Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por João Victor AP »

Óleo para motor de moto ? Porque ?
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por bleidao »

hirinhu escreveu:
Rodox escreveu:
hirinhu escreveu:Galera estou testado o móbil moto e mesmo sendo SL ele cumpre com as recomendações pro nosso motor Ap
Como uso peças forjadas e pressão pra dentro vou trocar a cada 3k km
Fiz a primeira troca com 1000km e o óleo saiu bem viscoso como quando novo
Agora tô andando com 0,8 bar e 1,6bar no booster, motor redondinho e muito forte
Façam o teste, gostei muito mas pretendo já testar esse yamalube 20w50 sn kkkkkkk
Adoro usar meu carro de lab

Abraxxx
Meu colega que tem Yamara 150cc ano 2016 (estilo misto de cross e rua) disse que o Motul (não sei se é mineral ou semissintético) é muito melhor que o Yamalube (não sei se é mineral ou semissintético). E ainda ele disse que com o Motul mineral o motor ficou mais silencioso do que com o Yamalube. Essa moto do meu colega usa óleo mineral ou semissintético? Pergunto pra você pois não vejo mais ele faz uma cara!

Abraços,
Motul é o melhor oleo pode ter certeza, eu uso motul sintetico na minha jog fuçada kkkkkkkkk
o motul q ele deve ter falado deve ser o 3000 que é mineral 20w50 SL para motos
pensei em testar tbm, mas o custo beneficio do mobil é otimo, to pagando em torno de 16-17 reais o litro aqui
como uso folgas maiores de retifica, pretendo continuar no 20w50
se sobrar uma grana vou abraçar MOTUL na proxima troca
Aqui pago 11$ no Mobil e 11,50 no Havoline.
Avatar do usuário
hirinhu
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 313
Registrado em: 27 Jul 2010, 20:11
Carro: Gol C Furgão 1987

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por hirinhu »

João Victor AP escreveu:Óleo para motor de moto ? Porque ?
usam pq são oleos para motores que giram mais rpm
vai entender kkkkkkkkkkk
to usando e tá perfeito
furgão 87 1.6T R4449, Multi-bobinas, Pandoo ProInject
Jetta 2.5 09 x-tudo.....
Cayenne V8 4.5 Twin Turbo
Gol GL 97 2.0T - SCAT + AFP - ar/dh/ve/te, ZR56/58, 4xbobinas gol g6, Pandoo ProInject, 1-4 Sapinho
Gol BX 85 1.6 alcool
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por Rodox »

Pessoal, tenho uma ótima notícia a vocês!

Antes de trocar o óleo do meu Gol 1.8AP 90 - Gasolina, que estava previsto para o mês que vem (janeiro/2018), resolvi enviar uma amostra do óleo usado para análise em laboratório. Nesses 5 meses de uso deste óleo rodei 1924 km.

Pretendo se possível rodar 1 ano ou 5000 km, o que ocorrer primeiro com esse excelente óleo semissintético (Valvoline MaxLife - 20W-50 - API SN). Pois antes eu trocava a cada 3000 km ou 6 meses, o que ocorrer 1º quando usava Mobil Super 20W-50 base mineral.

Porém eu rodo no máximo 5000 km por ano, e meu uso predominante é rodoviário, só uso esse carro aos finais de semana para ir ao mercado a uns 2 km de casa e a cada 15 dias vou para a casa da minha sogra (80 km de casa). Então praticamente 99% do meu percurso é rodoviário e o trânsito é brando nos horário que pego estrada.

Assim teoricamente o meu uso é classificado como normal e não uso severo como eu pensava... pois uso severo se aplica a metade do tempo ou da quilometragem do uso normal. E eu estava adotando uso severo trocando a cada 6 meses ou 3000 km, o que ocorrer 1º, mas agora vou testar através da análise em laboratório uso normal: 5000 km ou 1 ano, o que ocorrer 1º. A uns anos atrás eu usava este carro pro dia-a-dia... eram 1 hora e 15 minutos para percorrer 15 km... era uso severo, mas agora é uso normal. :bb:

As situações a seguir exemplificam condições de "uso severo" do veículo:
- trânsito freqüente em estradas com alto índice de poeira ou sem pavimentação;
- em trajetos curtos (abaixo de 10 km diários) ou com motor funcionando em temperaturas abaixo do regime considerado ideal;
- trânsito freqüente em baixos regimes de rotação do motor com tráfego intenso, onde o motor permanece um longo período em marcha lenta;
- longos períodos de inatividade.


