[DUVIDA] Como trocar as molas ?
Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE
- Sandro Roberto Baia Alves
- Membro
- Mensagens: 38
- Registrado em: 04 Abr 2010, 16:50
- Carro:
- Localização: SP Orlandia /Franca/Rib.Preto
[DUVIDA] Como trocar as molas ?
Alguem tem um tutoria pra poder trocar as molas
do goleta...
to com umas molas e quero colocalas
mais sou um 0 a esquerda e nao sei como que eu faço
alguem ai pode me ajudar
abraços a todos :sex:
_____________________________________________
Gol NAO uma Opção
mas Sim uma PAIXÃO
Gol = 89
Som = que bate forte
Roda = :fiu:
Turbo = :fiu:
Suspensão = No aguardo HEHEHE
do goleta...
to com umas molas e quero colocalas
mais sou um 0 a esquerda e nao sei como que eu faço
alguem ai pode me ajudar
abraços a todos :sex:
_____________________________________________
Gol NAO uma Opção
mas Sim uma PAIXÃO
Gol = 89
Som = que bate forte
Roda = :fiu:
Turbo = :fiu:
Suspensão = No aguardo HEHEHE
-
- Membro - 1.6
- Mensagens: 370
- Registrado em: 14 Set 2007, 10:49
- Carro:
- Localização: SC, Joaçaba
- Sandro Roberto Baia Alves
- Membro
- Mensagens: 38
- Registrado em: 04 Abr 2010, 16:50
- Carro:
- Localização: SP Orlandia /Franca/Rib.Preto
-
- Membro - 1.6
- Mensagens: 370
- Registrado em: 14 Set 2007, 10:49
- Carro:
- Localização: SC, Joaçaba
Bom dia !!... bom, vamos a principais coisas:
MOLA TRASEIRA (nem precisa tirar as rodas)
1) Pelo portamalas, sacar aquelas porcas que tem no topo da torre de cada lado, vc vai ter q pegar uma chave 6 pra segurar o amortecedor e rosquear as porcas fora.
2) Ergue a parte traseira com o macaco, e vc vai ver que o conjunto mola/amortecedor vai descer todo, ai vc ja pode trocar as molas traseiras, empurra o amortecedor todo pra dentro dele, ai fica sussa.
3) Pra montar é o contrario, mete o amortecedor pra fora, mira ele no centro da torre emcima e vai soltando devagar o macaco, depois com a pontinha do amortecedor pra fora na torre, só parafusar denovo (não esqueça de todos os batentes q tiver qdo vc tirar)
MOLA DIANTEIRA (essa precisa tirar as rodas)
1) No confre por cima, se vai precisar travar o amortecedor com uma chave alen, e rosquear a porca fora, a alem é numero 8 e a estrela é 19, senao me engano.
2) Ergue o carro e a torre vai tar solta por cima, baixa o amortecedor e tira o prato/batente superior q vc vai ter acesso a mola. Se vc tiver um encolhedor de mola, vc pode encolher ela e tentar tirar por cima, se conseguir vai dar boa, tira ela, solta, encolhe a outra mola e poe por cima de novo. Puxa o amortecedor pra cima, mira no centro e vai baixando o carro até o amortecedor "embicar" por cima no cofre, dai só reapertar.
3) Se nao tiver encolhedor de mola, vai ter q tirar a torre inteira fora. Vai ter q soltar a barra de direção, algumas batidinhas podem resolver. depois vai ter q soltar a porca GRANDE do eixo, ai vai precisar de um caximbo grande viu. Depois vai ter q tirar a pinça de freio, chave 15 senao me engano, saca ela inteira fora e deixa pindurada. Depois vai ter q fazer uma forcinha e desencaixar a torre das bandeija, acredito q vá precisar da ajuda de alguem viu, (se tiver num macaco elevador, vai ser melhor viu, muito melhor). Soltando tudo isso, vc vai poder soltar a torre fora, dai sim, vai poder trocar a mola.
