[DICA] Upgrade nos freios

Dúvidas, curiosidades e conhecimento.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
Fets
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Mensagens: 2027
Registrado em: 22 Jun 2008, 19:37
Carro:
Localização: Guarulhos-SP - Filial CDGQ! GRU/ZN

[DICA] Upgrade nos freios

Mensagem por Fets »

Uma das coisas que me incomodava e que estava na lista de prioridade do carro eram os freios, pois como todos sabemos, e sem querer ofender, os freios originais dos quadrados são UM LIXO! pelo menos o meu e de mais um gol que eu dirigi, é molenga, e quando vc pisa até ficar duro vc põe põe força e ele custa a parar...

Depois de muito pesquisar conclui que os Powerbrakes não possuem bom custo benefício, pois o jogo mais barato deles, é mais caro que os originais encontrados no mercado e o disco ainda é menor...

dessa forma o melhor a se fazer sem adaptações grotescas, é esse kitzinho que eu mostro abaixo... eu não vou dizer de baixo custo... é baixo custo em referência aos powerbrakes e outros, mas essa brincadeira leva uma graninha embora, varia de 300 a 500 dinheiros...

eu comprei os discos usados e retificados mais as pinças por 200 reais de um amigo que desmontou um turbo.. o resto é só conferir em qualquer autopeça, eu não vou citar pois comprei um monte de coisa junto e não lembro o preço de cada...

O kit se compõe de:

-Discos e pinças do santana ventilado (ventilado não é furado, é com aquela área de aletas entre os dois lados do disco
-Pastilhas bosch originais
-Fluido de freio DOT5 que aguenta mais o aquecimento quando você frea no pau!
-Parafusos do santana, pois a pinça é mais grossa e assim os originais são muito curtos pra segurar ela! também deve ser originais pois possuem uma liga de aço mais dura, se comprar parafusos chumbrega a hora que chamar na xinxa eles podem romper...

O kit serve como uma luva nos nossos quadrados, a furação das pinças é a mesma, o encaixe do disco também, e o cilindro mestre da kombi nos ajuda fazendo uma força extra na hora da pisada... abaixo umas fotinhas pra constar:

(se as imagens ficarem pequenas é só clicar em Web Version no topo da página, pois o photobucket abre em mobile no firefox...)

Pecinhas usadas:
Imagem

Diferença entre o cilindro mestre original e o da kombi, que é alguns mm maior... pode parecer pouco mas na hora de frear ajuda! note na foto que o da kombi (direita) é ligeiramente mais grosso, e é isso que ajuda! Nele também há um furo na frente que precisa ser tapado! é só comprar um tampão cônico e parafusar ali, sem segredos!
Imagem

Aqui é onde o bicho pega! Reparem a diferença da área de contato das pastilhas com o disco! a pastilha do Santana (esquerda) possui visivelmente mais área de contato, e se lembrarmos que são 4 pastilhas, é muito mais material atritando pro golzinho parar!
Imagem

O inconveniente é se acostumar com os freios depois... ele fica com o pedal da mesma forma, porém o original a hora que fica duro se vc forçar mais ele fica na mesma, esse a hora que começa a ficar duro, vc força um pouco mais e o bicho segura mesmo! ja travei as rodas 2 vezes sem querer... como eu disse é costume!

um abraço e espero ter dado uma luz aos colegas do forum!
Ao ensinar, se aprende pela segunda vez...
Não existem perguntas ruins, existem respostas ruins!
Avatar do usuário
michael1988
Membro
Membro
Mensagens: 44
Registrado em: 22 Out 2009, 16:26
Carro:
Localização: São Paulo

Mensagem por michael1988 »

Otimo DIY....assim que juntar grana vou fazer o freio do meu gol>!!
GOL 1.6 Verde 1993, São Paulo JARAGUÁ/ZO !

MEU GOL =
http://www.golquadrado.com.br/forum/pos ... tml#213623
MaurO_H
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: 01 Jan 2010, 22:19
Carro:
Localização: São Paulo

Mensagem por MaurO_H »

Gostei de saber sobre isso muito... Interessante!!!! :y:
Mas vc sabe se serve com as rodas originais 13"??
cilindro mestre do próprio Santana naum eh melhor?

AbraçO!!
Manco!!!!
Avatar do usuário
Fets
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Mensagens: 2027
Registrado em: 22 Jun 2008, 19:37
Carro:
Localização: Guarulhos-SP - Filial CDGQ! GRU/ZN

Mensagem por Fets »

MaurO_H escreveu:Gostei de saber sobre isso muito... Interessante!!!! :y:
Mas vc sabe se serve com as rodas originais 13"??
cilindro mestre do próprio Santana naum eh melhor?

