Como identificar um motor AP 1.6 e 1.8

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Avatar do usuário
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 438
Registrado em: 10 Jan 2008, 18:12
Carro:
Localização: São Gonçalo / RJ

Mensagem por Felipe Voya »

pablo.marcello escreveu:O meu eh um GL 91, 1.8, com painel satelite!!!
cesarrega escreveu:
gmarchezetti escreveu:uma duvida, gol gl soh existe 1.8?
olha meu brother confesso a vc que ja vi varios gol gl 1.6 mas eles nao tem o painel satellite.. acho q pra baixo do ano 93

e ja vi tbm gl 1.8 sem painel satelite tbm abaixo de 93...


"acho eu" q todo gl 1.8 pra cima de 93 ou 92 ja tem o painel satelite e os que forem pra baixa 1.6 ou 1.8 n tem

mas que existe gl 1.6 existe..

quaçquer coisa corrigam se eu tiver errado :bailajesus:
No gol GL o painel satélite só apareceu em 91 em diante, a saveiro eu acho que foi depois ainda.... Já o Gol GTS (desde 88 ) e GTI (desde 88 ) com painéis satélite.

Já o Voyage e Parati na versão GL tem painel satélite desde 88.
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
Fujiwara

Mensagem por Fujiwara »

Felipe Voya escreveu:
pablo.marcello escreveu:O meu eh um GL 91, 1.8, com painel satelite!!!
cesarrega escreveu: olha meu brother confesso a vc que ja vi varios gol gl 1.6 mas eles nao tem o painel satellite.. acho q pra baixo do ano 93

e ja vi tbm gl 1.8 sem painel satelite tbm abaixo de 93...


"acho eu" q todo gl 1.8 pra cima de 93 ou 92 ja tem o painel satelite e os que forem pra baixa 1.6 ou 1.8 n tem

mas que existe gl 1.6 existe..

quaçquer coisa corrigam se eu tiver errado :bailajesus:
No gol GL o painel satélite só apareceu em 91 em diante, a saveiro eu acho que foi depois ainda.... Já o Gol GTS (desde 88 ) e GTI (desde 88 ) com painéis satélite.

Já o Voyage e Parati na versão GL tem painel satélite desde 88.
mas o gol GTi não saiu em 89?
Avatar do usuário
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 438
Registrado em: 10 Jan 2008, 18:12
Carro:
Localização: São Gonçalo / RJ

Mensagem por Felipe Voya »

Fujiwara escreveu:
mas o gol GTi não saiu em 89?
Ele foi lançado em 1988 no Salão do Automóvel e começou a ser vendido em janeiro 1989.

Vlw abraços
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
Nilmar_1.6
Membro
Membro
Mensagens: 163
Registrado em: 14 Out 2007, 19:54
Carro:
Localização: Salvador/BA

Mensagem por Nilmar_1.6 »

Eita Felipe.. vc tinha me deixado alegre e agora voltei a ficar triste novamente.. Será que o antigo dono não fez essa conversão que vc sugeriu de trocar o vira e os pistões?! Aff.. Agora eu vi confusão.. rs.. Sabe. Tow te dizendo isso pq rescentemenete precisei tirar o cabeçote pra fazer retifica do mesmo e percebi juntamente com os mecanico que pelo menos dois pistões haviam sido trocados ou sei lá.. dois deles estavam bem limpinhos, com cara de novos.. rs Nessa de tirar o cabeçote pra fazer retifica dei um passe nele de 0.5 mm e trabalhei o mesmo.. dei uma aspirada nele, aumentando os dutos de entrada de ar/combustivel e saida da exaustão.. É.. Ja não sei mais o que fazer.. As vezes eu acho que meu carro gira como o 1.6, outras vezes não.. é.. Vou dar uma pensada aqui e tentar resolver isso. Sera que o antigo dono fez reitifica doo motor e aproveitou pra converter?! AQUELE CABEÇÃO.. Valeu pela força felipe.. Abraços.. Qualquer novidade, tow aqui..
Nilmar ( Ano/Modelo 1992, AP 1.6, Gasolina )
Nilmar_1.6
Membro
Membro
Mensagens: 163
Registrado em: 14 Out 2007, 19:54
Carro:
Localização: Salvador/BA

Mensagem por Nilmar_1.6 »

felipe.. tow aqui novamente pra te encher a paciencia.. Mas é que enquanto não resolver iso, não sussegarei.. Pois então.. tava aqui pensando arespeito do que vc me disse..

