[Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

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Demétrio_RS
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por Demétrio_RS »

João Victor AP escreveu:Eu concordo com o Bleidão !
A 4ª é melhor manter a original do seu câmbio.
Beleza, manteremos então! Hehehe... :bb:
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:
Demétrio_RS escreveu:
bleidao escreveu:Arrume a engrenagem da quinta do PS.

De quarta para quinta seu carro vai lá embaixo o giro.
Achei já no Mercado Livre. E trocar a 4ª também, que tu acha?
Mano... a quarta eu não sou a favor de trocar.

Na minha opinião fazer isso irá ficar um buraco da 4a para a 5a marcha. A melhor solução seria ele transformar o câmbio dele num 4+E, ou seja, 4 machas e uma de economia. Como seria isso?

1a marcha - original GTI - relação 3,45;
2a marcha - usar as engrenagens da 2a marcha do câmbio PS (1.8AP GL/CL) - relação 1,79;
3a marcha - usar as engrenagens da 3a marcha do câmbio PS (1.8AP GL/CL) - relação 1,13;
4a marcha - usar as engrenagens da 5a marcha do câmbio original GTI - relação 0,80;
5a marcha - usar as engrenagens da 5a marcha do câmbio PS (1.8AP GL/CL) - relação 0,68.

Ou a solução mais simples e fácil... coloque um cambio PS (1.8AP GL/CL) no GTI e seja feliz! e a vantagem é se for vender o carro pode vendé-lo com o câmbio original a parte como opcional, pois o futuro comprador pode gostar de câmbio curto original do GTI. O único inconveniente dessa opção é que a 4a marcha ficará ligeiramente mais curta com a relação 0,83 ao invés de 0,80, logo a velocidade máxima não será atingida na reta.


Dados:

PS (1.8 GL / CL)
1ª - 3,45:1
2ª - 1,79:1
3ª - 1,13:1
4ª - 0,83:1
5ª - 0,68:1
Ré - 3,17:1
Diferencial - 4,11:1

(GTI 1993/1994)
1ª - 3,45:1
2ª - 1,94:1
3ª - 1,29:1
4ª - 0,97:1
5ª - 0,80:1
Ré - 3,17:1
Diferencial - 4,11:1
Editado pela última vez por Rodox em 21 Ago 2018, 10:16, em um total de 2 vezes.
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por Demétrio_RS »

Rodox escreveu:Na minha opinião fazer isso irá ficar um buraco da 4a para a 5a marcha. A melhor solução seria ele transformar o câmbio dele num 4+E, ou seja, 4 macha e uma de economia. Como seria isso?

1a marcha - original GTI - relação 3,45;
2a marcha - usar as engrenagens da 2a macha do câmbio PS (1.8AP GL/CL) - relação 1,79;
3a marcha - usar as engrenagens da 3a macha do câmbio PS (1.8AP GL/CL) - relação 1,13;
4a marcha - usar as engrenagens da 5a macha do câmbio original GTI - relação 0,80;
5a marcha - usar as engrenagens da 5a macha do câmbio PS (1.8AP GL/CL) - relação 0,68.

Ou a solução mais simples e fácil... coloque um cambio PS (1.8AP GL/CL) no GTI e seja feliz! e a vantagem é se for vender o carro pode vendé-lo com o câmbio original a parte como opcional, pois o futuro comprador pode gostar de câmbio curto original do GTI.


Dados:

PS (1.8 GL / CL)
1ª - 3,45:1
2ª - 1,79:1
3ª - 1,13:1
4ª - 0,83:1
5ª - 0,68:1
Ré - 3,17:1
Diferencial - 4,11:1

PV (GTS ou GTI)
1ª - 3,45:1
2ª - 1,94:1
3ª - 1,29:1
4ª - 0,97:1
5ª - 0,80:1
Ré - 3,17:1
Diferencial - 4,11:1
Bom dia Rodox! Bah, cara, muito obrigado pelas informações, ajudou muito! :clapaa:

Confesso que pensei algo semelhante com relação à troca apenas da engrenagem de 5ª, tipo, teria que espichar bem a 4ª marcha para a 5ª não entrar meio xoxa, digamos assim, ficaria um certo buraco mesmo.

