[AJUDA]Óleo do câmbio

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Avatar do usuário
ZANATTA
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 353
Registrado em: 15 Mai 2012, 21:32
Carro: Gol CL 92
Localização: Urussanga - SC

Re: [AJUDA]Óleo do câmbio

Mensagem por ZANATTA »

tecn.soares escreveu:Boa Noite Galera!
Vamos desmitificar e quebrar alguns mitos sobre óleo de transmissão.
De acordo com o manual de reparação e ajustes da Volkswagen referente ao Gol quadrado, Parati, Voiage, e Santana, o óleo é SAE 80 ou 90. Qualquer um dos dois está correto. Quanto a troca, como postado por um colega, ele possui (Long Life), quer dizer vida longa. Teoricamente não haveria necessidade de troca, porém ocorre que os retentores das partes móveis da caixa de transmissão são projetados e dispostos afim de evitarem vazamento do fluído evitando contaminação do hambiênte e perda do óleo. Com isso não está impedido de entrar água, poeira, lama e outras impurezas na caixa de transmissão, o que compromete a vida útil das peças provocando seu desgaste prematuro, portanto aconselha-se a fazer a troca a cada 100.000 Km ou intervalos de 1 ano. O que ocorrer primeiro. o óleo ficar com cor turva, espumada, mais grosso é devido estas impurezas.
Espero ter solucionado suas dúvidas com esta postagem.
É bem isso!

Depois de pesquisar eu vi que precisa sim trocar ...

Troquei esses dias o óleo do cambio do meu fuca, saiu um óleo preto que mais parecia uma graxa ... devia estar lá desde 84 kkk
Avatar do usuário
chipoka
Membro
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 24 Nov 2013, 15:33
Carro: GOL 1000 95
Localização: Serra - ES

Re: [AJUDA]Óleo do câmbio

Mensagem por chipoka »

Nossa! :o0
Depois de tudo vi aqui, fiquei até assustado kk.
Então deve ser por causa do oleo velho, que as duas primeiras marchas ficam ruin de passar, quando frio.
Amanha vou trocar, e logo depois posto o resultado.
vLw.
Avatar do usuário
hirinhu
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 313
Registrado em: 27 Jul 2010, 20:11
Carro: Gol C Furgão 1987

Re: [AJUDA]Óleo do câmbio

Mensagem por hirinhu »

chipoka escreveu:Nossa! :o0
Depois de tudo vi aqui, fiquei até assustado kk.
Então deve ser por causa do oleo velho, que as duas primeiras marchas ficam ruin de passar, quando frio.
Amanha vou trocar, e logo depois posto o resultado.
vLw.
Cara, troquei o meu recentemente também e fiquei impressionado como mudou o carro, parece que ficou mais solto... o carro perde bem menos embalo em cutoff... Pode trocar e diga como ficou, use o 80.

Abraço
furgão 87 1.6T R4449, Multi-bobinas, Pandoo ProInject
Jetta 2.5 09 x-tudo.....
Cayenne V8 4.5 Twin Turbo
Gol GL 97 2.0T - SCAT + AFP - ar/dh/ve/te, ZR56/58, 4xbobinas gol g6, Pandoo ProInject, 1-4 Sapinho
Gol BX 85 1.6 alcool
Avatar do usuário
chipoka
Membro
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 24 Nov 2013, 15:33
Carro: GOL 1000 95
Localização: Serra - ES

Re: [AJUDA]Óleo do câmbio

Mensagem por chipoka »

Rapaiz!, Troquei o oleo da caixa, axo que fui o unico dono que fez isso.
saiu um oleo sujo e no final branco tipo com agua.
usei o lubrax 80, até a boca.
o resultado foi o esperado :good:
muito bom!
agora penso em um frasco de militec1 no motor e na caixa :lol:
mais ainda estou com dificuldade de preço baixo 90 reais ta dificio :choro:
Avatar do usuário
hirinhu
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 313
Registrado em: 27 Jul 2010, 20:11
Carro: Gol C Furgão 1987

Re: [AJUDA]Óleo do câmbio

Mensagem por hirinhu »

chipoka escreveu:Rapaiz!, Troquei o oleo da caixa, axo que fui o unico dono que fez isso.
saiu um oleo sujo e no final branco tipo com agua.
usei o lubrax 80, até a boca.
o resultado foi o esperado :good:
muito bom!
agora penso em um frasco de militec1 no motor e na caixa :lol:
mais ainda estou com dificuldade de preço baixo 90 reais ta dificio :choro:

