(Resolvido) Cambio roncando sera?

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Drama
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 31 Ago 2016, 14:47
Carro: Voyage

(Resolvido) Cambio roncando sera?

Mensagem por Drama »

Blz galera... possuo um voyage 84 com aquele cambio 4 marchas ( caixa PN ) recentemente fiz o cambio do carro, pq havia perdido a ré... mais enfim
peguei o cambio carro estava zerado... ate que resolvi troca o coxim de cambio pois ja estava estourando, apos a troca do coxim começou um barulho que parece vim do cambio, troquei o oleo usei o tutela 80w, mais nao adiantou. fiz o teste pra ver se poderia ser o rolamento de embreagem mais parece que não. Sera que o coxim tem alguma influencia nesse barulho?:?:

agradeço a atençao vlw
Editado pela última vez por Drama em 08 Set 2016, 15:35, em um total de 1 vez.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Cambio roncando sera?

Mensagem por Rodox »

Olha talvez você colocou o óleo errado... veja no manual do seu carro ou se tem essa informação no capô do seu carro.

No capô do meu Gol 1.8AP ano 1990 indica 80W API GL-4, e as marcas são Shell, Mobil e Texaco. Se você colocar API GL-5 seu câmbio vai estourar... tem que ser API GL-4.

Na última troca eu coloquei o Shell Spirax 80W - API GL-4... muito bom por sinal:

Imagem
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Drama
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 31 Ago 2016, 14:47
Carro: Voyage

Re: Cambio roncando sera?

Mensagem por Drama »

foi esse o oleo que eu utilizei
Imagemo que ta me deixando doido é que eu fiz o cambio ha uns 5 meses atras e estava tudo ok.
sera que convém troca o oleo mais uma vez por dessas marcas que vc sitou
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Cambio roncando sera?

Mensagem por João Victor AP »

Pode ser nível baixo de óleo.
Mas se não for problema com o óleo, o câmbio roncando pode ser problema nos rolamentos internos, aí terá que abrir a caixa e trocá-los.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Cambio roncando sera?

Mensagem por Rodox »

Esse Tutela é SAE 80 e não 80W, pode ser que seja isso. Use Shell Spirax SAE 80W
Editado pela última vez por Rodox em 31 Ago 2016, 19:22, em um total de 1 vez.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Drama
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 31 Ago 2016, 14:47
Carro: Voyage

Re: Cambio roncando sera?

Mensagem por Drama »

salve rapaziada notei algo estranho hj... levantei uma roda, e acelerei o carro afim de ter uma maior precisao de onde vinha o barulho. e para minha surpresa o barulho não apareceu. mais quando dei uma volta com o carro la estava ele. nao satisfeito com o resultado fui ate onde fiz o cambio e la me informaram que a minha caixa de marcha usa 2,5l de oleo. achei estranho ja que no manual do carro diz que usa 1.7L. porem fez sentido o barulho sumir enquanto o carro estava inclinado. amanha colocarei os 500ml e postarei o resultado
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Cambio roncando sera?

Mensagem por Rodox »

No meu vão 2,0 litros de óleo... esquisito isso o seu são só 4 marchas devia ser menos que o meu.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Drama
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 31 Ago 2016, 14:47
Carro: Voyage

Re: Cambio roncando sera?

Mensagem por Drama »

infelizmente nao obtive muito sucesso em colocar os 500ml a mais de oleo... vazou um pouco, porem o cambio ficou com os engates mais suave e continuo o chiado
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Cambio roncando sera?

Mensagem por Rodox »

Drama escreveu:infelizmente nao obtive muito sucesso em colocar os 500ml a mais de oleo... vazou um pouco, porem o cambio ficou com os engates mais suave e continuo o chiado
Então acho que o problema é o coxim... deve ter ocorrido erro de montagem ou então você está com o óleo errado... esse Tutela é SAE 80... e o correto parece que é o 80W.

Se eu fosse você ia no lugar que arrumou o câmbio o problema da ré... e verificava se o problema é o óleo que a especificação está errada ou se é o coxim.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Cambio roncando sera?

