Engate rápido caseiro na alavanca original
Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE
- Diogo_si
- Membro - 1.6
- Mensagens: 378
- Registrado em: 01 Dez 2011, 20:29
- Carro: Voyage GLS 1.9 Turbo
- Localização: RS - Sananduva
Engate rápido caseiro na alavanca original
To aqui mais uma vez ! kk
Desta vez é um engate rápido caseiro!
sem amolar vamos lá
Tire o console deixando o sistema a mostra
Antes de continuar vc precisa retirar a trava da marcha ré:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 25&t=25496
Solte os parafusos 6mm que ficar na parte de cima que seguram a alavanca
Na sequencia vamos desmontar a alavanca:
tire a buxa de plastico
Tire a trava, assim a mola tb se solta
Agora voce retira a unibal que segura a alavanca
E coloca um calço de até 1.5 cm na alavanca na parte que ela "engorda"
Depois você corta a mola que da pressao na alavanca
Coloca de volta a mola com seu anel
Coloca a trava
Coloca a buxa de plastico e os parafusos 6mm e só!
Segue o video!:
http://www.youtube.com/watch?v=nozDMhfRCrA
Espero que gostem!
Abraços!
Desta vez é um engate rápido caseiro!
sem amolar vamos lá
Tire o console deixando o sistema a mostra
Antes de continuar vc precisa retirar a trava da marcha ré:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 25&t=25496
Solte os parafusos 6mm que ficar na parte de cima que seguram a alavanca
Na sequencia vamos desmontar a alavanca:
tire a buxa de plastico
Tire a trava, assim a mola tb se solta
Agora voce retira a unibal que segura a alavanca
E coloca um calço de até 1.5 cm na alavanca na parte que ela "engorda"
Depois você corta a mola que da pressao na alavanca
Coloca de volta a mola com seu anel
Coloca a trava
Coloca a buxa de plastico e os parafusos 6mm e só!
Segue o video!:
http://www.youtube.com/watch?v=nozDMhfRCrA
Espero que gostem!
Abraços!
Tudo que é bom passa rápido.. E espirrando.
1992 Gol GTS Turbo: viewtopic.php?f=4&t=25494 [SALED] [OFF]
1988 Voyage GLS Turbo http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 07&t=36541
1992 Gol GTS Turbo: viewtopic.php?f=4&t=25494 [SALED] [OFF]
1988 Voyage GLS Turbo http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 07&t=36541
- ernaneelias
- Membro - 1.8
- Mensagens: 1111
- Registrado em: 07 Fev 2010, 07:50
- Carro:
- Localização: Betim MG
Re: Engate rápido caseiro na alavanca original
Otimo DIY, mas me desculpe esse pergunta, qual resultado esse procedimento leva, é para encaixar a ré sem ter que abaixar a lavanca? VLW. :y:
GOL Cht CL 1.6 Prata CABEÇOTE TRABALHADO. VE. TE. A. XENON 5000K.
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=24963
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=24963
- Diogo_si
- Membro - 1.6
- Mensagens: 378
- Registrado em: 01 Dez 2011, 20:29
- Carro: Voyage GLS 1.9 Turbo
- Localização: RS - Sananduva
Re: Engate rápido caseiro na alavanca original
na verdade é pra diminuir o curso da alavanca, ela fica mais dura e com engates curtos, menos chance de errar uma marcha !
Tudo que é bom passa rápido.. E espirrando.
1992 Gol GTS Turbo: viewtopic.php?f=4&t=25494 [SALED] [OFF]
1988 Voyage GLS Turbo http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 07&t=36541
1992 Gol GTS Turbo: viewtopic.php?f=4&t=25494 [SALED] [OFF]
1988 Voyage GLS Turbo http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 07&t=36541
- ernaneelias
- Membro - 1.8
- Mensagens: 1111
- Registrado em: 07 Fev 2010, 07:50
- Carro:
- Localização: Betim MG
Re: Engate rápido caseiro na alavanca original
Blza. Assim q eu tiver um tempinho vou fazer isso, e aproveitar e tirar a trava para engatar a macha ré, como outro link q vc colocou, Parabens. :y:
GOL Cht CL 1.6 Prata CABEÇOTE TRABALHADO. VE. TE. A. XENON 5000K.
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=24963
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=24963
-
- Membro
- Mensagens: 20
- Registrado em: 11 Nov 2009, 14:09
- Carro:
- Localização: Cruzeiro do Oeste
Re: Engate rápido caseiro na alavanca original
Eu retirei a alavanca, cortei um pedaço dela de cerca de 8 cm e como tenho um mini torno fiz uma rosca na extremidade dela para colocar a manopla. No lugar deste anel citado ai no tuto eu fiz uma bucha de nylon de 1,5cm. O curso da alavanca ficou curtinho e gostoso para engatar. Bom tuto. Valeu por compartilhar!
