[Dicas] Como ir "amaciando" o motor?

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Avatar do usuário
akawan
Membro
Membro
Mensagens: 83
Registrado em: 26 Mar 2009, 11:45
Carro:
Localização: Rio do Sul - SC

Mensagem por akawan »

difersilva escreveu:Ola pessoal,

è o seguinte.: O amaciamento do motor existe!, ou não.... A questão é bem polemica, mas minha opiniao é que ele existe sim.

Primeiramente, como no seu caso Filipe, que retificou todo o motor seu jogo de aneis se encontra novo e ele precisa de 100 a 200 Km para acentar e criar ressalto no bloco... algo milimetrico mais que faz com que ele não gire durante utilização e cause possiveis problemas.

Como no inicio de utilização o anel sofre risco de girar, não aconselhavel rotação acima de 3.000 para nao contribuir com esse giro. Mas isso só ate os primeiros 200 Km.... funcionar em marcha lenta é otimo, pois pistao trabalha em sua rpm minima.

E por que um motor amaciado anda mais que um mesmo motor nao amaciado? Esa é a grande polemica entre mestre e doutores. Minha opiniao defende que um motor que apos passou seu periodo de carencia de uns 200Km começar a ser utilizado com rotação mais alta fica melhor do que outro que nao explorou seus limites, pois um motor que é levado a altos giros desde seu inicio de vida util tem sua peças acentadas de forma diferente pela simples razão da velocidade de rodagem que sofre.

Com rpm em seu grau maximo, faz as peças se acentarem em seu grau maximo, pelo esforço efetuado e com isso seu atrito diminui consideravelmente.

Esta é minha opiniao espero ouvir outras.
E por favor pessoal, quem ai tem AP 1.8 com Brosol 2E, postem pa mim o tempo de aceleração de 0-100Km/h e postem o carro, combustivel e se tem pistoes a alcool ou gasolina. se tiverem dados de giclagem tb agradeço.
Faço 0-100 em 13-14seg. Pampa L 1.8 pneu 175/70 13, gicles 135 e 150. no Alcool.

Tamo por ai.


Cara...

boa tarde!!

Mas quem q t disse que os anéis naum giram????

ELES TEM QUE GIRAR.... o que naum pode acontecer é o alinhamento de anés.. e esse eh um fator que qualquer motor seja novo ou usado esta sujeito!!!

e outra.. os anéis servem estritamente para fazer a lubrificação do cilindro e a vedação de óleo entre cilindro e carter!

e mais.. naum pode de maneira nenhuma, nunca, riscar qto mais criar um degrau no cilindro do motor, se fez isso no motor, vc tem um sério problema no motor que exige estudo e determinadas retíficas.

sem mais,

Alisson
Gol 1.9T
Master Power ,5/,7
HIS - EFIC TURBO
Bico Aux - HPI
3E - Bomba 12bar
3STEP - WideBand FT
Freio a disco nas 4
Susp. Rosca

fotos
http://www.golquadrado.com.br/forum/gol ... 19318.html
difersilva
Membro
Membro
Mensagens: 191
Registrado em: 13 Ago 2009, 12:58
Carro:
Localização: Batatais/SP
Contato:

Mensagem por difersilva »

akawan escreveu:
difersilva escreveu:Ola pessoal,

è o seguinte.: O amaciamento do motor existe!, ou não.... A questão é bem polemica, mas minha opiniao é que ele existe sim.

Primeiramente, como no seu caso Filipe, que retificou todo o motor seu jogo de aneis se encontra novo e ele precisa de 100 a 200 Km para acentar e criar ressalto no bloco... algo milimetrico mais que faz com que ele não gire durante utilização e cause possiveis problemas.

Como no inicio de utilização o anel sofre risco de girar, não aconselhavel rotação acima de 3.000 para nao contribuir com esse giro. Mas isso só ate os primeiros 200 Km.... funcionar em marcha lenta é otimo, pois pistao trabalha em sua rpm minima.

E por que um motor amaciado anda mais que um mesmo motor nao amaciado? Esa é a grande polemica entre mestre e doutores. Minha opiniao defende que um motor que apos passou seu periodo de carencia de uns 200Km começar a ser utilizado com rotação mais alta fica melhor do que outro que nao explorou seus limites, pois um motor que é levado a altos giros desde seu inicio de vida util tem sua peças acentadas de forma diferente pela simples razão da velocidade de rodagem que sofre.

