[INFORMAÇÕES] Vícios ao volante aumentam gastos com o carro!

Manutenções em geral

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Avatar do usuário
ednei.souza
Membro - Silver
Membro - Silver
Mensagens: 2478
Registrado em: 28 Dez 2006, 17:33
Carro: Voyage 1.9T/Audi A3
Localização: São Paulo - Jaraguá - Z/O

[INFORMAÇÕES] Vícios ao volante aumentam gastos com o carro!

Mensagem por ednei.souza »

Você sabia que a sua maneira de dirigir pode influenciar na durabilidade de muitos componentes do seu carro? Incorporados ao cotidiano dos motoristas, os vícios ao volante são difíceis de se corrigir, mas não impossíveis. Confira abaixo quais são os principais e o que você pode fazer para evitar.

- Dirigir com o pé constantemente apoiado na embreagem – este é um dos vícios mais comuns e também difíceis de se combater. Como temos que mudar de marcha muitas vezes no trânsito urbano, acabamos por nem tirar o pé do pedal da embreagem. Porém, este ato reduz a vida útil do disco de embreagem. O ideal é sempre depois de uma mudança de marcha colocar o pé na lateral esquerda do pedal e deixá-lo lá até a próxima mudança de marcha;

- Dirigir com a mão sobre o câmbio – esta mania também vem do fato de precisarmos trocar de marcha o tempo todo, mas deve ser evitada porque diminui a vida útil das engrenagens da transmissão. Outro bom motivo para combater este vício é a segurança, já que devemos sempre dirigir com as duas mãos no volante;

- Esquecer de calibrar os pneus – o ideal é calibrar toda semana, mas a maioria dos motoristas esquece ou tem preguiça e acaba calibrando somente antes de viagens. Saiba que rodando com os pneus murchos seu carro tem o desempenho prejudicado e consome mais combustível, além dos pneus sofrerem desgaste irregular. A melhor maneira de lembrar é começar a calibrar toda vez que for ao posto colocar combustível. Se não quer sujar as mãos, peça ao frentista e lhe dê uma gorjeta;

- Passar freando em lombadas ou buracos – é comum, ao sermos pegas de surpresa por um buraco, frearmos e passarmos freando por ele, porém este hábito sobrecarrega a suspensão, podendo chegar a quebrá-la. Isso ocorre porque ao frear você joga todo o peso do carro na suspensão. Neste caso é melhor passar com um pouco mais de velocidade pelo obstáculo do que freando;

- Andar com o carro em ponto morto – pensando em economizar, muitas pessoas colocam o carro em ponto morto durante descidas. Porém, em veículos com injeção eletrônica, esta prática, ao contrário do que se pensa, aumenta o consumo do veículo. Outra conseqüência é um desgaste maior do sistema de freios. A solução para este caso é descer controlando a velocidade do carro através do freio motor, ou seja, sempre com a marcha engatada;

- Andar com o tanque na reserva – muita gente faz isso, seja por preguiça de ir ao posto ou porque está sem grana no momento. O problema deste hábito é que a gasolina que fica no fundo do tanque possui muitos resíduos, que ao longo do tempo podem trazer dois problemas: o entupimento dos bicos injetores e o funcionamento irregular do carburador. Para evitar estes prejuízos, acostume-se a completar o tanque sempre que ele estiver em um quarto;

- Sair em segunda marcha – esta prática é muito comum entre os distraídos, que, parados no sinal, esquecem de trocar a marcha e acabam saindo em segunda e até terceira, causando um desgaste prematuro de alguns componentes da embreagem. Se você tem este hábito, comece a se policiar mudando a marcha para primeira logo que pára no sinal;
Voyage GL 1.9Ti
Avatar do usuário
Fábio Vinícius
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR
Mensagens: 9555
Registrado em: 23 Dez 2006, 02:13
Carro: Saveiro93/Parati GLS
Localização: Caçapava/SP
Contato:

Mensagem por Fábio Vinícius »

Puts pior q é verdade...rsrsrs...
Eu tenho mania de em obstaculos ou buracos eu freio e embreo...parece q o carro fica mais macio...sei lá...rsrs
Avatar do usuário
ednei.souza
Membro - Silver
Membro - Silver
Mensagens: 2478
Registrado em: 28 Dez 2006, 17:33
Carro: Voyage 1.9T/Audi A3
Localização: São Paulo - Jaraguá - Z/O

Mensagem por ednei.souza »

É muito chato dirigir seguido essas dicas... rs. Mas pelo menos se der problema no carro futuramente, saberemos qual o possível problema...
Voyage GL 1.9Ti
Avatar do usuário
willhame
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 451
Registrado em: 04 Jan 2007, 20:54
Carro:
Localização: Pilar - BA.
Contato:

Mensagem por willhame »