Gol CL AP 1.8 Motor a gasolina, carburador a alcool.
- Diogo_si
- Membro - 1.6
- Mensagens: 378
- Registrado em: 01 Dez 2011, 20:29
- Carro: Voyage GLS 1.9 Turbo
- Localização: RS - Sananduva
Re: Engate rápido caseiro na alavanca original
Eu gostei do resultado!
Até mudei um pouco, subi a base da unibal e tirei a mola, tb fiz uma buchinha de nylon! fica muito bom!
Fica meio pesado com alavanca curta, então tb coloquei uma maior e mais pesada, não erra nenhuma marcha, entra quase sozinho hehe
Até mudei um pouco, subi a base da unibal e tirei a mola, tb fiz uma buchinha de nylon! fica muito bom!
Fica meio pesado com alavanca curta, então tb coloquei uma maior e mais pesada, não erra nenhuma marcha, entra quase sozinho hehe
Tudo que é bom passa rápido.. E espirrando.
1992 Gol GTS Turbo: viewtopic.php?f=4&t=25494 [SALED] [OFF]
1988 Voyage GLS Turbo http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 07&t=36541
1992 Gol GTS Turbo: viewtopic.php?f=4&t=25494 [SALED] [OFF]
1988 Voyage GLS Turbo http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 07&t=36541
- fabianohgp
- Membro - 1.6
- Mensagens: 709
- Registrado em: 14 Set 2010, 20:31
- Carro:
- Localização: Cuiabá/MT
Re: Engate rápido caseiro na alavanca original
Parabéns pelo DY, Diogo.
Mas me diga uma coisa, como é que peço esse calço numa loja de autopeças?
Grato.
Abs e fique com Deus!!!
Mas me diga uma coisa, como é que peço esse calço numa loja de autopeças?
Grato.
Abs e fique com Deus!!!
-
- Membro
- Mensagens: 20
- Registrado em: 11 Nov 2009, 14:09
- Carro:
- Localização: Cruzeiro do Oeste
Re: Engate rápido caseiro na alavanca original
Opa! Acho que não existe esse calço pra vender, na verdade esse da foto ai do Diogo tá com diâmetro muito grande, inclusive me parece que ele já retirou esse anel e colocou uma bucha. Se vc olhar a alavanca inteira verá que tem um ponto que ela se torna mais grossa, o objetivo do calço é encompridar mais essa parte. Eu fiz uma bucha de nylon de 1,5 cm de comprimento um pouquinho mais grossa que esta parte e coloquei ali e ficou ótimo, penso que essa bucha não deve ser muito grossa para que a alavanca possa trabalhar, portanto se vc fizer uma bucha na mesma grossura daquela parte vai funcionar legal. Dica: "leve a alavanca numa tornearia e peça para fazer uma bucha de nylon nas medidas corretas, não ultrapasse os 1,5 cm de comprimento, pois dai a haste pode pegar embaixo. A bucha deve ter diametro interno suficiente apenas para que a alavanca entre nela, ou seja a alavanca deve entrar justinha nessa bucha".fabianohgp escreveu:Parabéns pelo DY, Diogo.
Mas me diga uma coisa, como é que peço esse calço numa loja de autopeças?
Grato.
Abs e fique com Deus!!!
Gol CL AP 1.8 Motor a gasolina, carburador a alcool.
- Diogo_si
- Membro - 1.6
- Mensagens: 378
- Registrado em: 01 Dez 2011, 20:29
- Carro: Voyage GLS 1.9 Turbo
- Localização: RS - Sananduva
Re: Engate rápido caseiro na alavanca original
Sim mesmo sistema!MCIOLA escreveu:Nos bolinha é a mesma coisa?
Não tem! isso vc acha em qualquer torneiro mecanico, é Nylon, super simples!fabianohgp escreveu:Parabéns pelo DY, Diogo.
Mas me diga uma coisa, como é que peço esse calço numa loja de autopeças?
Grato.
Abs e fique com Deus!!!
abraço!
