[DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

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Rodox
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[DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por Rodox »

Pessoal,

Hoje vou abrir aqui o debate sobre usar óleo de caminhão em carro. Como alguns sabem sou Engº Mecânico e o assunto abaixo vai ser de fato muito avançado... não se preocupem se não conseguirem entender tudo. Eu também demorei muito para entender... tive que ralar muito, estudar muito. Mas hoje entendo tudo o que escrevi logo abaixo... afinal sou engenheiro mecânico e é nossa linguagem diária o que está descrito abaixo.

Meu concunhado que é Químico Industrial achou muito bom o que escrevi abaixo pra vocês, mas ele me alertou que não é qualquer um que vai conseguir entender tudo, pois a linguagem é muito muito técnica e complexa por sinal... afinal é linguagem de engenharia mecânica e química industrial.

Por fim a vida é assim:

"Quanto mais sei, mas sei que nada sei!"


Agora chega de papo e vamos lá!

Eu só usaria óleo de caminhão (motor ciclo Diesel) no meu carro (motor ciclo Otto (gasolina, etanol, metanol ou GNV)) se eu soubesse da formula exata de um óleo de carro e de um equivalente de caminhão, ou seja através de uma análise em laboratório saberia a composição química do óleo (teor de aditivos anti-desgaste, detergente e dispersante).

Então o correto seria a pessoa rodar em um mesmo carro 5.000 km com óleo de caminhão de determinada marca (Mobil por exemplo) e 5.000 km com o óleo de carro API SN da mesma marca que o de caminhão, e então levaria os referidos óleos usados para análise em laboratório.

Feito isso, através do resultado do exame laboratorial de óleo lubricante denominado como: absorção atômica (contaminação por metais) , saberia qual óleo o motor desgastou menos nos 5.000 km rodados com cada uns dos dois óleos. Isso sim seria plausível porque achar que tal óleo é melhor que outro é especulação.

Vejam no vídeo do link abaixo aos 16 minutos e 30 segundos, como é feita uma análise completa de um óleo lubrificante para motores, em especial a de absorção atômica (contaminação por metais):

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=7sqPbXrgN3E[/BBvideo]

Porque com certeza um óleo de caminhão não é igual a um de carro, ambos provavelmente tem seu pró e contra. Vale ressaltar a diferença entre os motores diesel de caminhão (linha pesada - 20 toneladas de carga) e carros com motor Ciclo Otto (gasolina, etanol, metanol ou GNV):

1. regime de rotação:

Motor de caminhões grandes (carreta 20 toneladas e etc) tem faixa de giro mais baixa em relação a um carro.

- Scania R 400 - ano 2017 - 12.7-L - 6 cilindros - diesel tem: 406 CV a 1.900 rpm e torque máximo de 2.100 N.m a 1.000 rpm;
- Porsche 911 Turbo - ano 2017 - 3.8-L - 6 cilindros - gasolina tem: 580 CV a 6.800 rpm e torque máximo de 765 N.m a 2.300 rpm;
- Gol 1.8AP - ano 1990 - gasolina tem: 95 CV a 5.400 rpm e torque máximo de 153 N.m a 3.200 rpm.

Então o desgaste de um motor de carro é maior que o de um caminhão devido ao alto giro do motor (rpm) de um carro em relação a um caminhão. Imagine o calor gerado pelo atrito entre os anéis dos pistões e os cilindros do motor com o aumento da rotação do motor. E somado a isso a carga de calor gerada a cada ignição a mistura ar combustível com o aumento da rotação... coitado do óleo... frita literalmente.


2. Potência Específica (performance) - relação potência vs capacidade volumétrica (cilindrada/litros) do motor (CV vs litro)


Talvez a forma mais comum de comparação, a potência específica nada mais é do que o resultado da divisão da potência máxima pela cilindrada em litros (capacidade volumétrica do motor), sendo que essa relação é conhecida como "performance", e quanto maior o valor desta relação menor será a vida útil do motor.

A Unidade que expressa a Potência Específica (performance) é CV/litro (cavalo vapor por litro).

Já a potência em si em física:

"Potência é a grandeza que determina a quantidade de energia concedida por uma fonte a cada unidade de tempo. Em outros termos, potência é a rapidez com a qual uma certa quantidade de energia é transformada ou é a rapidez com que o trabalho é realizado. Potência também pode ser entendida como sendo a força multiplicada pela velocidade".

Fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pot%C3%AAncia

Já o torque em si na física:

"O torque é definido a partir da componente perpendicular ao eixo de rotação da força aplicada sobre um objeto que é efetivamente utilizada para fazê-lo girar em torno de um eixo ou ponto central conhecido como ponto pivô ou ponto de rotação. A distância do ponto pivô ao ponto onde atua uma força ‘F’ é chamada braço do momento e é denotada por ‘r’. Note que esta distância ‘r’ é também um vetor.

Numa linguagem mais informal, poderá dizer-se que o torque é a medida de quanto uma força que age em um objeto faz com que o mesmo gire".


Fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Torque

Assim quando o intuito é velocidade máxima o importante é a potência do motor. Por outro lado quando o intuito é o trabalho em si não importando a velocidade ou tempo de execução o importante é o torque do motor.

Vejam a tabela abaixo que mostra a potência específica de diversos motores:

Imagem

Fonte:

http://nivelandoaengenharia.com.br/geral/potencia/



- Scania R 400 - ano 2017

406 CV / 12,7 litros = 32,0 CV / litro


- Porsche 911 Turbo - ano 2017

580 CV / 3,8 litros = 152,6 CV / litro


- Gol 1.8AP - ano 1990 - gasolina

95 CV / 1,8 litros = 52,8 CV / litro


Assim vejam que um simples motor 1.8AP tem maior potência específica (relação potência e sua capacidade volumétrica) que um caminhão super potente como o Scania R 400 - ano 2017 (52,8 CV / litro contra 32,0 CV / litro). Logo um Gol 1.8 AP é mais exigido que um caminhão Scania R 400, assim a vida útil de um motor de Gol 1.8AP tende a ser muito menor que a de um caminhão Scania R 400.



3. Pressão Média Efetiva - MEP

A Pressão Média Efetiva (MEP – Mean Effective Pressure), é definida como a pressão constante que, se aplicada aos pistões de um motor, resultaria no torque que ele é capaz de exercer. É muito útil para comparar motores de cilindradas diferentes, servindo como uma medida da capacidade de trabalho que um motor consegue realizar independentemente de sua cilindrada ou ciclo de funcionamento (ciclo Diesel e ciclo Otto (gasolina, etanol, metanol e GNV)).


