Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por Rodox »

Óleo de motor de Gol Quadrado (G1) tem que se trocar pela quilometragem ou 6 meses, o que ocorrer primeiro.

"Essa recomendação de trocar a cada 6 meses leva em conta fatores como a oxidação do lubrificante e a volatividade de alguns dos aditivos usados na formulação do óleo. Quando isso acontece, o fluído perde o poder de lubrificação, de limpeza e de combater a formação de borra no motor."

Fonte: Revista Auto Esporte - 06/03/2013. Disponível em:
http://revistaautoesporte.globo.com/Ser ... meses.html

"A borra é uma espécie de nata preta de óleo formada dentro do motor e que pode entupir os dutos por onde circula o lubrificante. No início ela gera perda de rendimento, por causa da maior dificuldade de as peças se movimentarem. Em casos extremos, pode até causar a quebra do propulsor. Há situações que favorecem seu surgimento, como utilizar o óleo por período maior do que o indicado no manual do veículo ou fora da especificação. Motores de carros que ficam muito tempo sem uso ou rodam sempre em pequenos percursos e não atingem a temperatura ideal de funcionamento estão mais propensos ao problema.
Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil)"


Fonte:

https://www.gazetadopovo.com.br/automov ... 865ddwd93i


Vejam abaixo uma foto de borra de óleo em um motor:


Imagem


E vejam abaixo como este mesmo motor devia estar se não tivesse borras:


Imagem


Fonte:

https://www.flatout.com.br/isso-e-o-que ... seu-carro/




E Veja estes dois vídeos sobre borra de óleo:


1.

[BBvideo 560,340]http://g1.globo.com/carros/autoesporte/ ... o/3691605/[/BBvideo]

2.

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=6pKfvDxxSdw[/BBvideo]





O primeiro dono do meu carro fez a 1º Revisão dos 10.000 km para a troca de óleo em um ano e meio após comprar o carro. Já pensou se ele demorasse uns 5 anos para chegar aos 10.000 km... como estaria o óleo?

A quilometragem de troca de óleo se torna um assunto muito complicado no caso de Gols da idade do meu (ano 1990), pois na época que eles eram 0 km o trânsito era bem tranquilo aqui em São Paulo-SP por exemplo, já hoje em dia é o caos, sendo classificado como uso severo...

Não se pode generalizar... afinal cada caso é um caso. A quilometragem de troca de óleo depende do tipo de uso do veículo, que é por sua vez diferente para cada pessoa. Tem gente que pega congestionamentos terríveis na hora do rush para ir trabalhar, mas tem gente que não... Assim cada caso é um caso.

Existem pessoas que o regime de uso do veículo é classificado como uso severo e outras pessoas é uso normal. Porém 99% das pessoas o uso é severo, então o período de troca para o uso severo tem que ser abreviado em relação ao uso normal. Em carros mais atuais o Manual do Proprietário indica a quilometragem do período de troca para uso severo sendo a metade da de uso normal ou em 6 meses, o que ocorrer primeiro.

As situações a seguir exemplificam condições de uso severo do veículo:
- trânsito freqüente em estradas com alto índice de poeira ou sem pavimentação;
- em trajetos curtos (abaixo de 10 km diários) ou com motor funcionando em temperaturas abaixo do regime considerado ideal;
- trânsito freqüente em baixos regimes de rotação do motor com tráfego intenso, onde o motor permanece um longo período em marcha lenta;
- longos períodos de inatividade.

Eu, por exemplo, moro em São Paulo-SP e na hora do rush eu levo mais de 1h e 15 min para percorrer apenas 15 km, o que daria no mesmo tempo viajando em uma rodovia a uma velocidade média de 80 km/h uns 100 km. Imagine uma pessoa que enfrenta este mesmo trânsito que eu, porém todos os dias 1h e 15 min de ida ao trabalho e mais 1h e 15 min de volta para casa... seria como se andasse 200 km por dia em uma rodovia... o que daria 4.000 km por mês (200 km x 20 dias) e 44.000 km por ano (11 meses). Então esta situação caótica do trânsito de São Paulo-SP pra mim não seria nem uso severo... seria severíssimo!!!

Conforme orientação de um mecânico que eu tive (em 2009) e de um posto de troca de óleo que eu ia é para trocar óleo de base mineral em no máximo 3000 km. Já o posto de troca de óleo que eu vou atualmente no interior Paulista (desde 2012) diz 5000 km. Assim, considerando o que meu mecânico disse e o que o Auto Esporte disse sobre troca a cada 6 meses, então eu prefiro trocar a cada 3000 km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro. Pois é melhor errar gastando dinheiro trocando o óleo mais cedo do que errar porque exagerar no período de troca. Vale lembrar que quem está no dia a dia vendo o estado dos motores são os nossos mecânicos... assim acho que a opinião deles também deve ser levada em conta.

