[DÚVIDA] Buchas Bandeja

Dúvidas, curiosidades e conhecimento.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
prata2004
Membro
Membro
Mensagens: 87
Registrado em: 11 Nov 2008, 11:57
Carro: Gol 89 AP 1.6 Gasosa
Localização: São Paulo

[DÚVIDA] Buchas Bandeja

Mensagem por prata2004 »

Boas. Um pouco mais pra frente vou trocar os amortecedores e molas (tô comprando aos poucos), vou aproveitar o serviço pra trocar as buchas da bandeja mas queria colocar as do Santana que são de ferro, mas parece que tem modelos diferentes... Alguém sabe exatamente qual comprar e de qual ano (se puder indicar algum link de ref. agradeço)...

Outra dúvida é que vou fazer uma ferramenta pra sacar e colocar essas buchas e queria saber qual o diâmetro do furo pra que eu posso já comprar o prisioneiro na medida certa. Obrigado.
Avatar do usuário
JCX
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 549
Registrado em: 23 Jul 2012, 09:42
Carro: Gol Ap 1.6 89
Localização: São Paulo

Re: [DÚVIDA] Buchas Bandeja

Mensagem por JCX »

Boa noite amigo, desse assunto eu intendo.

Fuja de buchas paralelas, use buchas originais.
Se optar pela do santana, também use as originais.
No meu Santana uso buchas de P.U, porque mesmo as originais não aguentam as buraqueiras de São Paulo. Em média trocava de 2 em dois anos. Depois que rebaixei e coloquei os rodões, as buchas não duravam um ano.
Com P.U. a durabilidade é bem maior, imagino que devam durar pelo menos uns 4 anos.

Se seu carro é original, sugiro as buchas originais de gol mesmo, mas tem que ser buchas originais e não essas paralelas.

Uma marca que usava era Axios Monroe:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... iginal-_JM

Acho que não vale a pena vc mesmo trocar as buchas, dá muito trabalho, a não ser que vc goste mesmo de botar a mão na massa.
Ex: Gol Ap 1.6 ano 1989
Ex: Santana GL2000I ano 1995
Atual: Focus 1.8 16V ano 2002
Avatar do usuário
prata2004
Membro
Membro
Mensagens: 87
Registrado em: 11 Nov 2008, 11:57
Carro: Gol 89 AP 1.6 Gasosa
Localização: São Paulo

Re: [DÚVIDA] Buchas Bandeja

Mensagem por prata2004 »

Boa noite amigo, você está certo, nesse caso de buchas, kits, etc, Axios sempre que possível, mesmo sendo mais caro. Na verdade as que estão no carro ainda dão pro gasto, mas como vou ter que trocar os amortecedores e molas, já queria aproveitar o serviço e deixar tudo zerado pois eu mesmo vou fazer.
A minha suspensão é original e as buchas do Santana sendo mais resistentes, imagino também que sejam mais duras, então talvez fique com as originais dele mesmo. Se não me engano para o Santana tem dois modelos, uma com furo de 10mm e outra de 12mm dependendo do ano, por isso a minha dúvida.
Dá trabalho mesmo e pra facilitar a colocação das buchas, penso em fazer uma ferramenta que basicamente é composta de um prisioneiro de 3/8, porcas e arruelas.

Obrigado.
Avatar do usuário
JCX
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 549
Registrado em: 23 Jul 2012, 09:42
Carro: Gol Ap 1.6 89
Localização: São Paulo

Re: [DÚVIDA] Buchas Bandeja

Mensagem por JCX »

O que eu ei é que o santana quadrado até 90 usa a mesma bucha do gol de 10mm.

Do santana 91 a 2006 usa bucha de 12mm.

A bucha de 10 mm é composta quase que 100% de borracha.

