Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
hirinhu
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 313
Registrado em: 27 Jul 2010, 20:11
Carro: Gol C Furgão 1987

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por hirinhu »

Rodox escreveu:
hirinhu escreveu:daí galera, resolvi testar agora o ELAION 20w50 SN, mas sei la, não vejo diferença nem da época que andava de 15w40 kkkkkkkkkk
Nunca vi esse tal de Elaion pra vender... quanto você pagou no litro deste óleo?

Eu paguei R$ 30,00 no litro do Valvoline Max Life 20W-50 - API SN - semi-sintético.

Veja o tópico no link abaixo que fiz após usar o referido óleo por 1.000 km:

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=SK8eVk1atyU[/BBvideo]

Saiu 19 o litro aqui, mas entortei a biela do meu carro e já remontei agora com MOBIL SUPER 20w50SM kkkkkkkkkkkkkk
furgão 87 1.6T R4449, Multi-bobinas, Pandoo ProInject
Jetta 2.5 09 x-tudo.....
Cayenne V8 4.5 Twin Turbo
Gol GL 97 2.0T - SCAT + AFP - ar/dh/ve/te, ZR56/58, 4xbobinas gol g6, Pandoo ProInject, 1-4 Sapinho
Gol BX 85 1.6 alcool
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por Rodox »

hirinhu escreveu:
Saiu 19 o litro aqui, mas entortei a biela do meu carro e já remontei agora com MOBIL SUPER 20w50SM kkkkkkkkkkkkkk
Óleo bom... mas esse deve ser as últimas unidades do API SM, pois o Mobil Super 20W-50 regrediu a classificação API e agora é SL... :choro: :choro: :choro: :choro: :choro:

Fonte:

http://mobil.cosan.com/pt-br/veiculos/c ... nal-20w-50
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
cururuh
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Mensagens: 413
Registrado em: 24 Fev 2009, 21:05
Carro: Voyage CL 1.6 AP 95
Localização: Arapiraca-AL

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por cururuh »

Olá, meus caros!!

Ando meio sumido de comentários, mas sempre navego pelo fórum, aprendendo sempre algo novo...

Estive conversando com um consultor Shell, o cara é bom! Tem uns cursos aí da fábrica da Mobil e Shell, ele é quem passa o treinamento de oficinas, lojas e frotistas. O cara manja muito. Ele me passou algo bem interessante para meu Voyage 95 AP 1.6s, que vou compartilhar e discutir com vocês sobre isso.

O óleo do motor recomendado para nossos carros, na época de sua fabricação é o 20W40.

Esse óleo não é mais disponibilizado para vendas, a galera migrou para o 20W50, inclusive eu! :paz: :paz: :paz:

Partindo do princípio que nossos carros estejam bem conservados e com as devidas folgas dos motores bem próximos aos padrões de fábrica, o óleo ideal, nos dias de hoje, seriam os minerais ou semi-sintéticos 15W40. Isso mesmo! Os 15W40 iriam fazer quase o mesmo efeito, sendo que, melhoraria o funcionamento do motor nas partidas à frio.

Resolví testar no meu carro, e, até agora estou satisfeito, pois o carro não mudou o funcionamento(digo, rajando ou apresentando ruídos estranhos), sendo que,, o óleo mais fino deixa o motor mais leve no funcionamento e a tecnologia atual, com mais detergencia, vai deixar meu motor mais limpo!

O óleo que eu usei foi o Shell Rimula RT4-X (Para motores Diesel de trabalho pesado, com aprovação também para nossos motores Ciclo Otto).

Mas, ele me deixou bem claro que, o óleo que eu usei, tem que ser usado com cuidado na primeira aplicação, pois ele pode fazer um "Flush" no motor e entupir pescador ou filtro de óleo, lembrando também que, o meu motor estava sem borras no momento da aplicação.

Os óleos que eu julguei recomendado, seriam:

*LUBRAX TECNO 15W40 API SN
*SHELL RIMULA RT4X 15W40
*MOBIL DELVAC CI-4 15W40
*LUBRAX TOP TURBO 15W40

OBS.: A minha escolha pelo SHELL, se deu por conta de que eu tenho uma lojinha de peças e eu já tinha esse óleo no estoque.