MEP = 2*Pi*T*10(-5) / Cc*nc*10(-6)


MEP = Pressão média efetiva (bar)
T = Torque (N.m)
Cc = Cilindrada (cm³)
nc = Número de rotações por ciclo de potência (0,5 para motores 4 tempos, 1 para motores Wankel e 2 tempos)
10(-5) = base de 10 elevada a (-5) potência.



"Podemos ver assim que a MEP pode ser vista como um resumo da eficiência do design de um motor, pois maiores valores estão diretamente relacionados a maiores eficiências, tanto volumétricas quanto de combustão.

O maior valor da MEP ocorre no pico de torque do motor, e valores maiores indicam uma maior capacidade de realizar trabalho. Abaixo temos alguns valores típicos de MEP:"


Imagem

Fonte:

http://nivelandoaengenharia.com.br/geral/potencia/


- Scania R 400 - ano 2017 = 20,8 bar


- Porsche 911 Turbo - ano 2017 = 25,3 bar


- Gol 1.8AP - ano 1990 - gasolina = 10,7 bar


Assim vejam que o o Porsche 911 tem maior capacidade de realizar trabalho que o Scania R 400, que por sua vez tem mais capacidade que o Gol 1.8AP.



4. tipo de composição química do combustível:

O diesel deve interagir com óleo de uma maneira diferente da gasolina ou etanol, então tudo indica de o diesel tem uma agressividade (degradação) ao óleo mais branda do que a gasolina ou o etanol. E outra o óleo diesel já é um óleo então óleo com óleo não deve fazer tão mal pro óleo do motor.

Vale lembrar que óleo de carro já vem com um aditivo para neutralizar os ácidos resultantes da queima do álcool e também do álcool misturado na gasolina, tornado o óleo imune aos resíduos da queima do álcool, fazendo que não ocorra corrosão no motor. Assim também como óleo de motor a gasolina, etanol ou GNV já vem com aditivos para neutralizar os ácidos resultantes da queima da gasolina e do GNV. Será que óleo de motor diesel tem esse tal aditivo?

Uma propriedade do óleo para combater a acidez é chamada de TBN ou TAN:

"Total Acid Number - T.A.N. / Total Base Number - T.B.N.

O T.A.N. e T.B.N., traduzindo, são abreviaturas de número de acidez total e número de basicidade total respectivamente. Os lubrificantes ao reagirem com o oxigênio da atmosfera, e isto ocorre continuamente, produzem produtos que são ácidos na natureza e são produtos de oxidação orgânica. À temperatura ambiente, esta transformação tem pequeno efeito no lubrificante devido ser muito lenta. Mas como é de se esperar, ao elevar esta temperatura a temperaturas de trabalho de um equipamento, esta transformação é bem mais rápida, podendo chegar a níveis altos de ácidos (ANALÍTICA, 2016).

Esta acidez no lubrificante, tende a aumentar sua viscosidade e se deposita como lacas (tipo de goma ou verniz) nas superfícies quentes (TESTOIL, 2016). Os lubrificantes para Motores de Combustão Interna - MCI, estão continuamente expostos aos produtos da combustão, geralmente ácidos que precisam ser neutralizados para não causar a corrosão dos componentes internos do motor. Para isso, os lubrificantes devem possuir em sua formulação aditivos alcalinos que neutralizam esta acidez, principalmente ácidos fortes como o nítrico e o sulfúrico e os ácidos fracos resultantes da oxidação do lubrificante em seu fim de vida. Logo, o TBN de um lubrificante é o quanto este lubrificante tem de aditivos alcalinos para neutralizar estes ácidos (TESTOIL, 2016).

O lubrificante deve ser trocado quando o TBN atingir 2 ou 3 mg KOH/g, uma vez que abaixo destes valores a queda até se esgotar é bem rápido e pode causar danos ao motor (FERNANDES, 2012). Esta reserva alcalina é muito importante para prevenir a corrosão prematura dos componentes do motor (TESTOIL, 2016)".


Fonte:

https://repositorio.unesp.br/bitstream/ ... sAllowed=y



5. regime de trabalho:

Caminhão 90% do trajetos dele geralmente é estrada, ou seja condições normais de utilização, já os automóveis de capitais 99,99% deles (São Paulo-SP por exemplo) que a pessoa usa no dia a dia para trabalhar é um trânsito caótico de anda e para e então o seu uso é severo. Então se exige uma carga de aditivos para compensar esse trânsito caótico de anda e para. Então o motor funciona mas o hodômetro não registra o tempo que o motor funcionou, só registra a quilometragem que o carro andou, ou seja, o carro parado no trânsito em marcha-lenta o óleo vai se degradando e isso não é contabilizado.

As situações a seguir exemplificam condições de uso severo do veículo:
- trânsito freqüente em estradas com alto índice de poeira ou sem pavimentação;
- em trajetos curtos (abaixo de 10 km diários) ou com motor funcionando em temperaturas abaixo do regime considerado ideal;
- trânsito freqüente em baixos regimes de rotação do motor com tráfego intenso, onde o motor permanece um longo período em marcha lenta;
- longos períodos de inatividade.

Eu, por exemplo, moro em São Paulo-SP e na hora do rush eu levo mais de 1h e 15 min para percorrer apenas 15 km, o que daria no mesmo tempo viajando em uma rodovia a uma velocidade média de 80 km/h uns 100 km. Imagine uma pessoa que enfrenta este mesmo trânsito que eu, porém todos os dias 1h e 15 min de ida ao trabalho e mais 1h e 15 min de volta para casa... seria como se andasse 200 km por dia em uma rodovia... o que daria 4.000 km por mês (200 km x 20 dias) e 44.000 km por ano (11 meses). Então esta situação caótica do trânsito de São Paulo-SP pra mim não seria nem uso severo... seria severíssimo!!!



Conclusão

Sendo assim o motor diesel é muito mais evoluído do que um a gasolina, pois tem torque absurdamente maior, maior capacidade de realizar trabalho (Pressão Média Efetiva - MEP) e trabalha em baixas rotações, tem potência específica menor (relação potência vs capacidade volumétrica) e por isso tem vida útil bem maior que de motor a gasolina.