AbraçO!!
ah sim esqueci de mencionar

NÃO SERVE em rodas 13'' de nenhum tipo, apenas rodas 14'' pra cima!

o cilindro da kombi é maior que o do santana, como eu disse é uns milímetros maior... mas como ja é ajuda....
Ao ensinar, se aprende pela segunda vez...
Não existem perguntas ruins, existem respostas ruins!
Carlos_Bilibio
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 370
Registrado em: 14 Set 2007, 10:49
Carro:
Localização: SC, Joaçaba

Mensagem por Carlos_Bilibio »

Po, eu preciso melhorar os freios do Voya tb... sao ruins mesmo !!!
Marc
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 575
Registrado em: 31 Jan 2007, 20:40
Carro:
Localização: São Paulo

Mensagem por Marc »

Mas vc testou os freios ?? Em quais condições ??

Pergunto pq. meu sistema de freio é parecido c/ o q/ vc postou.... mas, forçando o freio, ele começa a ficar meio borrachudo....

Um colega de outro fórum colocou Powerbreaks e andou num trackday.... depois de quente, não alterou nada.....
Avatar do usuário
Fets
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Mensagens: 2027
Registrado em: 22 Jun 2008, 19:37
Carro:
Localização: Guarulhos-SP - Filial CDGQ! GRU/ZN

Mensagem por Fets »

Marc escreveu:Mas vc testou os freios ?? Em quais condições ??

Pergunto pq. meu sistema de freio é parecido c/ o q/ vc postou.... mas, forçando o freio, ele começa a ficar meio borrachudo....

Um colega de outro fórum colocou Powerbreaks e andou num trackday.... depois de quente, não alterou nada.....
É comigo? eu testei normal andando com ele oras! andando deboa ou depois de mtu pau ele freia sempre igual e bem freado!
Ao ensinar, se aprende pela segunda vez...
Não existem perguntas ruins, existem respostas ruins!
Carlos_Bilibio
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 370
Registrado em: 14 Set 2007, 10:49
Carro:
Localização: SC, Joaçaba

Mensagem por Carlos_Bilibio »

Os discos ventilados de Santana são visivelmente melhores sim, nao ha o que duvidar !!!
Marc
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 575
Registrado em: 31 Jan 2007, 20:40
Carro:
Localização: São Paulo

Mensagem por Marc »

Fets escreveu:
Marc escreveu:Mas vc testou os freios ?? Em quais condições ??

Pergunto pq. meu sistema de freio é parecido c/ o q/ vc postou.... mas, forçando o freio, ele começa a ficar meio borrachudo....

Um colega de outro fórum colocou Powerbreaks e andou num trackday.... depois de quente, não alterou nada.....
É comigo? eu testei normal andando com ele oras! andando deboa ou depois de mtu pau ele freia sempre igual e bem freado!
Uai... não foi vc quem abriu o tópico ??? Não entendí o questionamento... enfim....

A minha dúvida é como fica o seu freio se for mto. forçado... andando "de boa" qq. freio freia bem... rs....

Pq. no início do tópico vc postou q/ acha q/ comprar pastilhas "diferentes", como Powebreaks, por exemplo, não valeria a pena.... nunca tive, mas, como postei anteriormente, tenho um sistema PARECIDO c/ o seu.... e, abusando do freio, ele não aguenta mto. não... não chegou a acontecer comigo ( ainda bem ), mas às vezes rola de esfarelar a trincar pastilha, por exemplo... rs...... pelo q/ DIZEM, umas pastilhas "diferentes" não acontece esse tipo de coisa....

Mas, se ficou feliz c/ o novo sistema de freio do seu carro, é o q/ importa....
Avatar do usuário
Fets
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Mensagens: 2027
Registrado em: 22 Jun 2008, 19:37
Carro:
Localização: Guarulhos-SP - Filial CDGQ! GRU/ZN

Mensagem por Fets »

Marc escreveu:Uai... não foi vc quem abriu o tópico ??? Não entendí o questionamento... enfim....
Calma, não estou questionando, eu perguntei se era comigo pois o colega Carlos_Bilibio falou dos freios do Voya dele, aí eu queria saber se vc falava dos meus freios ou do voya...
desculpe se pareci rude... falha na comunicação!
Ao ensinar, se aprende pela segunda vez...
Não existem perguntas ruins, existem respostas ruins!
Felipe Giulian
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1608
Registrado em: 15 Set 2008, 22:24
Carro:
Localização: Porto Alegre/RS

Mensagem por Felipe Giulian »

E pra quem usa roda 15" ou maior, da pra usar os discos e pinças do Marea Turbo, são bem grandes. Pra quem ainda pretende melhorá-los, da pra suar os discos do Marea, e pinça e pastilhas da Power Brakes/RG Brakes.

