Como identificar um motor AP 1.6 e 1.8

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Felipe Voya
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Mensagem por Felipe Voya »

Ai diego.mdx,

Pelo o pouco que eu entendo há diferenças (melhoras) do carro com biela longa em relação ao bielinha é mais torque em baixa rotação devido ao aumento do braço de alavança sobre o virabrequim e um motor mais suave (menos aspereza no funcionamento em médias e altas rotações) com a relação R/L menor que o bielinha, diminuindo assim o desgaste que os pistões e anéis de seguimento exercem sobre as paredes dos cilindros (camisas). Teve um aumento na potencia de mais ou menos 10cv em relação ao bielinha, devido também a mudança do cabeçote por um de maior tecnologia.

Motor MD-270 (bielinha - 136mm) Repare que o cabeçote dele é difente do AP só ver pela mangueira de entrada de água que fica mais a frente do bloco que nos AP's.

http://alanfr.vilabol.uol.com.br/volkswagen_md.htm

Motor AP ou EA-827 (biela longa - 144mm e 159mm nos 2.0i)

http://alanfr.vilabol.uol.com.br/volkswagen_ap.htm

**Fonte: Motores HP

Se tiver algo de errado me corrijam!

Vlw galera!
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carbonar
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Mensagem por carbonar »

Felipe Voya escreveu:
carbonar escreveu:Alguem sabe qual a diferença de AP 1.8 pra AP 1.8 S? Existe diferença?
Existe diferença sim... A diferença é que o 1.8 usa o comando de válvulas ZBA de 255° ou 256° (se não me falhe a memória) e o 1.8 S usa o comando de válvulas 049G de 264°

E existem a diferença também que a caixa de marchas do 1.8 S é um pouco mais curta que do 1.8, pra deixar o carro mais esportivo em arrancadas...

Vlw
Entendi Felipe, Valew pelo esclarecimento. É nois no quadrado!!!
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Weber
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Mensagem por Weber »

diego.mdx escreveu:intao 1.6 93 cl e biela longa.....qual a diferenca de potencia....ou nao tem aumento...
mais CL 1.6 93 não é CHT?
Wbr.

Golzinho zicado...
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Mensagem por sidney0 »

Weber escreveu:
diego.mdx escreveu:intao 1.6 93 cl e biela longa.....qual a diferenca de potencia....ou nao tem aumento...
mais CL 1.6 93 não é CHT?
Em 93 foram feitos 1.6 AE e AP
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Mensagem por ranjas »

só agradecendo pessoal ae pelas dicas de como diferenciar o 1.6 do 1.8..
[]'s
Gol 1.8 Gl - 91 - TLDZ
azul/verde
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Weber
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Mensagem por Weber »

sidney0 escreveu:
Weber escreveu:
diego.mdx escreveu:intao 1.6 93 cl e biela longa.....qual a diferenca de potencia....ou nao tem aumento...
mais CL 1.6 93 não é CHT?
Em 93 foram feitos 1.6 AE e AP
tah certo...

vlw pelo esclarecimento
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Broder..

Mensagem por renan gouveia »

Acredito que existe sim. pois eu tenho um GL/AP 88/89 1.6 alcool.. pelo menos é o que esta descrito no documento.. se estiver falsificado.. uiAH uiha i ..

vai saber..
GOL 88/89 ....GL/AP 1.6 ALCOOL
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Mensagem por Felipe Voya »

No meu caso no documento não vem dizendo se é 1.6 ou 1.8, só diz a potência em cavalos no caso 90cv que normalmente equivale a do 1.6 já o 1.8 é 96cv e 1.8S 99cv estes todos com álcool como combustível, já na gasolina são valores menores...

Falow
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Mensagem por Destrutor »

Outra coisa que pode diferenciar eh as letras no bloco do motor do lado contrario do carburador...

se eu me lembro bem eh:
UD - 1.8 a gasolina - Que é do meu carro (que é passado)
UE - 1.8 a alcool
UN - 1.6 a gasolina
UP - 1.6 a alcool
Eu n achei isso no meu motor não ,sabe onde fica exatamente?
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Mensagem por Felipe Voya »

Destrutor escreveu:
Outra coisa que pode diferenciar eh as letras no bloco do motor do lado contrario do carburador...

se eu me lembro bem eh:
UD - 1.8 a gasolina - Que é do meu carro (que é passado)
UE - 1.8 a alcool
UN - 1.6 a gasolina
UP - 1.6 a alcool
Eu n achei isso no meu motor não ,sabe onde fica exatamente?
Destrutor, o local onde fica a numeração do motor, fica no bloco logo abaixo da entrada de água do cabeçote, mais ou menos na direção da 3a. vela...

