http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 19&t=22114
Para ajudar a visualizar segue uma imagem de onde normalmente ele fica.
O desborbulhador serve para tirar as bolhas que podem surgir na linha de combustível e para aliviar a pressão na linha, aumentando a vida útil da bomba de combustível, da agulha do carburador e da bóia, também tem como beneficio a economia de combustível.
Mas como uma peça tão inútil pode economizar combustível???
Como ele alivia a pressão da linha fazendo com que não entre mais combustível do que o necessário no carburador e assim também no motor. Ele atua por gravidade, através dos seus três orifícios, um na parte de baixo que vai para o carburador, um no meio (ou em cima depende do modelo) para a entrada de combustível e outro em cima para o retorno do tanque.
Esquema
Modelo novo em plástico.

UMA OBSERVAÇÂO IMPORTANTE É QUE O DESBORBULHADOR É DE USO EXCLUSIVO DE MOTORES A GASOLINA.
Nenhum carro original a alcool saiu com desdorbulhador. Pode-se notar isso pela diferença de dimensão de uma filtro de combustivel pra gasilina e outro pra alcool, o de alcool é bem maior, desse forma o desborbulhador pra alcool seria muito grande pra suprir a necessidade.
Apesar de ser uma peça muito útil, muitas vezes é subestimada e até desconhecida. Apesar das suas qualidades ele pode apresentar dois problemas:
1- Entupimento, mais comum no retorno mais pode ser em qualquer um dos orifícios, causando excesso, ou falta dependendo de onde for.
2-Falta de combustível em altas rotações.
A primeira é fácil e barata, compra logo um novo que não custa nem 5 conto.
A segunda pode ser resolvida de duas maneiras: Uma seria substituir por um maior, no caso do modelo acima que é pequeno, pode ser substituido por uma original desses de metal que são maiores, ou um de opala 6cc que é maior ainda, vai depender da necessidade de cada motor. A outra maneira de se resolver seria usando um dosador pequeno.
Esse solução pode ser usada também em carros a álcool para diminuir a pressão da linha.
Eu utilizo um dosador pequeno (R$30,00) no meu motor que é a álcool, com bomba de combustível original, isso tem preservado meu carburador,a bomba de combustível e até certa economia, não faz nenhum milagre, mas já ajuda.
Para utilizar é bem fácil

Basta instalar no lugar do desborbulhador, usando as mesmas mangueiras. Ele também tira as bolha e controla o fluxo.
Para regular, aperte totalmente o parafuso em cima e vá soltando aos poucos, rode com o carro, de umas puxadas e sinta se da falta, se não der falta, vá soltando até que você possa sentir que ele dá falta quando você exigir mais do carro (faça isso no dia-a-dia, rodando com o carro, vc vai ter uma regulagem mais fina assim), ai quando sentir que ele dá falta, volte um pouco o parafuso e pronto, está regulado.
Eu uso e fica perfeito, me ajudou a melhorar a media do carro, não força minha bomba e nem os componentes do carburador.
Espero que possa ajudar quem tenha duvida sobre isso ou busque mais um pouco de economia no seu carro.
Consegui a foto.....
Segue com esquema