[DICA] motor a gasolina suja mais que álcool (MITO)
Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR
[DICA] motor a gasolina suja mais que álcool (MITO)
Fala pessoal,
Vim aqui para mostrar mais um MITO: motor a gasolina suja mais que motor a álcool. Não necessariamente, pois o motor a gasolina carbonizar depende da pessoa respeitar o período de troca do óleo, depende da qualidade do óleo (nível de desempenho API e marca de renome), depende se a pessoa usa gasolina aditivada e ainda depende principalmente se a gasolina é de qualidade (gasolina pode ser batizada com solvente, que por sua vez degrada o óleo rapidamente em pouquíssimos quilômetros rodados e forma a borra de óleo e o óleo perde todas as suas propriedades. Detalhe: álcool também pode ser batizado com solvente).
Vejam que incrível na Revista Quatro Rodas - QR na página 80 da Edição de Junho de 1993, que mostra o motor do Santana a Gasolina e do Tempra a gasolina... detalhe o motor do Tempra está limpo e do Santana sujo.
A revista QR informa que isso pode ser devido a qualidade do óleo da Fiat ser superior na época, então vejam a importância do nível de desempenho API. E mais um detalhe na época do teste eles usaram gasolina comum mesmo, se usasse a gasolina aditivada iria ficar mais limpo ainda o motor do Tempra. A edição da referida revista está disponível a sua visualização no link abaixo:
http://quatrorodas.abril.com.br/acervodigital/
Eu estou usando atualmente o Valvoline Max Life 20W-50 - que é API SN, TOP dos TOP. Mas usei por uns 2 anos o Mobil Super 20W-50 API SM que é muito bom também, mas não tão como o Valvoline Max Life. Veja no tópico do link abaixo o óleo da Valvoline Max Life:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 15&t=37958
Eu uso gasolina aditivada no meu Gol desde 2010 e troco o óleo a cada 3000 a 5000 km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro, e já rodei uns 30.000 km desde 2010. Tirei as velas e olhei pelo buraco da vela no cabeçote com uma lanterna e vi que os pistões estão mais limpos que o chão da minha cozinha. Para ver os pistões eu boto cada um deles no Ponto Morto Superior - PMS, com uso de uma chave de catraca que faço girar a polia do virabrequim no sentido de aperto (horário), com o câmbio em ponto-morto é claro.
Com relação a gasolina aditivada tem posto que vende gato por lebre... o aditivo neste caso pode ser só o corante e olhe lá. No posto que eu abasteço a 5 anos a gasolina aditivada é 15 centavos mais cara que a comum, e ele é o posto mais caro do bairro.
Pago caro porque sei que preço barato é sinal de batismo na certa, falo isso por experiência própria, já me lasquei com dois postos de gasolina com preços que eram até razoáveis, o último a economia era de apenas 10 centavos por litro de gasolina... e o barato saiu muito caro... falhadeira geral e saindo água feito uma bica pelo escapamento.
E quem não confia no posto que abastece pode usar aqueles aditivos em frasco para gasolina, pois neles a pessoa não tem dúvida que foi aditivado mesmo. Eu usei uma vez o Clean Gas da Bardahl porque a minha marcha-lenta estava instável... vibrava painel e tal e tinha que acelerar a marcha-lenta para parar com a vibração, então quando gastei 1/2 tanque com o Clean Gas misturado na gasolina (tanque cheio), eu regulei a marcha-lenta e ela ficou ótima. A vantagem dele é que é um frasco do produto a cada 5000 km. Tem de outra marca (Koube) que é um frasco para cada tanque, então fica bem caro.
Para quem nunca usou gasolina aditivada sugiro primeiro abastecer com 1/4 de aditivada e o restante complete com comum; depois 1/2 tanque de aditivada e complete o tanque com comum; por fim tanque cheio de aditivada e nunca mais use a bosta da gasolina comum. Sugiro também após gastar todo o tanque que foi abastecido com somente gasolina aditivada trocar o filtro de gasolina, pois o mesmo pode estar saturado e provocar falhas no motor. E também troque o filtro de gasolina após usar o aditivo em frasco se você não quiser usar gasolina aditivada e preferir usar somente aditivo em frasco. Após essa troca do filtro de gasolina as próximas trocas do filtro de gasolina serão no intervalo normal de troca (a cada 20.000 km, conforme manda o manual do proprietário).