4) Trocando ela, o resto é sussa, poe a torre, poe a barra de direção, encaixa nas bandejas, poe freio e reaparta tudo.
Bom, espero ter dado uma luz ai !!
Abs
MOLA TRASEIRA (nem precisa tirar as rodas)
1) Pelo portamalas, sacar aquelas porcas que tem no topo da torre de cada lado, vc vai ter q pegar uma chave 6 pra segurar o amortecedor e rosquear as porcas fora.
2) Ergue a parte traseira com o macaco, e vc vai ver que o conjunto mola/amortecedor vai descer todo, ai vc ja pode trocar as molas traseiras, empurra o amortecedor todo pra dentro dele, ai fica sussa.
3) Pra montar é o contrario, mete o amortecedor pra fora, mira ele no centro da torre emcima e vai soltando devagar o macaco, depois com a pontinha do amortecedor pra fora na torre, só parafusar denovo (não esqueça de todos os batentes q tiver qdo vc tirar)
MOLA DIANTEIRA (essa precisa tirar as rodas)
1) No confre por cima, se vai precisar travar o amortecedor com uma chave alen, e rosquear a porca fora, a alem é numero 8 e a estrela é 19, senao me engano.
2) Ergue o carro e a torre vai tar solta por cima, baixa o amortecedor e tira o prato/batente superior q vc vai ter acesso a mola. Se vc tiver um encolhedor de mola, vc pode encolher ela e tentar tirar por cima, se conseguir vai dar boa, tira ela, solta, encolhe a outra mola e poe por cima de novo. Puxa o amortecedor pra cima, mira no centro e vai baixando o carro até o amortecedor "embicar" por cima no cofre, dai só reapertar.
3) Se nao tiver encolhedor de mola, vai ter q tirar a torre inteira fora. Vai ter q soltar a barra de direção, algumas batidinhas podem resolver. depois vai ter q soltar a porca GRANDE do eixo, ai vai precisar de um caximbo grande viu. Depois vai ter q tirar a pinça de freio, chave 15 senao me engano, saca ela inteira fora e deixa pindurada. Depois vai ter q fazer uma forcinha e desencaixar a torre das bandeija, acredito q vá precisar da ajuda de alguem viu, (se tiver num macaco elevador, vai ser melhor viu, muito melhor). Soltando tudo isso, vc vai poder soltar a torre fora, dai sim, vai poder trocar a mola.
4) Trocando ela, o resto é sussa, poe a torre, poe a barra de direção, encaixa nas bandejas, poe freio e reaparta tudo.
Bom, espero ter dado uma luz ai !!
Abs
- Sandro Roberto Baia Alves
- Membro
- Mensagens: 38
- Registrado em: 04 Abr 2010, 16:50
- Carro:
- Localização: SP Orlandia /Franca/Rib.Preto
Perfeito brigadao esse fim de semana msmCarlos_Bilibio escreveu:Bom dia !!... bom, vamos a principais coisas:
MOLA TRASEIRA (nem precisa tirar as rodas)
1) Pelo portamalas, sacar aquelas porcas que tem no topo da torre de cada lado, vc vai ter q pegar uma chave 6 pra segurar o amortecedor e rosquear as porcas fora.
2) Ergue a parte traseira com o macaco, e vc vai ver que o conjunto mola/amortecedor vai descer todo, ai vc ja pode trocar as molas traseiras, empurra o amortecedor todo pra dentro dele, ai fica sussa.
3) Pra montar é o contrario, mete o amortecedor pra fora, mira ele no centro da torre emcima e vai soltando devagar o macaco, depois com a pontinha do amortecedor pra fora na torre, só parafusar denovo (não esqueça de todos os batentes q tiver qdo vc tirar)
MOLA DIANTEIRA (essa precisa tirar as rodas)
1) No confre por cima, se vai precisar travar o amortecedor com uma chave alen, e rosquear a porca fora, a alem é numero 8 e a estrela é 19, senao me engano.
