[Dicas] Como ir "amaciando" o motor?

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Avatar do usuário
Carlos Alberto Pereira
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 01 Ago 2008, 14:38
Carro:
Localização: Cãndido Mota/SP

Mensagem por Carlos Alberto Pereira »

Esse negócio de que o desempenho final de um motor depende do jeito que ele foi amaciado, não consigo engolir, pois parece mais uma crendice popular, que afirma que o motor para ficar bom, tem que ser amaciado no pau. Imagino que a unica diferença que pode ocorrer, é que o motor amaciado no pau, será amaciado mais rápido, talvez com menos quilometros percorridos, enquanto que o motor amaciado na maciota, levará mais tempo para ficar totalmente amaciado, tendo em vista que quanto maior for o esforço, maior será o desgate pelo atrito. No entanto, o resultado final será o mesmo, ou seja, em mais tempo ou menos tempos, em ambas as situações, as peças sofrerão o desgaste necessário para obter o assentamento ideal das peças.
Seria muito importante ao nosso conhecimento, se algum técnco/engenheiro mecanico, elucidasse essa questão com fundamentos cientificos.
junior carvalho
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 13 Ago 2008, 09:13
Carro:
Localização: foz do iguaçu - PR

Mensagem por junior carvalho »

ai pessoal...eu comprei um gol 1000 cht a uma semana, o motor dele foi feito inteiro, e eu ja tinha pensado em amaciar mas como algus do topico ja falaram, eu to amaciando de boa só dando umas esticadinhas e tal, nada de andar sempre na alta... o golzinho até que ta puxando bem....
junior carvalho - gol 1000 branco 94
Avatar do usuário
etc_gabriel
Membro
Membro
Mensagens: 56
Registrado em: 23 Jul 2008, 22:49
Carro:
Localização: Joinville - SC

Mensagem por etc_gabriel »

cara, minha prima tinha um celta 1.0 q tinha tirado zero, te juro, ela ficou uns 3 anos com o carro, andava direto, mais NUNCA passou dos 3mil rpm, o motor táva todo amarrado, parecia zero, um dia eu e o meu pai pegamos o carro e ele tacou o pé e o carro nada, chegava nos 3mil e demorava pra subir giro, então ele embalou até uns 70kmh e reduziu marcha sem frear, o carro colou seus 5500 6000rpm e limpou, cara, tu pisava ele respondia, fazia as marchas esticando de boa, colocamos dentro da cidade 120kmh e antes nem chegava nos 80.... :uia:

como explica isso?
eu acho q é por ter carbonizado o motor, talves nos aneis ou nas valvulas, ai quando precisava de giro ele não subia, e com um tranco talvez descarbonizou ou sei lá

só sei q o celtinha fico bom, minha prima ficou de cara com o carro, achou q a gente tinha mechido nele :fiu:

oq q vcs acham?
GEH
Membro
Membro
Mensagens: 127
Registrado em: 02 Jul 2008, 21:51
Carro:
Localização: Americana/SP

Mensagem por GEH »

Pois é...é como eu digo...pra ficar bom não pode ter dó...
pablo.marcello
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Mensagens: 273
Registrado em: 01 Abr 2008, 18:05
Carro:
Localização: Sorocaba/SP
Contato:

Mensagem por pablo.marcello »

nao eh somente o motor que tem que ser amaciado, o cambio tambem tem que ter o seu "amaciamento" as engrenagens do cambio, nao sao retificadas, nao em modelos populares, somente nos mais luxuosos, nos populares, as engrenagens sao cheivadas, que para simplificar o entendimento eh um processo, onde tem uma especie de engrenagem temperada, que eh colocada para virar com um certo esforco e pressao junto com a engrenagem que futuramente sera montada no cambio, e no entanto, os dentes delas nao tem o mesmo perfil, e no momento do calculo das engrenagens, sempre deve-se evitar relacoes inteiras, como por exemplo 1:2, e sim o mais quebrado possivel, por exemplo 1:2,012657, caso contrario, os dentes sempre estarao em contato com os mesmos dentes, portanto, com uma relacao mais quebrada, eles terao contato com todos os dentes, e com o tempo eles terao uma forma mt semelhante, porem nunca identica, o que lhe dara uma otima performance, sendo assim, os motores de carros novos devem SIM passar por um processo de amaciamento, como descrito nos manuais, porem nao taum severos como antigamente, a maior recomendacao eh nao passar a rotacao para a area vermelha do conta giros, e o conveniente e na verdade trabalhar os 5000 primeiros Km, com rotacoes abaixo dos 4000rpm...