Assim motor a álcool fica mais limpo que a gasolina, mas um motor a gasolina bem tratado (troca de óleo no período certo com óleo de qualidade, gasolina de qualidade e uso de gasolina aditivada) também ficam bem limpo.
Abraços,
Vim aqui para mostrar mais um MITO: motor a gasolina suja mais que motor a álcool. Não necessariamente, pois o motor a gasolina carbonizar depende da pessoa respeitar o período de troca do óleo, depende da qualidade do óleo (nível de desempenho API e marca de renome), depende se a pessoa usa gasolina aditivada e ainda depende principalmente se a gasolina é de qualidade (gasolina pode ser batizada com solvente, que por sua vez degrada o óleo rapidamente em pouquíssimos quilômetros rodados e forma a borra de óleo e o óleo perde todas as suas propriedades. Detalhe: álcool também pode ser batizado com solvente).
Vejam que incrível na Revista Quatro Rodas - QR na página 80 da Edição de Junho de 1993, que mostra o motor do Santana a Gasolina e do Tempra a gasolina... detalhe o motor do Tempra está limpo e do Santana sujo.
A revista QR informa que isso pode ser devido a qualidade do óleo da Fiat ser superior na época, então vejam a importância do nível de desempenho API. E mais um detalhe na época do teste eles usaram gasolina comum mesmo, se usasse a gasolina aditivada iria ficar mais limpo ainda o motor do Tempra. A edição da referida revista está disponível a sua visualização no link abaixo:
http://quatrorodas.abril.com.br/acervodigital/
Eu estou usando atualmente o Valvoline Max Life 20W-50 - que é API SN, TOP dos TOP. Mas usei por uns 2 anos o Mobil Super 20W-50 API SM que é muito bom também, mas não tão como o Valvoline Max Life. Veja no tópico do link abaixo o óleo da Valvoline Max Life:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 15&t=37958
Eu uso gasolina aditivada no meu Gol desde 2010 e troco o óleo a cada 3000 a 5000 km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro, e já rodei uns 30.000 km desde 2010. Tirei as velas e olhei pelo buraco da vela no cabeçote com uma lanterna e vi que os pistões estão mais limpos que o chão da minha cozinha. Para ver os pistões eu boto cada um deles no Ponto Morto Superior - PMS, com uso de uma chave de catraca que faço girar a polia do virabrequim no sentido de aperto (horário), com o câmbio em ponto-morto é claro.
Com relação a gasolina aditivada tem posto que vende gato por lebre... o aditivo neste caso pode ser só o corante e olhe lá. No posto que eu abasteço a 5 anos a gasolina aditivada é 15 centavos mais cara que a comum, e ele é o posto mais caro do bairro.
Pago caro porque sei que preço barato é sinal de batismo na certa, falo isso por experiência própria, já me lasquei com dois postos de gasolina com preços que eram até razoáveis, o último a economia era de apenas 10 centavos por litro de gasolina... e o barato saiu muito caro... falhadeira geral e saindo água feito uma bica pelo escapamento.
E quem não confia no posto que abastece pode usar aqueles aditivos em frasco para gasolina, pois neles a pessoa não tem dúvida que foi aditivado mesmo. Eu usei uma vez o Clean Gas da Bardahl porque a minha marcha-lenta estava instável... vibrava painel e tal e tinha que acelerar a marcha-lenta para parar com a vibração, então quando gastei 1/2 tanque com o Clean Gas misturado na gasolina (tanque cheio), eu regulei a marcha-lenta e ela ficou ótima. A vantagem dele é que é um frasco do produto a cada 5000 km. Tem de outra marca (Koube) que é um frasco para cada tanque, então fica bem caro.