Com rpm em seu grau maximo, faz as peças se acentarem em seu grau maximo, pelo esforço efetuado e com isso seu atrito diminui consideravelmente.

Esta é minha opiniao espero ouvir outras.
E por favor pessoal, quem ai tem AP 1.8 com Brosol 2E, postem pa mim o tempo de aceleração de 0-100Km/h e postem o carro, combustivel e se tem pistoes a alcool ou gasolina. se tiverem dados de giclagem tb agradeço.
Faço 0-100 em 13-14seg. Pampa L 1.8 pneu 175/70 13, gicles 135 e 150. no Alcool.

Tamo por ai.


Cara...

boa tarde!!

Mas quem q t disse que os anéis naum giram????

ELES TEM QUE GIRAR.... o que naum pode acontecer é o alinhamento de anés.. e esse eh um fator que qualquer motor seja novo ou usado esta sujeito!!!

e outra.. os anéis servem estritamente para fazer a lubrificação do cilindro e a vedação de óleo entre cilindro e carter!

e mais.. naum pode de maneira nenhuma, nunca, riscar qto mais criar um degrau no cilindro do motor, se fez isso no motor, vc tem um sério problema no motor que exige estudo e determinadas retíficas.

sem mais,

Alisson
Por Fabrício Samahá

Um velho mito sobre motores envolve o amaciamento. Não são poucos os que ainda dispensam ao carro novo cuidados exigidos décadas atrás, como não impor longos percursos nem atingir altos giros durante 3.000 ou 5.000 km.

Hoje a regra é outra: basta não atingir altas rotações (acima de 3.000 rpm) por 100 ou 200 km iniciais. Nesta fase os anéis ainda estão se assentando e é importante não forçá-los. Depois, pode-se explorar todo o regime de giros, o que ajuda até a não "amarrar" o motor -- sobretudo em um esportivo de 16 válvulas e alta rotação como o da Parati do primeiro motor.

Se o motor for "acostumado" ao uso com baixas rotações e pouca carga (entenda-se carga como abertura de acelerador: pé no fundo significa carga total), pode realmente ficar mais lento que um utilizado em sua plenitude. Há, porém, quem discorde desse método.


por Iran Cartaxo

A relação entre o modo de dirigir e o desempenho obtido pelo veículo já causou grande polêmica, Alexandre. Especialistas no assunto se dividem entre os que atribuem a agilidade de motor à pilotagem esportiva e os que descartam qualquer ligação entre esses fatores.

A primeira corrente defende que motores utilizados sempre em potência máxima -- o chamado W.O.T., wide open throttle ou acelerador todo aberto -- tornam-se melhores do que aqueles dirigidos "civilizadamente". O assentamento das principais peças móveis (virabrequim, bielas, pistões e anéis) nessas condições seria aprimorado ao máximo grau, devido ao próprio esforço efetuado. Com isso, o atrito entre elas diminui consideravelmente.

Conta a história que a Porsche fabricou um motor 1,1-litro para um 550 da equipe de fábrica, para competir na classe até 1.100 cm3 na 24 Horas de Le Mans de 1953. Esse motor era um 1,5 litro reduzido. Mediram o motor no dinamômetro, como de praxe, e obtiveram 72 cv, em seguida colocando o carro no transporte rumo à França. O carro treinou, correu e venceu na sua classe. De volta à fábrica, mediram o motor só por curiosidade, para saber de quanto tinha sido a perda de potência em função do desgaste. A potência tinha subido para 80 cv!

Outro exemplo célebre: em meados da década de 60, quando Émerson Fittipaldi era imbatível na Fórmula Vê 1.200, seu preparador Roger Resny tinha um segredo. Os motores de corrida eram colocados para rodar em Kombis de uso profissional, que normalmente andavam bem carregadas -- e "pé em baixo", pois o motor 1,2-litro de 30 cv mal conseguia movimentar o utilitário com bastante peso a bordo. Depois de cerca de 2 mil quilômetros os motores eram retirados, as válvulas eram esmerilhadas e os cabeçotes, limpos. Pronto, mais um motor "canhão".