Mais dúvidas, estarei à disposição.
Anderson Moura - MOURA AUTO PEÇAS
Arapiraca-AL
Voltando ao mundo dos quadrados com um Voyage CL AP 1.6

http://www.golquadrado.com.br/forum/gol ... 12973.html
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por bleidao »

Realmente uma pena a notícia do Mobil Super 20w50.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por Rodox »

cururuh escreveu:Olá, meus caros!!

Ando meio sumido de comentários, mas sempre navego pelo fórum, aprendendo sempre algo novo...

Estive conversando com um consultor Shell, o cara é bom! Tem uns cursos aí da fábrica da Mobil e Shell, ele é quem passa o treinamento de oficinas, lojas e frotistas. O cara manja muito. Ele me passou algo bem interessante para meu Voyage 95 AP 1.6s, que vou compartilhar e discutir com vocês sobre isso.

O óleo do motor recomendado para nossos carros, na época de sua fabricação é o 20W40.

Esse óleo não é mais disponibilizado para vendas, a galera migrou para o 20W50, inclusive eu! :paz: :paz: :paz:

Partindo do princípio que nossos carros estejam bem conservados e com as devidas folgas dos motores bem próximos aos padrões de fábrica, o óleo ideal, nos dias de hoje, seriam os minerais ou semi-sintéticos 15W40. Isso mesmo! Os 15W40 iriam fazer quase o mesmo efeito, sendo que, melhoraria o funcionamento do motor nas partidas à frio.

Resolví testar no meu carro, e, até agora estou satisfeito, pois o carro não mudou o funcionamento(digo, rajando ou apresentando ruídos estranhos), sendo que,, o óleo mais fino deixa o motor mais leve no funcionamento e a tecnologia atual, com mais detergencia, vai deixar meu motor mais limpo!

O óleo que eu usei foi o Shell Rimula RT4-X (Para motores Diesel de trabalho pesado, com aprovação também para nossos motores Ciclo Otto).

Mas, ele me deixou bem claro que, o óleo que eu usei, tem que ser usado com cuidado na primeira aplicação, pois ele pode fazer um "Flush" no motor e entupir pescador ou filtro de óleo, lembrando também que, o meu motor estava sem borras no momento da aplicação.

Os óleos que eu julguei recomendado, seriam:

*LUBRAX TECNO 15W40 API SN
*SHELL RIMULA RT4X 15W40
*MOBIL DELVAC CI-4 15W40
*LUBRAX TOP TURBO 15W40

OBS.: A minha escolha pelo SHELL, se deu por conta de que eu tenho uma lojinha de peças e eu já tinha esse óleo no estoque.

Mais dúvidas, estarei à disposição.
Fala grande!

1.

Esses motores em que só é especificado o óleo 20W-40 (1992 a 1995) é uma faca de dois gumes... pois nem 15W-40 e nem 20W-50 são os ideais.

Tem uma teoria que diz que quanto mais fino o óleo a frio melhor é a partida e a lubrificação. Mas tem outra teoria que não se pode alterar a viscosidade do óleo a frio e nem muito menos a quente, pois assim prejudica a capacidade de lubrificação do motor e assim gera desgaste prematuro do mesmo.

Então ou a pessoa pergunta para um fabricante de óleo de renome (Mobil, Shell, Petrobrás, etc) qual é a viscosidade de óleo mais indicada para ele já que não existe mais o 20W-40... ou arrisca testar o 15W-40 ou 20W-50 e ver qual melhor atende no quesito consumo de óleo, combustível e ruídos. Pois o estado de desgaste do motor vai determinar qual dos dois óleos vai melhor atender.

Me lembro que uma vez perguntei por e-mail para um fabricante de óleo de renome se um Gol 1993 1.8AP, cujo Manual do Proprietário só recomenda o óleo 20W-40, poderia usar os óleo de viscosidades 10W-40 e 15W-40 ou até um mais grosso como o 20W-50. Considerando que essa empresa não produzia mais o 20W-40.

Em resposta a empresa informou que a princípio sim, se pode utilizar um lubrificante mais viscoso sem problemas. Na verdade, como você disse que seu carro é ano e/ou modelo 1993, suponho que ele deva estar com uma quilometragem um pouco alta. E nesses casos, o recomendável é utilizar um lubrificante mais viscoso.



2.