Assim não é o óleo que faz o motor diesel durar mais que o motor de ciclo Otto (gasolina, etanol, metanol ou GNV), mas sim a concepção do projeto, ou seja, a arquitetura do motor deisel é melhor que a do motor ciclo Otto no quesito durabilidade do motor.

Por outro lado quando o assunto for velocidade final o motor Ciclo Otto (metanol, gasolina ou etanol) é melhor que um motor diesel, por isso a Formula 1 não usa motores a diesel.

É uma pena no Brasil ser proibido ter carros a diesel (veículos de passeio), pois no resto do mundo não existe essa proibição. Mas como nem tudo são flores, é sabido que um motor diesel quando está desregulado ou mal conservado polui muito mais que um motor a gasolina ou etanol desregulado ou mal conservado.

Por fim, para uma boa vida útil de qualquer motor é essencial:
- trocar o óleo no período correto (indicado no manual do proprietário ou indicado na análise de óleo em laboratório);
- usar óleo recomendado para o tipo de veículo (óleo de carro para carro);
- usar combustível de qualidade (álcool/etanol ou gasolina batizados com solvente degradam o óleo em pouquíssimos quilômetros e formam a borra de óleo que pode até fundir o motor).

Conheci um taxista que teve um Omega 2.2-L a gasolina comprado aos 0 km e rodou mais de 800.000 km sem nunca ter aberto o motor (uso de taxista é considerado como regime severo de uso para troca de óleo). Ele vendeu este carro aos 800.000 km porque disse que enjoou dele.

O segredo segundo o referido taxista: usar o óleo recomendado pela GM (óleo AC Delco), trocar óleo no período recomendado pela fábrica do carro e usar combustível de qualidade. Ele aplicava o período de troca de óleo de uso severo, ou seja, a metade da quilometragem do de uso normal.

Mas eu já usei no meu Gol 1.8AP ano 90 diversas marcas de óleo (todas 20W-50): Castrol GTX - API SL, Shell Helix - API SL, Mobil Super API SM. Pois na época do meu carro no capô era recomendado umas 4 marcas e a classificação era API SE ou SF sendo 20W-40 ou 20W-50. Porém hoje em dia geralmente o óleo é o da própria marca do fabricante do carro como por exemplo a AC Delco da GM.

E agora estou usando o incrível Valvoline Max Life... ele é semi-sintético e é API SN, a API SN é a melhor classificação de óleo do mercado da categoria 20W-50 para veículos de passeio. Com Valvoline Max Life meu motor ficou mais macio, principalmente quando o motor está frio, mas não é todo motor que pode usar um óleo evoluído desse, pois se tiver borra pode entupir a bomba de óleo e fundir o motor.

Vejam maiores detalhes sobre o Valvoline Max Life e dicas de como limpar a borra de óleo do motor no link abaixo:

http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... e+Max+Life

Abraços,
Editado pela última vez por Rodox em 07 Mai 2018, 09:12, em um total de 88 vezes.
Rodox

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Re: [DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por SCarrilho »

Tem uma galera no youtube fazendo muita propaganda de óleo para motor a diesel em carro de passeio, um cara la disse que o óleo tem o efeito tão detergente que teve que limpar a peneira de óleo várias vezes (era um fusca). Eu tenho lá minhas dúvidas, acho até que carros a álcool e gasolina deveriam ter óleos específicos pois o álcool pode formar uma borra branca se você usa o carro e ele não chega na temperatura de trabalho enquanto a gasolina tem aquele verniz que pinta o motor todo. Enfim, há até óleos que aumentam o desempenho do motor e comprovado no dinamômetro. Eu, mero mortal, continuo com o meu lubrax sj.
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Re: [DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por Rodox »

SCarrilho escreveu:1.
Tem uma galera no youtube fazendo muita propaganda de óleo para motor a diesel em carro de passeio, um cara la disse que o óleo tem o efeito tão detergente que teve que limpar a peneira de óleo várias vezes (era um fusca).

2.
Eu tenho lá minhas dúvidas, acho até que carros a álcool e gasolina deveriam ter óleos específicos pois o álcool pode formar uma borra branca se você usa o carro e ele não chega na temperatura de trabalho enquanto a gasolina tem aquele verniz que pinta o motor todo.

3.
Enfim, há até óleos que aumentam o desempenho do motor e comprovado no dinamômetro. Eu, mero mortal, continuo com o meu lubrax sj.
1.

Todo óleo tem efeito detergente... óleo de motor a gasolina ou etanol ou GNV tem detergente, e quanto maior for a sua evolução na categoria API, ou seja, quanto maior for a segunda letra no alfabeto melhor é o óleo na detergência e as vezes todas as outras propriedades como por exemplo proteção contra o desgaste. O detergente atua no controle da formação de depósitos (borra) e no controle de depósitos no pistão (na cabeça do pistão (carbonização) e nas suas aletas dos anéis de segmento (borra que engripa os anéis)).

Para os motores do ciclo Otto (gasolina ou etanol) temos especificações de SA a SN – vale lembrar que os óleos de SA a SD não são mais oferecidos no mercado por conta de sua tecnologia ultrapassada. O mais moderno deles, o SN, foi lançado em 2011.

Observe os quadros abaixo, eles comparam a classificação API SE a SJ e API SJ com SL. Imagine que temos inúmeros problemas em um motor. Os quais aparecem em cada ponta dessa teia. Oxidação, depósito no motor, ferrugem, corrosão, desgaste, depósito no pistão e cisalhamento (quando o filme do lubrificante se rompe e provoca o contato das partes de metal):

Imagem

Imagem


Fonte: http://saviomachado.blogspot.com.br/200 ... s-api.html

E no vídeo do link abaixo do Canal Olho no Óleo compara de SE a SM aos 7 minutos e 37 segundos:

https://www.youtube.com/watch?v=-IbKJ_JdvT4&t=472s


2.

Exatamente motor a álcool faz essa borra branca já com óleo específico para ele, imagine se o óleo para diesel não tiver essa função. Lembro que vi na Revista Quatro Rodas que os primeiros carros a álcool no Brasil faziam muita borra de óleo. Na minha opinião a solução para este problema nos motores a álcool foi com aditivos de óleo específicos para álcool e fazendo com que o motor trabalhasse mais quente do que com a gasolina.

Li também na Revista Quatro Rodas que firam um teste de resitência de motores usando o óleo por uns 10.000 km, e constataram que uma importante propriedade do óleo que era se não me engano denominda de "basicidade" que com aditivos específicos neutralizam o ataque dos resíduos da combustão do álcool ao óleo do motor, não submentendo assim o motor a corrosão.