Tenhu um exemplo do que eh a falta de amaciamento que eh o meu carro, qd ele foi comprado, vc colocava segunda nele e ele mal passava dos 60KM, ae aos poucos fui dando umas esticadas nele, hoji ele passa dos 100....

Bom espero ter ajudado...
se eu tiver colocado algum termo errado, por favor me corrijam.....
Feliz dono de um Gol Gl 1991
Rodrigo Porto
Membro
Membro
Mensagens: 61
Registrado em: 22 Ago 2008, 12:54
Carro:
Localização: Guarulhos SP

meu gol ap 1.8

Mensagem por Rodrigo Porto »

:fiu: ae galera! vejam se podem me ajudar : eu tenho um golzinho ap 1.8 ano 93 e quero saber se tem como melhorar o desempenho dele principalmente a arrancada sem colocar turbo! outra dúvida é se o escap 4 em 1 pode aumentar os cavalos dele! ah ! e normalmente quantos cavalos tem um carro desses igual ao meu hein? valew espero resposta !
wilsinhu
Membro
Membro
Mensagens: 77
Registrado em: 02 Fev 2008, 02:38
Carro:
Localização: Santos - SP

soh com ajuda divina

Mensagem por wilsinhu »

Pow...Eu tenho um ap 93 gl1.8 único dono 300.000km originais,,,TA COMEÇANDO AMACIAR AGORA...kkkk zuera...

Entao...carro de fábrica 0km ele jah vem PRÉ-AMACIADO...para que o consumidor compre e use como desejar...vejo na empresa que meu primo trabalha carros com 15 km chegando lah zero zero uns com 2 km....os piao jah sai com tudu quase cortando giro...ou seja sem problemas de travamento...
AGORA NO CASA DE VOCE LEVAR PRA RETIFICA DEIXA ZERADO AI EH OUTRA HISTORIA...ai sim o cuidado a ser tomado...

*Na minha opniao isso só com ajuda DIVINA de como nao deixar amarrado o carro pra explicar rs....
Um amigo da familia comprou um doblo 0km no final do ano 06....e com o mesmo viajou de SP para NATAL em estrada...mais de 2000 km de viagem...sei que o carro dele era canhao dava 195 em reta com acelerador no maximo(com 5 pessoas)...motor 1.8...depois dessa viagem
Passo um ano e ele trocou de carro por outro fiat doblo com mesmo motor mesmo modelo....de 0km ele tbm viajou para natal como de costume viajar todo final de ano...só que no final de 07
E hoje o carro dele anda bem menos que o outro...nao tendo uma explicaçao logica....

Abrax
pablo.marcello
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Mensagens: 273
Registrado em: 01 Abr 2008, 18:05
Carro:
Localização: Sorocaba/SP
Contato:

Re: meu gol ap 1.8

Mensagem por pablo.marcello »

Rodrigo Porto escreveu::fiu: ae galera! vejam se podem me ajudar : eu tenho um golzinho ap 1.8 ano 93 e quero saber se tem como melhorar o desempenho dele principalmente a arrancada sem colocar turbo! outra dúvida é se o escap 4 em 1 pode aumentar os cavalos dele! ah ! e normalmente quantos cavalos tem um carro desses igual ao meu hein? valew espero resposta !
Olha ae amigo, abra esse link http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 5769#85769
nele vc vai ter respostas para os cavalos do seu carro!!!
Feliz dono de um Gol Gl 1991
Avatar do usuário
monaro
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 387
Registrado em: 20 Mai 2008, 15:29
Carro:
Localização: Norte do Paraná

Mensagem por monaro »

coitados dos carros com câmbio automáticos, se precisassem ficar bons sendo surrados. Pelo contrário, um motor de carro com câmbio automático dura muuuito mais que mecânico (não q eu goste).

tem que ir com calma nessa história de amaciar... Motor carburado com 20 anos de história é uma coisa... e motores modernos multiponto, 16v é outra.