"Em relação a mudar o motor de 1.8 para 1.6 é bem tranquilo fazer. É trocar o virabrequim do 1.8 que tem curso de 86,4mm pelo virabrequim do 1.6 com curso de 77,4mm. E trocar os pistões de 1.8 para 1.6, a diferença nos pistões esta na altura deles e não no diametro (que é o mesmo diametro tanto no 1.6 quanto no 1.8 ) "

Fiquei aqui pensando.. Quando desmontamos o cabeçote eu notei que ao girar o motor os pipstões subiam ate a borda do bloco.. Ou seja. Se eles tivessem sido trocados para o de 1.6 onde o vira tem um curso menor, o pistão por sua vez não teria que ficar um pouco mais abaixo da borda?! Vc ta entendendo o que quero dizer?! Tipo. Eu tenho um predio de 4 andares.. Antes o elevador ia ate o quarto, mas quando resolvi diminnuir o curso do cabo que conduz o elevador, obrigatoriamente ele não iria chegar mais ao $º andar e sim, somente ao terceiro... ( Foi só uma tentativa de explicação ).. Mas tb tem o seguinte,.. Sera que a altura do pistão do 1.6 compensa então a diminuição do curso do virabrequim?! Ou seja.. O pistão do 1.6 iria ate a borda da mesma forma como o do 1.8.. O que vc acha a repeito disso.. Me da uma luz ai de como resolver essa questão de uma vez por todas.. Abraços..
Nilmar ( Ano/Modelo 1992, AP 1.6, Gasolina )
Avatar do usuário
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 438
Registrado em: 10 Jan 2008, 18:12
Carro:
Localização: São Gonçalo / RJ

Mensagem por Felipe Voya »

Nilmar_1.6 escreveu:Eita Felipe.. vc tinha me deixado alegre e agora voltei a ficar triste novamente.. Será que o antigo dono não fez essa conversão que vc sugeriu de trocar o vira e os pistões?! Aff.. Agora eu vi confusão.. rs.. Sabe. Tow te dizendo isso pq rescentemenete precisei tirar o cabeçote pra fazer retifica do mesmo e percebi juntamente com os mecanico que pelo menos dois pistões haviam sido trocados ou sei lá.. dois deles estavam bem limpinhos, com cara de novos.. rs Nessa de tirar o cabeçote pra fazer retifica dei um passe nele de 0.5 mm e trabalhei o mesmo.. dei uma aspirada nele, aumentando os dutos de entrada de ar/combustivel e saida da exaustão.. É.. Ja não sei mais o que fazer.. As vezes eu acho que meu carro gira como o 1.6, outras vezes não.. é.. Vou dar uma pensada aqui e tentar resolver isso. Sera que o antigo dono fez reitifica doo motor e aproveitou pra converter?! AQUELE CABEÇÃO.. Valeu pela força felipe.. Abraços.. Qualquer novidade, tow aqui..
Rapaz pelo que vc me falou da sigla do seu bloco "UD" ele originalmente é 1.8 gasolina.

Em relação a trocar 2 pistões me parece um serviço meio porco que o antigo dono fez. Porque o desgaste irá ser diferente nos cilindros.

Em relação a dar um passe no cabeçote irá aumentar a taxa de compressão e motor a gasolina não se dá muito bem com isto não. Deve ficar um pouco mais forte e um pouco mais economico. Mas tome cuidado que ele estará mais propricio a detonação (batida de pino) se acontecer isto, atrase um pouco o ponto e se não der jeito coloque velas mais frias.

Em relação a abrir os dutos de admissão e escape é bem interessante mesmo, melhora o fluxo dos gases.

