[DUVIDA] Como trocar as molas ?

Dúvidas, curiosidades e conhecimento.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
Sandro Roberto Baia Alves
Membro
Membro
Mensagens: 38
Registrado em: 04 Abr 2010, 16:50
Carro:
Localização: SP Orlandia /Franca/Rib.Preto

[DUVIDA] Como trocar as molas ?

Mensagem por Sandro Roberto Baia Alves »

Alguem tem um tutoria pra poder trocar as molas
do goleta...
to com umas molas e quero colocalas
mais sou um 0 a esquerda e nao sei como que eu faço
alguem ai pode me ajudar

abraços a todos :sex:



_____________________________________________

Gol NAO uma Opção
mas Sim uma PAIXÃO

Gol = 89
Som = que bate forte
Roda = :fiu:
Turbo = :fiu:
Suspensão = No aguardo HEHEHE
Carlos_Bilibio
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 370
Registrado em: 14 Set 2007, 10:49
Carro:
Localização: SC, Joaçaba

Mensagem por Carlos_Bilibio »

Cara, vc só vai conseguir trocar se tiver mtas ferramentas viu... e um bom macaco jacaré !!

tens ??
Avatar do usuário
Sandro Roberto Baia Alves
Membro
Membro
Mensagens: 38
Registrado em: 04 Abr 2010, 16:50
Carro:
Localização: SP Orlandia /Franca/Rib.Preto

Mensagem por Sandro Roberto Baia Alves »

Carlos_Bilibio escreveu:Cara, vc só vai conseguir trocar se tiver mtas ferramentas viu... e um bom macaco jacaré !!

tens ??
ferramentas nao sao problema
o problema sou eu que nao sei
fazer no serviço msm
huahuhuhuhhauhuhuha
Carlos_Bilibio
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 370
Registrado em: 14 Set 2007, 10:49
Carro:
Localização: SC, Joaçaba

Mensagem por Carlos_Bilibio »

Bom dia !!... bom, vamos a principais coisas:

MOLA TRASEIRA (nem precisa tirar as rodas)

1) Pelo portamalas, sacar aquelas porcas que tem no topo da torre de cada lado, vc vai ter q pegar uma chave 6 pra segurar o amortecedor e rosquear as porcas fora.

2) Ergue a parte traseira com o macaco, e vc vai ver que o conjunto mola/amortecedor vai descer todo, ai vc ja pode trocar as molas traseiras, empurra o amortecedor todo pra dentro dele, ai fica sussa.

3) Pra montar é o contrario, mete o amortecedor pra fora, mira ele no centro da torre emcima e vai soltando devagar o macaco, depois com a pontinha do amortecedor pra fora na torre, só parafusar denovo (não esqueça de todos os batentes q tiver qdo vc tirar)

MOLA DIANTEIRA (essa precisa tirar as rodas)

1) No confre por cima, se vai precisar travar o amortecedor com uma chave alen, e rosquear a porca fora, a alem é numero 8 e a estrela é 19, senao me engano.

2) Ergue o carro e a torre vai tar solta por cima, baixa o amortecedor e tira o prato/batente superior q vc vai ter acesso a mola. Se vc tiver um encolhedor de mola, vc pode encolher ela e tentar tirar por cima, se conseguir vai dar boa, tira ela, solta, encolhe a outra mola e poe por cima de novo. Puxa o amortecedor pra cima, mira no centro e vai baixando o carro até o amortecedor "embicar" por cima no cofre, dai só reapertar.

3) Se nao tiver encolhedor de mola, vai ter q tirar a torre inteira fora. Vai ter q soltar a barra de direção, algumas batidinhas podem resolver. depois vai ter q soltar a porca GRANDE do eixo, ai vai precisar de um caximbo grande viu. Depois vai ter q tirar a pinça de freio, chave 15 senao me engano, saca ela inteira fora e deixa pindurada. Depois vai ter q fazer uma forcinha e desencaixar a torre das bandeija, acredito q vá precisar da ajuda de alguem viu, (se tiver num macaco elevador, vai ser melhor viu, muito melhor). Soltando tudo isso, vc vai poder soltar a torre fora, dai sim, vai poder trocar a mola.

4) Trocando ela, o resto é sussa, poe a torre, poe a barra de direção, encaixa nas bandejas, poe freio e reaparta tudo.

Bom, espero ter dado uma luz ai !!

