Qual oleo devo usar ?

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Rafa19
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registrado em: 17 Abr 2013, 22:26
Carro: Gol GL 1.8 AP
Localização: Franca - sp

Qual oleo devo usar ?

Mensagem por Rafa19 »

Tenho um gol 1.8 ap, estou usando o mineral, tenho um amigo que usa semi-sintetico, qual é melhor ? Devo continuar com o mineral ?

Obrigado
Avatar do usuário
MacLeod
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 584
Registrado em: 13 Dez 2012, 01:05
Carro: Gol GTI

Re: Qual oleo devo usar ?

Mensagem por MacLeod »

Existem muitos tópicos sobre esse tema, mas basicamente, você deve utilizar o óleo recomendado no manual do carro. Quanto aos tipos de óleos, o sintético é melhor que o semi-sintético que é melhor que o mineral, mas mais importante que isso é seguir os requisitos SAE e API informados pelo fabricante do veículo.
Avatar do usuário
Rodrigo Naressi
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1898
Registrado em: 10 Out 2013, 09:29
Carro: Gol GT 85
Localização: Cachoeirinha-RS

Re: Qual oleo devo usar ?

Mensagem por Rodrigo Naressi »

cara, tenho um amigo que é mecânico, ele usa óleo mineral a vida tora e troca com 4mil km... se o fabricante indicar outra coisa dai tudo bem, mas o gol é mineral mesmo só não inventa de colocar óleo para carro acima de 100mil km que frentista gosta de empurrar... uma vez coloquei e troquei em uma semana para o normal...os tuchos não estavam enchendo...
Imagem
Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
Avatar do usuário
MacLeod
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 584
Registrado em: 13 Dez 2012, 01:05
Carro: Gol GTI

Re: Qual oleo devo usar ?

Mensagem por MacLeod »

Concordo quanto aos frentistas, porque eles realmente não entendem nada de óleo. Todavia, discordo quanto ao óleo mineral ser melhor que os outros. Os óleos sintéticos sem dúvida proporcionam a melhor lubrificação, porque em comparação com os minerais são mais puros, possuem composição molecular mais estável (a viscosidade é menos afetada por mudanças de temperatura), evaporam e oxidam menos.

Isso não significa que um óleo mineral não sirva bem no caso do Gol quadrado. O manual não diz qual o tipo de óleo deve ser usado, mas sim quais são as especificações mínimas. A diferença é que, numa mesma especificação, os óleos sintéticos terão maior desempenho do que o mineral. O problema é o alto preço, e por isso foi inventado o semi-sintético, um meio termo entre os outros dois.

Em resumo, num Gol original o óleo mineral serve perfeitamente, mas se puder utilizar os óleos mais avançados, melhor ainda (sempre se respeitando as especificações mínimas). Vale dizer que algumas pessoas defendem que se um motor sempre usou óleo mineral, não seria recomendável a troca pelo sintético. Ou que seria necessário um "flush" no motor antes de trocar o tipo de óleo. Só não estou certo até que ponto isso é verdade...
Avatar do usuário
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 615
Registrado em: 27 Dez 2013, 15:26
Carro: Gol GTS 91/92

Re: Qual oleo devo usar ?

Mensagem por Schubert »

Em muitos casos as pessoas tem receio de usar produtos novos em carros mais antigos, como também é o caso do fluido de freio, que falam que tem que ser no caso dos quadrado o dot3(cor meio esverdiado), eu por exemplo uso o dot4(vermelho), também acontece com o fluido do sistema de arrefecimento, que falam que tem que ser verde ou azul para carros antigos e vermelho ou rosa para carros novos, eu uso o vermelho utilizado nos gol's atuais, com o óleo é o mesmo, o conselho que dou é se for utilizar óleo sintético, utiliza somente ele e de preferencia o mesmo e entender o porque de utilizar o determinado produto e qual a diferença que ele vai fazer referente ao outro(tipo composição, reação, melhorias).

Eu utilizo mineral mesmo: Shell Helix HX3 20W50 e troca sempre entre 4 e 5mil. Tem alguns minerais, sinteticos e semisinteticos no site abaixo:
http://www.shell.com/bra/products-servi ... -oils.html
Avatar do usuário
Rodrigo Naressi
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1898
Registrado em: 10 Out 2013, 09:29
Carro: Gol GT 85
Localização: Cachoeirinha-RS

Re: Qual oleo devo usar ?

Mensagem por Rodrigo Naressi »

Não sei como está especificado no manual do gol, tinha um civic que o mecânico teimou comigo que era semi sintetico e quando olhei no manual especificava oleo mineral... no meu corsa atual uso semi, acredito que era usado sintético pois em alguns meses criou borra e entupiu tudo, tive que abrir para limpar... o óleo semi sintético tem uma parte de cada, sendo conpatíveis... dá para avançar apenas, quando usa mineral passar para o semi sintetico e para o sintético... o problema é usar sintético e voltar para o o semi ou para o mineral... tem alguns mitos sobre isto...
Imagem
Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Qual oleo devo usar ?

Mensagem por bleidao »

Eu uso o 20w50 há uma vida... Um amigo meu inventou de colocar um semi-sintético e simplesmente apareceu uma borra gigante de sujeira no carter.

Abraço!
Avatar do usuário
SCarrilho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 351
Registrado em: 28 Jan 2015, 00:50
Carro: Parati

Re: Qual oleo devo usar ?

Mensagem por SCarrilho »

bleidao escreveu:Eu uso o 20w50 há uma vida... Um amigo meu inventou de colocar um semi-sintético e simplesmente apareceu uma borra gigante de sujeira no carter.