Quanto a usar óleo de caminhão em carro já sou conservador... pois na minha opinião óleo de caminhão é para caminhão e não para carro. Eu só faria isso se soubesse da formula exata de um óleo de carro e de um equivalente de caminhão, ou seja através de uma análise em laboratório a composição química do óleo, mas como sou ignorante nisso, então prefiro seguir o que recomenda os catálogos dos fabricantes de óleo, ou seja, óleo pra carro mesmo.

Porque com certeza um óleo de caminhão não é igual a um de carro, ambos provavelmente tem seu pró e contra. Vale ressaltar a diferença entre os motores diesel linha pesada e carros:

- regime de rotação:

Motor de caminhões grandes (carreta 20 toneladas e etc) tem faixa de giro mais baixa em relação a um carro.

- Scania R 400 - ano 2017 - 12.7-L - 6 cilindros - diesel tem: 406 CV a 1.900 rpm e torque máximo de 2.100 N.m a 1.000 rpm;
- Porsche 911 Turbo - ano 2017 - 3.8-L - 6 cilindros - gasolina tem: 580 CV a 6.800 rpm e torque máximo de 765 N.m a 2.300 rpm;
- Gol 1.8AP 1990 gasolina tem: 95 CV a 5.400 rpm e torque máximo de 153 N.m a 3.200 rpm.

Então o esforço e consequentemente desgaste de um motor de carro é maior que o de um caminhão devido ao alto giro do motor (rpm) de um carro em relação a um caminhão. Imagine o calor gerado pelo atrito entre os anéis dos pistões e os cilindros do motor com o aumento da rotação do motor. E somado a isso a carga de calor gerada a cada ignição a mistura ar combustível com o aumento da rotação... coitado do óleo... frita literalmente.


- tipo de composição química do combustível:

O diesel deve interagir com óleo de uma maneira diferente da gasolina ou etanol, então tudo indica de o diesel tem uma agressividade (degradação) ao óleo diferente da gasolina ou etanol.


- regime de trabalho:

Caminhão 90% do trajetos dele geralmente é estrada, ou seja condições normais de utilização, já os automóveis de capitais 99,99% deles (São Paulo-SP por exemplo) que a pessoa usa no dia a dia para trabalhar é um trânsito caótico de anda e para e então o seu uso é severo. Então se exige uma carga de aditivos para compensar esse trânsito caótico de anda e para. Então o motor funciona mas o hodômetro não registra o tempo que o motor funcionou, só registra a quilometragem que o carro andou, ou seja, o carro parado no trânsito em marcha-lenta o óleo vai se degradando e isso não é contabilizado.

As situações a seguir exemplificam condições de uso severo do veículo:
- trânsito freqüente em estradas com alto índice de poeira ou sem pavimentação;
- em trajetos curtos (abaixo de 10 km diários) ou com motor funcionando em temperaturas abaixo do regime considerado ideal;
- trânsito freqüente em baixos regimes de rotação do motor com tráfego intenso, onde o motor permanece um longo período em marcha lenta;
- longos períodos de inatividade.

Eu, por exemplo, moro em São Paulo-SP e na hora do rush eu levo mais de 1h e 15 min para percorrer apenas 15 km, o que daria no mesmo tempo viajando em uma rodovia a uma velocidade média de 80 km/h uns 100 km. Imagine uma pessoa que enfrenta este mesmo trânsito que eu, porém todos os dias 1h e 15 min de ida ao trabalho e mais 1h e 15 min de volta para casa... seria como se andasse 200 km por dia em uma rodovia... o que daria 4.000 km por mês (200 km x 20 dias) e 44.000 km por ano (11 meses). Então esta situação caótica do trânsito de São Paulo-SP pra mim não seria nem uso severo... seria severíssimo!!!

Mas tem gente que acredita que tudo isso é uma jogada market... acreditam que óleo de caminhão e carro é exatamente o mesmo... Mas eu volto a dizer só acredito vendo uma análise de laboratório da composição química do óleo.

E por fim eu não sou dono da verdade... pois a verdade é relativa. O meu ponto de vista com relação ao discutido hoje é esse e amanhã pode ser outro... É como diz aquela música do Raul Seixas/Paulo Coelho - Metamofose Ambulante:


"Eu quero dizer agora o oposto do que eu disse antes
Prefiro ser essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo".