Então informo a vocês que no resultado da análise o veredito é que o óleo ainda está apto ao uso! :clapaa: :clapaa: :clapaa: :clapaa: :clapaa: :clapaa:

Esse óleo Valvoline Max Life 20W-50 API SN é tão bom que o laboratorista do lugar que mandei fazer a análise de óleo disse que vai comprar esse óleo pra ele também. :clapaa: :clapaa: :clapaa: :clapaa: :clapaa:

E o laboratorista por telefone me recomendou uma nova análise quando o óleo chegar a 5000 km de uso, ou seja, daqui mais 3000 km. E o laboratorista me disse ainda que ficou impressionado com o baixo índice de desgaste do motor apontado na análise do óleo devido ao fato de meu motor estar com 232.000 km, e ainda disse que os aditivos desse óleo estão ainda em um bom nível, ou seja, o óleo está muito bom mesmo após 5 meses de uso.

* Elementos químicos que indicam o desgaste do motor são por exemplo o Ferro, Alumínio, Cobre, etc;
* Elementos químicos de aditivos de óleo são por exemplo Cálcio, Fósforo e Zinco, etc.

Agora saquei porque o desgaste do meu motor foi considerado muito baixo na análise de óleo para um motor de alta quilometragem que ele tem... no ano de 2010 aos 200.000 km eu mandei trocar as bronzinas e casquilhos dele. E medi a compressão nos meus 4 cilindros e deu 160 psi, sendo que o mínimo para ele é de 147 psi e o máximo é de 175 psi (1.8AP gasolina ano 1990).

E outro fator é que eu respeito a velocidade mínima indicada pelo fabricante nas trocas de marcha. Já meu pai pelo contrário queria andar sempre em 5a marcha a 50 km/h na subida, e fazer isso rompe a película de óleo nas bronzinas do motor conforme a reportagem da Revista Quatro Rodas que tenho. No manual do meu carro só é indicado usar a 5a marcha a partir de 55 km/h, e isso na reta!

E li também num livro de Engenharia Mecânica que quanto maior a rotação menor é o desgaste do mancal hidráulico (bronzinas e casquilhos)... por outro lado quando maior a rotação maior é o desgaste dos anéis do pistão, cilindros do motor, comando de válvulas, válvulas, etc, ou seja, "nem 8 e nem 80".

A análise de óleo é a prática do que chamamos manutenção preditiva, com ela se gasta menos do que com a manutenção preventiva, pois na manutenção preditiva se troca a peça ou item na ora certa, sendo que na manutenção preventiva se troca a peça ou item quando o mesmo ainda tem condições de uso, gerando gastos.

Assim se na análise de laboratório de óleo quando ele estiver com 5000 km ou 1 ano, o que ocorrer 1º, o óleo passar neste teste, então ao invés de eu trocar o óleo a cada 6 meses ou 3000 km, passarei trocar no prazo de 5000 km ou 1 ano de uso, o que ocorrer 1º, e então gastarei a metade do valor na troca de óleo (R$ 150,00 a troca de óleo do MaxLife - 4 litros + fitro de óleo).

Por fim, na análise de óleo que fiz foram analisados os seguintes itens:

Análises de Óleos Lubrificantes de Motor

• Aparência: Método: Visual.
Através de comparação do óleo usado, em uma condição padronizada com óleo novo pode-se obter indícios de contaminação.

• Odor: Indicativo de oxidação, contaminação por combustível, etc.

• Água por Crepitação:
Em uma chapa aquecida a 200 ºC deposita-se algumas gotas de óleo, que irá crepitar em forma de vapor emitindo som.

