Trocar junta do cabeçote motor AP 1.6

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Adriano Rodrigues
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Trocar junta do cabeçote motor AP 1.6

Mensagem por Adriano Rodrigues »

Boa tarde pessoal estou com uma duvida é difícil para troca a junta do cabeçote motor AP 1.6 ja tenho a junta so falta a coragem para tirar o cabeçote já comprei ate um torquímetro de vareta.
Motivo começo a misturar óleo e agua :sad:
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Ricardo RCR
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Re: Trocar junta do cabeçote motor AP 1.6

Mensagem por Ricardo RCR »

Adriano Rodrigues escreveu:Boa tarde pessoal estou com uma duvida é difícil para troca a junta do cabeçote motor AP 1.6 ja tenho a junta so falta a coragem para tirar o cabeçote já comprei ate um torquímetro de vareta.
Motivo começo a misturar óleo e agua :sad:

Adriano, se for aquela 1ª junta (a junta da tampa de válvulas) é só vc usar uma chave 10, retirar todas as porcas, levantar a tampa (pode ser com uma chave de fenda p/ descolar a junta velha da tampa), depois limpe bem a tampa e o cabeçote, (cuidado pra não deixar escorrer nada para o motor) e pronto, é só colocar a junta nova, encaixar a tampa de novo, apertar 1 porca de cada lado de cada vez, fazendo um "X" e com cuidado pra não partir/cortar a nova junta.
Agora, se for a junta do entre o cabeçote e o bloco do motor, então procure um mecânico, pois requer perícia na desmontagem e na montagem, pois ele precisa conferir se existe algum empeno / alguma trinca, aí depois é q tem que dar o aperto no torque e na sequencia certa. (apesar do motor ap não ter tantos segredos, mas prossiga dessa forma ok.

Flw

Abçs
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Rodrigo Naressi
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Re: Trocar junta do cabeçote motor AP 1.6

Mensagem por Rodrigo Naressi »

troquei do meu santana pois estava sumindo água, tem que remover tampa de valvula, correia dentada, os dois coletores e tudo que vai ligado no cabeçote, mangueiras cabos fios etc, soltar o cabeçote aos poucos em X tira ele fora, manda para retifica para fazer o necessário, com uns pedaços de pano ou jornal tampa os dutos de oleo para não cair sujeira, via ter que pegar um taquinho e uma lixa fina e limpar toda superfície do bloco, limpa os dutos de água, limpa o óleo dos cilindros e coloca 2 pistoões para cima e limpa as cabeças deles, aspira bem e limpa, gira o motor com uma chave no virabrequim e repete nos outros pistões, verifica bem o bloco se não tem corrosão ou trincas limpa tudo bem lubrifica de leve os cilindros e remonta tudo.

Atenção no ponto, tem marcas no distribuidor, polia do cabeçote e volante, não vai fecha pois o cabeçote esta mais baixo, terá que ajustar ajustar o ponto
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Adriano Rodrigues
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Re: Trocar junta do cabeçote motor AP 1.6

Mensagem por Adriano Rodrigues »

Rodrigo Naressi escreveu:troquei do meu santana pois estava sumindo água, tem que remover tampa de valvula, correia dentada, os dois coletores e tudo que vai ligado no cabeçote, mangueiras cabos fios etc, soltar o cabeçote aos poucos em X tira ele fora, manda para retifica para fazer o necessário, com uns pedaços de pano ou jornal tampa os dutos de oleo para não cair sujeira, via ter que pegar um taquinho e uma lixa fina e limpar toda superfície do bloco, limpa os dutos de água, limpa o óleo dos cilindros e coloca 2 pistoões para cima e limpa as cabeças deles, aspira bem e limpa, gira o motor com uma chave no virabrequim e repete nos outros pistões, verifica bem o bloco se não tem corrosão ou trincas limpa tudo bem lubrifica de leve os cilindros e remonta tudo.

Atenção no ponto, tem marcas no distribuidor, polia do cabeçote e volante, não vai fecha pois o cabeçote esta mais baixo, terá que ajustar ajustar o ponto

Valeu cara vou ver se consigo tirar o cabeçote esse final de semana e mandar pra retifica
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williamcar
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Re: Trocar junta do cabeçote motor AP 1.6

Mensagem por williamcar »

Estou com o mesmo problema do Santana, a água esta sumindo sendo que não tem sinais de vazamento pelas mangueiras. acada 3 dias tenho que repor a água.
Para fazer a retifica do cabeçote o ideal seria já aproveitar para trocar todas as juntas?
Coletor de escapamento, cabeçote, tampa de valvulas, retentores?
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Rodrigo Naressi
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Re: Trocar junta do cabeçote motor AP 1.6

Mensagem por Rodrigo Naressi »

williamcar escreveu:Estou com o mesmo problema do Santana, a água esta sumindo sendo que não tem sinais de vazamento pelas mangueiras. acada 3 dias tenho que repor a água.
Para fazer a retifica do cabeçote o ideal seria já aproveitar para trocar todas as juntas?
Coletor de escapamento, cabeçote, tampa de valvulas, retentores?
Dae amigo, retira as velas e olha a coloração delas, o cilindro que tiver com problema vai deixar a vela cor de ferrugem...

as juntas troca sim, admição e escape...
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