo com a "banguela". Você desce desengrenado e, quando engata é o mesmo que jogar repentinamente todo o peso no câmbio de uma só vez. E dá aquela puxada. Sem contar que o carro fica menos controlável enquanto desengrenado.
Isso é verdade !
Amarra o carro de uma vez ao engatar o carro em uma descida, jogando tudo no câmbio, e isso não é bom !
Rodox escreveu:Fora o desconforto de ter que ficar engrenando e desengrenando e a sobrecarga aos freios que deverão ser acionados com muito mais frequência devido a ausência do freio-a-motor.
Carro engrenado na descida é uma segurança a mais.
Responder

Voltar para “Motor Refrigerado a "Agua" - CHT”