Devo usar óleo mais grosso em motor com alta quilometragem?
Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE
Devo usar óleo mais grosso em motor com alta quilometragem?
Pessoal,
Vejam o vídeo abaixo que eu fiz sobre:
Devo usar óleo mais grosso em motor com alta quilometragem?
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=ly5i8BSrI3M[/BBvideo]
Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=ly5i8BSrI3M
Abraços,
Vejam o vídeo abaixo que eu fiz sobre:
Devo usar óleo mais grosso em motor com alta quilometragem?
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=ly5i8BSrI3M[/BBvideo]
Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=ly5i8BSrI3M
Abraços,
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
- bleidao
- SUPORTE
- Mensagens: 13370
- Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
- Carro: Gol Plus 1986
- Localização: Serra, ES
- Contato:
Re: Devo usar óleo mais grosso em motor com alta quilometrag
Daqui a pouco os caras vão querer colocar óleo 140 no motor para não fumar.
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
Re: Devo usar óleo mais grosso em motor com alta quilometrag
O que é óleo 140?bleidao escreveu:Daqui a pouco os caras vão querer colocar óleo 140 no motor para não fumar.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
- bleidao
- SUPORTE
- Mensagens: 13370
- Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
- Carro: Gol Plus 1986
- Localização: Serra, ES
- Contato:
Re: Devo usar óleo mais grosso em motor com alta quilometrag
Putz, mano... óleo de câmbio!
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
Re: Devo usar óleo mais grosso em motor com alta quilometrag
O do meu carro é SAE 80 API GL4...bleidao escreveu:Putz, mano... óleo de câmbio!
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
- bleidao
- SUPORTE
- Mensagens: 13370
- Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
- Carro: Gol Plus 1986
- Localização: Serra, ES
- Contato:
Re: Devo usar óleo mais grosso em motor com alta quilometrag
Mas não pro câmbio do AP... kkkkkkkkk
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
Re: Devo usar óleo mais grosso em motor com alta quilometrag
Pergunta: Mantendo a viscosidade, o óleo continua a passar pelos anéis, assim não acho um bom negócio usar um óleo tão caro como o Valvoline Max Life 20W-50 (R$ 25,00 a R$ 30,00 o litro) num motor que está desgastado, sendo que posso usar um óleo 20W-50 de R$ 10,00 a R$ 15,00 o litro.
Resposta: Considerando que a viscosidade 20W-50 (por exemplo) não é um valor fixo, mas sim uma faixa de valores conforme eu disse no tópico do link abaixo, então se o motor gasta óleo além do desejado e se deve usar a mesma viscosidade 20W-50, então é escolha do dono do carro escolher qual marca de óleo e tipo de base (mineral, sintética ou semi-sintética) ele quer usar. Eu uso Valvoline Max Life 20W-50 pelo tal do "custo vs benefício"... e pra mim ele compensa.
Pois falar sem testar é como dizer que não gosta de suco de cupuaçu, mas nunca experimentou pra ver, ou seja, é preconceito. Deste modo, sugiro você leitor experimentar Valvoline Max Life 20W-50 em seu carro e depois você me fala o que achou.
Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 19&t=35749
E por último lugar, mas não menos importante, Valvoline Max Life é o pioneiro óleo no mundo para motores com alta quilometragem, logo o seu consumo de óleo "deve" ser inferior a um óleo similar (semi-sintético) de mesma viscosidade exata (cSt), tipo os dois óleos tem 19 cSt a 100ºC, salvo melhor juízo.
Assim ele "deve" ter em sua composição química aditivos específicos para reduzir o consumo de óleo, salvo melhor juízo. Deste modo, além de menor consumo de lubrificante, ele por ser óleo semi-sintético tende a ter uma vida útil mais longa que o óleo mineral, assim o seu custo diminui, pois dura mais que o óleo mineral e gasta menos óleo também que o mineral. E ainda ele protege o motor contra o desgaste muito mais que a concorrência, pois ele é API SN, enquanto a concorrência é API SL apenas. Em fim, é o tal do "custo vs benefício".
A página da Valvoline saiu do ar da minha fonte abaixo, pois diz que está em construção o site... Mas veja o que dizia a Valvoline sobre o Max Life 20W-50:
As vantagens do Valvoline MaxLife™ :
- Condiciona dos selos do motor;
- Minimiza o consumo do óleo lubrificante;
- Maior resistência à degradação térmica;
- Reduz a formação de depósitos.