Em questão de o antigo dono ter feito a mudança ou não, um jeito é vendo qual o virabrequim que esta no seu bloco. O jeito é tirar o carter pra ver e aproveita pra fazer um flush no motor antes de tirar o carter e quando tirar ele limpa ele todo e a bomba de óleo.

Eu coloquei fotos do virabrequim tanto do 1.6 e tanto do 1.8 na primeira mensagem do tópico para que vc possa ver a diferença um e do outro. A diferença visivel esta na quantidade de contrapesos. O 1.6 tem 4 contrapesos, já o 1.8 tem 8 contrapesos. Só assim vc poderá ter 100% de certeza!!!

Abraços
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
Avatar do usuário
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 438
Registrado em: 10 Jan 2008, 18:12
Carro:
Localização: São Gonçalo / RJ

Mensagem por Felipe Voya »

Nilmar_1.6 escreveu:felipe.. tow aqui novamente pra te encher a paciencia.. Mas é que enquanto não resolver iso, não sussegarei.. Pois então.. tava aqui pensando arespeito do que vc me disse..

"Em relação a mudar o motor de 1.8 para 1.6 é bem tranquilo fazer. É trocar o virabrequim do 1.8 que tem curso de 86,4mm pelo virabrequim do 1.6 com curso de 77,4mm. E trocar os pistões de 1.8 para 1.6, a diferença nos pistões esta na altura deles e não no diametro (que é o mesmo diametro tanto no 1.6 quanto no 1.8 ) "

Fiquei aqui pensando.. Quando desmontamos o cabeçote eu notei que ao girar o motor os pipstões subiam ate a borda do bloco.. Ou seja. Se eles tivessem sido trocados para o de 1.6 onde o vira tem um curso menor, o pistão por sua vez não teria que ficar um pouco mais abaixo da borda?! Vc ta entendendo o que quero dizer?! Tipo. Eu tenho um predio de 4 andares.. Antes o elevador ia ate o quarto, mas quando resolvi diminnuir o curso do cabo que conduz o elevador, obrigatoriamente ele não iria chegar mais ao $º andar e sim, somente ao terceiro... ( Foi só uma tentativa de explicação ).. Mas tb tem o seguinte,.. Sera que a altura do pistão do 1.6 compensa então a diminuição do curso do virabrequim?! Ou seja.. O pistão do 1.6 iria ate a borda da mesma forma como o do 1.8.. O que vc acha a repeito disso.. Me da uma luz ai de como resolver essa questão de uma vez por todas.. Abraços..
Quando vc fala que girou o vira e os pistões sobem até a borda esta correto. Tanto no 1.6 quanto no 1.8 eles vão até a borda.

Foi o que falei antes, o diametro dos pistões são o mesmo (1.6 e 1.8 ), mas a altura dos dois que é diferente. O pistão 1.6 é mais alto que o do 1.8 para compensar o menor curso do virabrequim do 1.6. Com isto o pistão do 1.6 vai até a borda também como no 1.8

Altura dos pistões do centro do pino a borda superior:

1.6 ---> 37,90mm

1.8 ---> 33,00mm

Olhando por cima do bloco, como vc fez quando tirou o cabeçote, só dá pra ver se é gasolina ou álcool os pistões

gasolina ---> pistão com cava no centro

álcool ---> pistão com a cabeça plana

O unico jeito mais fácil sem ter que desmontar todo o motor, é tirar o carter e ver por baixo o virabrequim como falei na resposta anterior. Ai vc vai ter 100% se é 1.6 ou 1.8.

Pra tirar o carter não precisa tirar o motor do carro é só tirar ele (carter) por baixo e vc vai ter esta imagem como da foto abaixo.

Imagem

Por esta foto ai, este motor da foto é 1.8, devido aos contrapesos.

Quando vc tirar o o carter do seu motor aproveita e tira umas fotos como esta ai que eu te ajudo a identifica, caso vc ainda fique na duvida.

