[DICA] Veja aqui quando é a hora de trocar os amortecedores

Manutenções em geral

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

[DICA] Veja aqui quando é a hora de trocar os amortecedores

Mensagem por Rodox »

Pessoal,

Neste final de semana troquei os meus 4 pneus em uma loja de pneus, e quase fui enganado pelo funcionário que montou os meus pneus, balanceiou as rodas, alinhou a direção e revisou a suspensão.

Esse funcionário viu que meus batentes estavam ruins devido aos 30.000 km e 7 anos de uso, pois nessa época troquei a suspensão inteira... molas, amortecedores e kit de batentes. Então ao tirar todos os amortecedores ele disse que os amortecedores traseiros estavam ruins... ele abriu a haste de um dos amortecedores traseiros totalmente até o fim de curso e me mostrou que estava com folga.

Mas amortecedor nunca vai trabalhar totalmente aberto até o fim de curso :** :** :** :** , pra não ficar chato fiquei quieto e então eu peguei o amortecedor na minha mão e fiquei abrindo e fechando a haste e deu a impressão que estavam fracos... porém me lembrei que de tempos em tempos faço o bom e velho teste do balanço* e sempre estavam bons os amortecedores...

Então eu disse que não estava previsto no meu orçamento, mas voltaria lá daqui uns 3 meses para trocar os amortecedores traseiros. Chegando em casa fiz o teste do balanço e os amortecedores estão em perfeita ordem! :bb: :bb: :bb: :bb:

Pra ilustrar vale a pela ver os dois textos abaixo:

1. Amortecedores do carro: como usar, quando trocar, como aumentar a sua vida útil

https://www.noticiasautomotivas.com.br/ ... vida-util/

2. Como conhecer o real estado de molas e amortecedores?

https://www.noticiasautomotivas.com.br/ ... tecedores/

* teste do balanço:
Balance um canto do carro, tanto da dianteira quanto da traseira, empurrando aquela parte com força para baixo. O carro deverá balançar no máximo uma vez.
Se ele balançar mais do que isso, os amortecedores não estão bons mais.


Abraços, :clapaa: :clapaa: :clapaa: :clapaa: :clapaa:
Editado pela última vez por Rodox em 14 Dez 2017, 11:02, em um total de 1 vez.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
Ricardo RCR
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1020
Registrado em: 11 Out 2011, 11:06
Carro: GQ-88-Alcool-AP 1.8
Localização: Osasco - SP

Re: [DICA] Quando é a hora da troca dos amortecedores

Mensagem por Ricardo RCR »

Rodox escreveu:Pessoal,

Neste final de semana troquei os meus 4 pneus em uma loja de pneus, e quase fui enganado pelo funcionário que montou os meus pneus, balanceiou as rodas, alinhou a direção e revisou a suspensão.

Esse funcionário viu que meus batentes estavam ruins devido aos 30.000 km e 7 anos de uso, pois nessa época troquei a suspensão inteira... molas, amortecedores e kit de batentes. Então ao tirar todos os amortecedores ele disse que os amortecedores traseiros estavam ruins... ele abriu a haste de um dos amortecedores traseiros totalmente até o fim de curso e me mostrou que estava com folga.

Mas amortecedor nunca vai trabalhar totalmente aberto até o fim de curso :** :** :** :** , pra não ficar chato fiquei quieto e então eu peguei o amortecedor na minha mão e fiquei abrindo e fechando a haste e deu a impressão que estavam fracos... porém me lembrei que de tempos em tempos faço o bom e velho teste do balanço* e sempre estavam bons os amortecedores...

Então eu disse que não estava previsto no meu orçamento, mas voltaria lá daqui uns 3 meses para trocar os amortecedores traseiros. Chegando em casa fiz o teste do balanço e os amortecedores estão em perfeita ordem! :bb: :bb: :bb: :bb:

Pra ilustrar vale a pela ver os dois textos abaixo:

1. Amortecedores do carro: como usar, quando trocar, como aumentar a sua vida útil

https://www.noticiasautomotivas.com.br/ ... vida-util/

2. Como conhecer o real estado de molas e amortecedores?

https://www.noticiasautomotivas.com.br/ ... tecedores/

* teste do balanço:
Balance um canto do carro, tanto da dianteira quanto da traseira, empurrando aquela parte com força para baixo. O carro deverá balançar no máximo uma vez.
Se ele balançar mais do que isso, os amortecedores não estão bons mais.