Mas se você mora em um lugar que o trânsito é bom... sem muito congestionamento 4.000 a 5.000 km ou 6 meses, o que ocorrer 1º, seria de bom tamanho, mas isso seria considerando que você está usando combustível de qualidade. Pois combustível batizado com solvente degrada o óleo rapidamente... gerando borra de óleo. E se você não tem certeza que o posto que você abastece o combustível é batizado ou não, então teria que trocar o óleo muito antes disso.
Vale lembrar que se batiza com solvente tanto o etanol quanto a gasolina, o solvente é mais barato que a gasolina e que o etanol porque ele é o resíduo a destilação do petróleo. Os solventes são mais baratos conforme tabela da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP (PREÇOS MÉDIOS PONDERADOS SEMANAIS PRATICADOS PELOS PRODUTORES E IMPORTADORES DE DERIVADOS DE PETRÓLEO).
Assim fica a dica: Escolha o combustível pela qualidade e não pelo preço, pois o barato pode sair muito caro!


Em 15/Julho/2015 abri a tampa do comando e vi que está tudo limpinho... a parte superior do meu cabeçote (1.8AP - ano 1990 - a Gasolina - com 222.500 km)... ele está limpo... sem borras, isso é a prova de que a troca de óleo feita no período certo só traz benefícios ao motor. Nunca usei na minha vida nenhum Flush ou aditivo extra. Estou com esse carro desde 2008 quando ele estava com 190.000 km. Sempre troquei o óleo a cada 3000 km ou 6 meses, o que ocorrer 1º.

Os riscos de passar dessa quilometragem são de o óleo perder a viscosidade por contaminação pelo combustível não queimado e pelos resíduos da combustão, ou ainda aumentar a viscosidade devido a degradação do óleo, sendo que qualquer um dos dois casos o lubrificante vai perder a sua eficiência na proteção ao desgaste do motor. E na pior das hipóteses... o uso prolongado do óleo leva a formação de borra. Lembrando ainda que a borra de óleo pode ser causada pelo uso de combustível batizado que degrada o óleo.

A contaminação do óleo pelo combustível sempre vai ocorrer, porém em veículos que fazem trajetos curtos (abaixo de 10 km) o óleo não esquenta a ponto de conseguir fazer evaporar o combustível nele e na fase fria do motor a mistura é rica e lava as paredes dos cilindros com combustível que acaba indo para o cárter e dilui o óleo. Então o óleo vai diluindo mais rápido ainda em quem faz trajetos curtos.

Outra importante variável é o estado de manutenção/conservação do carro como problemas de desgaste nos anéis, cilindros e problemas no sistema de alimentação do motor, pois carburador desregulado ou injeção eletrônica com problemas o combustível em excesso não queimado desce pelas paredes do cilindro e faz diluir o óleo do cárter (o óleo afina por contaminação pelo combustível), assim como anéis e cilindros gastos também fazem o combustível passar para o óleo do cárter e fazendo com que ele fique diluído.

Só para ressaltar o perigo do combustível batizado, sejam o que aconteceu com o Palio 2000 - 1.0-L a gasolina que usou gasolina batizada sem o pessoal saber, e então no desmonste dos 60.000 km viram o motor lavado de borra:

Revista Quatro Rodas - Edição de Agosto/2002 - página 90. Disponível no site:
http://quatrorodas.abril.com.br/acervodigital/

A viscosidade deve ser medida em equipamentos específicos (viscosímetro) e não nas pontas dos dedos, atitude de alguns profissionais de outra geração, onde se podia fazer tal experimento. E a viscosidade do óleo deve ser media na temperatura que simule a partida com o motor frio e a 100ºC.

O achismo é complicado e o correto seria fazer uma análise do óleo (novo) de uma determinada marca, e comparar com a análise do mesmo óleo só que (usado) com 3.000 km, 5.000 km e 10.000 km. E nessa análise verificar os seguintes itens: viscosidade a frio e a 100ºC, contaminantes metálicos, combustível diluído, teor de aditivos que evaporaram e etc. Todos estes testes de óleo são mostrados no vídeo a baixo. Vale a pena ver este vídeo na integra, mas se você não tiver paciência então vá direto aos 13 min 40s:


[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=7sqPbXrgN3E[/BBvideo]



Vi um vídeo no Youtube no link abaixo e nele mostra que mediram a viscosidade de um óleo de uma marca de renome de base semi-sintética após rodar 5000 km e comparam com a viscosidade do mesmo óleo só que novo. O resultado foi que o óleo usado perdeu viscosidade. Imagine se fosse óleo de base mineral:
https://www.youtube.com/watch?v=rrzfs9ZeIyo





Análise laboratorial de óleo de motor



A análise de óleo é a prática do que chamamos manutenção preditiva, com ela se gasta menos do que com a manutenção preventiva, pois na manutenção preditiva se troca a peça ou item na hora certa, sendo que na manutenção preventiva se troca a peça ou item quando o mesmo ainda tem condições de uso, gerando gastos.