Fonte:
http://www.valvoline.com.br/produtos_ca ... motos.html
Mas também devemos separar o joio do trigo... se o motor consome por exemplo 2 litros de óleo a cada 1000 km, convenhamos que mesmo que o dono use óleo de R$ 10,00 ele irá perder muito dinheiro se rodar muitos quilômetros por mês com este carro... tipo 2.000 km por mês, assim seguramente ele deve encostar o carro para corrigir o alto consumo de óleo, que por sua vez pode ser causado por várias variáveis conforme expliquei no vídeo acima.
E lembrando que óleo barato protege menos o motor, logo ele desgasta mais rápido ainda.
2.000 km/mês = 24.000 km/ano
24.000 km => 48 litros de óleo
48 litros de óleo => R$ 10,00*48 = R$ 480,00
Assim, em 125.000 km rodados ele paga o valor de retífica (valor médio R$ 2.500,00) só com o consumo abusivo do óleo de apenas R$ 10,00.
Resposta: Considerando que a viscosidade 20W-50 (por exemplo) não é um valor fixo, mas sim uma faixa de valores conforme eu disse no tópico do link abaixo, então se o motor gasta óleo além do desejado e se deve usar a mesma viscosidade 20W-50, então é escolha do dono do carro escolher qual marca de óleo e tipo de base (mineral, sintética ou semi-sintética) ele quer usar. Eu uso Valvoline Max Life 20W-50 pelo tal do "custo vs benefício"... e pra mim ele compensa.
Pois falar sem testar é como dizer que não gosta de suco de cupuaçu, mas nunca experimentou pra ver, ou seja, é preconceito. Deste modo, sugiro você leitor experimentar Valvoline Max Life 20W-50 em seu carro e depois você me fala o que achou.
Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 19&t=35749
E por último lugar, mas não menos importante, Valvoline Max Life é o pioneiro óleo no mundo para motores com alta quilometragem, logo o seu consumo de óleo "deve" ser inferior a um óleo similar (semi-sintético) de mesma viscosidade exata (cSt), tipo os dois óleos tem 19 cSt a 100ºC, salvo melhor juízo.
Assim ele "deve" ter em sua composição química aditivos específicos para reduzir o consumo de óleo, salvo melhor juízo. Deste modo, além de menor consumo de lubrificante, ele por ser óleo semi-sintético tende a ter uma vida útil mais longa que o óleo mineral, assim o seu custo diminui, pois dura mais que o óleo mineral e gasta menos óleo também que o mineral. E ainda ele protege o motor contra o desgaste muito mais que a concorrência, pois ele é API SN, enquanto a concorrência é API SL apenas. Em fim, é o tal do "custo vs benefício".
A página da Valvoline saiu do ar da minha fonte abaixo, pois diz que está em construção o site... Mas veja o que dizia a Valvoline sobre o Max Life 20W-50:
As vantagens do Valvoline MaxLife™ :
- Condiciona dos selos do motor;
- Minimiza o consumo do óleo lubrificante;
- Maior resistência à degradação térmica;
- Reduz a formação de depósitos.
Fonte:
http://www.valvoline.com.br/produtos_ca ... motos.html
Mas também devemos separar o joio do trigo... se o motor consome por exemplo 2 litros de óleo a cada 1000 km, convenhamos que mesmo que o dono use óleo de R$ 10,00 ele irá perder muito dinheiro se rodar muitos quilômetros por mês com este carro... tipo 2.000 km por mês, assim seguramente ele deve encostar o carro para corrigir o alto consumo de óleo, que por sua vez pode ser causado por várias variáveis conforme expliquei no vídeo acima.
E lembrando que óleo barato protege menos o motor, logo ele desgasta mais rápido ainda.
2.000 km/mês = 24.000 km/ano
24.000 km => 48 litros de óleo
48 litros de óleo => R$ 10,00*48 = R$ 480,00
Assim, em 125.000 km rodados ele paga o valor de retífica (valor médio R$ 2.500,00) só com o consumo abusivo do óleo de apenas R$ 10,00.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
- bleidao
- SUPORTE
- Mensagens: 13370
- Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
- Carro: Gol Plus 1986
- Localização: Serra, ES
- Contato:
Re: Devo usar óleo mais grosso em motor com alta quilometrag
Claro que ele vai falar do produto dele.
Mas volto a afirmar que, o que deixa passar o óleo para a câmara de combustão é o desgaste dos anéis.
O óleo por ser Valvoline não deixará de ser óleo e não deixará de passar pelos anéis.
Mas na questão de aditivos que possam dar um condicionamento melhor às peças desgastadas, até concordo.