Já os opositores da teoria do W.O.T. acreditam que usar o motor esportivamente não resulta em melhor desempenho, mas antecipa a fase de sua vida útil em que o motor atinge a maior potência. Assim, o procedimento seria benéfico apenas em veículos de competição, reduzindo a necessidade de amaciamento até sua entrada nas pistas. Para essa corrente, andar com aceleração total encurtaria a durabilidade do motor, trazendo mais prejuízos que vantagens.

Acreditar ou não na "mágica" do WOT, portanto, cabe a cada um. Cabe lembrar que o termo está em desuso, pois se referia especificamente à borboleta ou borboletas do carburador. Devido aos sistemas de injeção, em seu lugar usa-se TPS 100, que significa Throttle Position Sensor 100 ou sensor de posição do acelerador 100% movimentado. Preciosismos da era da alta tecnologia...



O anel tem que se acentar! Ele cria um canal milimétrico no bloco que faz ele não girar e garantir assim uma boa vedação sem risco de chegar oléo na mistura ou até mesmo deste anel absurdamente sair de seu canal e travar o motor.
Se o anel de seu carro gira ele está fora de especificação, pis com um alto nivel de vibrações esse anel não vedará o suficiente, comprometendo seu motor.
Eu defendo a tese do amaciamento, pelo que vi você não concorda, mas o assunto é assim mesmo bem polemico...
Mas procura um carrinho de madame que só anda na city na boa na casquinha e 1x por semana. Compara com outro motor... depois me diz se existe ou não o amaciamento, o acentamento das peças, entre outras.

Abraços.
Parati 1.8 ==#
difersilva
Membro
Membro
Mensagens: 191
Registrado em: 13 Ago 2009, 12:58
Carro:
Localização: Batatais/SP
Contato:

Mensagem por difersilva »

akawan

Por Bob Sharp, "Anéis só giram no motor novo."

Passando um breve período inicial de amaciamento, coisa de 100 quilometros, não há mais possibilidade de o anel gira na canaleta do pistão. Isso por que cria-se um ressalto no cilindro correspodente a parte entre as pontas do anel, que o imobiliza quanto a rotação. È um ressalto ínfimo, de poucos milésimos de milimetro, difícil até de medir. Enquanto o ressalto não se forma, o anel pode girar por influência de vibração do pistão, motivo para nos 100Km iniciais operar-se o motor com baixa rotação evitando superar os 3.000rpm. E funcionar em marcha lenta só ajuda neste processo.

Por essa e por outras sugiro aos Engenheiros de plantão que fundamentem seus posts para que a matéria seja discutida em um mesmo padrão técnico.

Abraços.
Eng° Diego.
Parati 1.8 ==#
Avatar do usuário
Shandres do Valle
Membro
Membro
Mensagens: 25
Registrado em: 19 Nov 2009, 08:58
Carro:
Localização: Ponta Grossa - Paraná

OLÁ!

Mensagem por Shandres do Valle »

Para amaciar com certeza a melhor maneira é viajar, tem que forçar um pouco o motor com moderação é claro, a manha é viajar na 4 marcha a 100 km, deste jeito vc está forçando o motor sem prejudicar e tbm não corre o risco de levar uma multa! :cop:
Shandres do Valle
Gol 1000 CHT 1995
Homer
Membro
Membro
Mensagens: 61
Registrado em: 10 Mar 2008, 11:09
Carro:
Localização: Campinas/SP

Mensagem por Homer »

Agora uma duvida
E motor amarrado, tem como desamarrar o bixo?

Digo isso pq meu carro era do meu avô, e ele sempre andou devagar e tudo mais, e agora eu sinto q o carro demora pra desenvolve depois dos 120 km/h

Qual a dica? ir dando giro pro motor aos poucos?

Qndo nao tinha carro, andava no escort 94 do meu pai... era um ap1.8 tmb..
Lembro q a primeira vez q peguei, a maxima de final era 140 km/h tmb...
A ultima vez q dirigi.. 200km/h... :y:

So aplicar a mesma teoria e dar uma forçada no giro aos poucos?
Avatar do usuário
Shandres do Valle
Membro
Membro
Mensagens: 25
Registrado em: 19 Nov 2009, 08:58
Carro:
Localização: Ponta Grossa - Paraná

Opa

Mensagem por Shandres do Valle »

Quando o carro não foi amaciado direito é complicado, vc pode ir forçando aos poucos, vai melhorar mas não vai ser a mesma coisa.
:uia:
Shandres do Valle
Gol 1000 CHT 1995
Avatar do usuário
Diego dias
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registrado em: 08 Dez 2009, 12:22
Carro:
Localização: São José do Rio Preto
Contato:

Vlw pela dica.