Para quem nunca usou gasolina aditivada sugiro primeiro abastecer com 1/4 de aditivada e o restante complete com comum; depois 1/2 tanque de aditivada e complete o tanque com comum; por fim tanque cheio de aditivada e nunca mais use a bosta da gasolina comum. Sugiro também após gastar todo o tanque que foi abastecido com somente gasolina aditivada trocar o filtro de gasolina, pois o mesmo pode estar saturado e provocar falhas no motor. E também troque o filtro de gasolina após usar o aditivo em frasco se você não quiser usar gasolina aditivada e preferir usar somente aditivo em frasco. Após essa troca do filtro de gasolina as próximas trocas do filtro de gasolina serão no intervalo normal de troca (a cada 20.000 km, conforme manda o manual do proprietário).
Assim motor a álcool fica mais limpo que a gasolina, mas um motor a gasolina bem tratado (troca de óleo no período certo com óleo de qualidade, gasolina de qualidade e uso de gasolina aditivada) também ficam bem limpo.
Abraços,
Editado pela última vez por Rodox em 26 Jan 2017, 15:39, em um total de 11 vezes.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
- João Victor AP
- Membro - Gold
- Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Re: [DICA] motor a gasolina suja mais que álcool (MITO)
Bacana Rodox !
Concordo que Motor a Álcool carboniza bem menos a cabeça do pistão, mas se usar uma Gasolina boa aí o motor também ficará com o pistão mais limpo.
Não conhecia essa matéria da Quatro Rodas não, fiquei sabendo dela agora !
Concordo que Motor a Álcool carboniza bem menos a cabeça do pistão, mas se usar uma Gasolina boa aí o motor também ficará com o pistão mais limpo.
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
-
- Membro - 1.6
- Carro: GOL CL 1.8 álcool
Muito bom Rodox!
E pra ajudar esclarecer essa questão eu deixo aqui um trexo de uma matéria e um vídeo:
"O álcool, ainda no estado líquido, tem mais impurezas que a gasolina de modo geral. Essas impurezas, microscópicas, advém em grande parte do bagaço de cana da produção. Por esse motivo, veículos flexíveis ou a álcool adotam prazos de troca de filtro de combustível menores."
fonte: http://bestcars.uol.com.br/bc/mais/cons ... tor-limpo/
Pistão carbonizado (usado alcool):
https://www.youtube.com/watch?v=QzOvB7hjuEk
E pra ajudar esclarecer essa questão eu deixo aqui um trexo de uma matéria e um vídeo:
"O álcool, ainda no estado líquido, tem mais impurezas que a gasolina de modo geral. Essas impurezas, microscópicas, advém em grande parte do bagaço de cana da produção. Por esse motivo, veículos flexíveis ou a álcool adotam prazos de troca de filtro de combustível menores."
Muito obrigado, Adriano!
Abraços,
Abraços,
Rodox
Muito obrigado, João!João Victor AP escreveu:Bacana Rodox !
Abraços,
Rodox
AdrianoSocial escreveu:Muito bom Rodox!
Exatamente... em tese se álcool fosse tão limpo poderia dobrar ou até triplicar a quilometragem de troca e nunca teria a borra, não é verdade?
Abraços,
Editado pela última vez por Rodox em 26 Jan 2017, 13:57, em um total de 1 vez.
Rodox
- João Victor AP
- Membro - Gold
#TamoJuntoRodox escreveu:Muito obrigado, João!
Abraços,
Naquele vídeo ali do DCVídeos o motor dele naquela época era original, apenas injetado, e usava Álcool mesmo, e mesmo assim carbonizou bastante a cabeça do pistão.
Acho que isso pode ter acontecido devido a ele ter negligenciado a troca de óleo ou ter usado álcool batizado com solvente. Pois quando o aditivo anti-oxidante e o anti-borra gastam/acabam (degradam) devido ao motorista ter passado do período correto de troca de óleo, forma-se carvão na cabeça do pistão e nas válvulas. E o batismo de solvente no álcool ou na gasolina mata o óleo em pouquíssimos quilômetros...João Victor AP escreveu:#TamoJuntoRodox escreveu:Muito obrigado, João!
Abraços,
Naquele vídeo ali do DCVídeos o motor dele naquela época era original, apenas injetado, e usava Álcool mesmo, e mesmo assim carbonizou bastante a cabeça do pistão.
Editado pela última vez por Rodox em 26 Jan 2017, 14:12, em um total de 3 vezes.