Vou estudar essa possibilidade de trocar a caixa toda, para não ficar uma salada na minha original. Vou dar uma conversada com meu mecânico para ver a possibilidade e levar para ele esses dados das relações que tu passaste, valeu mesmo!

Abraço!
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por Rodox »

Demétrio_RS escreveu:Bom dia Rodox! Bah, cara, muito obrigado pelas informações, ajudou muito! :clapaa:

Confesso que pensei algo semelhante com relação à troca apenas da engrenagem de 5ª, tipo, teria que espichar bem a 4ª marcha para a 5ª não entrar meio xoxa, digamos assim, ficaria um certo buraco mesmo.

Vou estudar essa possibilidade de trocar a caixa toda, para não ficar uma salada na minha original. Vou dar uma conversada com meu mecânico para ver a possibilidade e levar para ele esses dados das relações que tu passaste, valeu mesmo!

Abraço!
Disponha, amigo! :friend:

Abraços,
Rodox

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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por Rodox »

Demetrio,

Qualquer coisa eu tenho o manual do proprietário do Gol GTI 1993/1994... ele é o manual de toda a linha Gol de 1994. Deixe o seu e-mail aí para eu te enviá-lo.

Abarços,
Rodox

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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por Demétrio_RS »

Rodox escreveu:Demetrio,

Qualquer coisa eu tenho o manual do proprietário do Gol GTI 1993/1994... ele é o manual de toda a linha Gol de 1994. Deixe o seu e-mail aí para eu te enviá-lo.

Abarços,
Bah, Rodox, vou querer então, amigo!

demetrioalx@gmail.com

Mais uma vez, obrigado pela ajuda, irmão!

Abraço!
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por Rodox »

Demétrio_RS escreveu:
Rodox escreveu:Demetrio,

Qualquer coisa eu tenho o manual do proprietário do Gol GTI 1993/1994... ele é o manual de toda a linha Gol de 1994. Deixe o seu e-mail aí para eu te enviá-lo.

Abarços,
Bah, Rodox, vou querer então, amigo!

demetrioalx@gmail.com

Mais uma vez, obrigado pela ajuda, irmão!

Abraço!
Disponha, amigo!

Acabei de te enviar o manual no seu e-mail.

Abraços,
Rodox

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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por Rodox »

Demetrio,

Esqueci de dizer que o único inconveniente dessa opção de colocar o câmbio PS (Gol 1.8 GL / CL) é que a 4a marcha ficará ligeiramente mais curta com a relação 0,83 ao invés de 0,80, logo a velocidade máxima não será atingida na reta.

Abraços,
Rodox

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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por bleidao »

Rodox escreveu:

Na minha opinião fazer isso irá ficar um buraco da 4a para a 5a marcha. A melhor solução seria ele transformar o câmbio dele num 4+E, ou seja, 4 machas e uma de economia. Como seria isso?

1a marcha - original GTI - relação 3,45;
2a marcha - usar as engrenagens da 2a marcha do câmbio PS (1.8AP GL/CL) - relação 1,79;
3a marcha - usar as engrenagens da 3a marcha do câmbio PS (1.8AP GL/CL) - relação 1,13;
4a marcha - usar as engrenagens da 5a marcha do câmbio original GTI - relação 0,80;
5a marcha - usar as engrenagens da 5a marcha do câmbio PS (1.8AP GL/CL) - relação 0,68.

Ou a solução mais simples e fácil... coloque um cambio PS (1.8AP GL/CL) no GTI e seja feliz! e a vantagem é se for vender o carro pode vendé-lo com o câmbio original a parte como opcional, pois o futuro comprador pode gostar de câmbio curto original do GTI. O único inconveniente dessa opção é que a 4a marcha ficará ligeiramente mais curta com a relação 0,83 ao invés de 0,80, logo a velocidade máxima não será atingida na reta.