Falow
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
Nilmar_1.6
Membro
Membro
Mensagens: 163
Registrado em: 14 Out 2007, 19:54
Carro:
Localização: Salvador/BA

Mensagem por Nilmar_1.6 »

Felipe.. Vc ta me ajudandomuito na descoberta do meu motor.. Pow .. Obrigadão mesmo.. Voucorrer atras de tirar o carter, fotografo e te mostro as fotos pra gente acabar com toda essa duvida.. Muito obrigado mesmo cara, pela atenção, paciencia e dedicação em me ajudar.. Qualquer coisa que precisar e eu puder ajuar é so falar.. Abraços.. te mando as fotos assim que as tiver nas mãos..
Nilmar ( Ano/Modelo 1992, AP 1.6, Gasolina )
Avatar do usuário
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 438
Registrado em: 10 Jan 2008, 18:12
Carro:
Localização: São Gonçalo / RJ

Mensagem por Felipe Voya »

Nilmar_1.6 escreveu:Felipe.. Vc ta me ajudandomuito na descoberta do meu motor.. Pow .. Obrigadão mesmo.. Voucorrer atras de tirar o carter, fotografo e te mostro as fotos pra gente acabar com toda essa duvida.. Muito obrigado mesmo cara, pela atenção, paciencia e dedicação em me ajudar.. Qualquer coisa que precisar e eu puder ajuar é so falar.. Abraços.. te mando as fotos assim que as tiver nas mãos..
Antes de tirar a foto, pede pro mecanico colocar o primeiro pistão no ponto morto superior (PMS) e depois tira a foto.

Vlw cara,

Abraços
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
Avatar do usuário
Tarcisio
Membro
Membro
Mensagens: 105
Registrado em: 24 Ago 2007, 10:59
Carro:
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Tarcisio »

Nilmar,

Mais uma coisa que comprova que teu gol é originalmente 1.8 é o ano dele.
Em 1992, que eu saiba, só saiu 1.6 CHT. O AP 1.6 só voltou em 1993.
Aguardamos a foto para descobrir de o motor foi transformado pra 1.6.
Gol GL 1.8 94
Não quero outro carro!!!
Avatar do usuário
henriquefly
Membro
Membro
Mensagens: 232
Registrado em: 29 Jan 2009, 18:54
Carro:
Localização: São Paulo

ME AJUDEMMMMMM

Mensagem por henriquefly »

CARAS, AMANHÃ TO INDO BUSCAR MEU GOL NA OFICINA.

TO PAGANDO POR UM MOTR 1.8 ALCOOL, SEGUNDO O "MEXÂNICO", PORÉM PEGUEI HJ O NUMERO, É UP 014 ***

MEU SEGNDO AKELA TABELA (QUE O PROPIO CARA QUE POSTOU NAUM TEM CERTEZA SE TÁ CERTO) DIZ SER UM 1.6 ALCOOL

Encontrei uma tabela de comandos, onde dizia que o motr UP 1.6 alcool é a AR.

ALGUÉM ME AJUDEEEE, AMANHÃ VOU PAGAR 1000,00 NA TROCA POR ESSE MOTOR(DEIXAREI PRA ELE UM MOTOR 1.8 DE GOL BOLA QUE EU USAVA E QUEBROU), SE ELE FOR 1.6 POSSO PAGAR MENOS?????

ABÇS
Avatar do usuário
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 438
Registrado em: 10 Jan 2008, 18:12
Carro:
Localização: São Gonçalo / RJ

Re: ME AJUDEMMMMMM

Mensagem por Felipe Voya »

henriquefly escreveu:CARAS, AMANHÃ TO INDO BUSCAR MEU GOL NA OFICINA.

TO PAGANDO POR UM MOTR 1.8 ALCOOL, SEGUNDO O "MEXÂNICO", PORÉM PEGUEI HJ O NUMERO, É UP 014 ***

MEU SEGNDO AKELA TABELA (QUE O PROPIO CARA QUE POSTOU NAUM TEM CERTEZA SE TÁ CERTO) DIZ SER UM 1.6 ALCOOL

Encontrei uma tabela de comandos, onde dizia que o motr UP 1.6 alcool é a AR.