Eu estou fazendo análise do óleo do meu carro no tópico do link abaixo, e já fim as seguintes análises:
- óleo novo (sem uso) - para atestar a qualidade do mesmo e ter o valor exato dos aditivos do óleo, assim tendo um parâmetro preciso de quanto dos aditivos foram gastos com o decorrer dos quilômetros e do tempo;
- óleo com 2.000 km rodados e 5 meses de uso;
- óleo com 4.600 km rodados e 8 meses de uso.
- óleo com 5.600 km rodados e 10 meses de uso;
- óleo com 6.500 km rodados e 1 ano de uso;


E fiz o vídeo abaixo da análise dos 6.500 km rodados e 1 ano de uso:

O óleo 20W-50 durou 6.500 km em 1 ano - Valvoline Max Life (semi-sintético)

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=qGxyMcn1WK0[/BBvideo]

Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=qGxyMcn1WK0





[DICA] Fiz uma análise do óleo do meu motor 1.8AP gasolina:

http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 19&t=38966





Assim na referida análise final de laboratório de óleo como ele aguentou 6.500 km e 1 ano, então ao invés de eu trocar o óleo a cada 6 meses ou 3000 km, eu agora passarei trocar no prazo de 6.500 km ou 1 ano de uso, o que ocorrer 1º, e então gastarei a metade do valor na troca de óleo (R$ 150,00 a troca de óleo do MaxLife - 4 litros + fitro de óleo).





Viscosidade de óleo do motor Gol Quadrado - G1



Conforme o ano do Gol os seus respectivos Manuais do Proprietário indicam o óleo de determinada viscosidade. Eu mesmo já vi em alguns manuais indicar SAE 20W-40, mas para alguns anos indicam o 20W-40 e 20W-50.

O meu Gol por exemplo é ano 1990 e o Manual do Proprietário indica o 20W-40 e 20W-50, já o Gol ano 1993, só indica o 20W-40. Porém a viscosidade 20W-40 ninguém mais fabrica. Portanto, consulte o Manual do Proprietário do seu Gol para saber qual é a viscosidade certa para ele ou se não tiver um, mande então um e-mail perguntado sobre a viscosidade do óleo para um fabricante de óleo de renome como Mobil, Shell e etc, ou ainda se possível pergunte para quem fabricou o seu carro... Volkswagen do Brasil.

E ainda para os motores que só é indicado o 20W-40 consultem os fabricantes de óleo de renome ou a própria Volkswagen para que eles informem qual é a melhor opção para o seu caso (15W-40 ou 20W-50).

A título de exemplo a ser seguido em termos de na dúvida pergunte para quem sabe... pois quem sou eu para indicar a viscosidade de óleo para alguém? Eu não sou projetista do motor AP ou CHT, nem trabalho em um fabricante de óleo de motor que conhece de cor e salteado esses motores consagrados no Brasil.

Assim o sábio é consultar o manual do proprietário, e na ausência deste perguntar para quem fez o carro ou para quem fabrica o óleo. Então no ano 2015 eu perguntei para a Mobil se podia usar no meu Gol 1.8AP 90 o 15W-40 e eles disseram na época que não... o melhor para o meu motore seria o 20W-50, mesmo no manual estando especificado o 20W-40 e o 20W-50. Veja abaixo trechos da conversa:

"Data: 08/07/2015

Boa tarde!

Tenho um WV Gol GL - ano 1990 - motor 1.8-L, e qual óleo vocês
recomendariam eu usar, sendo que o manual especifica 20W-40 ou 20W-50, ambos
API SF?

Obrigado!

Rodolfo


_________________________________________________________________________

NOSSA RESPOSTA

Olá Rodolfo,

Para a troca do óleo do motor do VW GOL GL 1990 1.8 o lubrificante Mobil recomendado é o MOBIL SUPER ORIGINAL 20W-50. Sabia mais sobre este produto em nosso site: http://mobil.cosan.com/pt-br/veiculos/c ... nal-20w-50

CONSULTE O MANUAL E SIGA AS RECOMENDAÇÕES DO FABRICANTE DO VEÍCULO/EQUIPAMENTO.

Caso tenha alguma dúvida, por favor, responda esta mensagem.

Atenciosamente,

Equipe de Atendimento Mobil
_________________________________________________________________________


Obrigado pela resposta!

Mas gostaria de saber também além do óleo que vocês indicaram (20W-50) se posso usar o óleo MOBIL SUPER PROTECTION DE VISCOSIDADE SAE 15W-40 CONSIDERANDO QUE O MANUAL DO MEU CARRO ESPECIFICA 20W-40?

Obrigado!

Rodolfo

_________________________________________________________________________

NOSSA RESPOSTA

Olá Rodolfo,

Informamos que para seu veículo o único produto da marca Mobil que tem as aprovações que melhor atendem as exigências da Volkswagen é o Mobil Super Original 20W-50. Lembramos que a viscosidade do óleo não é o único parâmetro utilizado para nossas indicações. Levamos em conta também as aprovações solicitadas pela própria montadora.

