Barunho de engrenagem na quarta e quinta marcha

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Cesar2016
Membro
Membro
Mensagens: 73
Registrado em: 18 Nov 2015, 23:09
Carro: Gol 96

Barunho de engrenagem na quarta e quinta marcha

Mensagem por Cesar2016 »

Pessoal meu goleta faz um barulho tipo de engrenagens quando estou principalmente na quinta marcha, na quarta tambem acontece porem nao tão audivel.

Esse barulho eu escuto dentro do carro mesmo bem forte. O que será que pode ser?
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Barunho de engrenagem na quarta e quinta marcha

Mensagem por João Victor AP »

E aí César ! Blz !?

Pode ser os anéis sincronizadores, eles que sincronizam as engrenagens do câmbio do seu Gol, eles funcionam como “freios” para que todas as peças girem na mesma rotação, o que garante o engate rápido das marchas. Pode ser os anéis que estejam ruins, assim quando você tenta passar marchas como a Quarta e Quinta, os anéis não conseguem "frear" as engrenagens. Se for os anéis, só abrindo o câmbio e trocando.
Pode ser também os rolamentos do câmbio que estão gastos, e aí faz barulhos.
Mas já que vai abrir o câmbio, aproveite e troque os anéis sincronizadores, e já que vai abrir, troque também os rolamentos, pois, se decidir não trocar os dois, pode ser que depois o outro estrague, e lá vai abrir o câmbio de novo.
Lembre-se de colocar um bom óleo de câmbio, pois, qualidade e nível do óleo da transmissão também interferem na durabilidade do câmbio.

Abraço
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Barunho de engrenagem na quarta e quinta marcha

Mensagem por Rodox »

Eu troco de óleo de câmbio a cada 50.000 km apesar de o manual do proprietário informar que é dispensada a troca. Uma coisa é a teoria e outra a prática... então melhor não arriscar e trocar a cada 50.000 km... e usar o óleo especificado pelo fabricante... o meu é SAE 80 Shell ou Mobil.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Cesar2016
Membro
Membro
Mensagens: 73
Registrado em: 18 Nov 2015, 23:09
Carro: Gol 96

Re: Barunho de engrenagem na quarta e quinta marcha

Mensagem por Cesar2016 »

Entao me disseram que pode ser oleo tambem, e vi que ele tem um vazamentozinho ali no lugar onde fica engatado a alanvaca de cambio, esqueci agora o nome.

Como faço pra ver nivel de óleo? E trocar o oléo? Acho que vou começar por ai.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Barunho de engrenagem na quarta e quinta marcha

Mensagem por João Victor AP »

Cesar2016 escreveu:Entao me disseram que pode ser oleo tambem, e vi que ele tem um vazamentozinho ali no lugar onde fica engatado a alanvaca de cambio, esqueci agora o nome.

Como faço pra ver nivel de óleo? E trocar o oléo? Acho que vou começar por ai.
Opa...Espere aí amigo, não vamos com muita sede ao pote.
Acho que isso é problema em anéis ou rolamentos.
Pois se fosse falta de lubrificação, ia fazer barulho de rangido principalmente na primeira marcha e na segunda, que são as marchas que exigem mais das engrenagens para fazer o carro se movimentar.
Após a troca do óleo o barulho pode ser "mascarado" pelo óleo novo que vai lubrificar bem melhor, mas se for nos rolamentos ou anéis, o barulho logo logo vai voltar.

Mas de qualquer jeito será necessário trocar o óleo. Então veja o vídeo do DCVídeos, onde ele troca o óleo do Golzinho dele que usa câmbio PX :
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=ztKFyylItN8[/BBvideo]
Cesar2016
Membro
Membro
Mensagens: 73
Registrado em: 18 Nov 2015, 23:09
Carro: Gol 96

Re: Barunho de engrenagem na quarta e quinta marcha

Mensagem por Cesar2016 »

Troca de rolamento é só abrindo caixa de cambio? É que por estar com um vazamento pensei que poderia ter nivel de oleo baixo.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Barunho de engrenagem na quarta e quinta marcha

Mensagem por João Victor AP »

Cesar2016 escreveu:Troca de rolamento é só abrindo caixa de cambio? É que por estar com um vazamento pensei que poderia ter nivel de oleo baixo.
Sim, para trocar rolamento e os anéis, você deve primeiramente esgotar todo o óleo da caixa, depois abrir ela, aí vai ter acesso a parte interior da caixa de marcha.
Aqui na minha cidade cobram um preço salgado para trocar os anéis sincronizadores e rolamentos, dependendo do carro e modelo do câmbio.
Tenho um amigo que tem um Golzinho que tinha o mesmo problema do seu, e o problema era nos rolamentos, mas aí ele abriu, trocou os rolamentos, deu uma olhada nos anéis, colocou um óleo novo na caixa, e boa ! :good:

E tenho quase certeza que não é óleo, pois, você disse que : "meu goleta faz um barulho tipo de engrenagens quando estou principalmente na quinta marcha, na quarta tambem acontece porem nao tão audivel."
Pois, se fosse falta de lubrificação, iria raspar em todas, principalmente na primeira e na segunda.

Mas se quiser trocar só o óleo, pode também, mas, se for realmente problema em rolamentos e anéis, ele vai só mascarando o problema, e o estado dos anéis e rolamentos vai só se agravando.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Barunho de engrenagem na quarta e quinta marcha

Mensagem por bleidao »

Câmbio sem óleo faz barulho de engrenagens.
Responder

Voltar para “Motor e Cambio”