Rodox
-
- Membro - 1.6
- Carro: GOL CL 1.8 álcool
Então, e o meu quando abri estava igual o dele.João Victor AP escreveu:#TamoJuntoRodox escreveu:Muito obrigado, João!
Abraços,
Adriano e João,AdrianoSocial escreveu:Então, e o meu quando abri estava igual o dele.João Victor AP escreveu:#TamoJuntoRodox escreveu:Muito obrigado, João!
Abraços,
Vish.... tava vendo agora o desmonte do Gol 1985 a Álcool na página 54 na QR edição de ABRIL de 1986 e o motor em si estava limpo, mas a cabeça do pistão estava carbonizada... então carbonizar cabeça do pistão não deve ser só para motor a gasolina.
Rodox
- João Victor AP
- Membro - Gold
Álcool carboniza um pouco menos.
Mas dizer que "não carboniza", aí eu concordo com vocês que é um grande mito.
Mas dizer que "não carboniza", aí eu concordo com vocês que é um grande mito.
-
- Membro
- Carro: GOL GTS 1994
Já vi gente trocando óleo no motor a álcool com 30.000 (relaxo mesmo) e óleo mineral, e o óleo em perfeitas condições não sei a viscosidade kkk mas a cor tava até bonita ainda.... o álcool realmente carboniza menos, mas carboniza sim....
O tio da minha esposa comprou um Corsa 2003 1.8 a gasolina com GNV... logo que comprou reparou que o motor abaixava muito a água. Teve que fazer a retifica completa do motor e o mecânico disse que o motor estava lotado de borra de óleo. E tem gente que diz que se pode rodar 15.000 km com óleo mineral só porque usa GNV e ele não contamina o óleo...MARCOS GTS escreveu:Já vi gente trocando óleo no motor a álcool com 30.000 (relaxo mesmo) e óleo mineral, e o óleo em perfeitas condições não sei a viscosidade kkk mas a cor tava até bonita ainda.... o álcool realmente carboniza menos, mas carboniza sim....
Gasolina de fato suja mais o óleo, mas o álcool também degrada os aditivos do óleo com o passar dos quilômetros e o tempo, assim o óleo perde as suas propriedades como viscosidade, limpeza do motor, proteção contra o desgaste e etc.
Rodox
- bleidao
- SUPORTE
- Carro: Gol Plus 1986
- Contato:
Gostei da técnica do cara de raspar o pistão.
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
Muito obrigado, Daniel!DanielGT escreveu:gostei do texto! TOP!
Abraços,
Rodox
- João Victor AP
- Membro - Gold
DC sempre tem dicas legais para motores AP.bleidao escreveu:Gostei da técnica do cara de raspar o pistão.
- Ricardo RCR
- Membro - 1.8
- Carro: GQ-88-Alcool-AP 1.8
Rodox, gostei da matéria e achei bem interessante, mas infelizmente (desde aquela época) fica a mensagem de que apesar do cuidado do dono com óleo e filtro do carro, ainda corremos o risco dos malefícios do combustível adulterado
Ou seja, pra evitar esses problemas, o primeiro item pro dono fazer uma "revisão" é o posto de combustível
hehehe
Flw
Abçs

Ou seja, pra evitar esses problemas, o primeiro item pro dono fazer uma "revisão" é o posto de combustível

Flw

Abçs

No meu verde sigo em frente!!!
Muito obrigado, Ricardo!
Abraços
Abraços
Rodox
- bleidao
- SUPORTE
- Carro: Gol Plus 1986
- Contato:
Exatamente!Ricardo RCR escreveu:Rodox, gostei da matéria e achei bem interessante, mas infelizmente (desde aquela época) fica a mensagem de que apesar do cuidado do dono com óleo e filtro do carro, ainda corremos o risco dos malefícios do combustível adulterado![]()
Ou seja, pra evitar esses problemas, o primeiro item pro dono fazer uma "revisão" é o posto de combustívelhehehe
Flw![]()
Abçs
Esse deve ser o primeiro ponto a fazer revisão!
Felizmente o posto próximo da minha casa é o posto de confiança.
Testei duas vezes o combustível de lá já.
Sem contar que na minha moto, milagrosamente faço os melhores números com o combustível desse posto.
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571