2) Ergue o carro e a torre vai tar solta por cima, baixa o amortecedor e tira o prato/batente superior q vc vai ter acesso a mola. Se vc tiver um encolhedor de mola, vc pode encolher ela e tentar tirar por cima, se conseguir vai dar boa, tira ela, solta, encolhe a outra mola e poe por cima de novo. Puxa o amortecedor pra cima, mira no centro e vai baixando o carro até o amortecedor "embicar" por cima no cofre, dai só reapertar.
3) Se nao tiver encolhedor de mola, vai ter q tirar a torre inteira fora. Vai ter q soltar a barra de direção, algumas batidinhas podem resolver. depois vai ter q soltar a porca GRANDE do eixo, ai vai precisar de um caximbo grande viu. Depois vai ter q tirar a pinça de freio, chave 15 senao me engano, saca ela inteira fora e deixa pindurada. Depois vai ter q fazer uma forcinha e desencaixar a torre das bandeija, acredito q vá precisar da ajuda de alguem viu, (se tiver num macaco elevador, vai ser melhor viu, muito melhor). Soltando tudo isso, vc vai poder soltar a torre fora, dai sim, vai poder trocar a mola.
4) Trocando ela, o resto é sussa, poe a torre, poe a barra de direção, encaixa nas bandejas, poe freio e reaparta tudo.
Bom, espero ter dado uma luz ai !!
Abs
vo troca as molas orig pelas espostivas que eu ganhei
agradeço muito msm
abraços assim==> :sex:
ahuahuah
- Sandro Roberto Baia Alves
- Membro
- Mensagens: 38
- Registrado em: 04 Abr 2010, 16:50
- Carro:
- Localização: SP Orlandia /Franca/Rib.Preto
hauahuahuaMatraka escreveu:Pelo amor de Deus...tome mto cuidado na hora de encolher as molas.....aquilo se escapar vc., provavelmente, não escapará ileso.
é eu sei nao vo necolher nao vo tira a torre
por completo pra poder ver se tem algum
defeito nela e limpa tbm
agradeço a dica
abraços por tras :sex:
-
- Membro
- Mensagens: 33
- Registrado em: 21 Nov 2009, 16:59
- Carro:
- Localização: planaltina df
- Contato:
Re: [DUVIDA] Como trocar as molas ?
pessoal eu sei que a resposta tá super atrasada ..mas eu fiz esse procedimento essa semana e postei video no youtube , como muitos colegas igual a mim sempre recorrem ao club, eu achei por bem deixar aqui o link...abraço a todos, o link é esse:http://www.youtube.com/watch?v=dkv2nmyh-P0
Re: [DUVIDA] Como trocar as molas ?
muinto legal o video do amigo, mal entrei pro forum e ja vou utilizalo, vlw.kawdeyra escreveu:pessoal eu sei que a resposta tá super atrasada ..mas eu fiz esse procedimento essa semana e postei video no youtube , como muitos colegas igual a mim sempre recorrem ao club, eu achei por bem deixar aqui o link...abraço a todos, o link é esse:http://www.youtube.com/watch?v=dkv2nmyh-P0
-
- Membro
- Mensagens: 33
- Registrado em: 21 Nov 2009, 16:59
- Carro:
- Localização: planaltina df
- Contato:
Re: [DUVIDA] Como trocar as molas ?
valeu irmão..abraço
- Igor Rocha
- Membro
- Mensagens: 26
- Registrado em: 23 Mai 2017, 06:04
- Carro: Parati GL 1.8 90
Re: [DUVIDA] Como trocar as molas ?
Troféu pá que escava tópicos antigos pra mim kkk
Só uma dúvida, quais ferramentas são necessárias pra retirar a torre da suspensão dianteira? Qual o tamanho do caximbo pra tirar a porca da homocinética?
Só uma dúvida, quais ferramentas são necessárias pra retirar a torre da suspensão dianteira? Qual o tamanho do caximbo pra tirar a porca da homocinética?