Claro que a ideia de utilizar um óleo para veículo muito rodados não é corrigir o problema por estar passando óleo.
Mas volto a afirmar que, o que deixa passar o óleo para a câmara de combustão é o desgaste dos anéis.
O óleo por ser Valvoline não deixará de ser óleo e não deixará de passar pelos anéis.
Mas na questão de aditivos que possam dar um condicionamento melhor às peças desgastadas, até concordo.
Claro que a ideia de utilizar um óleo para veículo muito rodados não é corrigir o problema por estar passando óleo.
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
- João Victor AP
- Membro - Gold
- Mensagens: 5845
- Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
- Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
- Localização: Coromandel - MG
Re: Devo usar óleo mais grosso em motor com alta quilometrag
Óleo de câmbio e diferencial de caminhão.Rodox escreveu:O que é óleo 140?bleidao escreveu:Daqui a pouco os caras vão querer colocar óleo 140 no motor para não fumar.
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
Re: Devo usar óleo mais grosso em motor com alta quilometrag
Você já viu alguém fazer um estupro desses num carro?João Victor AP escreveu:Óleo de câmbio e diferencial de caminhão.Rodox escreveu:O que é óleo 140?bleidao escreveu:Daqui a pouco os caras vão querer colocar óleo 140 no motor para não fumar.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
- João Victor AP
- Membro - Gold
- Mensagens: 5845
- Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
- Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
- Localização: Coromandel - MG
Re: Devo usar óleo mais grosso em motor com alta quilometrag
Não...
O Bleidão falou ali só zuando mesmo, para dizer que não tem que ficar usando óleo cada vez mais grossos
Ninguém coloca óleo 140 em motor não.
O Bleidão falou ali só zuando mesmo, para dizer que não tem que ficar usando óleo cada vez mais grossos
Ninguém coloca óleo 140 em motor não.
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
Re: Devo usar óleo mais grosso em motor com alta quilometrag
Ainda bem... pois um vizinho colocou no Gol Copa 1982 dele óleo de câmbio SAE 90 e fatalmente fundiu logo em seguida.João Victor AP escreveu:Não...
O Bleidão falou ali só zuando mesmo, para dizer que não tem que ficar usando óleo cada vez mais grossos
Ninguém coloca óleo 140 em motor não.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
- bleidao
- SUPORTE
- Mensagens: 13370
- Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
- Carro: Gol Plus 1986
- Localização: Serra, ES
- Contato:
Re: Devo usar óleo mais grosso em motor com alta quilometrag
A analogia foi zoeira. Nunca vi ninguém colocar óleo de câmbio no motor.
Mas já vi um maluco que indicou para o outro dar umas "bombadas" de graxa para aumentar a viscosidade do óleo e fiquei até sem palavras. Isso foi pessoalmente, mecânico das antigas kkkkkkkkkkkkkkkk
Mas já vi um maluco que indicou para o outro dar umas "bombadas" de graxa para aumentar a viscosidade do óleo e fiquei até sem palavras. Isso foi pessoalmente, mecânico das antigas kkkkkkkkkkkkkkkk
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
- bleidao
- SUPORTE
- Mensagens: 13370
- Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
- Carro: Gol Plus 1986
- Localização: Serra, ES
- Contato:
Re: Devo usar óleo mais grosso em motor com alta quilometrag
Quis mascarar o problema e acabou acarretando num prejuízo ainda maior.Rodox escreveu:Ainda bem... pois um vizinho colocou no Gol Copa 1982 dele óleo de câmbio SAE 90 e fatalmente fundiu logo em seguida.João Victor AP escreveu:Não...
O Bleidão falou ali só zuando mesmo, para dizer que não tem que ficar usando óleo cada vez mais grossos
Ninguém coloca óleo 140 em motor não.
Foi o que eu imaginei que o cara teria a criatividade de fazer. Era muito comum inventarem gambiarras.
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
- João Victor AP
- Membro - Gold
- Mensagens: 5845
- Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
- Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
- Localização: Coromandel - MG
Re: Devo usar óleo mais grosso em motor com alta quilometrag
Oloko !Rodox escreveu:Ainda bem... pois um vizinho colocou no Gol Copa 1982 dele óleo de câmbio SAE 90 e fatalmente fundiu logo em seguida.João Victor AP escreveu:Não...
O Bleidão falou ali só zuando mesmo, para dizer que não tem que ficar usando óleo cada vez mais grossos
Ninguém coloca óleo 140 em motor não.
O cara é mesmo maluco
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531