CONSULTE O MANUAL E SIGA AS RECOMENDAÇÕES DO FABRICANTE DO VEÍCULO/EQUIPAMENTO.

Caso tenha alguma dúvida, por favor, responda esta mensagem.

Atenciosamente,

Equipe de Atendimento Mobil"




Na parte mecânica do motor AP o que eu sei que mudou foi que a partir de 1993 os motores dos Gols AP vinham com tuchos hidráulicos ao invés de tuchos mecânicos (motor CHT não sei que tipo de tucho é), talvés foi por isso que a viscosidade em 1993 foi mudada para apenas o 20W-40, salvo melhor juízo. E outra teoria seria que o óleo 20W-40 era mais econômico o motor do que se usasse o 20W-50, mas são meras especulações... pois é como eu disse acima... só sabe desvendar este mistério quem projetou esses motores, ou seja, a própria Volkswagen.


Eu jamais usaria no meu Gol aquele óleo alta quilometragem (20W-60 ou 25W-60). Pois partes que seriam lubrificadas pelo óleo especificado pela VW no Manual do Proprietário não serão mais devidamente lubrificadas com o 20W-60 ou 25W-60. Se o carro está consumindo muito óleo ou soltando fumaça azulada pelo escapamento, a solução seria corrigir os vazamentos, ou limpar o respiro dos gases do cárter, ou trocar anéis, ou retentores de válvulas... na pior das hipóteses retífica completa do motor, sendo assim, usar 20W-60 ou 25W-60 agravaria mais ainda o desgaste do motor.

Vejam o vídeo abaixo que eu fiz sobre:

Devo usar óleo mais grosso em motor com alta quilometragem?

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=ly5i8BSrI3M[/BBvideo]



A viscosidade SAE de um óleo não é um valor absoluto, cada óleo SAE tem uma faixa de valores conforme mostra a Tabela SAE abaixo:


Imagem

Fonte:

http://tt2x4.blogspot.com.br/2013/05/ol ... acoes.html


Assim um óleo 20W-50 é multiviscoso e se comporta da seguinte maneira:

1. óleo em temperatura ambiente de no mínimo -15 °C (menos quinze graus abaixo de 0º C)... muito frio!!! :badbad: :badbad: :badbad: :badbad:

viscosidade SAE 20W de 9.500 cPs a -15 ºC

2. óleo aquecido à 100ºC

viscosidade SAE 50, que é compreendida na faixa entre 16,3 cSt a 21,9 cSt, podendo ser um qualquer valor dentro deste intervalo. Assim o Mobil Super 20W-50, por exemplo tem viscosidade a 100 ºC de 17,8 cSt.


Assim cada fabricante de óleo terá uma viscosidade a temperatura ambiente e outra a 100ºC. E vejam como muda muita coisa na referida Tabela SAE de um óleo 15W-40 para um 20W-50... vejam como é arriscado chutar que tal óleo serve...

Exemplo:

Mobil Super 20W-50

- a 40ºC tem viscosidade de 146 cSt;

- a 100ºC tem viscosidade de 17,8 cSt.

Fonte:

http://mobil.moovelub.com/sites/default ... s_2016.pdf


E pra compliocar mais ainda a situação a viscosidade do óleo cai ou aumenta conforme a quilometragem de uso do óleo. Por exemplo vejam os dados da análise de óleo do meu motor no link abaixo:

http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 19&t=38966

Nela se vê que o óleo novo 20W-50 foi predendo a viscosidade com o passar dos quilômetros... quando novo e sem uso era 20W-50, porém após 2000 km de uso o óleo passou de 20W-50 para a classificação 20W-40 de tanto que perdeu a viscosidade :crazy: :crazy: :crazy: :crazy: :crazy: :crazy:

Este é o pulo do gato! Será que se fosse um 15W-40 ele teria virado nesses mesmo 2000 km um 20W-30 e poderia ser tão fino a ponto de romper a película de óleo, desgastando assim o motor prematuramente?



a) óleo novo (sem uso) Valvoline Max Life 20W-50 semi-sintético:

Visc. 100 (cSt) = 18,76
*valor declarado na Ficha Técnica do óleo: 18,9

Visc. 40 (cSt) = 170,12
*valor declarado na Ficha Técnica do óleo: 169,8


b) óleo usado (2000 km rodados):


Visc. 100 (cSt) = 16,15

Visc. 40 (cSt) = 149,49


O laboratorista me disse que a viscosidade do óleo com 2000 km rodados está de acordo com o projeto do meu motor.

Obs.: Para quem não sabe, o manual do proprietário do meu carro recomenda os óleos 20W-40 e 20W-50.



c) óleo usado (5000 km rodados):


Visc. 100 (cSt) = 16,02

Visc. 40 (cSt) = 146,91





Classificação de Nível de Desempenho API



A API (American Petroleum Institute, ou Instituto Americano de Petróleo) criou uma classificação quanto ao nível de desempenho do lubrificante, baseado nos graus de severidade das condições de trabalhos existentes. Para atender a estas diferentes condições, os lubrificantes são formulados com diferentes tipos e/ou quantidades de aditivos.

