Motor sumindo água

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Hmatos
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 07 Mai 2017, 15:33
Carro: Gol 94 cht/ passat84

Motor sumindo água

Mensagem por Hmatos »

Olá, tenho.um passat com moyor md 270, recentemente fiz o motor dele completo, aproveitei e coloquei um 49g e um 2e, até ai tudo blz, mais fui viajar com ele e faltou água queimou a junta, guinchei, fiz plaina no cabeçote e junta nova, mais reparo que a cada 2 dias some agua bastante, mais não mistura no óleo, outra coisa que reparo é que o respiro da tampa de valvula ta saindo muito vapor de oleo(com cheiro de alcool), só para garantir meu carro tinha aquele reservatório antigo, e troquei pelos modernos do gol quadrado, coloquei todas as mangueiras e abracadeiras novas, mais some alcool outra coisa, meu cabeçote está na ultima retifica, alguem poderia me da ideias do que pode ser?
Avatar do usuário
Ricardo RCR
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1020
Registrado em: 11 Out 2011, 11:06
Carro: GQ-88-Alcool-AP 1.8
Localização: Osasco - SP

Re: Motor sumindo água

Mensagem por Ricardo RCR »

Hmatos, vc olhou os selos do motor, o cavalete e o cano (de ferro) q passa atrás do motor?
No meu verde sigo em frente!!!
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Motor sumindo água

Mensagem por João Victor AP »

Então se foi feita uma retífica no motor, o jeito é analisar todo o sistema de arrefecimento, pois, pelo jeito que você relatou aparenta ter algum vazamento.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Motor sumindo água

Mensagem por Rodox »

Não sei se vai te ajudar, mas como exemplo do que os amigos disseram acima, eu já vi fazer baixar a água do reservatório de expansão por:
- tampa do reservatório de expansão com defeito;
- radiador furado/trincado;
- vazamento de água pelo cebolão do radiador;
- vazamento pela bomba d'água;
- tubulação de aço de água que o amigo acima falou.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
Ricardo RCR
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1020
Registrado em: 11 Out 2011, 11:06
Carro: GQ-88-Alcool-AP 1.8
Localização: Osasco - SP

Re: Motor sumindo água

Mensagem por Ricardo RCR »

Hmatos escreveu:Olá, tenho.um passat com moyor md 270, recentemente fiz o motor dele completo, aproveitei e coloquei um 49g e um 2e, até ai tudo blz, mais fui viajar com ele e faltou água queimou a junta, guinchei, fiz plaina no cabeçote e junta nova, mais reparo que a cada 2 dias some agua bastante, mais não mistura no óleo, outra coisa que reparo é que o respiro da tampa de valvula ta saindo muito vapor de oleo(com cheiro de alcool), só para garantir meu carro tinha aquele reservatório antigo, e troquei pelos modernos do gol quadrado, coloquei todas as mangueiras e abracadeiras novas, mais some alcool outra coisa, meu cabeçote está na ultima retifica, alguem poderia me da ideias do que pode ser?
E aí Hmatos, resolveu??? :find:
No meu verde sigo em frente!!!
Avatar do usuário
cururuh
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Mensagens: 413
Registrado em: 24 Fev 2009, 21:05
Carro: Voyage CL 1.6 AP 95
Localização: Arapiraca-AL

Re: Motor sumindo água

Mensagem por cururuh »

Sei que a essa altura já deve ter sido resolvido o problema, mas, vou deixar uma dica bacana:

Eu ponho um corante vermelho bem forte na água do radiador. Onde estiver o furo, vai aparecer o rastro dele... Até hoje deu certo.
Anderson Moura - MOURA AUTO PEÇAS
Arapiraca-AL
Voltando ao mundo dos quadrados com um Voyage CL AP 1.6

http://www.golquadrado.com.br/forum/gol ... 12973.html
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Motor sumindo água

Mensagem por João Victor AP »

cururuh escreveu:Sei que a essa altura já deve ter sido resolvido o problema, mas, vou deixar uma dica bacana:

Eu ponho um corante vermelho bem forte na água do radiador. Onde estiver o furo, vai aparecer o rastro dele... Até hoje deu certo.
Legal sua dica :clapclap:
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Motor sumindo água

Mensagem por bleidao »

Gostei também da dica... aí fica o rastro e é só ir lá e resolver.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Motor sumindo água

Mensagem por bleidao »

Ainda bem que o amigo não usa aditivo, senão ele estaria à beira da falência. KKK

Primeiro é resolver os vazamentos e limpar o sistema de arrefecimento. Depois tacar aditivo pra dentro.
linhares
Membro
Membro
Mensagens: 92
Registrado em: 04 Mai 2014, 00:40
Carro: voyage qadrado

Re: Motor sumindo água

Mensagem por linhares »

amigos , boa noite, já faz um tempo que não apareço por aqui, mas aqui estou eu recorrendo aos amigos denovo, bem vamos lá. meu quadrado ap 1.8 de uma semana pra cá começou a sumir água do reservatório, já olhei as mangueiras, as braçadeiras e tudo e não vejo nenhum vazamento, já tô com ele a 7 anos e nunca aconteceu isso só agora, será que os amigos podem me dar uma ajuda no sentido de detectar o problema? desde já agradeço a atençãó!!!!!!!!! SAUDAÇÕES QUADRILÁTERAS!!!!!!!!!!!
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Motor sumindo água

Mensagem por bleidao »

linhares escreveu:amigos , boa noite, já faz um tempo que não apareço por aqui, mas aqui estou eu recorrendo aos amigos denovo, bem vamos lá. meu quadrado ap 1.8 de uma semana pra cá começou a sumir água do reservatório, já olhei as mangueiras, as braçadeiras e tudo e não vejo nenhum vazamento, já tô com ele a 7 anos e nunca aconteceu isso só agora, será que os amigos podem me dar uma ajuda no sentido de detectar o problema? desde já agradeço a atençãó!!!!!!!!! SAUDAÇÕES QUADRILÁTERAS!!!!!!!!!!!
Fala aí, Linhares...

Dá uma conferida se não está passando água pela junta do cabeçote.
linhares
Membro
Membro
Mensagens: 92
Registrado em: 04 Mai 2014, 00:40
Carro: voyage qadrado

Re: Motor sumindo água

Mensagem por linhares »

Bleidão, não passa água pela junta troquei o óleo sábado e não tinha água no óleo :good:
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Motor sumindo água

Mensagem por bleidao »

Então precisa conferir se não há vazamentos no sistema de arrefecimento. Não há outra hipótese.
linhares
Membro
Membro
Mensagens: 92
Registrado em: 04 Mai 2014, 00:40
Carro: voyage qadrado

Re: Motor sumindo água

Mensagem por linhares »

Grande bleidão, tudo tranks?
Hoje fui ao mecânico ver o porquê da água tá sumindo, depois de trocar o reservatório e a tampa, cheguei no mecânico ele olhou tudo, levantou o carro e e nada de vazamento, pressurizou o sistema 1,5 bar e nada sem explicação pro vazamento, ele completou o sistema e eu liguei o carro, de repente foi aquela molhação, começou a vazar água atrás do tensor da correia dentada, o selo de água, (pastilha) tava furada, tão pequeno o furo que a água evaporava e não vazava de molhar,
Bom é isso aí, resolvido o problema, Bleidão mais uma vez obrigado pela atenção, fiquei muito contente por vc me responder, obrigado e DEUS o abençoe!!! Valew
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Motor sumindo água

Mensagem por bleidao »

Opaaaa...

Fico feliz em tentar ajudar.
Eu gosto de colocar aditivo que, se tiver problema, aparece logo. Depois de corrigido, nunca mais.

Esses selos precisam de cuidado. Colocar água no radiador é mais barato mas custa caro a longo prazo.

Grande abraço, irmão!
Responder

Voltar para “Motor e Cambio”