[Ajuda] Como tirar o motor AP do Gol CL 1.8

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
WilliamLeal
Membro
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 13 Jan 2019, 12:18
Carro: Gol CL e Palio EX 98

[Ajuda] Como tirar o motor AP do Gol CL 1.8

Mensagem por WilliamLeal »

Olá pessoal! Sou novo membro no fórum mas acompanho ele a algum tempo.
Tenho um Gol CL 93 AP 1.8 e preciso tirar o motor dele.
Vi alguns videos no Youtube de como tirar o motor dele mas não achei nenhum do estilo passo a passo.
Achei um video que diz que é mais simples tirar o o conjunto completo de motor, câmbio, suspensão, freio, rodas e tudo mais pelo agregado.
Queria uma opinião, já que vou fazer uma solda na longarina dele que está com um pequeno rachado, e gostaria de dicas.
Estou cursando profissionalizante em mecânica mas não tive a oportunidade de tirar um motor do lugar, mas estou no último módulo do curso e tenho bastante conhecimento já, só não tenho experiência em tirar o motor mesmo, mas o resto como suspensão, freio, motor, correias, polias, arrefecimento, elétrica eu já sei.
Criei o tópico pois não achei nenhum parecido.
Obrigado
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Ajuda] Como tirar o motor AP do Gol CL 1.8

Mensagem por bleidao »

Olha... a longarina que você diz é o quadro de suspensão? Porque as pessoas chamam aquilo de longarina (sei que não é), mas se for o quadro de suspensão, compensa trocar.

Se for para soldar no monobloco, compensa você retirar os calços que prendem o motor e a suspensão e abaixar o quadro de suspensão. Que ele já sai com o motor, câmbio e a suspensão dianteira toda.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [Ajuda] Como tirar o motor AP do Gol CL 1.8

Mensagem por João Victor AP »

Usando um elevador, dá pra retirar o motor por baixo.
Primeiro tem que soltar tudo que é ligado ao motor, como mangueiras, fiação, chicotes, cabos, etc.
Aí agora é só soltar o agregado, as bandejas dos pivôs, o coxin do câmbio e o trambulador.
Mas tem que ter suportes, cavaletes segurando o conjunto, se não, ao retirar o agregado vai cair tudo no chão e vai fazer uma bagunça.
Depois de tudo desparafusado, basta erguer o elevador e todo conjunto mecânico estará no chão.
Na oficina onde eu trabalho, já fiz assim. Pra tirar até que é fácil, pra voltar tudo e guiar tudo no lugar que é difícil, precisa de no mínimo duas pessoas, uma pra ir guiando, e outra pra ir te ajudando e baixando o elevador aos poucos.

Dá pra tirar por cima também.
Eu já tirei até AP no braço :lol:
Um amigo meu vai restaurar um Passat 84. Em um sábado a tarde, levei minha caixa de ferramentas pra casa dele, e comecei a desmontar tudo. Depois no Domingo foi só retirar o APzão.
Segue umas fotos :

Primeiro retirei todos periféricos do motor pra facilitar e não danificar na hora de retirar : https://dc562.4shared.com/img/oh2pvmpCe ... 7170015642
Aqui retirando o motor (obs: eu sou esse doido na esquerda, com um uniforme vermelho da oficina KKKK) : https://dc609.4shared.com/img/WOR0ZzOZe ... 6188096193
Enfim o Motor saiu (obs : esse camaleão ao lado é de um app, chamado cameleon KKKK, imagem é um print do vídeo) : https://dc780.4shared.com/img/rxft0__td ... 0272747815
APzão no chão : https://dc626.4shared.com/img/7DcXvJhmd ... 4479147167

Só pra mostrar que dá pra tirar na bruta.
Mas no elevador é melhor cara.
Retiramos assim porque infelizmente o Passat não chega na oficina, não dava pra ir arrastado por estar com os freios ruins, e não compensava pagar guincho, e como tínhamos esse fds livre retiramos o motor.
Agora pra montar, de qualquer jeito vou levar o carro, e o motor vou levar no meu carro, pra montar ele na oficina, o motor vai ser todo aberto e vamos retificar ele, ele é todo Stander, vamos manter STD.

No nosso caso cmpensou sabe.
Já no seu é melhor levar em uma oficina, descer todo o conjunto, usando o elevador.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Ajuda] Como tirar o motor AP do Gol CL 1.8

Mensagem por bleidao »

Isso aí, JV... já desmontei no braço também. Um caibro grande apoiado no muro e eu do outro lado levantando.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [Ajuda] Como tirar o motor AP do Gol CL 1.8

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:Isso aí, JV... já desmontei no braço também. Um caibro grande apoiado no muro e eu do outro lado levantando.
Tirar o APzão no braço é bem mais hardcore né mano KKKKK
Levantando de dois, ele não é pesado, dá pra tirar tranquilo.
Bom é se tiver no mínimo três pessoas... dois levantando, e um guiando o motor pra não pegar na mini-frente e não ficar balançando, mas tiramos de boa.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Ajuda] Como tirar o motor AP do Gol CL 1.8

Mensagem por bleidao »

No meu caso foram 3 pessoas mesmo.

O muro e eu levantando e o meu colega mecânico guiando. Ele não podia levantar porque é baixinho. kkkkkkkkkkk
Responder

Voltar para “Motor e Cambio”