O código API se divide em duas categorias para óleos de motor. Uma começa pela letra S e vale para motores a gasolina e a álcool. A outra começa com a letra C e serve aos motores a diesel. Uma segunda letra, que se junta ao S ou ao C, obedecendo a ordem alfabética, indica o tipo de serviço que o motor é capaz de executar.

Para os motores do ciclo Otto temos especificações de SA a SN – vale lembrar que os óleos de SA a SD não são mais oferecidos no mercado por conta de sua tecnologia ultrapassada. O mais moderno deles, o SN, foi lançado em 2011.



Imagem


"Deve-se sempre usar um óleo de nível igual ou superior ao que a montadora indica,mas nunca um óleo inferior. Se a montadora recomenda usar óleo SL, por exemplo, e for colocado um SG haverá desgaste prematuro do motor, pois o projeto do veículo prevê determinadas condições de atrito e temperatura. Se a recomendação é para um SH, é possível (e recomendável) usar SJ, SL ou SM, mas nunca SF ou SG, que têm aditivos menos eficientes.

Utilizar um oleo de especificação superior à recomendada tráz benefícios à lubrificação, mas não elimina as necessidades de respeitar os prazos de troca."


Fonte: Verdades Genuínas GM - Outubro de 2011 - disponível em:
http://www.oficinabrasil.com.br/hotsite ... t_2011.pdf

Observe os quadros abaixo, eles comparam a classificação API SE a SJ e API SJ com SL. Imagine que temos inúmeros problemas em um motor. Os quais aparecem em cada ponta dessa teia. Oxidação, depósito no motor, ferrugem, corrosão, desgaste, depósito no pistão e cisalhamento (quando o filme do lubrificante se rompe e provoca o contato das partes de metal):

Imagem

Imagem

Fonte: http://saviomachado.blogspot.com.br/200 ... s-api.html


E no vídeo do link abaixo do Canal Olho no Óleo compara de SE a SM aos 7 minutos e 37 segundos:



[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=-IbKJ_JdvT4&t=472s[/BBvideo]





Qual marca usar?



No capô do meu carro (Gol ano 1990 - 1.8AP) tem o adesivo que vem no carro original de fábrica em que indica as seguintes marcas:
- Atlantic (foi comprada pela Ipiranga);
- Mobil;
- Shell;
- Texaco.


Porém eu já usei no meu carro as seguintes marcas:
- Valvoline;
- Mobil;
- Castrol;
- Shell;
- Texaco.



Desde Janeiro de 2017 eu uso o Valvoline Max Life 20W-50 - API SN - semi-sintético, e acho que vou continuar usando este óleo por um longo tempo... pois é ótimo este óleo e é API SN, sendo que os outros são apenas SJ ou SL. Mas atenção: carro que tem borra de óleo não pode usar este óleo, pois pode entupir alguma galeria de lubrificação ou o pescador de óleo. Vejam o tópico que fiz sobre este óleo dando maiores detalhes sobre ele e como ver se tem borra de óleo e como tirar a borra de óleo:

http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... =+max+life


Vejam os dois vídeos abaixo que fiz (Parte 1 e parte 2) sobre:

Porque decidi usar no meu Gol Quadrado o Valvoline Max Life 20W-50


(Parte 1)

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=QMWve0FEjCU&t=144s[/BBvideo]



(Parte 2 - Final)

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=ei66ZtNjpkE&t=1s[/BBvideo]

* Vejam os vídeos citados nos dois vídeos acima:

a)

O que é a classificação API de Nível de Desempenho de Óleo de Motor?

https://www.youtube.com/watch?v=EHzOPAAYOMk


b)

1. Motor que quase não desgasta, encontrei o método! (Parte 1)

https://www.youtube.com/watch?v=uDkRuhE7lds


c)

4. Motor que quase não gasta, encontrei o método (Parte 4) - Valvoline Max Life 20W-50

https://www.youtube.com/watch?v=LNCLraS0bXw


d)

5. Motor que quase não desgasta, encontrei o método! (Parte 5) - Valvoline Max Life 20W-50

https://www.youtube.com/watch?v=y49EfoAt3zw


Agora vejam o teste de marcas de óleo que foi feito pela Revista Quatro Rodas em MAIO de 1999 - página 113. Pena que não fazem mais testes assim:

http://quatrorodas.abril.com.br/acervodigital/





Filtro de Óleo



Sempre troque o filtro de óleo a cada troca de óleo, pois o óleo que fica dentro do filtro (1/2 litro) contamina o óleo novo. Pois é como tomar banho e não trocar de roupa.

