como instalar cabo de afogador.

Manutenções em geral

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: como instalar cabo de afogador.

Mensagem por bleidao »

Então... esse sistema de injeção automática eu não entendo. Talvez ele envie também o sinal para algum relé temporizador. Mas infelizmente ai eu não posso afirmar com toda certeza.
Avatar do usuário
Walessan
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 356
Registrado em: 27 Dez 2014, 11:17
Carro: Gol 93

Re: como instalar cabo de afogador.

Mensagem por Walessan »

éé, vou tentar dar um pulo no eletricista e ver se ele pode ajudar algo,pq aqui é muito frio, e ligar o carro de manhã tá triste, virando a chave umas 5 vezes pra conseguir ligar.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: como instalar cabo de afogador.

Mensagem por bleidao »

Isso mesmo... Até agora não vi João Victor, que manja de elétrica para te ajudar.
Avatar do usuário
Walessan
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 356
Registrado em: 27 Dez 2014, 11:17
Carro: Gol 93

Re: como instalar cabo de afogador.

Mensagem por Walessan »

As vezes ele sempre tá na área, as vezes some..João é fogo cara kkkk
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: como instalar cabo de afogador.

Mensagem por bleidao »

Pior que ele tem respondido a vários tópicos... vou mandar o link pra ele.
kkkk
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: como instalar cabo de afogador.

Mensagem por João Victor AP »

Opa ! Cheguei amigos :D :D

Então vamos lá...
No chicote direito do painel de instrumentos (chicote pequeno) no terminal 3 desse plug tem um fio, ele é marrom com listra amarela, ele sai do chicote do painel e vai até um terminal atrás do botão do afogador. Ele que manda corrente para ascender o led no painel. E no afogador tem outro terminal com um outro fio da cor marrom, é o fio que manda negativo para aterrar o afogador.

O afogador, e esses fios servem apenas para o funcionamento do led do afogador, não trabalha em conjunto com o injetor de combustível.

Para ligar o injetor é diferente Walessan...
Ali naquela flange de circulação de água lateral no cabeçote, fica uma solenoide com um fio Vermelho com Listra preta que vai para o relê temporizador que faz o acionamento da bombinha de partida a frio.
Quando a temperatura do motor está muito baixa, a solenoide libera corrente para o relê, o relê ativa a bombinha injetora por 5 segundos e logo desliga.
Editado pela última vez por João Victor AP em 05 Set 2016, 10:09, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: como instalar cabo de afogador.

Mensagem por bleidao »

O loucooo...

Depois de eu quase ligar para o cara vir aqui kkkkkkkkk

Espero que ajude a resolver o problema.
Avatar do usuário
Walessan
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 356
Registrado em: 27 Dez 2014, 11:17
Carro: Gol 93

Re: como instalar cabo de afogador.

Mensagem por Walessan »

Bom, vamos lá...sobre a luz no painel: tentei seguir o tal fio que sai do terceiro terminal do painel e não conseguia pq é muito MUITO fio que tem por ali e sempre perdia ele kkk daí tive um raciocínio lógico e pensei '' simples, só é pesquisar os terminais que tem por aqui e assossiar as cores'' enfim..só achei dois terminais e foi QUASE oq vc disse, porém invés de preto com listra amarela o fio era marrom com listra amarela, encaixei eles mesmo nos terminais do afogador e THARAM! não funcionou :/... tá aí a foto pra vcs verem:

http://i.imgur.com/EPC7MlP.jpg

Daí fui para o injetor que é de mais importância no momento,fui na seca achando que ia ser lá e adivinha? tudo ok tbm, o fio preto e vermelho conectado na flange,tudo certinho tbm e o injetor não funciona,bom...pelo menos eu acho né, pq antes quando eu ia dar partida no carro eu conseguia ouvir o injetor funcionando e jogando gasolina no carburador, e agora não ouço nada, tbm tem fotos pra vc verem:

http://i.imgur.com/TKZ3SNB.jpg

http://i.imgur.com/YT6PFLH.jpg
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: como instalar cabo de afogador.

Mensagem por João Victor AP »

Walessan escreveu:Bom, vamos lá...sobre a luz no painel: tentei seguir o tal fio que sai do terceiro terminal do painel e não conseguia pq é muito MUITO fio que tem por ali e sempre perdia ele kkk daí tive um raciocínio lógico e pensei '' simples, só é pesquisar os terminais que tem por aqui e assossiar as cores'' enfim..só achei dois terminais e foi QUASE oq vc disse, porém invés de preto com listra amarela o fio era marrom com listra amarela, encaixei eles mesmo nos terminais do afogador e THARAM! não funcionou :/... tá aí a foto pra vcs verem:
Isso mesmo, eu disse "se não me engano é um fio marrom com listra amarela", foi mal pelo erro, de memória a gente costuma confundir cores KKKK, é tanto fio :D
Já editei ali a mensagem e tirei o "se não me engano" e troquei o "preto" pelo "marrom ".