Dados:

PS (1.8 GL / CL)
1ª - 3,45:1
2ª - 1,79:1
3ª - 1,13:1
4ª - 0,83:1
5ª - 0,68:1
Ré - 3,17:1
Diferencial - 4,11:1

(GTI 1993/1994)
1ª - 3,45:1
2ª - 1,94:1
3ª - 1,29:1
4ª - 0,97:1
5ª - 0,80:1
Ré - 3,17:1
Diferencial - 4,11:1
Bom dia, Rodox...

Discordo plenamente de você.

Esse "buraco" que você diz fica imperceptível porque ninguém usa a quinta para quando precisa de torque.

O giro da quarta para a quinta vai cair consideravelmente e, em estradas, ele forçará menos o motor.

Apenas questão de opinião.
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:
Rodox escreveu:


Bom dia, Rodox...

Discordo plenamente de você.

Esse "buraco" que você diz fica imperceptível porque ninguém usa a quinta para quando precisa de torque.

O giro da quarta para a quinta vai cair consideravelmente e, em estradas, ele forçará menos o motor.

Apenas questão de opinião.
Vejo que você não entendeu nada do que eu escrevi.
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por Demétrio_RS »

Rodox, recebi o e-mail já, muito obrigado mais uma vez!

Bem, quanto à 4ª marcha acho que tu se enganou dessa vez, pois a relação da 4ª do câmbio PS é 0,83:1 e a 4ª do PV é 0,97:1, tu pegou como referência a 5ª do PV, pelo que entendi. Hehehe... :good:
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por Rodox »

Demétrio_RS escreveu:Rodox, recebi o e-mail já, muito obrigado mais uma vez!

Bem, quanto à 4ª marcha acho que tu se enganou dessa vez, pois a relação da 4ª do câmbio PS é 0,83:1 e a 4ª do PV é 0,97:1, tu pegou como referência a 5ª do PV, pelo que entendi. Hehehe... :good:
Disponha, amigo!

Está correto o que eu escrevi... mas parece estranho... vou explicar melhor...

Considerando que o câmbio original do seu carro GTI a velocidade máxima é atingida na 5a marcha, já no Gol 1.8 GL a velocidade máxima é atingida na 4a macha e não na 5a macha,conforme diz o manual do proprietário do meu Gol 1990 1.8AP, então por isso eu quis por a relação 0,80:1 na sua 4a marcha.

Pois a 5a marcha é de economia e não para correr... ela é tão longa que teoricamente um Gol GL 1.8 daria para atingir 209 km/h na rotação de potência máxima (5.400 rpm) com turbo ou até 237 km/h a 6.100 rpm com um turbo mais forte ainda.

Mas para um Gol GL 1.8AP original (sem turbo ou preparação) com essa 5a marcha longa o carro atinge menor velocidade na reta do que se usasse a 4a marcha dele, já na descida pode ser que em 5a marcha corra mais. Veja na figura abaixo a minha simulação de velocidades e rpm do câmbio do Gol GL 1.8AP:

https://photos.google.com/photo/AF1QipM ... TcWoMq3_8z

Assim por isso, eu disse para por a engrenagem da sua 5a marcha do GTI (0,80) no lugar da 4a marcha do seu GTI (0,97). E no lugar da 5a macha (0,80) do seu GTI colocar a engrenagem 0,68 do PS, e então a velocidade máxima seria atingida no seu GTI na reta em 4a macha (relação 0,80).

Em resumo o seu câmbio ficará assim:

1ª - 3,45:1
2ª - 1,79:1
3ª - 1,13:1
4ª - 0,80:1
5ª - 0,68:1

Ou seja, ele é um PS, só que a 4a marcha dele é a 5a marcha do seu GTI (0,80:1) ao invés de 0,83:1.

Abraços,
Editado pela última vez por Rodox em 21 Ago 2018, 15:57, em um total de 20 vezes.
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por bleidao »

Agora comecei a entender.