Gol GTS
1989
Alcool
1.8 Ap Original
Rodas pingo 14"
VENDIDO
Parati Gl
1990
Gasolina
1.8 Ap (Por enquanto)
Rodas trevo 13" (Por enquanto
PROJETINHO EM ANDAMENTO
1989
Alcool
1.8 Ap Original
Rodas pingo 14"
VENDIDO
Parati Gl
1990
Gasolina
1.8 Ap (Por enquanto)
Rodas trevo 13" (Por enquanto
PROJETINHO EM ANDAMENTO
- bleidao
- SUPORTE
- Mensagens: 13370
- Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
- Carro: Gol Plus 1986
- Localização: Serra, ES
- Contato:
Re: [DUVIDA] Como trocar as molas ?
Não terá!Igor Rocha escreveu:Troféu pá que escava tópicos antigos pra mim kkk
Só uma dúvida, quais ferramentas são necessárias pra retirar a torre da suspensão dianteira? Qual o tamanho do caximbo pra tirar a porca da homocinética?
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
- Igor Rocha
- Membro
- Mensagens: 26
- Registrado em: 23 Mai 2017, 06:04
- Carro: Parati GL 1.8 90
Re: [DUVIDA] Como trocar as molas ?
?bleidao escreveu:Não terá!Igor Rocha escreveu:Troféu pá que escava tópicos antigos pra mim kkk
Só uma dúvida, quais ferramentas são necessárias pra retirar a torre da suspensão dianteira? Qual o tamanho do caximbo pra tirar a porca da homocinética?
Gol GTS
1989
Alcool
1.8 Ap Original
Rodas pingo 14"
VENDIDO
Parati Gl
1990
Gasolina
1.8 Ap (Por enquanto)
Rodas trevo 13" (Por enquanto
PROJETINHO EM ANDAMENTO
1989
Alcool
1.8 Ap Original
Rodas pingo 14"
VENDIDO
Parati Gl
1990
Gasolina
1.8 Ap (Por enquanto)
Rodas trevo 13" (Por enquanto
PROJETINHO EM ANDAMENTO
- João Victor AP
- Membro - Gold
- Mensagens: 5845
- Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
- Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
- Localização: Coromandel - MG
Re: [DUVIDA] Como trocar as molas ?
Um macaco, e cavaletes (nunca deixe o carro apoiado somente no macaco quando for realizar alguma manutenção)Igor Rocha escreveu:Troféu pá que escava tópicos antigos pra mim kkk
Só uma dúvida, quais ferramentas são necessárias pra retirar a torre da suspensão dianteira? Qual o tamanho do caximbo pra tirar a porca da homocinética?
Chave de roda = para retirar os 4 parafusos.
Chave combinada 15mm, 17mm = para retirar terminal de direção, parafusos dos pivôs, parafusos pinça.
Uma chave de fenda = para afastar a pinça do disco, e evitar de empenar o disco.
Um cachimbo 30 = para retirar a porca que prende a homocinética no cubo
Chave especial para retirada da porca do amortecedor = é uma chave, com porca 22 especial da Raven.
Allen 7 longa = para usar em conjunto com a chave especial citada acima.
Chave 19mm = para usar na chave especial da porca do amortecedor, assim conseguindo soltá-la.
Encolhedor de molas.
Chave morceguinho = para soltar o coxim superior
Chave de Grifo (conhecida como chave de cano) = para retirar a porca que fixa o amortecedor na torre/telescópio.
Dicas : É melhor retirar os 2 parafusos que prendem o pivô na balança, do que retirar aquele único parafuso que prende o pivô na torre de suspensão. Vai sair com mas facilidade, e você vai montar com mais facilidade.
Juntamente com o cachimbo 30, não use cabos de força de 1/2 polegada, você vai quebrá-lo. use cabos de força de 3/4 com o cachimbo próprio, isso porque são mais robustos. E se possível use um cano como extensão, assim facilitando muito mais a retirada.
Coloque os encolhedores de molas, um de frente com o outro.
Essas dicas que eu te passei, foram adquiridas com experiência própria mesmo, pois trabalho com mecânica automotiva.
Abraço !
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531