Abraços,


[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=7VE6PNwmr9g[/BBvideo]
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
cururuh
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Mensagens: 413
Registrado em: 24 Fev 2009, 21:05
Carro: Voyage CL 1.6 AP 95
Localização: Arapiraca-AL

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por cururuh »

Olá!!! Isso está ficando bom!!! rsrsrsrsrsrs

Vamos lá, Alterando-se para 15W40, vamos modificar apenas a viscosidade da partida à frio, fazendo com que o óleo chegue mais rapidamente às partes altas do motor. O pior é alterando a viscosidade de trabalho, que é a com o motor já aquecido, e essa é a é a mais importante.
Quanto ao óleo ser para linha diesel pesada, pode ficar tranquilo, pois a maior aditivação do óleo vai trazer mais limpeza, pois nos veículos diesel, tende-se a criar mais borras e fósforos, que atacam principalmente as bronzinas(metais amarelos). Além do mais, ele tem API SL, que diz respeito ao motor ciclo OTTO(gasolina, álcool, gnv) atendendo até ao API mais avançado(eles não certificam o API para mais avançado por que o foco deles é a diesel de trabalho pesado).
Vale ressaltar, também, que a questão de mudar a viscosidade(engrossar o óleo) após km elevada, não está expressa em nenhum manual de propietário. Outra questão é a de que, "Partindo do princípio que nossos carros estejam bem conservados e com as devidas folgas dos motores bem próximos aos padrões de fábrica", esse ponto seja respeitado.

Eu costumo dizer que, com óleo bom e aditivo no radiador de boa qualidade, o motor dura mais do que o normal...
Anderson Moura - MOURA AUTO PEÇAS
Arapiraca-AL
Voltando ao mundo dos quadrados com um Voyage CL AP 1.6

http://www.golquadrado.com.br/forum/gol ... 12973.html
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por bleidao »

Top, Cururuh!!!

Então... eu tenho um pouco de medo. Mas parece realmente uma boa ideia.
Avatar do usuário
Ricardo RCR
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1020
Registrado em: 11 Out 2011, 11:06
Carro: GQ-88-Alcool-AP 1.8
Localização: Osasco - SP

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por Ricardo RCR »

Interessante... :ol: :clapaa: :clapaa: :clapaa: :clapaa:
No meu verde sigo em frente!!!
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por Rodox »

cururuh escreveu:Olá!!! Isso está ficando bom!!! rsrsrsrsrsrs

Vamos lá, Alterando-se para 15W40, vamos modificar apenas a viscosidade da partida à frio, fazendo com que o óleo chegue mais rapidamente às partes altas do motor. O pior é alterando a viscosidade de trabalho, que é a com o motor já aquecido, e essa é a é a mais importante.
Quanto ao óleo ser para linha diesel pesada, pode ficar tranquilo, pois a maior aditivação do óleo vai trazer mais limpeza, pois nos veículos diesel, tende-se a criar mais borras e fósforos, que atacam principalmente as bronzinas(metais amarelos). Além do mais, ele tem API SL, que diz respeito ao motor ciclo OTTO(gasolina, álcool, gnv) atendendo até ao API mais avançado(eles não certificam o API para mais avançado por que o foco deles é a diesel de trabalho pesado).
Vale ressaltar, também, que a questão de mudar a viscosidade(engrossar o óleo) após km elevada, não está expressa em nenhum manual de propietário. Outra questão é a de que, "Partindo do princípio que nossos carros estejam bem conservados e com as devidas folgas dos motores bem próximos aos padrões de fábrica", esse ponto seja respeitado.

Eu costumo dizer que, com óleo bom e aditivo no radiador de boa qualidade, o motor dura mais do que o normal...
Olá,

Eu ainda acredito que o óleo de carro é a melhor opção devido as variáveis que eu relacionei acima. E ainda, eu estou usando o óleo semi-sintético para motores de Alta Quilometragem no meu Gol 90 1.8AP - Gasolina (Valvoline Max Life 20W-50 API SN), com ele meu motor ficou mais macio do que usando o Mobil Super 20W-50 API SM - mineral. Lembrando que o meu Gol 90 é especificado no Manual do Proprietário o óleo 20W-40 e o 20W-50.