3.

Qual foi esse vídeo que você viu aumentar a potência? Foi o Militec? Agora se eu fosse você usava o óleo Mobil Super ou o Shell Helix, pois eles são API SL, ou seja, superiores em qualidade ao Lubrax API SJ.
Rodox

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Re: [DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por SCarrilho »

esse vídeo aí o do óleo que dá mais potência:

https://www.youtube.com/watch?v=po5JD0G2D4E
Rodox
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Re: [DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por Rodox »

SCarrilho escreveu:esse vídeo aí o do óleo que dá mais potência:

https://www.youtube.com/watch?v=po5JD0G2D4E
Muito interessante esse óleo da Motul 300V... o grande problema dele é o preço... R$ 240,00 uma lata de apenas 2 litros... o que dá R$ 120,00 o litro. Paguei R$ 15,00 no litro do Mobil Super 20W-50 API SM (na época, agora é API SL :choro: ) e R$ 30,00 no litro do Valvoline Max Life 20W-50 API SN (semi-sintético).

https://www.americanas.com.br/produto/9 ... 0122000144
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Re: [DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por João Victor AP »

Salve Rodox !

Então... sou mecânico automotivo e recomendo o uso de óleo para motores diesel, um dos fatores é pelo seu grande poder de limpeza da borra, e fornecer uma proteção anti-atrito superior :good:
Pois, usar óleo de motores diesel é extremamente bom, é o melhor a se fazer, ele tem uma carga de aditivos muito grande.

Não tem nada a ver sobre a rotação do motor do carro ser maior que o óleo de motores diesel que por sua vez tem rotações mais altas, que o óleo do motor diesel não atenderá os motores de carros... tem óleos de caminhão 15w40, 20w50, que são as mesmas viscosidades dos óleos de caminhão, e tem classificação equivaente á SL, SM, SN... etc.

Lá na Old Stock, na corrida de Opalas, eles usam óleos para motores diesel. E nessa corrida os 6 BOCÃO giram alto, gritam muito, só alta rotação.

Mas porque usar óleo de motores diesel ?
Antigamente, existam componentes na composição do óleo de motores a Gasolina/Álcool, que permitiam o motor aguentar mais pressão mecânica, eram redutores de atritos e eram componentes que contribuíram para fazer a limpeza do motor, esses componentes se perderam no óleo SF, por motivos ambientais, motivos de poluição. O aditivo que me refiro é o ZDDP.
Então a partir do SJ começaram a desenvolver anti-atritos mais novos para substituir o ZDDP, mas que foram desenvolvidos focando nos motores novos, com folgas menores, menos torque. Os motores atuais, tem folgas menores, podem notar que os motores de hoje estão usando óleos cada vez mais finos, 5w40, e estão chegando e adaptando ao 5w30. Já motores antigos como GM 250, Motor AP, tinham folgas maiores, os óleos eram mais viscosos, como o 20w50 que está recebendo poucas melhorias em relação aos outros óleos.
Já no óleo do caminhão, não tem classificação SF, SJ, SL SM, SN, e sim CG, CH, CI, eles nunca perderam seus aditivos, e nem os ZDDP, eles nunca focaram em motores com folgas pequenas, e sim em motores que vão fazer grandes esforços mecânicos, alto torque, folgas grandes, altas temperaturas.
Por isso o óleo de motores diesel é a melhor opção.

E naqueles aditivos como MILITEC-1, TUFOIL, nada mais é que uma grande quantidade de ZDDP, que é o melhor anti-atrito para motores.

O motor diesel não gira muito como o motor á gasolina, então só por causa disso dizem que o óleo do diesel não atende bem...
Basta pensar ! O óleo do diesel tem mais anti-atritos.

O motor de carro gira mais, esquenta, mas a força que ele desempenha é bem menor, e também só por causa disso condenam o uso do óleo de motor diesel no motor do carro... Um caminhão gira menos, sua faixa de rotação é limite nas 2.500Rpm, mas as bronzinas, os cilindros, esquentam de forma absurda, ele está desempenhando muita força para puxar várias toneladas.

AGORA A PROVA REAL :OO
Um motor diesel de uma Volvo FH 540 girando 2.500Rpm usando o óleo próprio para motor disel, e um Motor AP 2.0 girando 6.000Rpm, o motor do carro está girando mais sim, mas a carga mecânica do motor diesel é maior, a troca de calor entre as partes móveis do motor diesel á 2.500Rpm é bem mais precária que a o motor AP á 6.000Rpm.
Os cilindros do motor da FH esquentam muito mais, por ser um motor Diesel, e precisa de um óleo que seja "bruto" para não perder sua viscosidade ao entrar nas paredes do cilindro.
Ou seja... o óleo do motor diesel atenderia muito bem o Motor AP 2.0

Abraço Rodox :D
Rodox
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Re: [DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por Rodox »

João,

Isso do ZDDP já está sendo solucionado utilizando outros aditivos para substituí-lo como por exemplo o de titânio (do artigo do link abaixo), o problema do ZDDP é que ele estragava o catalizador... então um Guru que é especialista em motores disse que teriam que usar óleo de motor diesel ou API SF que conservava o teor de ZDDP, mas isso é passado, tanto é que esse Guru sumiu do mapa e não falou mais nada a respeito desse assunto.

Você disse: "Então a partir do SJ começaram a desenvolver anti-atritos mais novos para substituir o ZDDP, mas que foram desenvolvidos focando nos motores novos, com folgas menores, menos torque. Os motores atuais, tem folgas menores, podem notar que os motores de hoje estão usando óleos cada vez mais finos, 5w40, e estão chegando e adaptando ao 5w30. Já motores antigos como GM 250, Motor AP, tinham folgas maiores, os óleos eram mais viscosos, como o 20w50 que está recebendo poucas melhorias em relação aos outros óleos".