Tô vendo bastante gol g3 e g4 com motor fundido.. em menos de 40 mil rodados.

é verdade que se pode usar todo o "regime de rotação", e o corte de giro existe como medida de emergência, onde o motor já está no limite. Os motores mais novos tbém saem com acelerador eletrônico (bem chato, na minha opinião), que é justamente subir o rpm de leve independente das carcadas que vc der no acelerador, para preservar o motor.
fabianoemp
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 30 Ago 2008, 14:11
Carro:
Localização: LONDRINA - PR

Mensagem por fabianoemp »

Para um bom amaciamento é so nao forçar muito nas rotações... o motivo do amaciamento é o seguinte:

COmo as peças ainda nao se encaixam perfeitamente, ela tera um certo desgaste para se acertar.
Acontece que se você forçar muito o motor estas partes que serao gastas serão liberadas de uma so vez... e isso ficara circulando no oleo do motor, danificando as demais peças, pelo atrito entre a peça boa e o residuo do desgaste.

Entao na verdade o tempo que leva para ser amaciado o motor nada mais e do que o tempo que as peças levam para se "acentarem" e deixarem de liberar grandes quantidades de residuo no oleo.


Fonte: Amigo meu professor de engenharia mecanica de UEL.
Fabiano Martins
Avatar do usuário
Pedro_AP
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 04 Jul 2008, 17:06
Carro:
Localização: Limeira/SP

AP 1.6 4 marchas moderno, cabeçote 1.8 e carburador 2 E

Mensagem por Pedro_AP »

É caras, Montei um Ap 1.6, com biela, vira e pistão do moderno, cabeçote 1.8 e carburador 2e, to com medo de desce a lenha, por isso vou tranquilo até da uns 2.000km, depois vo soltando o pé de leve, só dando umas estilingadas de vez em quando, até uns 4.000km, depois, só Deus segura hauhuaha

abraços
Sexo, Cerveja, Motor AP e Mto Rock n' Roll
Avatar do usuário
estevan pires
Membro
Membro
Mensagens: 49
Registrado em: 29 Jun 2008, 16:27
Carro:
Localização: Parana

CARA FUI PELO ANDERSON

Mensagem por estevan pires »

Fiz o motor ta com uns 2500km mais ta andando muitoooo vixii no começo fui de leve 3000 rpm no maximo 3500 rpm agora ele afinou fui pra Bauru e vai toma n c... ando mesmo ta filé só um barulhinho como se fosse bomba de óleo batendo no carter será que tem cabimento??
Gol quadrado muitas histórias e aventuras....
Guilherme Monteiro
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1501
Registrado em: 14 Mai 2008, 09:08
Carro:
Localização: Presidente Prudente

Mensagem por Guilherme Monteiro »

galera fiz meu motor ele ficou pronto quarta..
na quarta dei 160 soh pra testar..
ontem dei essa mesma velocidade...
agora vou andar meio de boa..
até quantos giros melhor ??? uns 3.000 3.500 ???
o mecanico disse pra andar meio de boa.. mas pra fincar o pé as vezes...
o q axam ??
vou fazer igual falaram ali em cima..
andar de boa.. soh quando uns sinais fexar .. dar umas esticadas, etc...
eh boa neh ?
valeu !!
vectra 97 Branco GL c/ couro kkkk !
Avatar do usuário
Cristiano Goulart
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Mensagens: 74
Registrado em: 11 Mai 2008, 22:21
Carro:
Localização: Tubarão/SC
Contato:

Mensagem por Cristiano Goulart »

Ora ora Rafael... fizesse então a conversão para 1.6??? Que bom cara! Que vc seja bem feliz com ele.
Gol Cl 92, AE-1600
Tubarão - SC.
Avatar do usuário
filipe_dub
Membro
Membro
Mensagens: 93
Registrado em: 10 Nov 2008, 14:04
Carro:
Localização: serra ES

Mensagem por filipe_dub »

ai vcs falam d rpm como q vcs medem isso?pq eu sou novo na area ai naum entendo me explica...vlw :uia:
Rogerio de Paula Santos
Membro
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 04 Fev 2009, 18:49
Carro:
Localização: Morro Agudo SP