Mensagem por Diego dias »

foi boom eu saber disso !brigado pela dica
----
Junior Prette
Membro
Membro
Mensagens: 139
Registrado em: 27 Ago 2008, 21:41
Carro:
Localização: Sales, São Paulo

Mensagem por Junior Prette »

Dizem que certos motores quando estão "fundindo" ai é que andam mesmo, este fato é explicado por haver pouco atrito entre as peças que já estão desgastadas e o motor gira mais livre, não que motor com vida útil no fim seja melhor, ele rende mais quando é favorecido em uma descida por exemplo.

Acho que há muito mito por trás de "amaciamento" do motor. Muitos dizem que é no pau que tem que amaciar, outros dizem que é na maciota.

Mas pra quem quer um motor pra muito tempo tem mesmo que andar de boa, pois amaciar dando o cacete, o carro até pode ficar mais esperto, mas leia se desgastado, sua vida útil será menor, assim acredito eu, ele chegará ao ponto mais cedo, e se você anda 300.000 km em um motor de boa, com um que se anda só em altas rotações ele durará pelo menos 50.000 kilômetros a menos que o outro, levando em consideração que as manutenções preventivas devem ser feitas.

Na minha opinição, nos primeiros 1000 km é bom andar bem de boa mesmo, se forçar muito ele até pode aguentar mas pode causar avarias, depois disso, as peças já estão mais casadas e se pode até arriscar uma velocidade mais alta ou giros mais altos.

Porque também não haveria graça você comprar um carro novo e só poder andar a 100 km/h com ele, se bem que eu mesmo não sou adepto de altas velocidades e ando de 90 a 100 km/h.
Avatar do usuário
Fabio Takashi
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registrado em: 27 Jun 2009, 14:33
Carro:
Localização: Goioerê PR

Mensagem por Fabio Takashi »

Mandei Fazer O Meu Motor O Mecanico Disse Que Tenque Andar No Maximo 110 Será Que Isso è Verdade Até Amaciar ...
Uma Duvida ? O Meu Ex Motor Era 1.0 Ai Fundiu O Mecanico Disse Que
Motor 1.0 Tenque Andar No Maximo 110 Isso è Verdade? ? ? Queria Saber Se Isso è Verdade ? Abraço
Avatar do usuário
Luis Gustavo
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 09 Ago 2009, 16:36
Carro:
Localização: Espírito Santo do Pinhal - SP

Amaciando o GTI

Mensagem por Luis Gustavo »

Então...

Fiz o motor do meu GTI (AP 2.0L) a 3 meses... aproveitei pra colocar um coletor 4x1, bobina MSD Blaster 3, e cabos 10mm, além de abrir as velas de 0,8mm p/ 1,0mm.

Eu amacio em 3 estágios:
1 - Até 1.000 km não passo dos 3.000 RPM.
2 - De 1.000 a 2.000 km é bom leva-lo até os máximos 4.800 RPM.
3 - Depois dos 2.000 km pode acelerar sem medo.

Amaciamento não é uma regra rígida, é sim um conjunto de práticas, nada impede de vc dar uma aceleradinha de vez em quando...

O GTI está com 1.800 km e já está um canhão... Muito mais forte do que antes de fundir... Assim que completar os 2.000 km vou turbinar.

Abração
t+
Luis Gustavo Spinelli
Eng. Mec.
Carlos.Som
Membro
Membro
Mensagens: 67
Registrado em: 18 Nov 2009, 23:35
Carro:
Localização: SP

Mensagem por Carlos.Som »

Vou mandar minha colaboração aqui....