Para sua informação o filtro de óleo tem uma válvula de segurança que deve abrir quando o mesmo satura (entope), e então a válvula abre e o óleo passa a circular sem filtragem. Porém já fiquei sabendo de casos que a válvula não abriu e o motor fundiu por falta de lubrificação. Então se eu fosse você não regulava troca de filtro de óleo a cada troca de óleo. Veja no vídeo do link abaixo a explicação da referida válvula aos 3 mim e 56 s



[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=BUn_oamKMns&t=334s[/BBvideo]



Vejam o teste de filtros de óleo da Quatro Rodas: Edição de Outubro de 1996 - página 98. O filtro Mann-Filter foi o melhor colocado. Disponível gratuitamente no site abaixo:

http://quatrorodas.abril.com.br/acervodigital/





Motor ficou silencioso após a troca do óleo - Gol 1.8AP 1990 - Valvoline Max Life 20W-50




Vejam o vídeo abaixo sobre o meu motor ter ficado silencioso após a troca de óleo quando o óleo foi recomendado ser trocado pelo laboratorísta que fez a análise do óleo após 6.500 km e 1 ano de uso:



[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=nKSBj3NgdX0[/BBvideo]

Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=nKSBj3NgdX0





Motor a gasolina suja mais que motor a álcool?



Vou desmitificar um MITO: motor a gasolina suja mais que motor a álcool. Não necessariamente, pois o motor a gasolina carbonizar depende da pessoa respeitar o período de troca do óleo, depende da qualidade do óleo (nível de desempenho API e marca de renome), depende se a pessoa usa gasolina aditivada e ainda depende principalmente se a gasolina é de qualidade (gasolina pode ser batizada com solvente, que por sua vez degrada o óleo rapidamente em pouquíssimos quilômetros rodados e forma a borra de óleo e o óleo perde todas as suas propriedades. Detalhe: álcool também pode ser batizado com solvente).

Vejam que incrível na Revista Quatro Rodas - QR na página 80 da Edição de Junho de 1993, que mostra o motor do Santana a Gasolina e do Tempra a gasolina... detalhe o motor do Tempra está limpo e do Santana sujo.

A revista QR informa que isso pode ser devido a qualidade do óleo da Fiat ser superior na época, então vejam a importância do nível de desempenho API. E mais um detalhe na época do teste eles usaram gasolina comum mesmo, se usasse a gasolina aditivada iria ficar mais limpo ainda o motor do Tempra. A edição da referida revista está disponível a sua visualização no link abaixo:

http://quatrorodas.abril.com.br/acervodigital/

Com relação a gasolina aditivada tem posto que vende gato por lebre... o aditivo neste caso pode ser só o corante e olhe lá. No posto que eu abasteço a 5 anos a gasolina aditivada é 15 centavos mais cara que a comum, e ele é o posto mais caro do bairro.

Pago caro porque sei que preço barato é sinal de batismo na certa, falo isso por experiência própria, já me lasquei com dois postos de gasolina com preços que eram até razoáveis, o último a economia era de apenas 10 centavos por litro de gasolina... e o barato saiu muito caro... falhadeira geral e saindo água feito uma bica pelo escapamento.

Eu uso gasolina aditivada no meu Gol desde 2010 e troco o óleo a cada 3000 km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro, e já rodei uns 30.000 km desde 2010. Tirei as velas e olhei pelo buraco da vela no cabeçote com uma lanterna e vi que os pistões estão mais limpos que o chão da minha cozinha. Para ver os pistões eu boto cada um deles no Ponto Morto Superior - PMS, com uso de uma chave de catraca que faço girar a polia do virabrequim no sentido de aperto (horário), com o câmbio em ponto-morto é claro.

Para quem nunca usou gasolina aditivada sugiro primeiro abastecer com 1/4 de aditivada e o restante complete com comum; depois 1/2 tanque de aditivada e complete o tanque com comum; por fim tanque cheio de aditivada e nunca mais use a bosta da gasolina comum. Sugiro também após gastar todo o tanque que foi abastecido com somente gasolina aditivada trocar o filtro de gasolina, pois o mesmo pode estar saturado e provocar falhas no motor. E também troque o filtro de gasolina após usar o aditivo em frasco se você não quiser usar gasolina aditivada e preferir usar somente aditivo em frasco. Após essa troca do filtro de gasolina as próximas trocas do filtro de gasolina serão no intervalo normal de troca (a cada 20.000 km, conforme manda o manual do proprietário do meu Gol 1990 1.8AP).

Assim motor a álcool fica mais limpo que a gasolina, mas um motor a gasolina bem tratado (troca de óleo no período certo com óleo de qualidade, gasolina de qualidade e uso de gasolina aditivada) também ficam bem limpo.

Abraços,
Editado pela última vez por Rodox em 24 Jul 2020, 16:40, em um total de 371 vezes.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Lucianosm
Membro
Membro
Mensagens: 25
Registrado em: 06 Dez 2014, 11:50
Carro: Gol AP 1.8 89

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo?

Mensagem por Lucianosm »

No caso do meu comprei ele faz poucos dia é um AP 1.8 GASOLINA 88/89 qual oleo devo usar?
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo?