Voyage

Mensagem por Rogerio de Paula Santos »

Ei pessoal comprei um voyage 84 mas gostaria de deixar ele parecido com meu gol 94.
sera que tem como colocar a frente do gol e as lanternas traseiras do gol 94...
O painel ta muito fraquinho quero colocar um mais chamativo e personalizado


me ajudem

Brigadooo :ahn: [/b]
Adoro carros........
Avatar do usuário
Rafael_SC
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 784
Registrado em: 24 Mai 2008, 19:50
Carro:
Localização: Urussanga - Santa Catarina

Mensagem por Rafael_SC »

filipe_dub escreveu:ai vcs falam d rpm como q vcs medem isso?pq eu sou novo na area ai naum entendo me explica...vlw :uia:

Seu painel não deve ter contagirus por ser um CL... O meu é o modelo 1000 eu coloquei o painel do santana ficou muito legal! Só que esses paineis com conta girus dos VW antigos são meio raridade e bem salgado o preço!
Avatar do usuário
Paulo Torres
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 512
Registrado em: 19 Jan 2009, 14:24
Carro:
Localização: Rolândia - Paraná
Contato:

Mensagem por Paulo Torres »

fabianoemp escreveu:Para um bom amaciamento é so nao forçar muito nas rotações... o motivo do amaciamento é o seguinte:

COmo as peças ainda nao se encaixam perfeitamente, ela tera um certo desgaste para se acertar.
Acontece que se você forçar muito o motor estas partes que serao gastas serão liberadas de uma so vez... e isso ficara circulando no oleo do motor, danificando as demais peças, pelo atrito entre a peça boa e o residuo do desgaste.

Entao na verdade o tempo que leva para ser amaciado o motor nada mais e do que o tempo que as peças levam para se "acentarem" e deixarem de liberar grandes quantidades de residuo no oleo.


Fonte: Amigo meu professor de engenharia mecanica de UEL.


po véio, na uel num tem eng mecanica nao!

mais td bem....

o q vc falo faz sentido...

é por isso q tem q trocar o oleo com 1000km c eu nao me engano, depois d fazer a retifica....

uma coisa é um motor novo, vem perfeito de fabrica....
retificado acredito q nao seja tao perfeito, por isso tm q t mais cuidados...

alguem sabe certinho as trocas de oleo após a retifica?
langella
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 582
Registrado em: 27 Dez 2007, 10:50
Carro:
Localização: Santo André/SP

Mensagem por langella »

paulotorre.s escreveu:
fabianoemp escreveu:Para um bom amaciamento é so nao forçar muito nas rotações... o motivo do amaciamento é o seguinte:

COmo as peças ainda nao se encaixam perfeitamente, ela tera um certo desgaste para se acertar.
Acontece que se você forçar muito o motor estas partes que serao gastas serão liberadas de uma so vez... e isso ficara circulando no oleo do motor, danificando as demais peças, pelo atrito entre a peça boa e o residuo do desgaste.

Entao na verdade o tempo que leva para ser amaciado o motor nada mais e do que o tempo que as peças levam para se "acentarem" e deixarem de liberar grandes quantidades de residuo no oleo.


Fonte: Amigo meu professor de engenharia mecanica de UEL.


po véio, na uel num tem eng mecanica nao!

mais td bem....

o q vc falo faz sentido...

é por isso q tem q trocar o oleo com 1000km c eu nao me engano, depois d fazer a retifica....

uma coisa é um motor novo, vem perfeito de fabrica....
retificado acredito q nao seja tao perfeito, por isso tm q t mais cuidados...

alguem sabe certinho as trocas de oleo após a retifica?

1000 kilometros mesmo.... :)
Coragem eu tenho... Só me falta dinheiro!!!
Gol 93 - 1000 CHT - Quase um feliz Proprietário... Maldito Weber!! rs
Avatar do usuário
Paulo Torres
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 512
Registrado em: 19 Jan 2009, 14:24
Carro:
Localização: Rolândia - Paraná
Contato:

Mensagem por Paulo Torres »

langela
, blza cara
valeu...

e após a primeira troca?? ja da pra ih nos 5000km ou 6 meses? ou tm q troca antes??

valeu
Responder

Voltar para “Motor e Cambio”