[DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

[DICA] Pode usar óleo de motor diesel em carro?

Mensagem por Rodox »

Pessoal,

Hoje vou abrir aqui o debate sobre usar óleo de caminhão em carro. Como alguns sabem sou Engº Mecânico e o assunto abaixo vai ser de fato muito avançado... não se preocupem se não conseguirem entender tudo. Eu também demorei muito para entender... tive que ralar muito, estudar muito. Mas hoje entendo tudo o que escrevi logo abaixo... afinal sou engenheiro mecânico e é nossa linguagem diária o que está descrito abaixo.

Meu concunhado que é Químico Industrial achou muito bom o que escrevi abaixo pra vocês, mas ele me alertou que não é qualquer um que vai conseguir entender tudo, pois a linguagem é muito muito técnica e complexa por sinal... afinal é linguagem de engenharia mecânica e química industrial.

Por fim a vida é assim:

"Quanto mais sei, mas sei que nada sei!"


Agora chega de papo e vamos lá!

Eu só usaria óleo de caminhão (motor ciclo Diesel) no meu carro (motor ciclo Otto (gasolina, etanol, metanol ou GNV)) se eu soubesse da formula exata de um óleo de carro e de um equivalente de caminhão, ou seja através de uma análise em laboratório saberia a composição química do óleo (teor de aditivos anti-desgaste, detergente e dispersante).

Então o correto seria a pessoa rodar em um mesmo carro 5.000 km com óleo de caminhão de determinada marca (Mobil por exemplo) e 5.000 km com o óleo de carro API SN da mesma marca que o de caminhão, e então levaria os referidos óleos usados para análise em laboratório.