Abraço!

Revivendo o tópico


Isso aconteceu porque o poder detergente do semi-sintético é maior, o motor já devia ter alguma sujeira e como o outro óleo é "mais forte" por assim dizer, limpou e soltou toda a borra que estava presa.


Olha aí o que aconteceu no motor do cara por usar um óleo com maior poder detergente:

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=Y98y3zNgvo8[/BBvideo]
meison
Membro
Membro
Mensagens: 254
Registrado em: 10 Nov 2015, 19:16
Carro: Gol GL 1.8T 1993

Re: Qual oleo devo usar ?

Mensagem por meison »

eu cheguei a rodar 44mil km com oleo 10w40 turbo diesel de omnibus, o mesmo que se produz no Uruguai pela Ancap (o que seria a Petrobras no Brasil) e o motor quando desmontei tava limpo mesmo. Nao tinha nada de borra!!

Agora to com oleo Motul 300v 4T pelos aditivos que ele tem, e por ser oleo para moto de competiçao e quase imposivel que ele fique "fino" ja que e para altas rotaçoes e temperaturas muito superiores as que pode ver um gol dos nossos. Mais isso so para proteger os metais e demais no asentamento dos metais. Apos isso penso em um motul 8100 mais o menos

Mais que oleo de diesel turbo serve, eu ja passei por essa e se o oleo e bom, ele anda bem so que nao e feito para girar altas rotaçoes, tem que lembrar disso, tem diesel que no maximo chega a 3000-4000rpm!! Cuidado
Estudar e investir, em voce mesmo Imagem
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Qual oleo devo usar ?

Mensagem por João Victor AP »

SCarrilho escreveu:
bleidao escreveu:Eu uso o 20w50 há uma vida... Um amigo meu inventou de colocar um semi-sintético e simplesmente apareceu uma borra gigante de sujeira no carter.

Abraço!

Revivendo o tópico


Isso aconteceu porque o poder detergente do semi-sintético é maior, o motor já devia ter alguma sujeira e como o outro óleo é "mais forte" por assim dizer, limpou e soltou toda a borra que estava presa.


Olha aí o que aconteceu no motor do cara por usar um óleo com maior poder detergente:

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=Y98y3zNgvo8[/BBvideo]
óleo de motores diesel realmente tem uma ação detergente muito grande.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Qual oleo devo usar ?

Mensagem por bleidao »

Têm uma ação detergente mais eficiente, mas será que são eficientes em altas temperaturas?
Avatar do usuário
SCarrilho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 351
Registrado em: 28 Jan 2015, 00:50
Carro: Parati

Re: Qual oleo devo usar ?

Mensagem por SCarrilho »

bleidao escreveu:Têm uma ação detergente mais eficiente, mas será que são eficientes em altas temperaturas?

Levando em consideração que os caminhões rodam por milhares de km sem parar, acho que vão aguentar 90~100 graus de um motor a gasolina.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Qual oleo devo usar ?

Mensagem por bleidao »

Por enquanto estamos apenas nas teorias. Temos que ver como é realmente na prática. Seria legal se tivéssemos alguém que nos orientasse.
meison
Membro
Membro
Mensagens: 254
Registrado em: 10 Nov 2015, 19:16
Carro: Gol GL 1.8T 1993

Re: Qual oleo devo usar ?

Mensagem por meison »

Eu rodei 44mil km com motor turbo carburado num ap 1.8 com oleo de turbo diesel 10w40 sem problemas, na hora de abrir o motor estava limpo.

Aqui fica o video da High torque sobre viscosidade do oleo, https://www.youtube.com/watch?v=i-F8Uda7Cb4&t=8s
Estudar e investir, em voce mesmo Imagem
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Qual oleo devo usar ?

Mensagem por bleidao »

Excelente, Meison!
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Qual oleo devo usar ?

Mensagem por bleidao »

Eu já vi na prática esse problema com viscosidade do óleo.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Qual oleo devo usar ?

Mensagem por João Victor AP »

SCarrilho escreveu:
bleidao escreveu:Têm uma ação detergente mais eficiente, mas será que são eficientes em altas temperaturas?
Levando em consideração que os caminhões rodam por milhares de km sem parar, acho que vão aguentar 90~100 graus de um motor a gasolina.
Também penso por esse ponto de vista :good:
Avatar do usuário
SCarrilho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 351
Registrado em: 28 Jan 2015, 00:50
Carro: Parati

Re: Qual oleo devo usar ?

Mensagem por SCarrilho »

Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Qual oleo devo usar ?

Mensagem por bleidao »

SCarrilho escreveu:[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=7kUoeWOl3Sg[/BBvideo]
oloucooo... judiaram, hein.
Avatar do usuário
SCarrilho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 351
Registrado em: 28 Jan 2015, 00:50
Carro: Parati

Re: Qual oleo devo usar ?

Mensagem por SCarrilho »

bleidao escreveu:
SCarrilho escreveu:
oloucooo... judiaram, hein.

Eles fazem uns testes nada haver, já dá pra saber que vai dar merda... colocaram café do starbucks no lugar do óleo

Mas esse aí eu achei interessante, em uso normal o carro funcionou como se estivesse com óleo normal.

Nos EUA carro velho é lixo né, na realidade qualquer máquina com motor a combustão depois de certa idade é lixo...

Tem um monte de canal gringo que fica fazendo essas experiências doidas, tem um outro canal que fica colocando combustíveis diferentes de gasolina pra ver se o carro vai funcionar e por aí vai.
Responder

Voltar para “Motor e Cambio”