Mensagem por Rodox »

Lucianosm escreveu:No caso do meu comprei ele faz poucos dia é um AP 1.8 GASOLINA 88/89 qual oleo devo usar?
O seu é praticamente da idade do meu (1.8AP - ano 1990 - 221.000 km).

Como a quilometragem de carro desta idade é alta, então a sua quilometragem deve ser próxima da minha (221.000 km), então use o óleo mineral 20W-50 Pois para carro da idade dos nossos era permitido o uso do 20W-40 e do 20W-50. Eu nunca usei o 20W-40 no meu Gol.
Editado pela última vez por Rodox em 11 Ago 2015, 16:19, em um total de 10 vezes.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Lucianosm
Membro
Membro
Mensagens: 25
Registrado em: 06 Dez 2014, 11:50
Carro: Gol AP 1.8 89

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo?

Mensagem por Lucianosm »

Rodox , obrigado pela atenção ae !

Irei experimentar pra ver como fica ;D
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo?

Mensagem por Rodox »

Luciano,

Disponha.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
Giovani Rodriguez
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 532
Registrado em: 26 Ago 2014, 15:36
Carro: Gol GL Prata Lunar 1
Localização: Curitiba-PR

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo?

Mensagem por Giovani Rodriguez »

Obrigado pela dica Rodox! Vai me ajudar muito, o óleo do meu carro está com quase 4.000 km rodados, por garantia já vou providenciar uma nova troca.. abraço!
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo?

Mensagem por Rodox »

Giovani Rodriguez escreveu:Obrigado pela dica Rodox! Vai me ajudar muito, o óleo do meu carro está com quase 4.000 km rodados, por garantia já vou providenciar uma nova troca.. abraço!
Disponha.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
Ronny Marin
Membro
Membro
Mensagens: 52
Registrado em: 10 Abr 2014, 16:08
Carro: Gol Gts

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo?

Mensagem por Ronny Marin »

No manual vem o 20w50.
Cuidado para nao colocar outro pois pode danificar o motor
Recentemente coloquei no meu o 15w40 e ja vou voltar correndo para o original.
Achei um oleo muito grosso e hoje sei que é o específico da época, se o seu carro esta usando esse oleo e não esta baixando ta blz.
Nunca troque oleo sem trocar o filtro
fica a dica

Mobil é uma marca de respeito.
mas sou super fã da Castrol

[]s
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo?

Mensagem por Rodox »

Ronny Marin escreveu:No manual vem o 20w50.
Cuidado para nao colocar outro pois pode danificar o motor
Recentemente coloquei no meu o 15w40 e ja vou voltar correndo para o original.
Achei um oleo muito grosso e hoje sei que é o específico da época, se o seu carro esta usando esse oleo e não esta baixando ta blz.
Nunca troque oleo sem trocar o filtro
fica a dica

Mobil é uma marca de respeito.
mas sou super fã da Castrol

[]s

Eu usava um óleo de um fabricante A a 6 anos seguidos e quando mudei recentemente para o Shell e recentemente para o Mobil o motor ficou mais liso, agora não me pergunte o porque. Com o Mobil o motor ficou mais liso do que com o Shell.

Foi meu pai que me disse que tem marca que não combina com o motor, pois tem óleo que consome pouco e tem óleo que consome muito, e tem óleo que fica intermediário entre estes, e tem óleo que fica muito ruim. Não dava fé no que ele disse, mas é verdade.

Obs.: Atualmente (desde Jan/2015) uso o Mobil Super
Editado pela última vez por Rodox em 03 Mar 2016, 11:37, em um total de 8 vezes.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
Ricardo RCR
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1020
Registrado em: 11 Out 2011, 11:06
Carro: GQ-88-Alcool-AP 1.8
Localização: Osasco - SP

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo?

Mensagem por Ricardo RCR »

Ronny Marin escreveu:No manual vem o 20w50.
Cuidado para nao colocar outro pois pode danificar o motor
Recentemente coloquei no meu o 15w40 e ja vou voltar correndo para o original.
Achei um oleo muito grosso e hoje sei que é o específico da época, se o seu carro esta usando esse oleo e não esta baixando ta blz.
Nunca troque oleo sem trocar o filtro
fica a dica

Mobil é uma marca de respeito.
mas sou super fã da Castrol

[]s

Olá Ronny Marin,

Só + uma dica (creio q muitos aqui já saibam, maaaaaaaaas... vale à pena reforçar pra galera)...

Quando precisarem completar o óleo, coloquem SEMPRE o óleo da mesma marca q já está sendo usado no motor...
Ou seja, NUNCA misturar dentro do motor óleos de modelo/marcas diferentes... Afinal cada marca/modelo reage de uma forma devido sua própria composição na fabricação...
Porém, quando quiserem trocar de marca, façam quando esgotarem óleo velho para então colocarem o outro óleo novo no motor.