• Água por Destilação:
Este ensaio é feito para quantificar água, sempre acompanhado do ensaio de água por crepitação.
Consiste em adicionar um solvente ao óleo e aquecê-lo, sendo que este irá separar-se em forma de vapor arrastando a água, passando por um trocador de calor, na qual a água condensará em um recipiente graduado.

• Viscosidade 40°:
É definida como a resistência que um fluido oferece ao escoamento.
O ensaio consiste em passar o óleo com temperatura pré-estabelecida (40 ºC), através de um capilar calibrado com um fluido padrão de viscosidade conhecida e medir o tempo de escoamento.

• Viscosidade 100°:
É definida como a resistência que um fluido oferece ao escoamento.
O ensaio consiste em passar o óleo com temperatura pré-estabelecida (100 ºC), através de um capilar calibrado com um fluido padrão de viscosidade conhecida e medir o tempo de escoamento.

• TBN:
É a massa em miligramas de ácido perclórico, (expressa em termos equivalente de hidróxido de potássio) necessária para neutralizar todas as substâncias que reagem com o produto presente em um grama de óleo.

• Fuligem:
Com padrões de óleo conhecido, diluídos em querosene faz-se a comparação com o óleo em análise diluído na mesma proporção.
Ela normalmente é oriunda dos produtos da combustão, (resíduos insolúveis de combustíveis parcialmente queimados), que entram no óleo através do sopro normal do pistão, reduzindo a capacidade de proteger e lubrificar os componentes.

• Ponto de Fulgor:

É definido como sendo a temperatura na qual o fluido desprende vapores combustíveis.
O método consiste em aquecer o óleo monitorando a temperatura. Uma chama é posta em contato com os vapores desprendidos do óleo até que ocorra um lampejo "flash", neste momento é lida a temperatura.
É um teste largamente utilizado para lubrificantes de motores a combustão interna, pois a queda do ponto de fulgor indica a contaminação do lubrificante pelo combustível.

• Espectroil:
Detecta 19 elementos, entre eles, partículas de metais de desgaste, de contaminação externa e de aditivos.
Este ensaio faz a detecção de partículas de até 10 µ, porém o início do desgaste metálico se dá abaixo desta dimensão.
O processo ganha eficiência quando se tem um número representativo de análises, observando a evolução do desgaste.

• PRATA
• ALUMÍNIO
• BORO
• BÁRIO
• CÁLCIO
• CROMO
• COBRE
• FERRO
• MAGNÉSIO
• MOLIBDÊNIO
• SÓDIO
• NÍQUEL
• FÓSFORO
• CHUMBO
• SILÍCIO
• ESTANHO
• TITÂNIO
• VANÂDIO
• ZINCO


CONCLUSÃO

Assim concluo que devido a todos esses itens citados acima que são verificados em uma análise de óleo, basta o óleo ser reprovado em apenas um desses itens para prejudicar a lubrificação do motor e a sua vida útil, então vejo como é arriscado chutar que tal óleo aguenta 10.000 km... o prudente então seria seguir a risca o que diz o manual do proprietário ou fazer uma análise de óleo para verificar se de fato o óleo ainda está em condições de uso, assim como eu estou fazendo.

Então vou esperar o óleo chegar a 5000 km ou 1 ano de uso, o que ocorrer primeiro, e fazer a última análise de óleo.

Até lá!

Vejam o vídeo abaixo que fiz do óleo coletado para análise em laboratório:

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=NdWvAaNQedo[/BBvideo]

Para quem quiser usar o Valvoline MaxLife, recomendo que antes verifique se o motor tem borra de óleo, pois ele é um óleo muito aditivado... ele é da categotia API SN, o que confere grande carga de aditivação anti-borra (limpeza), pois se tiver borra poderá ocorrer uma limpeza tão grande a ponto de soltar alguma borra e entupir algum canal de lubrificação ou até o pescador da bomba de óleo chegando a fundir o motor. Veja por exemplo abaixo uma questão sobre uso de óleo sintético ou muito aditivado em carro antigo:

"Não é aconselhável usar óleos sintéticos ou lubrificantes muito aditivados em carros mais antigos?