Mas então...
Esse fio vai no afogador, mas, verifique se o afogador está recebendo aterramento por um fio marrom, pois, é necessário esse aterramento para ligar a luz no painel, vi na foto que o fio marrom (fio da parte de baixo) está conectado, verifique se está chegando aterramento nele.

E agora é uma dica importante !
Para ver se a luz lá está ascendendo, se o interruptor do afogador funciona e se os fios estão bons é o seguinte :
Pegue o fio Marrom com listra amarela e junte com o Fio Marrom com listra Amarela, assim você irá fazer uma "ponte" negativa como se o afogador fosse puxado e a luz terá que ascender.
Se a luz ascender, os fios estão bons e a luz está normal, e o interruptor que está com algum problema.
Se a luz não ascender, então são os fios com problema ou o problema é no painel de instrumentos

Walessan escreveu:Daí fui para o injetor que é de mais importância no momento,fui na seca achando que ia ser lá e adivinha? tudo ok tbm, o fio preto e vermelho conectado na flange,tudo certinho tbm e o injetor não funciona,bom...pelo menos eu acho né, pq antes quando eu ia dar partida no carro eu conseguia ouvir o injetor funcionando e jogando gasolina no carburador, e agora não ouço nada, tbm tem fotos pra vc verem:
Se tudo está ligado normal, então foi a bombinha ou o relê que queimou, ou estão com os terminais oxidados !
Dê uma olhada nisso :good:

Espero ajudar !
Abraço !
Avatar do usuário
Walessan
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 356
Registrado em: 27 Dez 2014, 11:17
Carro: Gol 93

Re: como instalar cabo de afogador.

Mensagem por Walessan »

Acontece João Victor, relaxa kkkk erros são normais kkkk mais enfim...como faço para verificar se o fio marrom está chegando aterramento nele?

E sobre a dica importante, acho que teve um erro, vc digitou ''Pegue o fio MARROM COM LISTRA AMARELA e junte com o Fio MARROM COM LISTRA AMARELA kkkk

mais enfim, como vou juntar esses fios? posso tipo pegar um outro fio solto e encaixar em cada um dos terminais? isso seria uma fonte e o suficiente para acender a luz do painel?
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: como instalar cabo de afogador.

Mensagem por João Victor AP »

Walessan escreveu:Acontece João Victor, relaxa kkkk erros são normais kkkk mais enfim...como faço para verificar se o fio marrom está chegando aterramento nele?

E sobre a dica importante, acho que teve um erro, vc digitou ''Pegue o fio MARROM COM LISTRA AMARELA e junte com o Fio MARROM COM LISTRA AMARELA kkkk

mais enfim, como vou juntar esses fios? posso tipo pegar um outro fio solto e encaixar em cada um dos terminais? isso seria uma fonte e o suficiente para acender a luz do painel?
Nossa mano ! Desculpa novamente, repeti duas vezes a cor dos fios. O correto seria : "Pegue o fio Marrom com Listra Amarela e junte com o fio Marrom"

Para juntar eles é fácinho amigo, pegue um fiozinho fino de 3mm, ou um arame pequeno e fininho, e conecte nos conectores dos fios, que ficam "protegidos" por uma capinha branca quadrada.
Então pegue o fio/arame e conecte no conector do fio Marrom com Listra Amarela, e a outra ponta coloque no conector do fio Marrom.
Assim iremos verificar tudo com mais pressa, e saber se tem corrente negativa no fio Marrom, e provavelmente saber o que está com problemas !
Se estiver tudo correto com os fios e com o painel, a luz deverá ligar !

Aí depois de juntar esses fios se a luz não ligar, aí sim iremos ligar outro fio negativo no fio Marrom com Listra Amarela para tentar fazer luz ascender. Vamos com calma Walessan :D :D, não tenha pressa, primeiro junte os fios, e aí se não der certo vamos tentando até funcionar tudo, estaremos sempre aqui para ajudar !
Aos poucos iremos te passando os processos que eu usamos para solucionar problemas na elétrica automotiva, métodos fáceis e rápidos :good: e assim iremos conseguir fazer essa luz de afogador ligar :friend:
Avatar do usuário
Walessan
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 356
Registrado em: 27 Dez 2014, 11:17
Carro: Gol 93

Re: como instalar cabo de afogador.