Não tem nada a ver com a viscosidade do óleo em usar ZDDP ou não... óleo é API SN tanto um 20W-50 como um 0W-20, ou seja, contem todos os aditivos necessários para a classificação e exigência API SN, e consequentemente todos óleos API SN tem o aditivo substituto do ZDDP. O que dizem é que um motor projetado para usar um óleo mais fino polui menos e consome menos combustível que um motor para óleo mais grosso... não tendo nada haver com a classificação API. Tanto é que eu uso óleo 20W-50 API SN - Valvoline Max Life.

http://www.inovacaotecnologica.com.br/n ... dqyHGhSzIU

E os API posteriores a SF ou SG são melhores que os mesmos, pois nos gráficos acima e do vídeo citado acima foram feitos pela Lubrizol (fabricante de aditivos de óleo), e neles se observa que os APIs acima de SF são superiores na proteção contra o desgaste. Logo tudo indica que aplicaram um substituto ao ZDDP nos óleo superiores ao API SF e a Lubrizol não mentiria fazendo os referidos gráficos comparando as classificações API SE a SM, mostrado a grande superioridade conforme evolui a segunda letra do API.

E notei que quando eu usava o Mobil Super 20W-50 API SM o motor girava mais macio que os API SL como Shell e Castrol. E agora usando o Valvoline Max Life API SN melhorou muito mais ainda... com o motor frio o carro vai suave, fácil e macio...

E você disse de carro de competição... esses carros duram uma prova e olhe lá... a discução aqui é vida útil.

E eu quiz dizer que motor diesel dura mais porque ele gira menos... é um motor mais evoluido sem sombra de dúvidas. Com certeza o tipo de solicitação ao óleo no motor diesel é diferente ao do a gasolina, pois o giro maior do motor a gasolina implica em calor concentrado nos anéis de segmento e cilindros. Por outro lado no motor diesel há grande solicitação nas bronzinas em relação a um motor semelhante a gasolina devido ao alto torque do motor diesel... por isso cada óleo é para cada tipo de motor...

Agora no exemplo que eu dei acima não falei somente de AP... comparei um caminhão Scania de 400 CV com um Porsche de 580 CV... o Porsche com certeza exige mais do óleo que o caminhão Scania nos anéis de segmento e cilindros... mas nas bronzinas o torque do referido caminhão é maior então neste quesito o óleo do Scania sofre mais que o do Porsche. Você consegue imainar o que é 7.000 rpm nos áneis? É muito atrito e consequentemente calor, assim como a pressão exercida nas bronzinas, gerando atrito e calor devido ao torque que no caso do caminhão é maior. Os dois são prejudiciais...

Pois o óleo é exigido em função do aumento da potência e torque do motor, sendo que quanto maior a potencia e o torque maior será a carga térmica ao motor e pressão sobre as bronzinas e etc, e assim o óleo é mais exigido. Assim motor diesel tem suas exigências para o óleo, assim como motor a gasolina tem as suas. Então a melhor coisa a fazer é usar óleo de carro em carro, ou seja, cada macaco no seu galho.

E o que você tem a dizer do ataque dos resíduos do álcool que óleo deve combater?

Abraços João :D
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Re: [DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por bleidao »

João Victor AP escreveu:Salve Rodox !

Então... sou mecânico automotivo e recomendo o uso de óleo para motores diesel, um dos fatores é pelo seu grande poder de limpeza da borra, e fornecer uma proteção anti-atrito superior :good:
Pois, usar óleo de motores diesel é extremamente bom, é o melhor a se fazer, ele tem uma carga de aditivos muito grande.

Não tem nada a ver sobre a rotação do motor do carro ser maior que o óleo de motores diesel que por sua vez tem rotações mais altas, que o óleo do motor diesel não atenderá os motores de carros... tem óleos de caminhão 15w40, 20w50, que são as mesmas viscosidades dos óleos de caminhão, e tem classificação equivaente á SL, SM, SN... etc.

Lá na Old Stock, na corrida de Opalas, eles usam óleos para motores diesel. E nessa corrida os 6 BOCÃO giram alto, gritam muito, só alta rotação.

Mas porque usar óleo de motores diesel ?
Antigamente, existam componentes na composição do óleo de motores a Gasolina/Álcool, que permitiam o motor aguentar mais pressão mecânica, eram redutores de atritos e eram componentes que contribuíram para fazer a limpeza do motor, esses componentes se perderam no óleo SF, por motivos ambientais, motivos de poluição. O aditivo que me refiro é o ZDDP.
Então a partir do SJ começaram a desenvolver anti-atritos mais novos para substituir o ZDDP, mas que foram desenvolvidos focando nos motores novos, com folgas menores, menos torque. Os motores atuais, tem folgas menores, podem notar que os motores de hoje estão usando óleos cada vez mais finos, 5w40, e estão chegando e adaptando ao 5w30. Já motores antigos como GM 250, Motor AP, tinham folgas maiores, os óleos eram mais viscosos, como o 20w50 que está recebendo poucas melhorias em relação aos outros óleos.
Já no óleo do caminhão, não tem classificação SF, SJ, SL SM, SN, e sim CG, CH, CI, eles nunca perderam seus aditivos, e nem os ZDDP, eles nunca focaram em motores com folgas pequenas, e sim em motores que vão fazer grandes esforços mecânicos, alto torque, folgas grandes, altas temperaturas.
Por isso o óleo de motores diesel é a melhor opção.

E naqueles aditivos como MILITEC-1, TUFOIL, nada mais é que uma grande quantidade de ZDDP, que é o melhor anti-atrito para motores.

O motor diesel não gira muito como o motor á gasolina, então só por causa disso dizem que o óleo do diesel não atende bem...
Basta pensar ! O óleo do diesel tem mais anti-atritos.

O motor de carro gira mais, esquenta, mas a força que ele desempenha é bem menor, e também só por causa disso condenam o uso do óleo de motor diesel no motor do carro... Um caminhão gira menos, sua faixa de rotação é limite nas 2.500Rpm, mas as bronzinas, os cilindros, esquentam de forma absurda, ele está desempenhando muita força para puxar várias toneladas.

AGORA A PROVA REAL :OO
Um motor diesel de uma Volvo FH 540 girando 2.500Rpm usando o óleo próprio para motor disel, e um Motor AP 2.0 girando 6.000Rpm, o motor do carro está girando mais sim, mas a carga mecânica do motor diesel é maior, a troca de calor entre as partes móveis do motor diesel á 2.500Rpm é bem mais precária que a o motor AP á 6.000Rpm.
Os cilindros do motor da FH esquentam muito mais, por ser um motor Diesel, e precisa de um óleo que seja "bruto" para não perder sua viscosidade ao entrar nas paredes do cilindro.
Ou seja... o óleo do motor diesel atenderia muito bem o Motor AP 2.0

Abraço Rodox :D
Concordo que o óleo para motores a Diesel foram elaborados para trabalharem em condições extremas.