Cara militec aqui sai 65! Existe um aditivo específico da molykote pra cambios, dá uma olhada tbm
eu gosto do militec! ja coloquei no motor, na caixa ainda não tive oportunidade

abraço
furgão 87 1.6T R4449, Multi-bobinas, Pandoo ProInject
Jetta 2.5 09 x-tudo.....
Cayenne V8 4.5 Twin Turbo
Gol GL 97 2.0T - SCAT + AFP - ar/dh/ve/te, ZR56/58, 4xbobinas gol g6, Pandoo ProInject, 1-4 Sapinho
Gol BX 85 1.6 alcool
Ricardo Soldera
Membro
Membro
Mensagens: 190
Registrado em: 23 Nov 2008, 22:40
Carro: Gol 94 AP 1.6 álcool
Localização: Vinhedo-SP

Re: [AJUDA]Óleo do câmbio

Mensagem por Ricardo Soldera »

tecn.soares escreveu:Boa Noite Galera!
Vamos desmitificar e quebrar alguns mitos sobre óleo de transmissão.
De acordo com o manual de reparação e ajustes da Volkswagen referente ao Gol quadrado, Parati, Voiage, e Santana, o óleo é SAE 80 ou 90. Qualquer um dos dois está correto. Quanto a troca, como postado por um colega, ele possui (Long Life), quer dizer vida longa. Teoricamente não haveria necessidade de troca, porém ocorre que os retentores das partes móveis da caixa de transmissão são projetados e dispostos afim de evitarem vazamento do fluído evitando contaminação do hambiênte e perda do óleo. Com isso não está impedido de entrar água, poeira, lama e outras impurezas na caixa de transmissão, o que compromete a vida útil das peças provocando seu desgaste prematuro, portanto aconselha-se a fazer a troca a cada 100.000 Km ou intervalos de 1 ano. O que ocorrer primeiro. o óleo ficar com cor turva, espumada, mais grosso é devido estas impurezas.
Espero ter solucionado suas dúvidas com esta postagem.

tecn.soares,

100 mil km ou um ano? Não é muita quilometragem? E para um óleo long life, um ano não seria muito pouco?

Abraço,

Ricardo Soldera
Avatar do usuário
hirinhu
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 313
Registrado em: 27 Jul 2010, 20:11
Carro: Gol C Furgão 1987

Re: [AJUDA]Óleo do câmbio

Mensagem por hirinhu »

Ricardo Soldera escreveu:
tecn.soares escreveu:Boa Noite Galera!
Vamos desmitificar e quebrar alguns mitos sobre óleo de transmissão.
De acordo com o manual de reparação e ajustes da Volkswagen referente ao Gol quadrado, Parati, Voiage, e Santana, o óleo é SAE 80 ou 90. Qualquer um dos dois está correto. Quanto a troca, como postado por um colega, ele possui (Long Life), quer dizer vida longa. Teoricamente não haveria necessidade de troca, porém ocorre que os retentores das partes móveis da caixa de transmissão são projetados e dispostos afim de evitarem vazamento do fluído evitando contaminação do hambiênte e perda do óleo. Com isso não está impedido de entrar água, poeira, lama e outras impurezas na caixa de transmissão, o que compromete a vida útil das peças provocando seu desgaste prematuro, portanto aconselha-se a fazer a troca a cada 100.000 Km ou intervalos de 1 ano. O que ocorrer primeiro. o óleo ficar com cor turva, espumada, mais grosso é devido estas impurezas.
Espero ter solucionado suas dúvidas com esta postagem.

tecn.soares,

100 mil km ou um ano? Não é muita quilometragem? E para um óleo long life, um ano não seria muito pouco?

Abraço,

Ricardo Soldera
Depende da Km que se roda nesse ano!
Acredito que 30mil km seja uma frequência boa para troca, quando tirei o meu também não acreditei.... longlife mas de 1987... hhehehehe
furgão 87 1.6T R4449, Multi-bobinas, Pandoo ProInject
Jetta 2.5 09 x-tudo.....
Cayenne V8 4.5 Twin Turbo
Gol GL 97 2.0T - SCAT + AFP - ar/dh/ve/te, ZR56/58, 4xbobinas gol g6, Pandoo ProInject, 1-4 Sapinho
Gol BX 85 1.6 alcool
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [AJUDA]Óleo do câmbio

Mensagem por Rodox »

Troquei o meu semana passada, usei o Shell Spirax S2 80W - API GL-4, conforme especificado em um adesivo de fábrica no meu capô (SAE 80W - API GL-4).

Eu estava com problemas na 5a. Marcha, mas depois da troca de óleo melhorou... as outras marchas também o engate ficou macio.

A última troca que eu fiz foi a quase 5 anos e 15.000 km. Então sugiro trocar o óleo a cada 30.000 km ou 3 anos, o que ocorrer primeiro. Agora se antes disso o câmbio ficar com problemas sugiro trocar o óleo antes do referido prazo.

Aproveitando a oportunidade, só usem óleo API GL-4, pois se usar o API GL-5 o câmbio estoura.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Responder

Voltar para “Cambio”