Mensagem por Walessan »

Bora lá então João kkkk

fiz o teste que vc pediu e nada, nenhuma luz no painel acendeu, chave virada, tudo certinho mais nada da bendita luz amarela, tá aí a foto pra vc dar um confere se era isso mesmo:

http://i.imgur.com/8CuONob.jpg
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: como instalar cabo de afogador.

Mensagem por João Victor AP »

Você fez certinho, era isso mesmo !

Mano, se os fios estivessem funcionando corretamente a luz deveria ascender !
Agora o segundo passo é puxar um fio negativo direto da bateria, e conectar dentro da capinha branca do fio Marrom com Listra amarela e ver se a luz vai ascender.
Ou se quiser, pode puxar também o negativo de algum fio que seja negativo e esteja atrás do painel, puxar uma emenda dele e conectar no fio marrom com listra amarela, em algum parafuso que esteja sem tinta, e ver se a luz irá ascender.

Agora tente fazer esse teste :D :good:
Avatar do usuário
Walessan
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 356
Registrado em: 27 Dez 2014, 11:17
Carro: Gol 93

Re: como instalar cabo de afogador.

Mensagem por Walessan »

Acho que com a bateria é mais fácil kkkk o problema é arrumar um fio grande pra conseguir dar a volta no carro né..arame serve? tipo esse daqui: http://www.comtelasms.com.br/wp-content ... rame04.jpg
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: como instalar cabo de afogador.

Mensagem por João Victor AP »

Arame serve uai :good:
Mas, de preferência use um arame novo, ou seja sem ferrugem ou oxidação.
E não tem risco nenhum em usar arame, pois, se encostar ele na lataria, não tem nenhum problema, pois, na lataria existe é carga negativa mesmo :D

Estou torcendo aqui para essa luz ascender :friend:
Avatar do usuário
Walessan
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 356
Registrado em: 27 Dez 2014, 11:17
Carro: Gol 93

Re: como instalar cabo de afogador.

Mensagem por Walessan »

Bom,teste feito hj a tarde, peguei um pedaço de arame, conectei na capinha branca do fio Marrom com Listra amarela e a outra ponta do arame encostei na parte negativa da bateria, e nada de luz amarela no painel :/... tá triste essa história hein cara kkkk

como de costume,umas fotos pra vc ver como fiz:

http://i.imgur.com/3lqADmf.jpg

http://i.imgur.com/BlRJWGv.jpg
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: como instalar cabo de afogador.

Mensagem por João Victor AP »

Vish !
Então infelizmente é problema no fio que vai para o painel, ou problema na malha do painel !
Avatar do usuário
Walessan
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 356
Registrado em: 27 Dez 2014, 11:17
Carro: Gol 93

Re: como instalar cabo de afogador.

Mensagem por Walessan »

puts, tudo bem que eu quero trocar o painel mesmo, meu painel é do cl e quero colocar com contagiro e relógio digital, a luz foi resolvida..o problema é o injetor de gasolina agora né kkk
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: como instalar cabo de afogador.

Mensagem por João Victor AP »

O injetor você disse que está tudo corretamente ligado mas ao girar a chave, ela não liga.
Então acredito que seja a bombinha queimada, relê com problemas, ou problema nos fios.

Primeiramente realize o teste para saber se essa bombinha funciona.
JuulinxD
Membro
Membro
Mensagens: 268
Registrado em: 16 Mar 2016, 12:44
Carro: Gol CL 1988 - AP 1.6
Localização: Cachoeira do Campo - MG

Re: como instalar cabo de afogador.

Mensagem por JuulinxD »

Nuss que caso pra essa lampada acender kk
Um caso que acontece muito as fitilhas la da malha se romper e nao passar a carga pro led
Outra e o led queimar tambem por isso nao acende. Ja tentou abrir esse painel ai e olhar o led?
Sobre a bombinha faz teste direto e ve se ela funciona pega tipo um botão ou interruptor e poem la onde vai os fios, assim que acionar a bomba tem que injetar se isso acontecer o relê foi pro saco se não e a bomba mesmo :/
Imagem

[glow=red]Gol CL 1988 AP 1.6 Azul ilhéus[/glow] --[glow=black][ x ] viewtopic.php?f=1&t=37600[/url][/glow][/b]
Responder

Voltar para “Manutenção Geral”