Eu evito o maximo essas manias.............
Verdão, passagem livre.
Imagem
Avatar do usuário
Evandro Luz
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 04 Fev 2007, 22:55
Carro:
Localização: São Paulo

Mensagem por Evandro Luz »

Kara, não consigo dirigir com as duas mãos no volante, sei q é loucura, mas virou habito.
Valeu as dicas.
"Rebaixar é arte, Raspar faz parte"
Avatar do usuário
ednei.souza
Membro - Silver
Membro - Silver
Mensagens: 2478
Registrado em: 28 Dez 2006, 17:33
Carro: Voyage 1.9T/Audi A3
Localização: São Paulo - Jaraguá - Z/O

Mensagem por ednei.souza »

é muito chato dirigir seguinto essas dicas... Dirigindo assim parece que estamos no Auto Escola....
Voyage GL 1.9Ti
kirk972
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registrado em: 18 Jan 2007, 15:37
Carro:
Localização: Porto Alegre/RS

Mensagem por kirk972 »

Tem uma outra que li certa vez: muita gente tem hábito de passar meio de lado em lombadas, achando poupa a estrutura do carro. Na verdade, esta prática força mais o monobloco, devendo ser evitada. O certo é passar normalmente.
Avatar do usuário
ednei.souza
Membro - Silver
Membro - Silver
Mensagens: 2478
Registrado em: 28 Dez 2006, 17:33
Carro: Voyage 1.9T/Audi A3
Localização: São Paulo - Jaraguá - Z/O

Mensagem por ednei.souza »

isso é verdade... ainda mais carros que são rebaixados e sem barra anti-torção...
Voyage GL 1.9Ti
Avatar do usuário
ollemovi
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 893
Registrado em: 18 Jan 2007, 16:12
Carro:

Mensagem por ollemovi »

huahuahuahuaha. até queria mais se passar reto ergue o banco de tanto que arrasta huahauhauhuahuahuahua...
Avatar do usuário
ednei.souza
Membro - Silver
Membro - Silver
Mensagens: 2478
Registrado em: 28 Dez 2006, 17:33
Carro: Voyage 1.9T/Audi A3
Localização: São Paulo - Jaraguá - Z/O

Mensagem por ednei.souza »

é verdade... acontecia isso com o Fusca que eu tinha... rs
Voyage GL 1.9Ti
Avatar do usuário
willhame
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 451
Registrado em: 04 Jan 2007, 20:54
Carro:
Localização: Pilar - BA.
Contato:

Mensagem por willhame »

Eu não tenho problemas com carro rebaixado, pq a minha cidade não oferece condições de se transitar com esses tipos de veículos esportivo. Aqui ainda está nos tempos de quebra molas, sem falar os esgotos ou uma coisa qualquer parecida (em Juazeiro – BA e Petrolina – PE) nas travessas de ruas, ou melhor, passagem para escorrer águas de chuvas para as bocas de lobos.
Verdão, passagem livre.
Imagem
Avatar do usuário
ednei.souza
Membro - Silver
Membro - Silver
Mensagens: 2478
Registrado em: 28 Dez 2006, 17:33
Carro: Voyage 1.9T/Audi A3
Localização: São Paulo - Jaraguá - Z/O

Mensagem por ednei.souza »

putz... assim tem que deixar seu Golzinho estilo Off-road ou aquela versão do Gol GIII Rallye... rs
Voyage GL 1.9Ti
Avatar do usuário
Lobinho
Membro - Silver
Membro - Silver
Mensagens: 2335
Registrado em: 06 Fev 2007, 09:09
Carro:
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Mensagem por Lobinho »

Evandro Luz escreveu:Kara, não consigo dirigir com as duas mãos no volante, sei q é loucura, mas virou habito.
Valeu as dicas.
tenho multlock ai descanço a mao la =)

obs: Multlock fica grudado no cambio
Gol 92 1.8 Turbo [ Vendido ] http://www.twitpic.com/1gwcm
Corsa 98 1.0 Wind [ Vendido ] www.twitpic.com/1b6oy
Clio 06 1.0 16v Flex Completo+Couro [ Trairão ] http://www.golquadrado.com.br/forum/ren ... 15512.html
Avatar do usuário
ednei.souza
Membro - Silver
Membro - Silver
Mensagens: 2478
Registrado em: 28 Dez 2006, 17:33
Carro: Voyage 1.9T/Audi A3
Localização: São Paulo - Jaraguá - Z/O

Mensagem por ednei.souza »

Uso o freio de mão como descanso.... rs
Voyage GL 1.9Ti
R-Gti
Membro
Membro
Mensagens: 40
Registrado em: 19 Fev 2007, 11:28
Carro:
Localização: São Paulo - SP - Mooca

Mensagem por R-Gti »

Lobinho escreveu:
Evandro Luz escreveu:Kara, não consigo dirigir com as duas mãos no volante, sei q é loucura, mas virou habito.
Valeu as dicas.
tenho multlock ai descanço a mao la =)

obs: Multlock fica grudado no cambio

Hahahaha n sou o Unico! eu tb faço isso!
Honda Civic Coupê Preto EXS 1.6 16v VTEC MT 95
Imagem

Citroen Xsara 1.8 16v Exclusive 2001
Imagem
Avatar do usuário
Fets
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Mensagens: 2027
Registrado em: 22 Jun 2008, 19:37
Carro:
Localização: Guarulhos-SP - Filial CDGQ! GRU/ZN

Re: Vícios ao volante aumentam gastos com o carro!