Obs. Já usei o Shell Helix 20W-50 e até gostei, mas à uns 3 anos uso o Castrol Gtx 20w50 e gostei ainda mais hehehe

Flw

Abçs
No meu verde sigo em frente!!!
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo?

Mensagem por Rodox »

Ricardo RCR escreveu:
Ronny Marin escreveu:No manual vem o 20w50.
Cuidado para nao colocar outro pois pode danificar o motor
Recentemente coloquei no meu o 15w40 e ja vou voltar correndo para o original.
Achei um oleo muito grosso e hoje sei que é o específico da época, se o seu carro esta usando esse oleo e não esta baixando ta blz.
Nunca troque oleo sem trocar o filtro
fica a dica

Mobil é uma marca de respeito.
mas sou super fã da Castrol

[]s

Olá Ronny Marin,

Só + uma dica (creio q muitos aqui já saibam, maaaaaaaaas... vale à pena reforçar pra galera)...

Quando precisarem completar o óleo, coloquem SEMPRE o óleo da mesma marca q já está sendo usado no motor...
Ou seja, NUNCA misturar dentro do motor óleos de modelo/marcas diferentes... Afinal cada marca/modelo reage de uma forma devido sua própria composição na fabricação...
Porém, quando quiserem trocar de marca, façam quando esgotarem óleo velho para então colocarem o outro óleo novo no motor.


Obs. Já usei o Shell Helix 20W-50 e até gostei, mas à uns 3 anos uso o Castrol Gtx 20w50 e gostei ainda mais hehehe

Flw

Abçs


Já usei Castrol GTX 20W-50. Agora prefeiro o Mobil Super Original 20W-50, pois meu motor ficou mais liso.
Editado pela última vez por Rodox em 24 Jul 2015, 14:14, em um total de 4 vezes.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo?

Mensagem por Rodox »

Adorei o vídeo abaixo do Prof. do SENAI sobre óleos lubrificantes... ele explica tudo sobre óleo. Vale muito a pena ver:

https://www.youtube.com/watch?v=7sqPbXrgN3E
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
Ricardo RCR
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1020
Registrado em: 11 Out 2011, 11:06
Carro: GQ-88-Alcool-AP 1.8
Localização: Osasco - SP

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo?

Mensagem por Ricardo RCR »

Rodox escreveu:Adorei o vídeo abaixo do Prof. do SENAI sobre óleos lubrificantes... ele explica tudo sobre óleo. Vale muito a pena ver:

https://www.youtube.com/watch?v=7sqPbXrgN3E

O vídeo é bem interessante e explicativo :good:

Vlw Rodox :bb:
No meu verde sigo em frente!!!
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo?

Mensagem por Rodox »

Fala Ricardo!

Eu te disse que valia a pena ver.

Abraços,
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo?

Mensagem por Rodox »

Pessoal,

Vejam este vídeo que mostra como o óleo lubrifica com o motor funcionando e outras coisas mais...

https://www.youtube.com/watch?v=xIYY1Yjl8ak
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
Ricardo RCR
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1020
Registrado em: 11 Out 2011, 11:06
Carro: GQ-88-Alcool-AP 1.8
Localização: Osasco - SP

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo?

Mensagem por Ricardo RCR »

Rodox escreveu:Pessoal,

Vejam este vídeo que mostra como o óleo lubrifica com o motor funcionando e outras coisas mais...

https://www.youtube.com/watch?v=xIYY1Yjl8ak

Oooooooooooooopa, bom tb Rodox!!! :good:
No meu verde sigo em frente!!!
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo?

Mensagem por Rodox »

Valeu Ricardo... :good:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo?

Mensagem por Rodox »

Ricardo,

Veja este vídeo abaixo que explica como funciona um filtro de óleo e a importância dele. Eu só uso filtro de óleo FRAM, nas outras marcas eu não confio.

https://www.youtube.com/watch?v=-IuKhmrrcVc
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
Ricardo RCR
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1020
Registrado em: 11 Out 2011, 11:06
Carro: GQ-88-Alcool-AP 1.8
Localização: Osasco - SP

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo?

Mensagem por Ricardo RCR »

Rodox escreveu:Ricardo,

Veja este vídeo abaixo que explica como funciona um filtro de óleo e a importância dele. Eu só uso filtro de óleo FRAM, nas outras marcas eu não confio.

https://www.youtube.com/watch?v=-IuKhmrrcVc

Concordo! Tem q ser Fram!!! :good: :good: :good: :good:
No meu verde sigo em frente!!!
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Troca de óleo: quando e qual óleo?

Mensagem por Rodox »

Pessoal agora estou usando o óleo Mobil Super 20W-50. O Mobil deixou o meu motor mais liso do que o Shell, e está consumindo pouco óleo também. Quando chegar a 1000 km eu vou medir o consumo.
Editado pela última vez por Rodox em 04 Ago 2015, 14:49, em um total de 2 vezes.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Responder

Voltar para “Motor e Cambio”