[DIY] ascendimento automático dos farois

Área destina para tutoriais e dicas de como você mesmo fazer alterações em seu carro gastando o minimo possivel.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
jackrush
Membro
Membro
Mensagens: 29
Registrado em: 01 Abr 2017, 22:48
Carro: parati

[DIY] ascendimento automático dos farois

Mensagem por jackrush »

Olá senhores, faz tempo que a nova lei de transito esta em vigor obrigando a andar com o farol aceso durante o dia em rodovia, então fiz em meu carro algo para automatizar os faróis, vou compartilhar com os senhores pois vi que tem algumas pessoas que ainda não fizeram.
Começando pelos itens necessários
  1. Relé DNI 0409
  2. conector para relé
  3. alguns metros de fios "de preferencia 5 cores"
  4. ferro de solda
  5. estanho
  6. força de vontade
O relé em questão é este de 5 pinos Imagem
O conector porta relé pode ser usado deste modeloImagem
mas este modelo original VW é bem mais bonito e dá um acabamento original Imagem
Muito bem mas onde eu conecto tudo? Então vamos por partes, na caixa de fusíveis tem um slot em desuso e não tem ligação eletrica com o restante da caixa, o slot é denominado pela letra "K" Imagem
vamos utilizar ele para o relé intruso, utilize este slot com o conector porta relé assim Imagem
no carro ficará assim Imagem
este é o diagrama de ligação do relé:Imagem
  1. fio amarelo ligar do borne "56" do relé até o conector "marrom F" borne "56 b" que é responsável pelo farol baixo Imagem Imagem
  2. fio marrom borne "31" do relé ligar no massa "negativo" Imagem
  3. fio preto borne "15" do relé ligar em um pós chave, no caso escolhi ligar protegido pelo fusivel 12, porem no meu carro tem relé auxiliar para acionamento dos faróis por isso posso usar o fusivel 12 "que é de 10 AMP", se no seu carro não haver este relé auxiliar utilizar pós chave direto do cumutador Imagem Imagem
  4. fio cinza borne "58" do relé responsável por desativar o relé quando acionar os farois, liguei na luz de placa para evitar mais uma ligaçao nos conectores da caixa de fusiveis, este plug marrom da foto junto ao fio CINZA/VERDE Imagem
  5. fio azul borne "S" do relé, ligar no D+ do alternador (achei mais fácil), se no teu carro não ter o "D+" do alternador, fazer um jumper entre os terminais "S" e "15" do relé, com a desvantagem de sempre acionar o rele ao girar a chave sem dar partida (embora não recomendado pois esquenta a bobbina). O relé ainda continuará com 15 segundos de atraso no acendimento nos faróisImagem
lucasrfreie
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 04 Abr 2019, 18:08
Carro: Voyage 1982

Re: [DIY] ascendimento automático dos farois

Mensagem por lucasrfreie »

Muito bom, parabens pelo tópico, estou precisando fazer isso no meu voyage
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [DIY] ascendimento automático dos farois

Mensagem por bleidao »

Excelente tópico. Criei um desses há alguns anos. Mas é sempre bom ver novamente.
jackrush
Membro
Membro
Mensagens: 29
Registrado em: 01 Abr 2017, 22:48
Carro: parati

Re: [DIY] ascendimento automático dos farois

Mensagem por jackrush »

bleidao escreveu:Excelente tópico. Criei um desses há alguns anos. Mas é sempre bom ver novamente.
Opa desculpa não vi que tinha outro igual, vou apagar então.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [DIY] ascendimento automático dos farois

Mensagem por bleidao »

jackrush escreveu: Opa desculpa não vi que tinha outro igual, vou apagar então.
Não é tópico igual, irmão.

Trata-se de um novo tópico com excelentes informações.

Inclusive, meus parabéns. O que criei não era tão rico de imagens e também não devem estar mais lá, por ser antigo.
Responder

Voltar para “DIY - Faça vc mesmo.”