Abs
Matraka
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registrado em: 16 Jul 2010, 15:34
Carro:
Localização: Barueri/SP

Mensagem por Matraka »

Pelo amor de Deus...tome mto cuidado na hora de encolher as molas.....aquilo se escapar vc., provavelmente, não escapará ileso.
Avatar do usuário
Sandro Roberto Baia Alves
Membro
Membro
Mensagens: 38
Registrado em: 04 Abr 2010, 16:50
Carro:
Localização: SP Orlandia /Franca/Rib.Preto

Mensagem por Sandro Roberto Baia Alves »

Carlos_Bilibio escreveu:Bom dia !!... bom, vamos a principais coisas:

MOLA TRASEIRA (nem precisa tirar as rodas)

1) Pelo portamalas, sacar aquelas porcas que tem no topo da torre de cada lado, vc vai ter q pegar uma chave 6 pra segurar o amortecedor e rosquear as porcas fora.

2) Ergue a parte traseira com o macaco, e vc vai ver que o conjunto mola/amortecedor vai descer todo, ai vc ja pode trocar as molas traseiras, empurra o amortecedor todo pra dentro dele, ai fica sussa.

3) Pra montar é o contrario, mete o amortecedor pra fora, mira ele no centro da torre emcima e vai soltando devagar o macaco, depois com a pontinha do amortecedor pra fora na torre, só parafusar denovo (não esqueça de todos os batentes q tiver qdo vc tirar)

MOLA DIANTEIRA (essa precisa tirar as rodas)

1) No confre por cima, se vai precisar travar o amortecedor com uma chave alen, e rosquear a porca fora, a alem é numero 8 e a estrela é 19, senao me engano.

2) Ergue o carro e a torre vai tar solta por cima, baixa o amortecedor e tira o prato/batente superior q vc vai ter acesso a mola. Se vc tiver um encolhedor de mola, vc pode encolher ela e tentar tirar por cima, se conseguir vai dar boa, tira ela, solta, encolhe a outra mola e poe por cima de novo. Puxa o amortecedor pra cima, mira no centro e vai baixando o carro até o amortecedor "embicar" por cima no cofre, dai só reapertar.

3) Se nao tiver encolhedor de mola, vai ter q tirar a torre inteira fora. Vai ter q soltar a barra de direção, algumas batidinhas podem resolver. depois vai ter q soltar a porca GRANDE do eixo, ai vai precisar de um caximbo grande viu. Depois vai ter q tirar a pinça de freio, chave 15 senao me engano, saca ela inteira fora e deixa pindurada. Depois vai ter q fazer uma forcinha e desencaixar a torre das bandeija, acredito q vá precisar da ajuda de alguem viu, (se tiver num macaco elevador, vai ser melhor viu, muito melhor). Soltando tudo isso, vc vai poder soltar a torre fora, dai sim, vai poder trocar a mola.

4) Trocando ela, o resto é sussa, poe a torre, poe a barra de direção, encaixa nas bandejas, poe freio e reaparta tudo.

Bom, espero ter dado uma luz ai !!

Abs
Perfeito brigadao esse fim de semana msm
vo troca as molas orig pelas espostivas que eu ganhei
agradeço muito msm

abraços assim==> :sex:

ahuahuah
Avatar do usuário
Sandro Roberto Baia Alves
Membro
Membro
Mensagens: 38
Registrado em: 04 Abr 2010, 16:50
Carro:
Localização: SP Orlandia /Franca/Rib.Preto

Mensagem por Sandro Roberto Baia Alves »

Matraka escreveu:Pelo amor de Deus...tome mto cuidado na hora de encolher as molas.....aquilo se escapar vc., provavelmente, não escapará ileso.
hauahuahua
é eu sei nao vo necolher nao vo tira a torre
por completo pra poder ver se tem algum
defeito nela e limpa tbm

agradeço a dica

abraços por tras :sex:
kawdeyra
Membro
Membro
Mensagens: 33
Registrado em: 21 Nov 2009, 16:59
Carro:
Localização: planaltina df
Contato:

Re: [DUVIDA] Como trocar as molas ?

Mensagem por kawdeyra »

pessoal eu sei que a resposta tá super atrasada ..mas eu fiz esse procedimento essa semana e postei video no youtube , como muitos colegas igual a mim sempre recorrem ao club, eu achei por bem deixar aqui o link...abraço a todos, o link é esse:http://www.youtube.com/watch?v=dkv2nmyh-P0
APSBR
Membro
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 23 Out 2012, 17:01
Carro:

Re: [DUVIDA] Como trocar as molas ?