Medi a compressão do meu motor ela aumentou 10 libras (psi) por cilindro, isso resulta em mais potência e economia de combustível. Ele foi de 150 psi para 160 psi, sendo que o especificado para ele é 147 a 176 psi, e ele está com 230.000 km, sem nunca ter feito retífica na parte de baixo, apenas cabeçote devido a superaquecimento do motor. Esse carro foi comprado pelo meu pai em 1997 com 40.000 km e eu comprei dele em 2008 com 190.000 km.
Editado pela última vez por Rodox em 15 Jul 2017, 08:33, em um total de 1 vez.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
cururuh
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Mensagens: 413
Registrado em: 24 Fev 2009, 21:05
Carro: Voyage CL 1.6 AP 95
Localização: Arapiraca-AL

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por cururuh »

Eu não tenho dúvidas de que um 20W50, principalmente um API SN, atenda nossos quadrados, mas é fato que, o 15W40 é o que mais se aproxima do recomendado para os nossos carros, já que vamos alterar apenas a viscosidade frio, e para melhor, já que ele vai atingir as partes mais altas do motor mais rapidamente. E no próprio site da Valvoline diz que não é recomendado alterar a viscosidade do óleo durante a vida útil do motor.
Anderson Moura - MOURA AUTO PEÇAS
Arapiraca-AL
Voltando ao mundo dos quadrados com um Voyage CL AP 1.6

http://www.golquadrado.com.br/forum/gol ... 12973.html
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por Rodox »

cururuh escreveu:Eu não tenho dúvidas de que um 20W50, principalmente um API SN, atenda nossos quadrados, mas é fato que, o 15W40 é o que mais se aproxima do recomendado para os nossos carros, já que vamos alterar apenas a viscosidade frio, e para melhor, já que ele vai atingir as partes mais altas do motor mais rapidamente. E no próprio site da Valvoline diz que não é recomendado alterar a viscosidade do óleo durante a vida útil do motor.
No meu carro é especificado no Manual do Proprietário o 20W-50, ele é 1990, foi a partir de 1992 que era somente o 20W-40. É uma pena que o Valvoline Max Life na viscosidade SAE 40 só tenha a 10W-40... pois se tivesse pelo menos 15W-40 você poderia usá-lo.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por bleidao »

Eu gosto do Mobil mesmo. Um bom óleo. Uma pena que tenha regredido. Agora o Valvoline eu tenho um certo receio.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:Eu gosto do Mobil mesmo. Um bom óleo. Uma pena que tenha regredido. Agora o Valvoline eu tenho um certo receio.
Valvoline dizem que quem tem carro turbo adora... o mineral 20W50. Eu gostei desse Max Life.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
cururuh
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Mensagens: 413
Registrado em: 24 Fev 2009, 21:05
Carro: Voyage CL 1.6 AP 95
Localização: Arapiraca-AL

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por cururuh »

Pelo que ví daa especificações do Valvoline, achei bastante interessante o uso dele...
Anderson Moura - MOURA AUTO PEÇAS
Arapiraca-AL
Voltando ao mundo dos quadrados com um Voyage CL AP 1.6

http://www.golquadrado.com.br/forum/gol ... 12973.html
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por Rodox »

cururuh escreveu:Pelo que ví daa especificações do Valvoline, achei bastante interessante o uso dele...
Foi o melhor óleo que usei até hoje esse Max Life da Valvoline.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
ZANATTA
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 353
Registrado em: 15 Mai 2012, 21:32
Carro: Gol CL 92
Localização: Urussanga - SC

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por ZANATTA »

Porque no manual da VW diz que AP e AE devem usar 20w 40 ou 40 e no manual da FORD diz que AP e CHT podem usar 15w 40, 20w 40, 20w 50 ou 40?

Por isso que eu digo que a gente não deve ficar tão encucado sobre óleo.

É uma eterna discussão...
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por Rodox »

ZANATTA escreveu:Porque no manual da VW diz que AP e AE devem usar 20w 40 ou 40 e no manual da FORD diz que AP e CHT podem usar 15w 40, 20w 40, 20w 50 ou 40?

Por isso que eu digo que a gente não deve ficar tão encucado sobre óleo.

É uma eterna discussão...
Zanatta,


Não sei se você já sabe, mas saí do forum devido a brigas com João Vitor AP... cheiguei ao meu limite no tópico abaixo sobre óleo de caminhão em carro:

http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 19&t=38864

Então esta será a ultima vez que eu escreverei aqui neste tópico sobre óleo.

Eu prefiro não falar de viscosidade pois não conheço a fundo o projeto do motor AP... a viscosidade a frio envolve a folga de projeto do motor na partida e na fase de aquecimento do motor, então não sabemos se pode romper a película do óleo no motor na fase de aquecimento e causando assim um terrível desgaste ao motor.