O problema não é a idade do carro, e sim o estado de manutenção do motor. Óleos muito aditivados tendem a soltar todas as impurezas antigas retidas nas galerias de lubrificação, entupindo a bomba. Por outro lado, quanto mais moderno, maior a proteção para o motor".
.
Fonte: Site Tribuna da Bahia


Vejam maiores detalhes de como retirar a borra do motor do carro no tópico abaixo:

http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =+max+life


Sobre este tema (análise de óleo) abri o tópico:

http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 19&t=38966

Abraços,
Editado pela última vez por Rodox em 14 Dez 2017, 15:11, em um total de 6 vezes.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por bleidao »

Então o motor do seu Gol já foi feito. O que chamamos aqui de "meia sola".
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:Então o motor do seu Gol já foi feito. O que chamamos aqui de "meia sola".
"Meia sola" boa por sinal! Pois a compressão nos meus 4 cilindros deu 160 psi, sendo que o mínimo para ele é de 147 psi e o máximo é de 175 psi (1.8AP gasolina ano 1990).
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
hirinhu
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 313
Registrado em: 27 Jul 2010, 20:11
Carro: Gol C Furgão 1987

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por hirinhu »

Rodox escreveu:
bleidao escreveu:Então o motor do seu Gol já foi feito. O que chamamos aqui de "meia sola".
"Meia sola" boa por sinal! Pois a compressão nos meus 4 cilindros deu 160 psi, sendo que o mínimo para ele é de 147 psi e o máximo é de 175 psi (1.8AP gasolina ano 1990).
e o militec?
hahahahaha
abraço!
furgão 87 1.6T R4449, Multi-bobinas, Pandoo ProInject
Jetta 2.5 09 x-tudo.....
Cayenne V8 4.5 Twin Turbo
Gol GL 97 2.0T - SCAT + AFP - ar/dh/ve/te, ZR56/58, 4xbobinas gol g6, Pandoo ProInject, 1-4 Sapinho
Gol BX 85 1.6 alcool
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por Rodox »

hirinhu escreveu:
Rodox escreveu:
bleidao escreveu:Então o motor do seu Gol já foi feito. O que chamamos aqui de "meia sola".
"Meia sola" boa por sinal! Pois a compressão nos meus 4 cilindros deu 160 psi, sendo que o mínimo para ele é de 147 psi e o máximo é de 175 psi (1.8AP gasolina ano 1990).
e o militec?
hahahahaha
abraço!
Militec não tenho coragem de usar não... e ainda tem forum que o pessoal comenta que um óleo API SN (o caso do Valvoline Max Life) é inócuo usar Militec, pois não se nota diferença nenhuma usando este aditivo, pois o óleo API SN já vem com muito aditivo anti-desgaste.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
Ricardo RCR
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1020
Registrado em: 11 Out 2011, 11:06
Carro: GQ-88-Alcool-AP 1.8
Localização: Osasco - SP

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por Ricardo RCR »

Rodox escreveu:
Militec não tenho coragem de usar não... e ainda tem forum que o pessoal comenta que um óleo API SN (o caso do Valvoline Max Life) é inócuo usar Militec, pois não se nota diferença nenhuma usando este aditivo, pois o óleo API SN já vem com muito aditivo anti-desgaste.
Vdd :bum: hehehe

Parabéns pelo diagnóstico! :good: :clapaa: :clapaa:
No meu verde sigo em frente!!!
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por Rodox »

Ricardo RCR escreveu:
Rodox escreveu:
Militec não tenho coragem de usar não... e ainda tem forum que o pessoal comenta que um óleo API SN (o caso do Valvoline Max Life) é inócuo usar Militec, pois não se nota diferença nenhuma usando este aditivo, pois o óleo API SN já vem com muito aditivo anti-desgaste.
Vdd :bum: hehehe

Parabéns pelo diagnóstico! :good: :clapaa: :clapaa:
Ricardo,

Muito obrigado! :bb:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por Rodox »