Uma foto do local... (Esta marcado em azul)

Imagem

Vlw galera
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Mensagem por Weber »

Destrutor escreveu:
Outra coisa que pode diferenciar eh as letras no bloco do motor do lado contrario do carburador...

se eu me lembro bem eh:
UD - 1.8 a gasolina - Que é do meu carro (que é passado)
UE - 1.8 a alcool
UN - 1.6 a gasolina
UP - 1.6 a alcool
Eu n achei isso no meu motor não ,sabe onde fica exatamente?
essas letras tambem são o prefixo do numero do motor (que ta especificado no documento) :y:
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Mensagem por Dansoler »

Olá acredito que pra ter certeza absoluta mesmo só abrindo o motor, pois o motor pode ser modificado internamente, sem a alteração do número, sendo assim na hora de fazer o motor é uma boa chance de verificar o que tens em mãos, mas pra quem nã ochegou a hora ainda essa da numeração do motor foi jóia, já até conferi o meu e é UP.

abraços
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Felipe Voya
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Mensagem por Felipe Voya »

Dansoler escreveu:Olá acredito que pra ter certeza absoluta mesmo só abrindo o motor, pois o motor pode ser modificado internamente, sem a alteração do número, sendo assim na hora de fazer o motor é uma boa chance de verificar o que tens em mãos, mas pra quem nã ochegou a hora ainda essa da numeração do motor foi jóia, já até conferi o meu e é UP.

abraços
A idéia do tópico é ajudar a quem esta pensando em comprar um carro usado ou motor usado a saber identificar melhor, diminuindo assim as chances de levar gato por lebre pra casa.

Certeza absoluta não tem como saber a cilindrada do motor, só abrindo mesmo. As dicas citadas aqui são para que ajude o máximo o pessoal pra saber diferenciar um do outro.
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Mensagem por Dansoler »

Sim eu entendi felipe, fica tranquilo! disse aquilo pra quem comprou o carro já e ainda não tem absoluta certeza, outra dica é que for fazer algum serviço na troca de bomba de óleo, também da pra saber.

abraços
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Mensagem por Nilmar_1.6 »

Pessoal.. Tow om um problemão aqui nas mãos.. Comprei meu gol a dois anos anos.. me venderam ele como 1.6.. Fui regularizar oa suspenção no detran essa semana e constava lá no sistema que meu motor é 1800 cilindradas com 95 cv de potência.. Aii ja sabe.. Fiquei desesperado.. Não pq eu não queira que o carro seja 1.8, mas é que quero saber ao certo qual o motor que tenho.. meu carro é um gol cl 1992/1992.. Fui olhar meu carburador e vi que os giclês do meu estão todos para o 1.6.. Seria possivel um carro 1.8 andar bem com o carburador ragulado para 1.6?! isso é possivel?! Pq me informaram que o antigo dono poderia ter feito isso para melhorar a economia do consumo do carro.. Será possivel que o antigo dono tenha feito isso?! O carro sendo 1.8 anda certinho com o carburador 1.6?! meu carro anda direitinho.. Não engasga, funciona normalmente.. Há como se modificar um motor 1.8, convertendo o m esmo pra 1.6 internamente, mudando o tamanho dos cilindros?! É possivel reduzir o tamanho dos cilindros?! Lembrando que o motor ainda é o original do carro.. Nunca foi trocado.. Assim consta pela numeração do motor que o detran verificou pra mim.. E o que fazer agora?! O que devo fazer pra solucionar o meu problema?! Lembrando tb que descobri que meu comando de valvula é o 49 G.. rs tem tudo pra ser 1.8, né?! O que faço.. Me ajudem por favor.. Tow desorientado a respeito do que fazer?! Eu não sei se mudo a carburação toda pra 1.8.. e se for fazer, como fazer agora?! Quem puder me dar uma luz ficarei muito agradecido.. meu carro hoje faz 11 km/l na cidade do jeito que ta de pé bem leve.. Se eu mudar a carburação pra 1.8, quanto será que ficara o consumo?! Amigos.. Ficarei a espera.. me ajudem.. O que pode ter acontecido com o meu motor?!! Abraços a todos..
Nilmar ( Ano/Modelo 1992, AP 1.6, Gasolina )
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Mensagem por Nilmar_1.6 »