Você quer colocar a engrenagem da quinta marcha no lugar da quarta atual e colocar no lugar da quinta a do PS?

Isso?
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:Agora comecei a entender.

Você quer colocar a engrenagem da quinta marcha no lugar da quarta atual e colocar no lugar da quinta a do PS?

Isso?
Exatamente isso... e ainda trocar a 2a marcha e a 3a marcha... colocando no lugar delas a 2a marcha e a 3a marcha do câmbio PS (1,79:1 e 1,13:1), pois ficaria assim perfeito o escalonamento (espaçamento das marchas).

Em resumo o câmbio do GTI (4+E) ficará assim:

1ª - 3,45:1
2ª - 1,79:1
3ª - 1,13:1
4ª - 0,80:1
5ª - 0,68:1

Ou seja, ele é um PS, só que a 4a marcha dele é a 5a marcha do GTI dele (0,80:1) ao invés de 0,83:1.
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:Agora comecei a entender.

Você quer colocar a engrenagem da quinta marcha no lugar da quarta atual e colocar no lugar da quinta a do PS?

Isso?
Exatamente isso... e ainda trocar a 2a marcha e a 3a marcha... colocando no lugar delas a 2a marcha e a 3a marcha do câmbio PS (1,79:1 e 1,13:1), pois ficaria assim perfeito o escalonamento (espaçamento das marchas).
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por bleidao »

Mas Rodox...

Aí ele perderia o torque, o que caracteriza a esportividade desses nacionais.
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:Mas Rodox...

Aí ele perderia o torque, o que caracteriza a esportividade desses nacionais.
Mas na minha opinião é a melhor alternativa, pois a mudança de 4a para 5a se ficar como você quer vai ficar muito, mas muito longa a 5a marcha e então fica o buraco entre a 4a marcha e 5a marcha que falei.

Se fosse meu este GTI eu não mudaria em nada o câmbio, pois ele é perfeito como é.
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por Rodox »

Eu simulando aqui... só trocando a engrenagem da 5a marcha fica:


4a marcha a 87 km/h = 3.200 rpm

então quando trocar de 4a para a 5a marcha a 87 km/h fica:

5a marcha a 87 km/h = 2.250 rpm.


Já com a 4a marcha com relação 0,80:1 a 87 km/h são 2.650 rpm... para 2.250 rpm são apenas 400 rpm.
Editado pela última vez por Rodox em 21 Ago 2018, 16:51, em um total de 2 vezes.
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por bleidao »

Rodox escreveu:
Mas na minha opinião é a melhor alternativa, pois a mudança de 4a para 5a se ficar como você quer vai ficar muito, mas muito longa a 5a marcha e então fica o buraco entre a 4a marcha e 5a marcha que falei.

Se fosse meu este GTI eu não mudaria em nada o câmbio, pois ele é perfeito como é.
A minha ideia seria realmente essa.

O torque mostrando toda a esportividade de primeira à quarta marcha e, na quinta, aquele buraco. Mostrando que ela será usada para a economia. Se tornaria um verdadeiro 4+E.

Questão de gosto mesmo.

Eu mesmo já andei no Gol assim e posso afirmar que não é tão grande assim o buraco. O giro cai consideravelmente.
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Re: [Software] - Escolhendo as Relações de Marcha

Mensagem por bleidao »

Rodox escreveu:Eu simulando aqui... só trocando a engrenagem da 5a marcha fica:


4a marcha a 87 km/h = 3.200 rpm

então quando trocar de 4a para a 5a marcha a 87 km/h fica:

5a marcha a 87 km/h = 2.250 rpm.


Já com a 4a do PS a 87 km/h são 2.650 rpm... para 2.250 rpm são apenas 400 rpm.
Até aí eu entendi. Compreendo perfeitamente a sua ideia.

Mas caso ele queira fazer essas modificações, melhor ele comprar logo um câmbio PS e colocar no lugar. Sai muito mais em conta para ele.

Mas se ele quiser manter a esportividade e sacrificar apenas a quinta marcha, seria o que eu disse.
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