O vídeo abaixo fala disso de Militec em óleo API SN ser inócuo:

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=37C5oHXGsdA[/BBvideo]
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
hirinhu
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 313
Registrado em: 27 Jul 2010, 20:11
Carro: Gol C Furgão 1987

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por hirinhu »

usa e me fala!!
eu uso até no cambio, é impressionante a diferença após a aplicação!!
furgão 87 1.6T R4449, Multi-bobinas, Pandoo ProInject
Jetta 2.5 09 x-tudo.....
Cayenne V8 4.5 Twin Turbo
Gol GL 97 2.0T - SCAT + AFP - ar/dh/ve/te, ZR56/58, 4xbobinas gol g6, Pandoo ProInject, 1-4 Sapinho
Gol BX 85 1.6 alcool
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por Rodox »

hirinhu escreveu:usa e me fala!!
eu uso até no cambio, é impressionante a diferença após a aplicação!!
Não tenho coragem não... sinceramente eu tenho medo de estragar o motor... :crazy:

Por que você não manda o seu óleo de motoca misturado com Militec para fazer análise em laboratório como eu fiz?

Por que você não experimenta o Max Life 20W-50? Os caras do posto de troca de óleo disseram que a galera de carro turbo está adorando esse óleo. paguei R$ 30,00 no litro dele. Veja no vídeo abaixo o teste dele na frigideira:

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=KRFXTqL7gVM[/BBvideo]

O meu vídeo acima foi baseado no vídeo abaixo, que compara na frigideira óleo mineral vs sintético:

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=_3GKXz-qSqI[/BBvideo]
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
hirinhu
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 313
Registrado em: 27 Jul 2010, 20:11
Carro: Gol C Furgão 1987

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por hirinhu »

Rodox escreveu:
hirinhu escreveu:usa e me fala!!
eu uso até no cambio, é impressionante a diferença após a aplicação!!
Não tenho coragem não... sinceramente eu tenho medo de estragar o motor... :crazy:

Por que você não manda o seu óleo de motoca misturado com Militec para fazer análise em laboratório como eu fiz?

Por que você não experimenta o Max Life 20W-50? Os caras do posto de troca de óleo disseram que a galera de carro turbo está adorando esse óleo. paguei R$ 30,00 no litro dele. Veja no vídeo abaixo o teste dele na frigideira:

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=KRFXTqL7gVM[/BBvideo]

O meu vídeo acima foi baseado no vídeo abaixo, que compara na frigideira óleo mineral vs sintético:

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=_3GKXz-qSqI[/BBvideo]

kkkkkkk serio bicho, pode por, uso no meu jetta 2.5 desde que peguei com 30k km e hoje tem 100k km, no gol turbo
na pajero dakar 2015 da veia, desde os 15k km hoje tem 40k
na fazenda temos uma f1000 que usa desde os 120k km e hoje tem mais de 220k km
fora meus tios que depois que incentivei o uso, colocaram em seus carros, todas barcas top importadas e continuam usando até hoje
tem um tio meu, engenheiro civil da andrade gutierrez, que usa até em casa nas portas, fechaduras, coisas do tipo, uma vez pedi a caixa de ferramentas dele emprestada e quem eu vi la dentro junto com uma seringa? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk militec!!! disse que usa em tudo que começa a engripar kkkkkkkkkkk
furgão 87 1.6T R4449, Multi-bobinas, Pandoo ProInject
Jetta 2.5 09 x-tudo.....
Cayenne V8 4.5 Twin Turbo
Gol GL 97 2.0T - SCAT + AFP - ar/dh/ve/te, ZR56/58, 4xbobinas gol g6, Pandoo ProInject, 1-4 Sapinho
Gol BX 85 1.6 alcool
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por Rodox »