Mensagem por João Victor AP »

Rodox escreveu:Esse Tutela é SAE 80 e não 80W, pode ser que seja isso. Use Shell Spirax SAE 80W
O correto a ser usado é o SAE 80, não está errado o uso dele.
SAE 80 & SAE 80W não tem diferença nenhuma, são os mesmos óleos, a única diferença é que agora tem esse "W" que se refere ao índice de winter, (ou seja, de inverno) e pode ir de 75W a 85W. Os graus de verão consideram a viscosidade medida a 100° C, quanto maior o grau, mais espessa é a película lubrificante formada nestas condições de temperatura.
E antigamente nos rótulos de óleos de câmbio a maioria dos fabricantes não colocavam esse "W", e agora a maioria coloca !
Mas tendo ou não esse "W", o óleo continua o mesmo.
Drama escreveu:salve rapaziada notei algo estranho hj... levantei uma roda, e acelerei o carro afim de ter uma maior precisao de onde vinha o barulho. e para minha surpresa o barulho não apareceu. mais quando dei uma volta com o carro la estava ele. nao satisfeito com o resultado fui ate onde fiz o cambio e la me informaram que a minha caixa de marcha usa 2,5l de oleo. achei estranho ja que no manual do carro diz que usa 1.7L. porem fez sentido o barulho sumir enquanto o carro estava inclinado. amanha colocarei os 500ml e postarei o resultado
Câmbio 4 marchas usa 1.7 litros de óleo SAE 80, e não 2.5Litros.
2.5 Litros quem usa é o câmbio de 5 Marchas.
Os caras que mecheram no seu câmbio deveriam procurar se informar mais, no próprio manual da VW mostra quantos litros de óleo vai em cada tipo de transmissão !
Rodox escreveu:No meu vão 2,0 litros de óleo... esquisito isso o seu são só 4 marchas devia ser menos que o meu.
2.5 Litros é esquisito e é errado em um câmbio de 4 marchas.
O correto do seu são 2,5Litros, e como o bujãozinho de abastecimento do câmbio é na parte lateral, depois que passa dos 2,1 Litros começa a vazar, por isso o correto é "tombar" um pouquinho o carro para o lado do carona deixando as rodas do lado motorista suspensas, e assim se pode colocar tranquilamente os Dois Litros e Meio na sua caixa de câmbio :good:
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Cambio roncando sera?

Mensagem por Rodox »

João Victor AP escreveu:
Rodox escreveu:Esse Tutela é SAE 80 e não 80W, pode ser que seja isso. Use Shell Spirax SAE 80W
O correto a ser usado é o SAE 80, não está errado o uso dele.
SAE 80 & SAE 80W não tem diferença nenhuma, são os mesmos óleos, a única diferença é que agora tem esse "W" que se refere ao índice de winter, (ou seja, de inverno) e pode ir de 75W a 85W. Os graus de verão consideram a viscosidade medida a 100° C, quanto maior o grau, mais espessa é a película lubrificante formada nestas condições de temperatura.
E antigamente nos rótulos de óleos de câmbio a maioria dos fabricantes não colocavam esse "W", e agora a maioria coloca !
Mas tendo ou não esse "W", o óleo continua o mesmo.
João,

SAE 80 não é idêntico ao SAE 80W...

veja na apostila Fundamentos da Lubrificação da TEXACO no link abaixo na página 19 que o SAE 80 a 100ºC a viscosidade pode variar de 7 a 11 cSt... já o 80W a 100ºC é somente 7 cSt.

Já como o câmbio frio (motor frio) a viscosidade do SAE 80W tende a ser menor que o SAE 80 o que ajuda a lubrificar melhor quando o câmbio está frio.

http://pt.slideshare.net/knoxlomu/lubrificao
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Cambio roncando sera?

Mensagem por João Victor AP »

Rodox escreveu: João,

SAE 80 não é idêntico ao SAE 80W...

veja na apostila Fundamentos da Lubrificação da TEXACO no link abaixo na página 19 que o SAE 80 a 100ºC a viscosidade pode variar de 7 a 11 cSt... já o 80W a 100ºC é somente 7 cSt.

Já como o câmbio frio (motor frio) a viscosidade do SAE 80W tende a ser menor que o SAE 80 o que ajuda a lubrificar melhor quando o câmbio está frio.

http://pt.slideshare.net/knoxlomu/lubrificao
Na teoria dizem que ele é melhor, mas na prática acho que são idênticos.
E no manual VW indicam o SAE 80, o uso dele foi correto para a transmissão de 4M.

