Freio Gol Quadrado

Dúvidas, curiosidades e conhecimento.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
iagotp
Membro
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 07 Dez 2017, 13:50
Carro: Gol CHT 1.6

Freio Gol Quadrado

Mensagem por iagotp »

Boa tarde

Tenho um gol quadrado e o mesmo está com um leve problema nos freios. É o seguinte, a frenagem dele está até que boa porém logo após eu utilizar o freio o pedal não sobe 100% e assim que uso o acelerador o carro dá uns socos. Acredito q meu "SERVO FREIO" não seja pois quando eu estou com o pedal acionado a marcha lenta não varia. Poderia ser ar no sistema de freio? Problemas no flexível?
Se alguém puder me ajudar, agradeço desde já!
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Freio Gol Quadrado

Mensagem por João Victor AP »

Se o pedal fica no fundo e não retorna é problema no cilindro mestre.
Tem um pistão no cilindro mestre que faz pressão, assim fazendo o pedal retornar.

Já que vai trocar, já coloque o cilindro mestre 22mm.
Avatar do usuário
Ricardo RCR
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1020
Registrado em: 11 Out 2011, 11:06
Carro: GQ-88-Alcool-AP 1.8
Localização: Osasco - SP

Re: Freio Gol Quadrado

Mensagem por Ricardo RCR »

Há uma mangueira q sai do servo freio tb, dá uma olhada nela se ñ há rachaduras/vazamentos :bum:
Qlq coisa pode trocá-la, pq é barato tb :good:

Flw :bb:
Abçs :good:
No meu verde sigo em frente!!!
Avatar do usuário
mellão
Membro
Membro
Mensagens: 56
Registrado em: 14 Jun 2017, 10:17
Carro: Gol CL 92 1.8

Re: Freio Gol Quadrado

Mensagem por mellão »

João Victor AP escreveu:Se o pedal fica no fundo e não retorna é problema no cilindro mestre.
Tem um pistão no cilindro mestre que faz pressão, assim fazendo o pedal retornar.

Já que vai trocar, já coloque o cilindro mestre 22mm.
Amigo, vale a pena o cilindro de 22mm com o conjunto de freio original?
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Freio Gol Quadrado

Mensagem por João Victor AP »

mellão escreveu:
João Victor AP escreveu:Se o pedal fica no fundo e não retorna é problema no cilindro mestre.
Tem um pistão no cilindro mestre que faz pressão, assim fazendo o pedal retornar.

Já que vai trocar, já coloque o cilindro mestre 22mm.
Amigo, vale a pena o cilindro de 22mm com o conjunto de freio original?
Cara, se estiver usando o kit de 239mm, o cilindro de 22mm deixará o pedal com um curso um pouco menor, mas acaba freando melhor.
Isso acaba sendo uma questão de gosto, uns preferem o pedal com um curso menor, outros com curso menor.

O motivo por deixar o pedal com curso mais curto é simples...
Cilindro original é de 20mm, e envia fluido de freio até os pistões das pinças, e aos burrinhos traseiros, o pistão do cilindro mestre de 20mm se desloca para enviar fluido até as pinças e burrinhos.
Com um cilindro de 22mm, ele também enviará fluido de freio até os pistões das pinças, e aos burrinhos traseiros, mas como o pistão é de 22mm, ele conseguirá enviar a quantidade necessária de fluido se deslocando com um curso menor. Isso porque quanto maior for o diâmetro do cilindro mestre, menor será o curso.

Para entender melhor : Imagine se o cilindro mestre fosse com o diâmetro de um copo americano... qualquer cutucada no pedal já faria o carro travar as rodas, como o diâmetro é maior, qualquer mm que o pistão se deslocasse iria enviar a quantidade que o cilindro de 20mm enviava exercendo um curso bem maior.

Entendeu ?

