[AMORTECEDOR] Gol Furgão VS Gol Comum

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MacLeod
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[AMORTECEDOR] Gol Furgão VS Gol Comum

Mensagem por MacLeod »

Olá! Recentemente notei pelos códigos nos catálogos de grandes fabricantes de amortecedores, como Cofap e Nakata, que muitas lojas estão vendendo amortecedores do Gol furgão como se fossem aqueles do Gol comum. Os fabricantes separam os amortecedores para essas versões, então certamente há diferença significante entre eles.

Assim, quais as consequências de se utilizar um amortecedor construído para o Gol furgão num Gol comum? Quais as diferenças entre os amortecedores das duas versões?

Alguma loja online que venda os amortecedores do Gol comum?

Obrigado. ;-)

Mac
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Bill
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Re: [AMORTECEDOR] Gol Furgão VS Gol Comum

Mensagem por Bill »

MacLeod,


Tambem olhei no catálogo e realmente os amortecedores estão separados mesmo, tem do gol furgão, do modelo antigo, etc, etc ....
Se vc olhar na tabela da cofap, tem lá GOL
Todos os modelos (exceto Furgão) de 12.82 / 09.83
Todos os modelos (Modelos Antigos - exceto Furgão) de ... / 11.82 e 10.83/...
Furgão de 12.82 / 09.83
Furgão (Modelos Antigos) de ... / 11.82 e 10.83/...
Todos os modelos (Exceto GTi 2000 16V) de 95 / 97
Todos os modelos (Exceto GTi 2000 16V) de 98 / 05.01
Todos os modelos (Exceto GTi 2000 16V) de 06.01 / ...
GTi 2000 16V de 96 / 00
Trend Sport de 01 / ...

Acho que os amortecedores do gol furgão devem ser mais rígidos para transporte de cargas como seria o uso do carro, se vc olhar a tabela com mais atenção verá que os dianteiros do furgão são iguais os dianteiros da seveiro cod 32208, já os traseiros são diferentes tb ......
Então acho que deve ficar bom em um carro mais esportivo .....



Abraços !!! :cool:
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Re: [AMORTECEDOR] Gol Furgão VS Gol Comum

Mensagem por APassero »

acredito que alem de ficar um carro mais rigido como o nosso amigo Bill mencionou, são amortecedores mais altos, por se tratar de um carro de carga...
Imagem
CHT 1.6 Turbo Intercooler- Ok
Bixenon e Xenon 8k - Ok
Susp. Rosca - Ok
DVD - Ok
Rodas Audi 15" - Ok
*Parati CHT 1.6 Turbo Intercooler - Vulgo KinderOvo!*
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MacLeod
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Re: [AMORTECEDOR] Gol Furgão VS Gol Comum

Mensagem por MacLeod »

Consegui entrar em contato com a Nakata, Cofap, Monroe, através do 0800.

A Nakata afirmou que a diferenciação entre os amortecedores ocorria quando o carro ainda era fabricado. Disse que apesar do código diferente, hoje em dia os amortecedores do Gol furgão e do Gol comum têm as mesmas especificações.

A Cofap falou que o catálogo está desatualizado, uma vez que houve comunização, isto é, o código do amortecedor do Gol comum foi substituído pelo código do Gol furgão. Alegou que atualmente o código do amortecedor do Gol furgão se refere também ao Gol comum, porque não há diferença entre eles.

A Monroe informou que até 2008 a coluna dianteira de todos os Gol é igual, execto nos modelos Rallye e GTI 16V, os quais possuem sistema de molas diferente. Afirmou que a separação no catálogo é só pra fins de organização.

Assim é seguro concluir que não há problemas em se comprar um amortecedor com código do Gol furgão para o Gol comum, pois as especificações são as mesmas.

Obrigado a todos que participaram. :y:
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Re: [AMORTECEDOR] Gol Furgão VS Gol Comum

Mensagem por vinymetal »

Troquei o par dianteiro recentemente, pois havia colocado um Stock AIG ruim de doer, duro demais e vazou óleo em menos de um ano.

Procurei por Cofap e não achei então achei o Nakata, e questionei sobre o código, pois era o do furgão, o vendedor disse que agora todos são iguais exceto os que foram citados acima.

Mas também achei meio duro demais... Não tanto quanto os Stock AIG mas acho que é característica do Gol e não tô curtindo isso...
Gol 1000 93/94 - Vendido
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MacLeod
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Re: [AMORTECEDOR] Gol Furgão VS Gol Comum

Mensagem por MacLeod »

Viny, segundo li em outro tópico (http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 25&p=86266) os amortecedores Nakata seriam os mais firmes e os menos confortáveis.