:friend:
Drama
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 31 Ago 2016, 14:47
Carro: Voyage

Re: Cambio roncando sera?

Mensagem por Drama »

acredito que não seja o óleo o culpado... pois rodei uns 5 meses com o carro e estava normal, só foi trocar o coxim... mais oque ta deixando doido e que quando levanto uma roda do carro e acelero o barulho some... desconfiei do rolamento de roda, mais se fosse rolamento de roda iria roncar sempre certo.?
andei pensando talvez o coxim esta encostando na lataria do carro e estaria causando essa ressonância e conforme eu levanto a roda o coxim se afasta da lataria. sera que é possível isso?
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Cambio roncando sera?

Mensagem por Rodox »

João Victor AP escreveu:
Rodox escreveu: João,

SAE 80 não é idêntico ao SAE 80W...

veja na apostila Fundamentos da Lubrificação da TEXACO no link abaixo na página 19 que o SAE 80 a 100ºC a viscosidade pode variar de 7 a 11 cSt... já o 80W a 100ºC é somente 7 cSt.

Já como o câmbio frio (motor frio) a viscosidade do SAE 80W tende a ser menor que o SAE 80 o que ajuda a lubrificar melhor quando o câmbio está frio.

http://pt.slideshare.net/knoxlomu/lubrificao
Na teoria dizem que ele é melhor, mas na prática acho que são idênticos.
E no manual VW indicam o SAE 80, o uso dele foi correto para a transmissão de 4M.

:friend:
:crazy:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Cambio roncando sera?

Mensagem por Rodox »

Drama escreveu:acredito que não seja o óleo o culpado... pois rodei uns 5 meses com o carro e estava normal, só foi trocar o coxim... mais oque ta deixando doido e que quando levanto uma roda do carro e acelero o barulho some... desconfiei do rolamento de roda, mais se fosse rolamento de roda iria roncar sempre certo.?
andei pensando talvez o coxim esta encostando na lataria do carro e estaria causando essa ressonância e conforme eu levanto a roda o coxim se afasta da lataria. sera que é possível isso?
Você tem que perceber de onde exatamente vem o ronco... se é do câmbio ou de alguma roda.

Uma dica é andar com o carro até a velocidade que começa a roncar (tipo 50 km/h) e colocar na banguela (câmbio no ponto morto), se o ronco parar então é o câmbio com certeza, e se não parar de roncar então é rolamento de roda ou rolamento de câmbio.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Drama
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 31 Ago 2016, 14:47
Carro: Voyage

Re: Cambio roncando sera?

Mensagem por Drama »

Salve galera. Hj fui até a retífica onde fiz a re do carro. que por sinal é uma das mais recomendada da região. O cara que fez o câmbio andou no carro e disse que o barulho era pq o carro está sem isolamento acústico e o carpete e faria mesmo o barulho( de fato, estou reformando o carro ). Mais garantiu que não terei problemas E se tiver E só volta lá que o câmbio será solucionado, e se mesmo após a colocação do carpete barulho continuar o câmbio será refeito.

Agr complicou pois preciso fazer o assoalho antes de colocar o carpete
Haruji_Sato
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 845
Registrado em: 20 Jan 2007, 17:20
Carro:
Localização: Gravataí/RS

Re: Cambio roncando sera?

Mensagem por Haruji_Sato »

De fato o cambio ronca um pouco, mas provavelmente a maior parte desse ronco deve vir do conjunto pinhão e cremalheira, que se não for bem ajustado o contato dos dentes, roncam mesmo.
Gol "1200 GLi"+A/C
Imagem
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Cambio roncando sera?

Mensagem por Rodox »

Tomara que seja isso então!
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Drama
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 31 Ago 2016, 14:47
Carro: Voyage

Re: Cambio roncando sera?

Mensagem por Drama »

Só pra desencargo de consciência qual o tipo de engrenagens originalmente são os cambios vw hipoides ou helicoidais
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Cambio roncando sera?

Mensagem por bleidao »

Irmão... coloca Molykote e seja feliz!
Responder

Voltar para “Cambio”