Mas não tenho coragem de usar.
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Re: [DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:
Concordo que o óleo para motores a Diesel foram elaborados para trabalharem em condições extremas.

Mas não tenho coragem de usar.
Mas a rotação maior do motor a gasolina também é um fator extremo a ser considerado... pois os anéis de segmento e cilindros são exigidos quanto maior for a rotação do motor, então a rotação do motor do carro é mais alta que a de um caminhão. Já nas bronzinas e outras peças da parte de baixo é no caminhão que ocorre o maior esforço devido ao maior torque.
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Re: [DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por bleidao »

A única coisa que atrapalharia com a rotação maior, seria aquecer mais os cilindros. Isso o óleo para diesel é preparado porque eles trabalham em temperaturas maiores.

Gostei do tópico. Ótimo para debate.
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Re: [DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:A única coisa que atrapalharia com a rotação maior, seria aquecer mais os cilindros. Isso o óleo para diesel é preparado porque eles trabalham em temperaturas maiores.

Gostei do tópico. Ótimo para debate.
De onde você tirou essa informação que motor diesel trabalha em temperaturas maiores?

Pois nas minhas notas de aula da faculdade de Engenharia Mecânica a temperatura máxima dos gases da câmara de combustão era maior no motor de Ciclo Otto (Gasolina) do que no motor de Ciclo Diesel... veja um exercício semelhante aos das minhas notas de aula no link abaixo. T3 é a temperatura máxima dos gases da câmara de combustão atingida na explosão (combustão) do combustível:

- Ciclo Otto (Gasolina) - T3 = 3234 K = 2961 ºC;
- Ciclo Diesel - T3 = 2748 K = 2475 ºC

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile. ... diesel.pdf
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Re: [DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por bleidao »

Levou em consideração o deslocamento dos pistões dentro dos cilindros?

Eu sempre soube que os motores a diesel trabalham com temperaturas maiores por trabalharem parados em grande parte de seu funcionamento, não tendo o ar externo sempre batendo no bloco para o arrefecimento.

Tanto é que trabalham no horímetro e não odômetro.

Posso estar equivocado.
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Re: [DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:Levou em consideração o deslocamento dos pistões dentro dos cilindros?

Eu sempre soube que os motores a diesel trabalham com temperaturas maiores por trabalharem parados em grande parte de seu funcionamento, não tendo o ar externo sempre batendo no bloco para o arrefecimento.

Tanto é que trabalham no horímetro e não odômetro.

Posso estar equivocado.
Sim, este cálculo leva em consideração o deslocamento dos pistões. E a temperatura T3 é atingida em qualquer rotação do motor, ou seja, desde a rotação de marcha-lenta a rotação máxima de projeto do motor (rotação de corte da injeção de combustível).

Porém o pior caso é na rotação máxima de projeto, pois é quando ocorre o maior número de explosões (combustão) em um mesmo período de tempo.

Por exemplo um Porsche que atinge 7.000 rpm são 3.500 explosões por minuto (7.000/2) ou 58 explosões por segundo (3.500/60), já na marcha-lenta (1000 rpm) são apenas 500 explosões ou 8 explosões por segundo.

Então quanto maior a rpm maior é o calor gerado dentro da câmara de combustão, e o trabalho de retirar o calor da câmara de combustão como também de todo o motor em si é do sistema de arrefecimento do motor.

Assim o calor gerado (carga térmica) no motor com o ônibus parado em rotação de marcha-lenta no ponto de ônibus ou no trânsito é menor em relação a temperatura de rotação máxima de projeto (T3).

Porém antigamente o sistema de arrefecimento era muito precário... pois naquela época quanto maior a rotação do motor menor era a temperatura do motor, assim como quanto menor a rotação maior era a temperatura e assim alguns carros superaqueciam no trânsito congestionado.

Para corrigir isso foi implementado o cebolão que aciona o eletro-ventilador (ventuinha) sempre que a temperatura da água do radiador chegar a máxima permitida. Pois o radiador precisa de vento para refrigerar o motor, mas quando o carro está em movimento não é necessário o acionamento da ventuinha na grande maioria das vezes, pois a própria velocidade do carro faz o vento refrigerar o radiador.

Assim o problema do carro ou ônibus estar funcionando parado por muito tempo em rotação de marcha-lenta é que o óleo é usado e o odômetro não contabiliza isso... então o óleo se desgasta e isso não é contabilizado. Para veículos que funcionam muito tempo parados o mais justo é a troca por horas e não por quilometragem.
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Re: [DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por bleidao »

Mano... deixa eu entender o que você quer dizer.

Um motor 4cil 4 tempos é uma explosão por cada giro (ciclo).

Se o motor gira 6000RPM, cada cilindro tem 1500 explosões por minuto.

Correto?

Me desculpe... não consegui compreender nada. Está dando um nó nos meus neurônios.
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Re: [DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:Mano... deixa eu entender o que você quer dizer.

Um motor 4cil 4 tempos é uma explosão por cada giro (ciclo).

Se o motor gira 6000RPM, cada cilindro tem 1500 explosões por minuto.

Correto?

Me desculpe... não consegui compreender nada. Está dando um nó nos meus neurônios.
Nos motores 4 tempos, a cada 2 voltas se completa os 4 tempos (admissão, compressão, explosão e descarga). Então se deve dividir a rotação do motor por 2 para saber quantas explosões ocorrem.

Assim 6000 rpm são 3000 explosões por minuto.

Veja no vídeo abaixo como são os 4 tempos em 2 voltas do motor:

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=KLzjQyq1t0c[/BBvideo]
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Re: [DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por João Victor AP »

Rodox escreveu:João,

Isso do ZDDP já está sendo solucionado utilizando outros aditivos para substituí-lo como por exemplo o de titânio (do artigo do link abaixo), o problema do ZDDP é que ele estragava o catalizador... então um Guru que é especialista em motores disse que teriam que usar óleo de motor diesel ou API SF que conservava o teor de ZDDP, mas isso é passado, tanto é que esse Guru sumiu do mapa e não falou mais nada a respeito desse assunto.

Você disse: "Então a partir do SJ começaram a desenvolver anti-atritos mais novos para substituir o ZDDP, mas que foram desenvolvidos focando nos motores novos, com folgas menores, menos torque. Os motores atuais, tem folgas menores, podem notar que os motores de hoje estão usando óleos cada vez mais finos, 5w40, e estão chegando e adaptando ao 5w30. Já motores antigos como GM 250, Motor AP, tinham folgas maiores, os óleos eram mais viscosos, como o 20w50 que está recebendo poucas melhorias em relação aos outros óleos".