Abraços, :clapaa: :clapaa: :clapaa: :clapaa: :clapaa:
Agiu muito bem Rodox! Qd troquei os pneus do meu carro, foi dessa forma tb, (comprei 4 e "ganhei" a montagem), daí o cara quase declarou pt pro carro, mais um pouco eu ia embora à pé kkkkkkkkkkkkkkkk
Olha só, o carro já estava sem as rodas (obviamente q parado) e o cara olhando aqui e alí, me disse até q o rolamento estava ruim... E eu me perguntei, mas como ele conseguiu esse diagnóstico assim tão preciso? :OO Esses caras têm visão de raio-x?! Fora, as "condenações" de sempre: pastilhas ruins, disco precisando trocar, molas cansadas e etc... :lok:

O q eles devem pensar: "Opa, esse carro velho, posso condenar td pq o dono vai concordar facilmente!", mas é aí q eles se enganam :** :badbad: :** :**

1º Pq ñ é carro velho; :**
2º Pq quem tem 1 GQ, pega gosto e acaba conhecendo seu próprio carro e o estado de sua mecânica, então sabe +- o q pode ou ñ trocar, ou seja, pode ñ ser mecânico, mas tem uma noção dos sintomas + básicos. :good: :relax:

Mas, imagine quaaaaaaaaaantos ñ são enganados nessa hora, pq quem ñ conhecer do carro, sai de lá em choque numa hora dessas... :bum: :choro:
No meu verde sigo em frente!!!
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Quando é a hora da troca dos amortecedores

Mensagem por Rodox »

Ricardo RCR escreveu:
Agiu muito bem Rodox! Qd troquei os pneus do meu carro, foi dessa forma tb, (comprei 4 e "ganhei" a montagem), daí o cara quase declarou pt pro carro, mais um pouco eu ia embora à pé kkkkkkkkkkkkkkkk
Olha só, o carro já estava sem as rodas (obviamente q parado) e o cara olhando aqui e alí, me disse até q o rolamento estava ruim... E eu me perguntei, mas como ele conseguiu esse diagnóstico assim tão preciso? :OO Esses caras têm visão de raio-x?! Fora, as "condenações" de sempre: pastilhas ruins, disco precisando trocar, molas cansadas e etc... :lok:

O q eles devem pensar: "Opa, esse carro velho, posso condenar td pq o dono vai concordar facilmente!", mas é aí q eles se enganam :** :badbad: :** :**

1º Pq ñ é carro velho; :**
2º Pq quem tem 1 GQ, pega gosto e acaba conhecendo seu próprio carro e o estado de sua mecânica, então sabe +- o q pode ou ñ trocar, ou seja, pode ñ ser mecânico, mas tem uma noção dos sintomas + básicos. :good: :relax:

Mas, imagine quaaaaaaaaaantos ñ são enganados nessa hora, pq quem ñ conhecer do carro, sai de lá em choque numa hora dessas... :bum: :choro:
Muito obrigado, Ricardo!

Esses lugares estão cheios de mecânicos charlatões e terroristas... a uns 2 anos atrás fui em uma Loja que fornecia na época pneus Goodyear... fui lá para alinhar a direção. Então chegando lá o cara mandou meu carro para o elevador e disse:

- seus amortecedores tem mais de 5 anos de uso... é hora de trocar;
- com o carro no ar (elevador) mecheu nas rodas e disse que a caixa de direção estava com folga e não dava alinhamento (minha direção não tem folga e nunca teve).

Falei pra ele:

- Estou sem grana, outro dia volto! :badbad: :badbad: :badbad: :badbad: :badbad: :badbad:

Nunca mais voltei naquele lugar do mal!

Agora só vou alinhar, balancear numa oficina especializada em Freio e Suspensão que sou freguês: FREIO 100, eles são muito honestos. Foi na FREIO 100 que fiz toda a minha suspensão e freios em 2010. Veja o site deles:

http://freio100.com.br/

FREIO 100

Endereço: Rua Professor Siqueira Ferreira, 57 - Cep 05537-050 – Jd. Peri-Peri – São Paulo/SP
Tel.: 11 3773-5105/ 11 3501-4337
e-mail: atendimento@freio100.com.br
Editado pela última vez por Rodox em 14 Dez 2017, 10:58, em um total de 2 vezes.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
Ricardo RCR
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1020
Registrado em: 11 Out 2011, 11:06
Carro: GQ-88-Alcool-AP 1.8
Localização: Osasco - SP

Re: [DICA] Quando é a hora da troca dos amortecedores

Mensagem por Ricardo RCR »

Rodox escreveu:
Ricardo RCR escreveu:
Agiu muito bem Rodox! Qd troquei os pneus do meu carro, foi dessa forma tb, (comprei 4 e "ganhei" a montagem), daí o cara quase declarou pt pro carro, mais um pouco eu ia embora à pé kkkkkkkkkkkkkkkk
Olha só, o carro já estava sem as rodas (obviamente q parado) e o cara olhando aqui e alí, me disse até q o rolamento estava ruim... E eu me perguntei, mas como ele conseguiu esse diagnóstico assim tão preciso? :OO Esses caras têm visão de raio-x?! Fora, as "condenações" de sempre: pastilhas ruins, disco precisando trocar, molas cansadas e etc... :lok:

O q eles devem pensar: "Opa, esse carro velho, posso condenar td pq o dono vai concordar facilmente!", mas é aí q eles se enganam :** :badbad: :** :**

1º Pq ñ é carro velho; :**
2º Pq quem tem 1 GQ, pega gosto e acaba conhecendo seu próprio carro e o estado de sua mecânica, então sabe +- o q pode ou ñ trocar, ou seja, pode ñ ser mecânico, mas tem uma noção dos sintomas + básicos. :good: :relax:

Mas, imagine quaaaaaaaaaantos ñ são enganados nessa hora, pq quem ñ conhecer do carro, sai de lá em choque numa hora dessas... :bum: :choro:
Muito obrigado, Ricardo!

Esses lugares estão cheio de mecânicos charlatões e terroristas... a uns 2 anos atrás fui em uma Loja que fornecia na época pneus Goodyear... fui lá para alinhar a direção. Então chegando lá o cara mandou meu carro para o elevador e disse:

- seus amortecedores tem mais de 5 anos de uso... é hora de trocar;
- com o carro no ar (elevador) mecheu nas rodas e disse que a caixa de direção estava com folga e não dava alinhamento (minha direção não tem folga e nunca teve).

Falei pra ele:

- Estou sem grana, outro dia volto! :badbad: :badbad: :badbad: :badbad: :badbad: :badbad:

Nunca mais voltei naquele lugar do mal!

Agora só vou alinhar, balancear numa oficina especializada em Freio e Suspensão que sou fregues: FREIO 100, eles são muito honestos. Foi na FREIO 100 que fiz toda a minha suspensão e freios em 2010. Veja o site deles:

http://freio100.com.br/

Endereço: Rua Professor Siqueira Ferreira, 57 - Cep 05537-050 – Jd. Peri-Peri – São Paulo/SP
Tel.: 11 3773-5105/ 11 3501-4337
e-mail: atendimento@freio100.com.br
Opa, aí sim! É isso aí, é importante é manter os bons contatos sempre á mão! hehehe :clapaa: :good:
No meu verde sigo em frente!!!
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Quando é a hora da troca dos amortecedores

Mensagem por Rodox »

Ricardo RCR escreveu:
Rodox escreveu:
Ricardo RCR escreveu:

Opa, aí sim! É isso aí, é importante é manter os bons contatos sempre á mão! hehehe :clapaa: :good:
Muito obrigado! È nóis! :friend:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [DICA] Veja aqui quando é a hora de trocar os amortecedo

Mensagem por bleidao »

Eu teria chamado esse cara de fanfarrão na cara dele! Pior... anunciaria essa situação nos jornais que veiculam sua região. Da mesma forma que ele tentou te enganar, ele poderá enganar pessoas leigas.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Veja aqui quando é a hora de trocar os amortecedo

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:Eu teria chamado esse cara de fanfarrão na cara dele! Pior... anunciaria essa situação nos jornais que veiculam sua região. Da mesma forma que ele tentou te enganar, ele poderá enganar pessoas leigas.
Eu já fui uma pessoa muito explosiva... não levou a nada, pelo contrário, minha pressão arterial subia a toa! Nessas horas a melhor coisa a dizer é:
- Está fora do meu orçamento. Vou juntar grana e depois volto aqui!

Então nunca mais você volta lá... isso não gera stress pra gente.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [DICA] Quando é a hora da troca dos amortecedores

Mensagem por João Victor AP »

Rodox escreveu: - seus amortecedores tem mais de 5 anos de uso... é hora de trocar;
- com o carro no ar (elevador) mecheu nas rodas e disse que a caixa de direção estava com folga e não dava alinhamento (minha direção não tem folga e nunca teve).
Esse cara é o bixão hein, só olhando o amortecedor ele sabe o tempo de uso, e se está na hora de trocar ou não ? :crazy: :crazy:
Eu também nunca voltaria em um lugar assim !

É cada coisa ! Infelizmente no Brasil tem muito picareta :sad:
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Quando é a hora da troca dos amortecedores

Mensagem por Rodox »

João Victor AP escreveu:
Rodox escreveu: - seus amortecedores tem mais de 5 anos de uso... é hora de trocar;
- com o carro no ar (elevador) mecheu nas rodas e disse que a caixa de direção estava com folga e não dava alinhamento (minha direção não tem folga e nunca teve).
Esse cara é o bixão hein, só olhando o amortecedor ele sabe o tempo de uso, e se está na hora de trocar ou não ? :crazy: :crazy:
Eu também nunca voltaria em um lugar assim !

É cada coisa ! Infelizmente no Brasil tem muito picareta :sad:
Nada como ter conhecimento... :badbad:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Responder

Voltar para “Manutenção Geral”