Como não sou especilista em motor AP, sendo que para tal deve ter trabalhado no mínimo na VW e tal ou até na Alemanha pra conhecer a fundo este maravilhoso motor AP, então na dúvida resolvi consultar especialistas em lubrificantes... consultei a Mobil por e-mal e segue abaixo a cópia da conversa:


_________________________________________________________________________


Boa tarde!

Tenho um WV Gol GL - ano 1990 - motor 1.8-L, e qual óleo vocês recomendariam eu usar, sendo que o manual especifica 20W-40 ou 20W-50, ambosAPI SF?

Obrigado!

Assinei com meu nome... e não como Rodox



_________________________________________________________________________

RESPOSTA À SUA SOLICITAÇÃO

Esta mensagem não é um e-mail não solicitado.
Ela foi enviada em resposta à sua pergunta feita no site http://mobil.cosan.com
_________________________________________________________________________

NOSSA RESPOSTA

Olá,

Para a troca do óleo do motor do VW GOL GL 1990 1.8 o lubrificante Mobil recomendado é o MOBIL SUPER ORIGINAL 20W-50. Sabia mais sobre este produto em nosso site: http://mobil.cosan.com/pt-br/veiculos/c ... nal-20w-50

CONSULTE O MANUAL E SIGA AS RECOMENDAÇÕES DO FABRICANTE DO VEÍCULO/EQUIPAMENTO.

Caso tenha alguma dúvida, por favor, responda esta mensagem.

Atenciosamente,

Equipe de Atendimento Mobil

_________________________________________________________________________


Obrigado pela resposta! Mas gostaria de saber também além do óleo que vocês indicaram (20W-50) se posso usar o óleo MOBIL SUPER PROTECTION DE VISCOSIDADE SAE 15W-40 CONSIDERANDO QUE O MANUAL DO MEU CARRO ESPECIFICA 20W-40?
Obrigado!

_________________________________________________________________________



RESPOSTA À SUA SOLICITAÇÃO

Esta mensagem não é um e-mail não solicitado.
Ela foi enviada em resposta à sua pergunta feita no site http://mobil.cosan.com
_________________________________________________________________________

NOSSA RESPOSTA

Olá,

Informamos que para seu veículo o único produto da marca Mobil que tem as aprovações que melhor atendem as exigências da Volkswagen é o Mobil Super Original 20W-50. Lembramos que a viscosidade do óleo não é o único parâmetro utilizado para nossas indicações. Levamos em conta também as aprovações solicitadas pela própria montadora.

CONSULTE O MANUAL E SIGA AS RECOMENDAÇÕES DO FABRICANTE DO VEÍCULO/EQUIPAMENTO.

Caso tenha alguma dúvida, por favor, responda esta mensagem.

Atenciosamente,

Equipe de Atendimento Mobil
_____________________________________


Moral da história... na dúvida devemos consultar os especialistas, ou seja, os técnicos da Mobil, Shell e etc. Pois sempre é melhor previnir do que remediar...

Adeus a todos vocês! :bye:

Abraços,
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por bleidao »

Eu me apego sim à viscosidade do óleo utilizado em nossos veículos.

Infelizmente não temos parâmetros para bater de frente com o que recomenda o fabricante.
Avatar do usuário
hirinhu
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 313
Registrado em: 27 Jul 2010, 20:11
Carro: Gol C Furgão 1987

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por hirinhu »

opa motor novo, 2milzão na ativa e meu mecanico fez eu usar o MOBIL SUPER MOTO 20w50SL (saga de oleos, ja usei de tudo, ap aceita todos kkkkk)
perfeito, por enqto, fiz a primeira troca de oleo e filtro com 1000km
coloquei o 20w50SL super moto de novo + MILITEC e agora pau na maquina e pressão pra dentro!!
furgão 87 1.6T R4449, Multi-bobinas, Pandoo ProInject
Jetta 2.5 09 x-tudo.....
Cayenne V8 4.5 Twin Turbo
Gol GL 97 2.0T - SCAT + AFP - ar/dh/ve/te, ZR56/58, 4xbobinas gol g6, Pandoo ProInject, 1-4 Sapinho
Gol BX 85 1.6 alcool
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por bleidao »

Super Moto?
Responder

Voltar para “Motor e Cambio”