ALGUÉM ME AJUDEEEE, AMANHÃ VOU PAGAR 1000,00 NA TROCA POR ESSE MOTOR(DEIXAREI PRA ELE UM MOTOR 1.8 DE GOL BOLA QUE EU USAVA E QUEBROU), SE ELE FOR 1.6 POSSO PAGAR MENOS?????

ABÇS
Em relação a ser a AR (boxer) esta errado!!! UP é sigla de bloco AP 1.6 álcool.

Respondi a MP

Vlw
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
Avatar do usuário
henriquefly
Membro
Membro
Mensagens: 232
Registrado em: 29 Jan 2009, 18:54
Carro:
Localização: São Paulo

Valeu

Mensagem por henriquefly »

Obrigado Felipe

Até mais
Avatar do usuário
Rodrigo Cezar
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 325
Registrado em: 28 Out 2008, 16:28
Carro:
Localização: Cornélio Procópio - PR

Mensagem por Rodrigo Cezar »

Pra que tudo isso.. é so olhar nos documentos do carro :glare:
[x]Vidro e trava eletrica [ ]maçanetas santana
[x]Som e film [ ]painel do G3
[x]Rodas do g3 [ ]estofamento combinando
[x]comando 49g [ ] Turbo [ ]dinheiro
Imagem
Avatar do usuário
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 438
Registrado em: 10 Jan 2008, 18:12
Carro:
Localização: São Gonçalo / RJ

Mensagem por Felipe Voya »

Rodrigo Cezar escreveu:Pra que tudo isso.. é so olhar nos documentos do carro :glare:
Normalmente nos CL não vem dizendo se o motor é 1.6 ou 1.8, já no GL normalmente vem dizendo 1.8 ou não vem dizendo nada que foi o meu caso quando comprei pensando que era 1.8 mas era 1.6

Então documento do carro não é referência para saber se é 1.6 ou 1.8 . Até mesmo em relação a potência citado no documento em cavalos.
No meu documento a potência citada é de um CHT 1.6 gasolina. E não o 1.6 AP álcool que é original desde fábrica que veio no meu carro.

Como já vi também em documentos de amigos e conhecidos dados completamente errados sobre a motorização e potência real do automóvel em questão.

Resumindo... Documento do carro não é referência alguma sobre motorização e potência real do carro. O DETRAN coloca valores sem o menor nível de pesquisa sobre as características originais do modelo em questão no ano em que o veículo foi fabricado.
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
Avatar do usuário
Rodrigo Cezar
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 325
Registrado em: 28 Out 2008, 16:28
Carro:
Localização: Cornélio Procópio - PR

Mensagem por Rodrigo Cezar »

Bom isso e verdade, eu n sabia disso, o carro do meu pai e da minha vo tem.Pensei que todos tinham, desculpa aew.
[x]Vidro e trava eletrica [ ]maçanetas santana
[x]Som e film [ ]painel do G3
[x]Rodas do g3 [ ]estofamento combinando
[x]comando 49g [ ] Turbo [ ]dinheiro
Imagem
Avatar do usuário
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 438
Registrado em: 10 Jan 2008, 18:12
Carro:
Localização: São Gonçalo / RJ

Mensagem por Felipe Voya »

Ta na boa :y:
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
massai
Membro
Membro
Mensagens: 27
Registrado em: 08 Mai 2014, 10:06
Carro: voyage

Re: Como identificar um motor AP 1.6 e 1.8

Mensagem por massai »

Eu acho que tem que turbinar. Assim qualquer 1.0 ou 1.6 terá uma pegada muito melhor que qualquer 1.8 ou 2.0.
valmir apezao ford
Membro
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 25 Mai 2015, 22:10
Carro: corcel ap

Re: Como identificar um motor AP 1.6 e 1.8

Mensagem por valmir apezao ford »

td blz galera eu to com uma duvida
eu adaptei um apezão no meu corcelzinho 75
vo fala pra vcs ficou um CANHÃO !!!!!
anda muuuuiiiitoooooo
ficou foda mesmo 1.8 a alcool
mais a numeração dele é a seguinte
UEA
o que realmente seria ?
Responder

Voltar para “Motor e Cambio”