Não tem nada a ver com a viscosidade do óleo em usar ZDDP ou não... óleo é API SN tanto um 20W-50 como um 0W-20, ou seja, contem todos os aditivos necessários para a classificação e exigência API SN, e consequentemente todos óleos API SN tem o aditivo substituto do ZDDP. O que dizem é que um motor projetado para usar um óleo mais fino polui menos e consome menos combustível que um motor para óleo mais grosso... não tendo nada haver com a classificação API. Tanto é que eu uso óleo 20W-50 API SN - Valvoline Max Life.
Opa man ! Eu não disse que ZDDP interfere em viscosidade... não !

Eu falei que os óleos, a partir do SJ, o ZDDP quase que sumiu, e os fabricantes passaram a focar nos motores mais novos.
Motores mais novos estão usando óleos cada vez com menos viscosidade, e com cargas de aditivos cada vez mais altas, e não tendo mais o ZDDP.
Já óleos como 20w50, já não recebem tantas melhorias, cargas de aditivos mais altas, mesmo assim sem ZDDP.

Quis me referir que os óleos estão mais finos... sem ZDDP... cargas de aditivos mais altas... para motores com menos folgas...

Eu não falei : "ZDDP deixa o óleo mais viscoso".

Óleos para motores Diesel foram feitos para aguentar aos extremos.
Um VTEC pode girar 9.000Rpm... mas o desgaste de um Volvo 540 á 2.500Rpm será beeem maior, temperatura altíssima, fazendo uma força incrível.

"Motor Gasolina gira muito mais que um motor diesel, desgasta mais"
Bronzinas do motor diesel desgastam mais, virabrequim... mas e os cilindros ?
Os cilindros também desgastam mais... o motor a gasolina gira altas rotações, mas a temperatura dos cilindros do motor diesel chega á 800C°, enquanto a temperatura dos cilindros do motor Gasolina varia de 400C° a no máximo 450C°.
Por isso o óleo lubrificante para motores diesel aguenta muito mais.

Os Opalas da Old Stock usam óleos para motores Diesel, o Tonella usa óleo para motores Diesel em todos motores que ele monta.
Tem esses vídeos no canal dele.

Ataque dos Resíduos de Álcool ?
Para um óleo de motor diesel isso é fichinha... esse é um dos fatores que o óleo para motores diesel é usado em motores de carro.
A queima do diesel contamina muito mais o óleo, assim o óleo de motores diesel precisa de ter uma grande capacidade para absorver resíduos.
Álcool e Gasolina lança beeeem menos resíduos ao óleo, em comparação com o Diesel.
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Re: [DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:Levou em consideração o deslocamento dos pistões dentro dos cilindros?

Eu sempre soube que os motores a diesel trabalham com temperaturas maiores por trabalharem parados em grande parte de seu funcionamento, não tendo o ar externo sempre batendo no bloco para o arrefecimento.

Tanto é que trabalham no horímetro e não odômetro.

Posso estar equivocado.
Temperatura dos motores diesel é bem maiores.
A temperatura dos cilindros do motor diesel chega á 800C°. Enquanto a temperatura dos cilindros do motor Gasolina é de 450°.
Os cilindros dos Motor Diesel esquentam quase que o dobro de um motor á Gaasolina/Álcool.

Isso você encontra em qualquer site que fale de motores diesel e gasolina.
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Re: [DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por Rodox »

João Victor AP escreveu:
bleidao escreveu:Levou em consideração o deslocamento dos pistões dentro dos cilindros?

Eu sempre soube que os motores a diesel trabalham com temperaturas maiores por trabalharem parados em grande parte de seu funcionamento, não tendo o ar externo sempre batendo no bloco para o arrefecimento.

Tanto é que trabalham no horímetro e não odômetro.

Posso estar equivocado.
Temperatura dos motores diesel é bem maiores.
A temperatura dos cilindros do motor diesel chega á 800C°. Enquanto a temperatura dos cilindros do motor Gasolina é de 450°.
Os cilindros dos Motor Diesel esquentam quase que o dobro de um motor á Gaasolina/Álcool.

Isso você encontra em qualquer site que fale de motores diesel e gasolina.
João,

Então você acha que os praticamente 3000ºC dos gases durante a combustão do motor a gasolina não pegam nada pro óleo... são fichinha? É obvio que os 3000ºC são repassados parcialmente para os cilindros durante a expansão dos gases nos cilindros (expande e esfria). E ainda a temperatura dos gases durante a combustão do diesel é por volta de 2500ºC, ou seja, 500ºC a menos que o a gasolina.

Para você ter noção já tem turbina de motor a gasolina trabalhando com gases de escapamento a 1050ºC. Ou seja nesse motor turbo a gasolina a temperatura de exaustão dos gases foi de praticamente 1050ºC... tendo os gases uma variação de temperatura de 3000º a 1050ºC... coitado do óleo:

http://www.turbos.bwauto.com/pt/product ... ature.aspx

A sua teoria de que motor diesel as paredes dos cilindros chegam a 800ºC e a gasolina 450ºC parece que está furada:

"Em um motor de combustão interna, a refrigeração a água mantém uma temperatura de funcionamento mais regular que a refrigeração a ar. A temperatura das paredes do cilindro não ultrapassa a 120ºC". Fonte 1.

"O motor Diesel é um motor de combustão interna no qual o ar admitido no cilindro é comprimido pelo pistão ou êmbolo, atingindo devido à compressão, uma temperatura de 500 a 700ºC. Uma vez injetado ou atomizado o combustível, a mistura inflama-se espontaneamente, graças ao calor resultante da compressão do ar". Fonte 1.

"A energia produzida pelo motor Diesel é obtida pela combustão da mistura arcombustível, onde o ar é admitido pela válvula de admissão e comprimido pelo pistão e o combustível é injetado pelo bico injetor para dentro da câmara de combustão. Como o ar comprimido pelo pistão está em alta temperatura, cerca de 700°C a 900°C, à medida que o combustível é injetado a combustão ocorre automaticamente sem a necessidade de uma vela para ignição. (Pareto, 2003)". Fonte 2.