hirinhu escreveu: kkkkkkk serio bicho, pode por, uso no meu jetta 2.5 desde que peguei com 30k km e hoje tem 100k km, no gol turbo
na pajero dakar 2015 da veia, desde os 15k km hoje tem 40k
na fazenda temos uma f1000 que usa desde os 120k km e hoje tem mais de 220k km
fora meus tios que depois que incentivei o uso, colocaram em seus carros, todas barcas top importadas e continuam usando até hoje
tem um tio meu, engenheiro civil da andrade gutierrez, que usa até em casa nas portas, fechaduras, coisas do tipo, uma vez pedi a caixa de ferramentas dele emprestada e quem eu vi la dentro junto com uma seringa? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk militec!!! disse que usa em tudo que começa a engripar kkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkk :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Seu tio devia usar WD40 que tem mais de 2000 tipos de aplicações... Militec em porta é disperdício de recursos :badbad:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
Ricardo RCR
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1020
Registrado em: 11 Out 2011, 11:06
Carro: GQ-88-Alcool-AP 1.8
Localização: Osasco - SP

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por Ricardo RCR »

Rodox escreveu:
hirinhu escreveu: kkkkkkk serio bicho, pode por, uso no meu jetta 2.5 desde que peguei com 30k km e hoje tem 100k km, no gol turbo
na pajero dakar 2015 da veia, desde os 15k km hoje tem 40k
na fazenda temos uma f1000 que usa desde os 120k km e hoje tem mais de 220k km
fora meus tios que depois que incentivei o uso, colocaram em seus carros, todas barcas top importadas e continuam usando até hoje
tem um tio meu, engenheiro civil da andrade gutierrez, que usa até em casa nas portas, fechaduras, coisas do tipo, uma vez pedi a caixa de ferramentas dele emprestada e quem eu vi la dentro junto com uma seringa? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk militec!!! disse que usa em tudo que começa a engripar kkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkk :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Seu tio devia usar WD40 que tem mais de 2000 tipos de aplicações... Militec em porta é disperdício de recursos :badbad:

WD40 é bãaaaaaao heim! :bb:
No meu verde sigo em frente!!!
Avatar do usuário
hirinhu
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 313
Registrado em: 27 Jul 2010, 20:11
Carro: Gol C Furgão 1987

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por hirinhu »

Ricardo RCR escreveu:
Rodox escreveu:
hirinhu escreveu: kkkkkkk serio bicho, pode por, uso no meu jetta 2.5 desde que peguei com 30k km e hoje tem 100k km, no gol turbo
na pajero dakar 2015 da veia, desde os 15k km hoje tem 40k
na fazenda temos uma f1000 que usa desde os 120k km e hoje tem mais de 220k km
fora meus tios que depois que incentivei o uso, colocaram em seus carros, todas barcas top importadas e continuam usando até hoje
tem um tio meu, engenheiro civil da andrade gutierrez, que usa até em casa nas portas, fechaduras, coisas do tipo, uma vez pedi a caixa de ferramentas dele emprestada e quem eu vi la dentro junto com uma seringa? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk militec!!! disse que usa em tudo que começa a engripar kkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkk :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Seu tio devia usar WD40 que tem mais de 2000 tipos de aplicações... Militec em porta é disperdício de recursos :badbad:

WD40 é bãaaaaaao heim! :bb:
a diferença é que o wd40 escorre e sai com o tempo enquanto o militec adere a superficie do material e dura mto mais tempo nesses casos de portas, dobradiças e tal.... e garanto, nao ganho 1 real da militec pra fazer propaganda do produto, eu sou muito chato com meus carros e gosto de mante-los sempre da melhor maneira possivel! garanto que nao vai ser o militec que vai fazer um motor ap fundir kkkkkkkkkkk
furgão 87 1.6T R4449, Multi-bobinas, Pandoo ProInject
Jetta 2.5 09 x-tudo.....
Cayenne V8 4.5 Twin Turbo
Gol GL 97 2.0T - SCAT + AFP - ar/dh/ve/te, ZR56/58, 4xbobinas gol g6, Pandoo ProInject, 1-4 Sapinho
Gol BX 85 1.6 alcool
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por Rodox »