Sim galera.. complementando a informação acima.. O numero do meu motor começa com o UD... Abraços
Nilmar ( Ano/Modelo 1992, AP 1.6, Gasolina )
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Felipe Voya
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Mensagem por Felipe Voya »

Nilmar_1.6 escreveu:Sim galera.. complementando a informação acima.. O numero do meu motor começa com o UD... Abraços
Pelo que vc falou na outra resposta e deu o "tiro de misericórdia" dizendo o código do seu bloco, sem dúvida vc tem um AP 1.8 debaixo do capot. Risos E melhor ainda... Como vc disse que ta com o comando 049G, então vc é um feliz proprietário de um AP 1.8S tipo do Gol GTS, Voyage Sport.

Concerteza o seu carro deve andar bem, mesmo com um carburador pra 1.6, se vc esta procurando por economia deixa do jeito que esta ou se quiser mais economia volta para o comando original. (Coisa que eu não faria...)

Mas se quiser melhorar o desempenho dele coloca um Brosol 2E com as giglagens pra 1.8S e seja feliz! Concerteza deverá aumentar o consumo devendo ir pra uns 8km/L, dependendo de como esta regulado e modo de dirigir.

Como eu queria ter dado esta sorte que vc deu... Quando comprei o meu me falaram que era 1.8, mas depois descobri que era 1.6. Na época que comprei não sabia identificar.


Outra forma bem fácil é ver pela pinça de freio que o carro usa. Se for das pastilhas rabo de peixe é porque é 1.8

Se for das pastilhas quadradinhas é 1.6

Eu atualizei a primeira mensagem do tópico com fotos dos tipos de pastilhas usadas em cada motor.

Vlw abraços
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Mensagem por Nilmar_1.6 »

sabe o que é engraçado Felipe.. Fuifazer uma revisão em todo sistema de freio e me deparei com um monte de coisas.. Cerca de uns tres meses atras.. Comnprei pastilhas de 1.6 e quando fomos colocar, era a de 1.8.. Mandei no mesmo dia trocar o cabo do freio de mao, comprando tb o de 1.6 e quando os caras foram trocar era o de 1.8 tb.. O engraçado é que eu não me atentei pra isso.. Pra mimm o meu carro era uma versão especial de 1.6 com algumas coisas do 1.8.. Eu não imaginava ter um motorzão 1.8 debaxo do capo.. Agora em resposta a tua sugestão.. EU tenho um carburador tldz.. Fui apressar um brosol novo, custa em media R$ 1500,00 um novo.. Só coloco tb se for novo.. O custo da instalação de uma boa injeção ( injeforce) é de em media R$ 2.500,00 reais.. Não seria melhor guentar um pouquinho mais e pôr logo a injeção?! Tava pensando em na verdade voltar o tldz que tenho pro normal, deixando ele 1.8 novamente prave como o carro se comporta.. E a partir dai avaliar o que fica melhor pra mim.. De qualquer forma Felipe.. A duvida ainda permanece no que diz respeito a uma coisa.. é possivel converter um carro 1.8 para 1.6 altarendo o motor?! Seria possivel?! Obrigadão meu velho pelas sugestões e pela participação em tentar me ajudar.. Abraços..
Nilmar ( Ano/Modelo 1992, AP 1.6, Gasolina )
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Felipe Voya
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Mensagem por Felipe Voya »