Imagem

A bucha de 12mm é composta de borracha e metal

Imagem

Não sei dizer se é possível adaptar a bucha do santana de 12mm na bandeja do gol.
Ex: Gol Ap 1.6 ano 1989
Ex: Santana GL2000I ano 1995
Atual: Focus 1.8 16V ano 2002
Avatar do usuário
JCX
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 549
Registrado em: 23 Jul 2012, 09:42
Carro: Gol Ap 1.6 89
Localização: São Paulo

Re: [DÚVIDA] Buchas Bandeja

Mensagem por JCX »

Sobre o prisioneiro:

Utilize parafuso, ou barra rosqueada de aço, caso contrário vai espanar.
Guarde com carinho, pois vc vai voltar a usar quando for trocar as buchas do eixo traseiro.
Vc vai precisar também de arruelas grossas.

Se vc optar por buchas de P.U é mais fácil a inda e nem precisa de ferramenta, pos as buchas de separam para facilitar a troca.

Veja:

Imagem

Agora é só escolher o modelo e por a mão na massa.

Também prefiro eu mesmo fazer as manutenções, o serviço fica bem feito alem de ficar mais barato.

Um grande abraço.
Ex: Gol Ap 1.6 ano 1989
Ex: Santana GL2000I ano 1995
Atual: Focus 1.8 16V ano 2002
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [DÚVIDA] Buchas Bandeja

Mensagem por João Victor AP »

prata2004 escreveu:Boas. Um pouco mais pra frente vou trocar os amortecedores e molas (tô comprando aos poucos), vou aproveitar o serviço pra trocar as buchas da bandeja mas queria colocar as do Santana que são de ferro, mas parece que tem modelos diferentes... Alguém sabe exatamente qual comprar e de qual ano (se puder indicar algum link de ref. agradeço)...

Outra dúvida é que vou fazer uma ferramenta pra sacar e colocar essas buchas e queria saber qual o diâmetro do furo pra que eu posso já comprar o prisioneiro na medida certa. Obrigado.
Pra colocar a bucha de bandeja com capa de ferro, tem que trocar a bandeja.
Colocar a bandeja própria para essas buchas, que são os Santanas mais modernos.

Isso que eu disse é experiência própria... a bucha comum, não entra nem a pau nas bandejas feitas para usar buchas com revestimento de ferro.
E caso tente colocar buchas com revestimento de ferro, em uma bandeja feita para buchas comuns (só de borracha), elas não vão parar no furo na bandeja, vai ficar com uma folga enorme, ou seja não dá pra usar.

Já vi essas bandejas na linha Gol G3 e G4, não sei se é original nesses carros. O mais comum é as buchas comuns só de borracha mesmo na linha Gol.

Sobre a marca, escolha por AXIOS. Existe da COFAP também, mas prefiro AXIOS.
Avatar do usuário
prata2004
Membro
Membro
Mensagens: 87
Registrado em: 11 Nov 2008, 11:57
Carro: Gol 89 AP 1.6 Gasosa
Localização: São Paulo

Re: [DÚVIDA] Buchas Bandeja

Mensagem por prata2004 »

Obrigado amigos foi bem esclarecedor... Não sabia desses detalhes... Achava que era só o furo do parafuso que mudava... Sendo assim, vou optar pelas originais de borracha mesmo.

Abraço a todos.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [DÚVIDA] Buchas Bandeja

Mensagem por João Victor AP »

prata2004 escreveu:Obrigado amigos foi bem esclarecedor... Não sabia desses detalhes... Achava que era só o furo do parafuso que mudava... Sendo assim, vou optar pelas originais de borracha mesmo.

Abraço a todos.
Por nada !
Estaremos sempre dispostos a ajudar :good:
Haruji_Sato
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 845
Registrado em: 20 Jan 2007, 17:20
Carro:
Localização: Gravataí/RS

Re: [DÚVIDA] Buchas Bandeja

Mensagem por Haruji_Sato »

Já me informaram que bandeja de reposição cofap não aceita bucha com capa de ferro do santana.

Caso ainda não tenha comprado as buchas, recomendo consultar alguma concessionaria, pois muitas vezes vendem pelo mesmo preço das axios.
Gol "1200 GLi"+A/C
Imagem
Responder

Voltar para “Suspensão / Freio”