Já o cilindro de 24mm da Kombi deixa o freio forte, mas o pedal fica ruim se usar o kit de 239mm. Tem que usar no mínimo o de 256mm, e olhe lá, pois ainda fica muito cascudo.
Avatar do usuário
mellão
Membro
Membro
Mensagens: 56
Registrado em: 14 Jun 2017, 10:17
Carro: Gol CL 92 1.8

Re: Freio Gol Quadrado

Mensagem por mellão »

Entendi, muito bacana... O cilindro de 22mm é de qual carro?
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Freio Gol Quadrado

Mensagem por João Victor AP »

mellão escreveu:Entendi, muito bacana... O cilindro de 22mm é de qual carro?
Do Santana; e na linha Gol surgiu a partir da geração 2.
Avatar do usuário
mellão
Membro
Membro
Mensagens: 56
Registrado em: 14 Jun 2017, 10:17
Carro: Gol CL 92 1.8

Re: Freio Gol Quadrado

Mensagem por mellão »

Blz, obrigado João
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Freio Gol Quadrado

Mensagem por João Victor AP »

mellão escreveu:Blz, obrigado João
Por nada :good:
Viper90
Membro
Membro
Mensagens: 31
Registrado em: 30 Ago 2017, 11:30
Carro: Gol CL 1.6 1992
Localização: Ijuí - RS

Re: Freio Gol Quadrado

Mensagem por Viper90 »

Buenas gurizada! Eu não achei nenhum tópico falando de fluido de freio, então vou perguntar nesse aqui mesmo: Qual fluido eu devo utilizar para o gol CHT, no caso qual é o original dele? O Dot 3, Dot 4? Pergunto porque vou fazer uma manutenção no sistema de frenagem e vou aproveitar pra trocar o fluido. E marcas? Eu to pensando em comprar Bosch, mais pelo nome, mas dizem que essa Varga também é boa...
Avatar do usuário
Ricardo RCR
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1020
Registrado em: 11 Out 2011, 11:06
Carro: GQ-88-Alcool-AP 1.8
Localização: Osasco - SP

Re: Freio Gol Quadrado

Mensagem por Ricardo RCR »

Viper90 escreveu:Buenas gurizada! Eu não achei nenhum tópico falando de fluido de freio, então vou perguntar nesse aqui mesmo: Qual fluido eu devo utilizar para o gol CHT, no caso qual é o original dele? O Dot 3, Dot 4? Pergunto porque vou fazer uma manutenção no sistema de frenagem e vou aproveitar pra trocar o fluido. E marcas? Eu to pensando em comprar Bosch, mais pelo nome, mas dizem que essa Varga também é boa...

Olha Viper90, os dois (Dot 3 ou Dot 4) podem sem usados, porém NUNCA misture eles no reservatório. Então se for trocar do DOT 3 para o 4, remova o reservatório, lave e seque-o com ar ou deixe-o na sombra por exemplo, depois coloque o novo fluído e sangre bem as 4 rodas.

Obs.: O DOT 3 é + barato, mas é o que mais acumula água, já o DOT 4 neutraliza a água absorvida e mantém o ponto de ebulição relativamente alto, ou seja, com uma eficiência maior tb. :good:

Dá uma olha nesses links pra ver os detalhes ok: :good:
http://dicas.itaro.com.br/2016/09/tudo- ... -de-freio/
http://www.tratorbel.com.br/blog/2016/1 ... e-dot-5-1/

Flw :bb:
Abçs :good:
No meu verde sigo em frente!!!
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Freio Gol Quadrado

Mensagem por João Victor AP »

Viper90 escreveu:Buenas gurizada! Eu não achei nenhum tópico falando de fluido de freio, então vou perguntar nesse aqui mesmo: Qual fluido eu devo utilizar para o gol CHT, no caso qual é o original dele? O Dot 3, Dot 4? Pergunto porque vou fazer uma manutenção no sistema de frenagem e vou aproveitar pra trocar o fluido. E marcas? Eu to pensando em comprar Bosch, mais pelo nome, mas dizem que essa Varga também é boa...
Se é recomendado o uso de DOT 3 no Gol Quadrado, você pode usar ele, ou um superior como DOT 4 ou DOT 5.1.
Já um carro moderno que recomenda-se o uso de DOT 4, não pode ser usado o DOT 3.

Já use o DOT 4, é um fluido melhor.
Também pode ser usado o DOT 5.1, mas ele é uns 15 á 20 reias mais caro em comaparção a um DOT 4 da mesma marca.

As melhores fabricantes de fluido de freio são : Varga, ATE, Bosch, Motul e Koube.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Freio Gol Quadrado

Mensagem por bleidao »

Eu sempre usei DOT 4.
Responder

Voltar para “Suspensão / Freio”