Não acho furada esse negócio de amaciamento, pelo contrário, mas um dos meus professores de mecânica(SENAI), ele é dono de uma retífica de linha diesel, e ele já explicou sobre amaciamento, como é feito, depois de montado o motor os anéis precisam se adaptar/ajustar ao cilindro, e a maneira correta de se fazer isso é, em um local plano, e com carga média, quer dizer velocidade média e marcha alta(4º ou 5 º marcha)

Ele mesmo faz o amaciamento dos motores, para a linha leve deve-se ir a uma avenida, manter a velocidade de 50 - 90km/h em 4º ou 5º marcha, acelerar para aumentar a velocidade e deixar ela cair sozinha, repetir isto no mínimo umas 10 vezes.

Segundo ele 85% de certeza que os anéis já estarão bem ajustados ao cilindro, e o carro é entregue ao cliente, e pede-se para o cliente manerar nas rotações do motor, evitar deixá-lo em marcha lenta, somente na primeira ligada do dia, deixar uns 2-3minutos e já sair com o carro, e fazer o procedimento na avenida pelo menos mais 5 vezes...

Ponho fé neste procedimento, agora essa história de rodar tantos km com o carro original ou turbo, para amaciar, ou aumentar pressão não sei não

Tanta gente que quando pega o carro já está esticando até o talo e tal, acho meio furada determinar kilometragem para amaciamento
FERNANDO HENRIQUE
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 03 Jan 2010, 08:31
Carro:
Localização: GUARATINGUETÁ - SP

minha vez

Mensagem por FERNANDO HENRIQUE »

cara...so te falo uma coisa...relaxa....amacia motor nao é bixo de 7 cabeças...sempre que tenho problemas com meus motores ( motos,carros, caminhoes,etc....) faço o seguinte.


1. - manter na media de 80 á 90 km/h. no minimo 500 km rodados.

depois disso pode i esticando mais....pq os aneis e as valvulas ja assentaram.....sem medo.... pelo menos isso é o que eu faço....nunca estorei motor desse modo. agora cuidado....motor novo....quando liga no minimo 5 minutos em marcha lenta e quando chega a mesma coisa.....nao vai liga o motor e ja cola o pé no acelerador...pq se nao vc vai ve so pedaço de biela voando .....e quando chega espera um poco pra desliga....pq se nao pode ocasiona o grudamento do motor....entende ???blz ??
qualquer duvida...so pergunta...abraços
GOL GL 1.8 93 - EM LINHA DE MONTAGEM
[X] MOTOR FORJADO
[X] RODAS
[X] PREPARAR SUSPENÇÃO
[X] TURBO
[X] DISCO DE FREIO ESPECIAIS
[ ] SOM
Avatar do usuário
gringo-tech
Membro
Membro
Mensagens: 152
Registrado em: 28 Jun 2010, 13:26
Carro:
Localização: Limeira - SP

Mensagem por gringo-tech »

fala pessoal,
segundo um amigo meu e preparador; Klilton diz o seguinte:

trabalhe com ele em longas distâncias e deixe subir o giro...

com uma velocidade boa e giro alto, tire o pé de tudo do acelerador...

assim, teremos desgaste por cima e por baixo, e não somente por baixo como de costume...

mais potência e mais economia, exceto nos primiros 5000 km,....

hauuahau
Do CPT ao CdGQ!
Quão Grande é o Meu Deus, Eu Cantarei Quão Grande é o Meu Deus, Todos Verão Quão Grande é....... o Meu Deus!!!!



"" TUDO DEUS ""

Comentem: http://www.golquadrado.com.br/forum/gol ... 20011.html
GuilhermeAP
Membro
Membro
Mensagens: 67
Registrado em: 28 Mar 2010, 13:34
Carro:
Localização: Montenegro-RS

Mensagem por GuilhermeAP »

Ae galera, assistam e tirem suas próprias conclusões.

http://www.youtube.com/watch?v=AIHcQZxK2Tg
thiiht.dc
Membro
Membro
Mensagens: 38
Registrado em: 02 Mar 2009, 10:51
Carro:
Localização: sao paulo

Mensagem por thiiht.dc »

gente, e no meu caso que só montei um milinove???troquei pistão, biela , bronzina, pino e só.

meu preparedor falo pra rodar 700km depois trocar oleo e filtro e depois mais 300km e ai sim...meter pressão pra andar!!!

quanto devo andar e como???
Avatar do usuário
Andre Gustavo
Membro
Membro
Mensagens: 28
Registrado em: 20 Abr 2009, 16:20
Carro:
Localização: Osasco - São Paulo

Mensagem por Andre Gustavo »

iae galera, tenho um gol gl 1.9 aspiradinho e fiz o motor a um tempo atras, no começo estava bem amarradao, andei de boa ate 1000km, depois ja comecei a da umas esticadas...hj com exatamente 5000km eu sento o prego nele....sem dó....e realmente está andando bem mais....desenvolve mais rapido....