"O ponto de combustão é a temperatura em que o óleo emite vapores suscetíveis de serem inflamados. Ele deve ser o mais elevado possível, de modo a evitar as fugas por vaporização ao contato com as partes inferiores do pistão do motor quente. A temperatura de combustão é, geralmente, superior a 220°C para os óleos finos e ultrapassa 250°C para os óleos espessos". Fonte 1.

Fonte:

1.
http://estudio01.proj.ufsm.br/cadernos/ ... stemas.pdf

2.
https://www.ufsj.edu.br/portal2-reposit ... rvalho.pdf

Na citação acima informa que um motor de combustão interna (diesel ou gasolina) a temperatura das paredes do cilindro não ultrapassa a 120ºC.

E ainda após 250ºC o óleo entra em combustão, ou seja ele é queimado. Conforme citação acima a temperatura do ar admitido no cilindro de um motor Deisel na compressão atinge 500 a 900ºC, mas essa é a temperatura do ar admitido e não da parede do cilindro.

E como eu disse anteriormente a temperatura dos gases de combustão de um motor a gasolina é de 3000ºC quando ocorre a combustão (explosão da mistura), já o motor Diesel é de 2500ºC. E os gases de combustão em um motor turbo a gasolina na região da turbima chegam a 1050ºC, logo, a temperatura dos gases de combustão no motor a gasolina turbo varia entre 1050ºC a 3000ºC. Sendo que em motor Turbo Diesel encontrei temperatura de descarga de 790ºC (Fonte 3).

Fonte 3:

http://www.mecanica.ufrgs.br/mmotor/apostila.pdf

Assim esses 500 a 900ºC do ar admitido e comprimido em um motor Diesel não são nada se comparados a temperatura dos gases de combustão de um motor a gasolina turbo de fábrica (Audi, Mercedes, etc).
Editado pela última vez por Rodox em 18 Out 2017, 18:38, em um total de 23 vezes.
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Re: [DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por Rodox »

João Victor AP escreveu:
Rodox escreveu:João,

Isso do ZDDP já está sendo solucionado utilizando outros aditivos para substituí-lo como por exemplo o de titânio (do artigo do link abaixo), o problema do ZDDP é que ele estragava o catalizador... então um Guru que é especialista em motores disse que teriam que usar óleo de motor diesel ou API SF que conservava o teor de ZDDP, mas isso é passado, tanto é que esse Guru sumiu do mapa e não falou mais nada a respeito desse assunto.

Você disse: "Então a partir do SJ começaram a desenvolver anti-atritos mais novos para substituir o ZDDP, mas que foram desenvolvidos focando nos motores novos, com folgas menores, menos torque. Os motores atuais, tem folgas menores, podem notar que os motores de hoje estão usando óleos cada vez mais finos, 5w40, e estão chegando e adaptando ao 5w30. Já motores antigos como GM 250, Motor AP, tinham folgas maiores, os óleos eram mais viscosos, como o 20w50 que está recebendo poucas melhorias em relação aos outros óleos".

Não tem nada a ver com a viscosidade do óleo em usar ZDDP ou não... óleo é API SN tanto um 20W-50 como um 0W-20, ou seja, contem todos os aditivos necessários para a classificação e exigência API SN, e consequentemente todos óleos API SN tem o aditivo substituto do ZDDP. O que dizem é que um motor projetado para usar um óleo mais fino polui menos e consome menos combustível que um motor para óleo mais grosso... não tendo nada haver com a classificação API. Tanto é que eu uso óleo 20W-50 API SN - Valvoline Max Life.
Opa man ! Eu não disse que ZDDP interfere em viscosidade... não !

Eu falei que os óleos, a partir do SJ, o ZDDP quase que sumiu, e os fabricantes passaram a focar nos motores mais novos.
Motores mais novos estão usando óleos cada vez com menos viscosidade, e com cargas de aditivos cada vez mais altas, e não tendo mais o ZDDP.
Já óleos como 20w50, já não recebem tantas melhorias, cargas de aditivos mais altas, mesmo assim sem ZDDP.

Quis me referir que os óleos estão mais finos... sem ZDDP... cargas de aditivos mais altas... para motores com menos folgas...

Eu não falei : "ZDDP deixa o óleo mais viscoso".

Óleos para motores Diesel foram feitos para aguentar aos extremos.
Um VTEC pode girar 9.000Rpm... mas o desgaste de um Volvo 540 á 2.500Rpm será beeem maior, temperatura altíssima, fazendo uma força incrível.

"Motor Gasolina gira muito mais que um motor diesel, desgasta mais"
Bronzinas do motor diesel desgastam mais, virabrequim... mas e os cilindros ?
Os cilindros também desgastam mais... o motor a gasolina gira altas rotações, mas a temperatura dos cilindros do motor diesel chega á 800C°, enquanto a temperatura dos cilindros do motor Gasolina varia de 400C° a no máximo 450C°.
Por isso o óleo lubrificante para motores diesel aguenta muito mais.

Os Opalas da Old Stock usam óleos para motores Diesel, o Tonella usa óleo para motores Diesel em todos motores que ele monta.
Tem esses vídeos no canal dele.

Ataque dos Resíduos de Álcool ?
Para um óleo de motor diesel isso é fichinha... esse é um dos fatores que o óleo para motores diesel é usado em motores de carro.
A queima do diesel contamina muito mais o óleo, assim o óleo de motores diesel precisa de ter uma grande capacidade para absorver resíduos.
Álcool e Gasolina lança beeeem menos resíduos ao óleo, em comparação com o Diesel.
Nada a ver isso de viscosidade estar relacionada com a quantidade de aditivação... uso óleo 20W-50 API SN, ou seja, é a melhor caga de aditivios da categoria API e é um óleo grosso. Paguei R$ 30,00 reais no litro dele.

Já que pra você motor diesel desgasta mais então me explica porque a vida útil deles é bem maior do que motores a gasolina?

E com relação ao ataque do álcool ao óleo só se pode tirar uma conclusão plausível com análise química de óleo. foi assim que a revista Quatro Rodas avaliou diversas marcas de óleo em uma reportagem, e avaliava a agressividade do álcool ao óleo pela propriedade se não me engano "basicidade", então o óleo que melhor manteve a basicidade era o melhor para lidar com o álcool.

E com relação a temperatura de cilindros acabei de escrever agora a pouco e logo acima sobre isso.
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Re: [DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por bleidao »

Quanta teoria... estou cada vez mais confuso.
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