Nilmar_1.6 escreveu:sabe o que é engraçado Felipe.. Fuifazer uma revisão em todo sistema de freio e me deparei com um monte de coisas.. Cerca de uns tres meses atras.. Comnprei pastilhas de 1.6 e quando fomos colocar, era a de 1.8.. Mandei no mesmo dia trocar o cabo do freio de mao, comprando tb o de 1.6 e quando os caras foram trocar era o de 1.8 tb.. O engraçado é que eu não me atentei pra isso.. Pra mimm o meu carro era uma versão especial de 1.6 com algumas coisas do 1.8.. Eu não imaginava ter um motorzão 1.8 debaxo do capo.. Agora em resposta a tua sugestão.. EU tenho um carburador tldz.. Fui apressar um brosol novo, custa em media R$ 1500,00 um novo.. Só coloco tb se for novo.. O custo da instalação de uma boa injeção ( injeforce) é de em media R$ 2.500,00 reais.. Não seria melhor guentar um pouquinho mais e pôr logo a injeção?! Tava pensando em na verdade voltar o tldz que tenho pro normal, deixando ele 1.8 novamente prave como o carro se comporta.. E a partir dai avaliar o que fica melhor pra mim.. De qualquer forma Felipe.. A duvida ainda permanece no que diz respeito a uma coisa.. é possivel converter um carro 1.8 para 1.6 altarendo o motor?! Seria possivel?! Obrigadão meu velho pelas sugestões e pela participação em tentar me ajudar.. Abraços..
Entre carburador ou injeção, sem duvida a injeção! Se vc quiser usar uma injeção original, minha sugestão é procurar em ferro velho por TBI, modulo, sonda lambda e chicotes dos bicos e sensores (detonação, ar) da injeção MI Magnet Marelli (AVB ou AVP) que são bastante interessantes, ou algo melhor como uma FuelTech Race Pro 1. No caso desta injeforce eu não conheço.

Se esta pensando na injeção espere mais um pouco e junte uma grana e a coloque no carro. Sem duvida o desempenho, retomadas e respostas ao acelerador irão ser melhor. Sem contar que o consumo também melhora um bocado.

No momento é fazer o que vc falou... Comprar um bom kit de carburador, dar um banho quimico nele, substituir as peças e colocar a giglagem original do TLDZ para o (1.8 S) e juntar a grana pra por a injeção depois.

Em relação a mudar o motor de 1.8 para 1.6 é bem tranquilo fazer. É trocar o virabrequim do 1.8 que tem curso de 86,4mm pelo virabrequim do 1.6 com curso de 77,4mm. E trocar os pistões de 1.8 para 1.6, a diferença nos pistões esta na altura deles e não no diametro (que é o mesmo diametro tanto no 1.6 quanto no 1.8 )

O pistão do 1.6 é mais alto que o pistão do 1.8, mas os diametros são os mesmos. As bielas permanecem as mesmas, que são as de 144mm, que são usadas até no 2.0

Em relação a serviços de retifica a ser executado, será a retifica nos eixos de mancais do virabrequim, para colocação de novas bronzinas no bloco e bielas. Usinagem com brunimento nas camisas, kit novo de pistões e anéis de segmentos de acordo com as medidas dos pistões em relação ao passe dado nos cilindros.

Eu particularmente continuaria com o 1.8 porque tem mais torque que o 1.6. O 1.6 é mais girador, no meu caso ele sobe a rpm com mais vontade a partir de 3500 que o 1.8. Mas como vc esta usando o 049G no seu 1.8 ele respira melhor e sobe bem a rpm com vontade devido a este comando que deixa o motor mais livre em alta que o original ZBA.

Vlw cara abraços.
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Mensagem por pablo.marcello »

O meu eh um GL 91, 1.8, com painel satelite!!!
cesarrega escreveu:
gmarchezetti escreveu:uma duvida, gol gl soh existe 1.8?
olha meu brother confesso a vc que ja vi varios gol gl 1.6 mas eles nao tem o painel satellite.. acho q pra baixo do ano 93

e ja vi tbm gl 1.8 sem painel satelite tbm abaixo de 93...


"acho eu" q todo gl 1.8 pra cima de 93 ou 92 ja tem o painel satelite e os que forem pra baixa 1.6 ou 1.8 n tem

mas que existe gl 1.6 existe..

quaçquer coisa corrigam se eu tiver errado :bailajesus:
Feliz dono de um Gol Gl 1991
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