Claro q ficar forçando demais tira mto a vida util do motor...mais eu n sei anda de boa, qnto mais rapido melhor kkkkkkkkkk

Abraço
felipecasonatto
Membro
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 30 Mai 2011, 14:04
Carro:
Localização: lrv/MT

Re: [Dicas] Como ir "amaciando" o motor?

Mensagem por felipecasonatto »

na minha opiniao o negocio é viajar mesmo 130,150 kmh...depois de ums 1000 km ai sim vc soka o pau nele...
Guilherme/Magaiver
Membro
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 16 Jun 2011, 06:36
Carro:

Re: [Dicas] Como ir "amaciando" o motor?

Mensagem por Guilherme/Magaiver »

SIM, amaciar é bom para acentamento das partes moveis... nunca colocar Militec-1 em motor novo, nao é pra reduzir o atrito, é pra ter atrito...
trocar o oleo e filtro um pouco antes do indicado, ja que pelo desgaste vai sujar mais o oleo...

Qual oleo utilizar ? essa pergunta sempre é feita, e sempre é dado palpites, que o fulano usa esse o ciclano aquele, botei aquele e parou o barulho e assim vai...
O oleo pra utilizar é oque o fabricante determina pois foi projetado usando aquele oleo daquele fabricante...
Nao Recomendo os Sinteticos e Semi, Nacionais... tem muito Gol G5 ferrando motor por utilizar estes oleos nacionais, e o pessoal acha que o motor que nao presta.
Avatar do usuário
MarcosHolanda
Membro
Membro
Mensagens: 142
Registrado em: 14 Dez 2008, 21:37
Carro:
Localização: RECIFE-PE

Re: [Dicas] Como ir "amaciando" o motor?

Mensagem por MarcosHolanda »

O que sei sobre amaciamento é

Todo carro novo 0km ou retificado, precisa rodar por um período de tempo não excedendo 3500 RPM até realizar a 1° troca de óleo.

Este procedimento é necessário para que ocorra o assentamento de todas as peças moveis e novas que existem no motor, as mesmas possuem rebarbas que durante o processo de amaciamento serão eliminadas e ficaram misturadas ao óleo do motor.

Mito amaciar dando pau ! não faça isso

Nunca pise o pé em carro novo ou retificado isso ocasionar folgas prematuras que será percebida no futuro como carro queimando óleo ou sem força.

Correto andar com velocidade variadas não constante e até no máximo 3500 RPM até realizar a 1° troca de óleo, apos a trocar poderá acelerar mais.

Sempre deixe o motor chegar a sua temperatura de trabalho por volta de 90°/c antes de pisar fundo

O motor frio o óleo demora um pouco mais para chegar as peças devido a sua viscosidade sem falar que ainda não ocorreu a dilatação térmica de todas as peças, espere o motor chegar a temperatura de trabalho para andar forte.

Espero que ajude aos que ainda não entenderam direito o processo de amaciamento.
GOL CL 1.8 - 1993
[X] Álcool
[X] Ignição Cm Plus
[X] Vela direta
[ ] Cabo de vela direto
[X]Taxa 14.69:1
[X]Comando 0,49g
[X]Embreagem Cerâmica
[X] Carburador 2E
[X] Escape Direto sem catalizador 3"
Emerzin
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registrado em: 25 Jan 2011, 10:00
Carro:
Localização: São Paulo - SP

Re: [Dicas] Como ir "amaciando" o motor?

Mensagem por Emerzin »

Pega uma rodovia legal num horario de menos fluxo de carros e ir dozando a velocidade, andar em 100/110 e em alguns momento acelerar um pouco mais 140/150.... em rua ou avenida esticar um pouco as marcha tipo 1ª,2ª e 3ª e ai sim o carro fica boumm mesmo :D
AP, Quadradinho ? só em 2012 !
Responder

Voltar para “Motor e Cambio”