Ótimo tópico Fets!
Imagem
Gol Cl 1.8 1993
Fórum Revista Fullpower!
Avatar do usuário
Fets
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Mensagens: 2027
Registrado em: 22 Jun 2008, 19:37
Carro:
Localização: Guarulhos-SP - Filial CDGQ! GRU/ZN

Mensagem por Fets »

ah sim, eu sabia dos discos do marea, mas como não tinha certeza do encaixe das pinças eu não mencionei!
valeu!
Ao ensinar, se aprende pela segunda vez...
Não existem perguntas ruins, existem respostas ruins!
bruno.ferretti
Membro
Membro
Mensagens: 34
Registrado em: 13 Ago 2008, 07:51
Carro:
Localização: Indaiatuba

Mensagem por bruno.ferretti »

kra... tem mais fotos dessa pinça? achei uma num desmanche aki e o kra falou q era do santana, mas eu queria confirmar!
Avatar do usuário
Tadashi gol cinza
Membro
Membro
Mensagens: 125
Registrado em: 24 Ago 2009, 22:54
Carro:
Localização: Monte Alto-SP

Mensagem por Tadashi gol cinza »

É os freios do carro é o principal msm o meu nunca presto sempre foi ruim só q eu fiz uma coisa fico otimo nem a minha saveiro g3 tem o freio q ele esta agora fico molinho e foi simples gastei 150 reais pq um amigo tinha parado coloquei o hidrovacu do Santana q é bem maior..meu amigo fico molinho e agora para msm..só fiz isto e fico otimo.. :y:

Gol GL 1.8T
http://www.golquadrado.com.br/forum/pos ... tml#203799
Editado pela última vez por Tadashi gol cinza em 16 Jan 2010, 01:21, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Fets
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Mensagens: 2027
Registrado em: 22 Jun 2008, 19:37
Carro:
Localização: Guarulhos-SP - Filial CDGQ! GRU/ZN

Mensagem por Fets »

bruno.ferretti escreveu:kra... tem mais fotos dessa pinça? achei uma num desmanche aki e o kra falou q era do santana, mas eu queria confirmar!
vou tentar um close dele amanhã, aí posto aqui!
mas ta montado na roda!
Ao ensinar, se aprende pela segunda vez...
Não existem perguntas ruins, existem respostas ruins!
Avatar do usuário
Marcelo Giovanelli
Membro
Membro
Mensagens: 57
Registrado em: 22 Dez 2009, 18:37
Carro: Gol GTI 93/93
Localização: Mogi das Cruzes / São José dos Campos

Mensagem por Marcelo Giovanelli »

Amigo, parabéns pelo tópico.

Só uma dúvida; estou pesquisando o up do freio do gol. Ví o kit da powerbrakes de 288mm e achei interessante. O disco do santana é maior do que esse?!

Abraço, Marcelo.
Avatar do usuário
lukinhas.killer
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 449
Registrado em: 06 Jul 2009, 12:27
Carro:
Localização: Brasil

Mensagem por lukinhas.killer »

fets o cilidro é o das kombi que você usou é que ano...???

e marc se no santana que é mais pesado não acontece isso é porque tem algo errado no seu...a pastilha deve ser ruim, ou então seu disco ta com alguma deformação....
... TEMPRA 2.0 16v ......

Imagem
sebada
Membro
Membro
Mensagens: 128
Registrado em: 18 Mar 2008, 09:16
Carro:
Localização: Montevideo/Uruguay

Mensagem por sebada »

Marcelo Giovanelli escreveu:Amigo, parabéns pelo tópico.

Só uma dúvida; estou pesquisando o up do freio do gol. Ví o kit da powerbrakes de 288mm e achei interessante. O disco do santana é maior do que esse?!

Abraço, Marcelo.
O disco do Santana > 94 es 256mm, <94 es 239 como o Gol GTI quadrado.
andre china
Membro
Membro
Mensagens: 63
Registrado em: 09 Ago 2008, 19:43
Carro:
Localização: Araraquara-SP

Mensagem por andre china »

Galera, é o seguinte: coloquei os discos e pinças do Santana 256mm na minha Parati 88, porem nao troquei o cilindro mestre. O freio ficou baixo, mais baixo q o original. Teria algo a ver com o cilindro mestre ser o original ainda? Ja sangrei varias vezes pensando ter ar no sistema, mas nao tinha ar nenhum.

Ao Marcelo q perguntou sobre o kit de 288mm, tb vi esse kit, mas ele usa pinça de Santana e area de atrito seria a msm. Nao vi muita vantagem nesse kit q é bem carinho.

abraço!
Carlos_Bilibio
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 370
Registrado em: 14 Set 2007, 10:49
Carro:
Localização: SC, Joaçaba

Mensagem por Carlos_Bilibio »

Galera comprei essas pinças aki, segundo o cara, é do Santana 96/97 !! Vcs me confirmam ?? pelo codigo delas, bate com os ventilados pelo catalogo VW q tenho aki de 2004 !!

Imagem

Imagem

Confere mesmo de Santana ?? Será q são o de 256mm ?

To pensando em trocar o kit de reparos, pastilhas novas e discos novos, porem vai me ficar uma duvida, meu freio hoje parece meio duro qdo vc pisa, me disseram q pode ser hidrovacuo ou cilindro, o que vcs acham q pode ser ?? Prq ai vo trocar td duma vez só !!

Fets, esse cilindro da Kombi q vc pos, é de que ano dela ?? serve plug and play nos hidrovacuos originais ou vc pos hidro da Kombi tambem ?
Responder

Voltar para “Suspensão / Freio”