Essa foi um prototipo e deu certo!, agora eu fiz a bucha no tamanho certo e fiz um calço para subir a base da unibal, para nao pegar no assoalho, ta no máximo que se pode encurtar, retirei a mola de cima, agora tem 3 cm mais longa na parte inferior, encurtou muito, mas fica muito incomodo para fazer as trocas, ficou muito duro, então fiz uma alavanca em aço de pistão de 140x35 de 500g, ficou curto e leve!zedubreju escreveu:Opa! Acho que não existe esse calço pra vender, na verdade esse da foto ai do Diogo tá com diâmetro muito grande, inclusive me parece que ele já retirou esse anel e colocou uma bucha. Se vc olhar a alavanca inteira verá que tem um ponto que ela se torna mais grossa, o objetivo do calço é encompridar mais essa parte. Eu fiz uma bucha de nylon de 1,5 cm de comprimento um pouquinho mais grossa que esta parte e coloquei ali e ficou ótimo, penso que essa bucha não deve ser muito grossa para que a alavanca possa trabalhar, portanto se vc fizer uma bucha na mesma grossura daquela parte vai funcionar legal. Dica: "leve a alavanca numa tornearia e peça para fazer uma bucha de nylon nas medidas corretas, não ultrapasse os 1,5 cm de comprimento, pois dai a haste pode pegar embaixo. A bucha deve ter diametro interno suficiente apenas para que a alavanca entre nela, ou seja a alavanca deve entrar justinha nessa bucha".fabianohgp escreveu:Parabéns pelo DY, Diogo.
Mas me diga uma coisa, como é que peço esse calço numa loja de autopeças?
Grato.
Abs e fique com Deus!!!
Desculpem esqueci de fazer o tuto dessa parte, mas já da pra vcs tirar uma ideia !
abração!
Tudo que é bom passa rápido.. E espirrando.
1992 Gol GTS Turbo: viewtopic.php?f=4&t=25494 [SALED] [OFF]
1988 Voyage GLS Turbo http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 07&t=36541
1992 Gol GTS Turbo: viewtopic.php?f=4&t=25494 [SALED] [OFF]
1988 Voyage GLS Turbo http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 07&t=36541
Re: Engate rápido caseiro na alavanca original
cara no meu ficou dez...
fiz o teste e aprovei geral....
kkkkkkkkkkk :bailajesus:
d+sssssssssssssss
fiz o teste e aprovei geral....
kkkkkkkkkkk :bailajesus:
d+sssssssssssssss
- bleidao
- SUPORTE
- Mensagens: 13370
- Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
- Carro: Gol Plus 1986
- Localização: Serra, ES
- Contato:
Re: Engate rápido caseiro na alavanca original
E a bucha???
Tem como mandar o esquema dela completa as medidas internas, externas e altura para eu mandar o torneiro mecanico fazer pra mim???
Abraço!!!
Tem como mandar o esquema dela completa as medidas internas, externas e altura para eu mandar o torneiro mecanico fazer pra mim???
Abraço!!!
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
- Gustavo Paschoal
- Membro
- Mensagens: 18
- Registrado em: 30 Mai 2011, 14:54
- Carro:
Re: Engate rápido caseiro na alavanca original
tem como mandar fotos detalhadas?
- DJkBeÇA
- Membro
- Mensagens: 58
- Registrado em: 06 Jan 2009, 21:15
- Carro: GOL 2.0 MI
- Localização: Joinville/SC
Re: Engate rápido caseiro na alavanca original
alguem tem as medidas de uma alavanca engate rapido imohr ou outra qualquer ?
PARATI GLS 1.8 1988 (Interior Monocromático)
LANTERNA TRASEIRA TRICOLOR ORIGINAL [X]
PISCA CRISTAL ORIGINAL [ ]
ARRUMAR TRAVAS ORIGINAIS [ ]
PARA VER AS FOTOS CLIQUE AQUI!
LANTERNA TRASEIRA TRICOLOR ORIGINAL [X]
PISCA CRISTAL ORIGINAL [ ]
ARRUMAR TRAVAS ORIGINAIS [ ]
PARA VER AS FOTOS CLIQUE AQUI!
- DJkBeÇA
- Membro
- Mensagens: 58
- Registrado em: 06 Jan 2009, 21:15
- Carro: GOL 2.0 MI
- Localização: Joinville/SC
Re: Engate rápido caseiro na alavanca original
OLHA AS FOTOS DA MINHA ASSINATURA, MEU PAI QUE É TORNEIRO FEZ UMA ALAVANCA, FICOU MUITO BOA
PARATI GLS 1.8 1988 (Interior Monocromático)
LANTERNA TRASEIRA TRICOLOR ORIGINAL [X]
PISCA CRISTAL ORIGINAL [ ]
ARRUMAR TRAVAS ORIGINAIS [ ]
PARA VER AS FOTOS CLIQUE AQUI!
LANTERNA TRASEIRA TRICOLOR ORIGINAL [X]
PISCA CRISTAL ORIGINAL [ ]
ARRUMAR TRAVAS ORIGINAIS [ ]
PARA VER AS FOTOS CLIQUE AQUI!