De qualquer forma, se os fabricantes informam que atualmente o amortecedor do Gol furgão tem especificações idênticas às do amortecedor do Gol comum, mas que quando o modelo estava em produção havia diferenças, só existem três hipóteses possíveis:

1) Os fabricantes deixaram de fabricar o amortecedor do Gol furgão e agora só produzem o do Gol comum, sob diferentes códigos.
2) Os fabricantes deixaram de fabricar o amortecedor do Gol comum e agora só produzem o do Gol furgão, sob diferentes códigos.
3) Os fabricantes criaram um amortecedor com especificações intermediárias entre os dois modelos e agora o fabricam sob diferentes códigos.

Na primeira hipótese não haveria qualquer problema, uma vez que o amortecedor seria o correto para o Gol comum, embora com diferente código. Na segunda hipótese é provável que o amortecedor seria mais rígido e menos confortável, justificando as reclamações verificadas, já que o amortecedor seria incorreto para o Gol comum. Na terceira hipótese certamente ocorreria comportamento diferenciado para ambos os modelos devido às novas especificações, num grau intermediário.

O que não sei é se os fabricantes informarão qual das hipóteses é a verdadeira. :roll:
MarcosD
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Re: [AMORTECEDOR] Gol Furgão VS Gol Comum

Mensagem por MarcosD »

Se não me engano, há uma diferenciação no imposto, sendo mais barato para utilitários (Gol Furgão e Saveiro), o que justifica a diferenciação nos códigos. Quanto às peças em si, acredito que atualmente são iguais. Tinha uma época (82 a 83) que o amortecedor traseiro vinha com um pino inferior mais comprido, saltado da bucha. Não sei como fica isso. Não sei também se o prato de apoio da mola do Gol Furgão fica em uma posição mais alta, como os amortecedores para carros com gás... Na dúvida, peguei os traseiros do Gol comum mesmo. Quanto aos dianteiros, é isso que o pessoal já falou.
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MacLeod
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Re: [AMORTECEDOR] Gol Furgão VS Gol Comum

Mensagem por MacLeod »

Marcos, já ouvi sobre a diferenciação no imposto em relação aos utilitários, mas não sei o embasamento legal disso. De qualquer maneira, acho que os códigos são diferentes porque as peças eram diferentes no passado.

O problema é que se hoje as peças são iguais, qual das duas especificações foi eliminada do mercado, a do Gol furgão ou a do Gol comum? Ou as duas foram eliminadas para se criar um terceira especificação intermediária?

Em tempo, onde você encontrou amortecedores do Gol comum?

Valeu! :y:
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Re: [AMORTECEDOR] Gol Furgão VS Gol Comum

Mensagem por MarcosD »

MacLeod, comprei os meus em uma loja física perto de casa, a Maficar, de Guarulhos. São Monroe hidráulicos. Na verdade, queria os Monroe Gás Premium Gold, que são mais firmes (até duros para alguns, lembrando os saudosos Nakata HG), mas só encontrava os dianteiros (devido à compatibilidade com modelos até 2008). Acho os Monroe hidráulicos (comuns) moles, mas tem um comportamento bom e são bastante duráveis. Já usei Cofap e Nakata, mas não gostei.

Quanto à especificação, acredito que deve ter sido padronizado para a do Gol comum, afinal, quantos Gol Furgão se encontram hoje em dia?

Abraços!
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Re: [AMORTECEDOR] Gol Furgão VS Gol Comum

Mensagem por MacLeod »

Bem, entrei em contato com a Nakata e a Cofap, a Monroe se recusa a atender o telefone.

A Nakata informou que apesar dos códigos diferentes para os amortecedores, as especificações sempre foram iguais.

A Cofap explicou que as especificações sempre foram iguais, porque a engenharia permitiu construir um amortecedor para os diferentes usos. Além disso, afirmou que os códigos diferentes se justificam porque um deles é para a linha de reposição e o outro para as montadoras.

Pelas explicações, parece que os códigos foram feitos somente para controle interno do fabricante, ou talvez para fins de incidência de imposto diferenciado. E se assim for, os comportamentos dos diversos amortecedores se devem exclusivamente a uma opção da própria marca.

Os Nakata HG ainda são vendidos, assim como os Monroe Gás Premium Gold e os Cofap Turbogás. Contudo, vale a pena pagar mais caro por eles?

Valeu! :roll:
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Re: [AMORTECEDOR] Gol Furgão VS Gol Comum

Mensagem por MarcosD »

Antigamente, antes da Nakata ser comprada pelo grupo Affinia, os HG eram bons, não sei como estão agora. No geral, o pressurizados dão mais firmeza, porém, para alguns, são mais duros. Detre os pressurizados, acho o Cofap mais macio do que os Monroe GPG, mas como minha preferência é por mais firmeza, gosto dos Monroe. Quanto aos Nakata, realmente não sei como estão.
Para ajudar na decisão, se acha os convencionais moles, opte pelos pressurizados. Se já acha os convencionais duros, evite os pressurizados.
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