Mensagem por Fets »

ednei.souza escreveu:- Andar com o tanque na reserva – muita gente faz isso, seja por preguiça de ir ao posto ou porque está sem grana no momento. O problema deste hábito é que a gasolina que fica no fundo do tanque possui muitos resíduos, que ao longo do tempo podem trazer dois problemas: o entupimento dos bicos injetores e o funcionamento irregular do carburador. Para evitar estes prejuízos, acostume-se a completar o tanque sempre que ele estiver em um quarto;
Prêmio pá de ouro pra mim, por essa desenterrada de tópico!

Impossível seguir essa! a paratosa só viu tanque cheio 2 vezes na vida! depois disso foi sempre 15 conto, 20 conto!
aeiueaHUIAEhiaeHIAehihaEIHAeiaeI :drink:
Ao ensinar, se aprende pela segunda vez...
Não existem perguntas ruins, existem respostas ruins!
Avatar do usuário
Ricardo Máximo
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 983
Registrado em: 08 Abr 2008, 21:44
Carro:
Localização: Araguari, MG Brasil

Re: Vícios ao volante aumentam gastos com o carro!

Mensagem por Ricardo Máximo »

Fets escreveu:
ednei.souza escreveu:- Andar com o tanque na reserva – muita gente faz isso, seja por preguiça de ir ao posto ou porque está sem grana no momento. O problema deste hábito é que a gasolina que fica no fundo do tanque possui muitos resíduos, que ao longo do tempo podem trazer dois problemas: o entupimento dos bicos injetores e o funcionamento irregular do carburador. Para evitar estes prejuízos, acostume-se a completar o tanque sempre que ele estiver em um quarto;
Prêmio pá de ouro pra mim, por essa desenterrada de tópico!

Impossível seguir essa! a paratosa só viu tanque cheio 2 vezes na vida! depois disso foi sempre 15 conto, 20 conto!
aeiueaHUIAEhiaeHIAehihaEIHAeiaeI :drink:
O meu também é 5, 10, 15 e 20 conto de gasosa. Eu nunca enchi o tanque do meu carro, nunca pude, rsrsrsrs!

Abraços,
Ricardo Máximo
GOL GL 91 1.8 AP
Guilherme Monteiro
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1501
Registrado em: 14 Mai 2008, 09:08
Carro:
Localização: Presidente Prudente

Mensagem por Guilherme Monteiro »

asuashaou
cara.. todas as coisas que eu faço asokskoasok..
sempre peh na embreagem.. sei q nao pode mas nao consigo...
coloco ponto morto pra ver se economiza asksaosakoasok;.
fico com uma mao no volante outra no cambio askoasoaskoas..
saio de segunda em qq obstaculo asoksako.
nossa..;;
e essa do combustivel ????????? nem se fala meu pai sakasko..
meu carro axo que nunca viu tanque cheio e sim.. 5 , 10 , 15 e atée uma vez tava sem grana e sem combustivel.. devia ter nem um litro...
faltava uns 2 km pra chegar em casa... mandei o frentista colocar 0,50 centavos galera... foi o fim da picada.. o cara olho pro meu carro.. e pergunto.. sera ke chega
/?????????
falei opaaaaaaaa kkkkkkkkkkkkkkkkkk.;..
e viva o ponto morto kkkkkkkkkkkkkk;;;
cheguei ...


Abraço galera
vectra 97 Branco GL c/ couro kkkk !
Avatar do usuário
ranjas
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 547
Registrado em: 14 Dez 2007, 23:28
Carro:
Localização: Limeira/SP

Mensagem por ranjas »

puts...0,50 centavos eh foda huauhahua
eu num tenhu coragem de chegar no posto e pedir pa por $0,50 centavos no tanque uahuhauhauha
frentista devia ta axando q c tava tirando uma com a cara ele uhauha
Gol 1.8 Gl - 91 - TLDZ
azul/verde
Avatar do usuário
Felipe Alves
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 419
Registrado em: 06 Out 2008, 18:27
Carro:
Localização: Toledo-PR

Mensagem por Felipe Alves »

auehuaheuhaeahe
to raxando aqui dos 50 centavos, kkkkkk
aqui os frentista faz cara feia pra coloca até 20 pila no carro, bando de infiliz....
Responder

Voltar para “Manutenção Geral”