hirinhu escreveu: a diferença é que o wd40 escorre e sai com o tempo enquanto o militec adere a superficie do material e dura mto mais tempo nesses casos de portas, dobradiças e tal.... e garanto, nao ganho 1 real da militec pra fazer propaganda do produto, eu sou muito chato com meus carros e gosto de mante-los sempre da melhor maneira possivel! garanto que nao vai ser o militec que vai fazer um motor ap fundir kkkkkkkkkkk
Vou pensar... mas primeiro quero esperar esse óleo chegar a 5000 km ou 1 ano, e então fazer a análise do óleo em laboratório novamente.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
Ricardo RCR
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1020
Registrado em: 11 Out 2011, 11:06
Carro: GQ-88-Alcool-AP 1.8
Localização: Osasco - SP

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por Ricardo RCR »

hirinhu escreveu:
Ricardo RCR escreveu:
WD40 é bãaaaaaao heim! :bb:
a diferença é que o wd40 escorre e sai com o tempo enquanto o militec adere a superficie do material e dura mto mais tempo nesses casos de portas, dobradiças e tal.... e garanto, nao ganho 1 real da militec pra fazer propaganda do produto, eu sou muito chato com meus carros e gosto de mante-los sempre da melhor maneira possivel! garanto que nao vai ser o militec que vai fazer um motor ap fundir kkkkkkkkkkk
Entendo q no seu caso especificamente é mais para manter (a limpeza do motor) do q para limpá-lo em sí, sendo assim até posso concordar com seu uso constante, mas infelizmente isso ñ se aplica à todos veículos rodando por aí...
Ou seja, o uso do Militec tem q fazer parte de um processo de limpeza gradativa, igualmente para a evolução do poder de limpeza dos óleos SJ, SL, SM e SN... Pq se "do nada" alguém faz uma limpeza "pesada" no motor, pode acabar piorando a situação :bum:
No meu verde sigo em frente!!!
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por Rodox »

Ricardo RCR escreveu:
hirinhu escreveu:
Ricardo RCR escreveu:
WD40 é bãaaaaaao heim! :bb:
a diferença é que o wd40 escorre e sai com o tempo enquanto o militec adere a superficie do material e dura mto mais tempo nesses casos de portas, dobradiças e tal.... e garanto, nao ganho 1 real da militec pra fazer propaganda do produto, eu sou muito chato com meus carros e gosto de mante-los sempre da melhor maneira possivel! garanto que nao vai ser o militec que vai fazer um motor ap fundir kkkkkkkkkkk
Entendo q no seu caso especificamente é mais para manter (a limpeza do motor) do q para limpá-lo em sí, sendo assim até posso concordar com seu uso constante, mas infelizmente isso ñ se aplica à todos veículos rodando por aí...
Ou seja, o uso do Militec tem q fazer parte de um processo de limpeza gradativa, igualmente para a evolução do poder de limpeza dos óleos SJ, SL, SM e SN... Pq se "do nada" alguém faz uma limpeza "pesada" no motor, pode acabar piorando a situação :bum:
Tomara que Hirindu tenha coragem de usar Valvoline MaxLife junto com Militec... pois eu sou meio abreiro :OO

Quanto a limpeza de borra, eu recomendo abrir o motor e limpar manualmente, pois vai que entope algo com essa de rodar 1000 km com óleo SM ou SN... efetuar a troca e rodar mais 2000 km, e trota novamente e sei lá...

E por fim, me lembrei de um taxista que conheci... ele rodou 800.000 km com um Omega 2.2-L sem nunca ter feito retífica, então ele enjoou do carro e vendeu.

Ele disse que nunca usou aditivação extra de óleo, e o segredo era trocar o óleo de acordo com o que recomenda o manual do proprietário, usar combustível de qualidade e cuidar sempre do nível da água do radiador.

Teve ainda o caso do "americano proprietário Tundra/Toyota roda 1,6 milhão de km com Tundra e ganha picape 0 km da marca", veja a reportagem no link abaixo:

https://www.noticiasautomotivas.com.br/ ... -da-marca/

Diante do exposto, será que seria necessário mesmo o Militec, ou seria uma jogada de marketing?
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Responder

Voltar para “Motor e Cambio”