Mensagem por APSBR »

kawdeyra escreveu:pessoal eu sei que a resposta tá super atrasada ..mas eu fiz esse procedimento essa semana e postei video no youtube , como muitos colegas igual a mim sempre recorrem ao club, eu achei por bem deixar aqui o link...abraço a todos, o link é esse:http://www.youtube.com/watch?v=dkv2nmyh-P0
muinto legal o video do amigo, mal entrei pro forum e ja vou utilizalo, vlw.
kawdeyra
Membro
Membro
Mensagens: 33
Registrado em: 21 Nov 2009, 16:59
Carro:
Localização: planaltina df
Contato:

Re: [DUVIDA] Como trocar as molas ?

Mensagem por kawdeyra »

valeu irmão..abraço
Avatar do usuário
Igor Rocha
Membro
Membro
Mensagens: 26
Registrado em: 23 Mai 2017, 06:04
Carro: Parati GL 1.8 90

Re: [DUVIDA] Como trocar as molas ?

Mensagem por Igor Rocha »

Troféu pá que escava tópicos antigos pra mim kkk
:D
Só uma dúvida, quais ferramentas são necessárias pra retirar a torre da suspensão dianteira? Qual o tamanho do caximbo pra tirar a porca da homocinética?
Gol GTS
1989
Alcool
1.8 Ap Original
Rodas pingo 14"

VENDIDO

Parati Gl
1990
Gasolina
1.8 Ap (Por enquanto)
Rodas trevo 13" (Por enquanto

PROJETINHO EM ANDAMENTO
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [DUVIDA] Como trocar as molas ?

Mensagem por bleidao »

Igor Rocha escreveu:Troféu pá que escava tópicos antigos pra mim kkk
:D
Só uma dúvida, quais ferramentas são necessárias pra retirar a torre da suspensão dianteira? Qual o tamanho do caximbo pra tirar a porca da homocinética?
Não terá!
Avatar do usuário
Igor Rocha
Membro
Membro
Mensagens: 26
Registrado em: 23 Mai 2017, 06:04
Carro: Parati GL 1.8 90

Re: [DUVIDA] Como trocar as molas ?

Mensagem por Igor Rocha »

bleidao escreveu:
Igor Rocha escreveu:Troféu pá que escava tópicos antigos pra mim kkk
:D
Só uma dúvida, quais ferramentas são necessárias pra retirar a torre da suspensão dianteira? Qual o tamanho do caximbo pra tirar a porca da homocinética?
Não terá!
?
Gol GTS
1989
Alcool
1.8 Ap Original
Rodas pingo 14"

VENDIDO

Parati Gl
1990
Gasolina
1.8 Ap (Por enquanto)
Rodas trevo 13" (Por enquanto

PROJETINHO EM ANDAMENTO
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [DUVIDA] Como trocar as molas ?

Mensagem por João Victor AP »

Igor Rocha escreveu:Troféu pá que escava tópicos antigos pra mim kkk
:D
Só uma dúvida, quais ferramentas são necessárias pra retirar a torre da suspensão dianteira? Qual o tamanho do caximbo pra tirar a porca da homocinética?
Um macaco, e cavaletes (nunca deixe o carro apoiado somente no macaco quando for realizar alguma manutenção)
Chave de roda = para retirar os 4 parafusos.
Chave combinada 15mm, 17mm = para retirar terminal de direção, parafusos dos pivôs, parafusos pinça.
Uma chave de fenda = para afastar a pinça do disco, e evitar de empenar o disco.
Um cachimbo 30 = para retirar a porca que prende a homocinética no cubo
Chave especial para retirada da porca do amortecedor = é uma chave, com porca 22 especial da Raven.
Allen 7 longa = para usar em conjunto com a chave especial citada acima.
Chave 19mm = para usar na chave especial da porca do amortecedor, assim conseguindo soltá-la.
Encolhedor de molas.
Chave morceguinho = para soltar o coxim superior
Chave de Grifo (conhecida como chave de cano) = para retirar a porca que fixa o amortecedor na torre/telescópio.

Dicas : É melhor retirar os 2 parafusos que prendem o pivô na balança, do que retirar aquele único parafuso que prende o pivô na torre de suspensão. Vai sair com mas facilidade, e você vai montar com mais facilidade.
Juntamente com o cachimbo 30, não use cabos de força de 1/2 polegada, você vai quebrá-lo. use cabos de força de 3/4 com o cachimbo próprio, isso porque são mais robustos. E se possível use um cano como extensão, assim facilitando muito mais a retirada.
Coloque os encolhedores de molas, um de frente com o outro.
Essas dicas que eu te passei, foram adquiridas com experiência própria mesmo, pois trabalho com mecânica automotiva.

Abraço !
Responder

Voltar para “Suspensão / Freio”