Engate rápido caseiro na alavanca original

Área destina para tutoriais e dicas de como você mesmo fazer alterações em seu carro gastando o minimo possivel.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
Diogo_si
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 378
Registrado em: 01 Dez 2011, 20:29
Carro: Voyage GLS 1.9 Turbo
Localização: RS - Sananduva

Engate rápido caseiro na alavanca original

Mensagem por Diogo_si »

To aqui mais uma vez ! kk

Desta vez é um engate rápido caseiro!

sem amolar vamos lá

Tire o console deixando o sistema a mostra
Antes de continuar vc precisa retirar a trava da marcha ré:

http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 25&t=25496


Solte os parafusos 6mm que ficar na parte de cima que seguram a alavanca
Imagem

Na sequencia vamos desmontar a alavanca:

tire a buxa de plastico
Imagem

Tire a trava, assim a mola tb se solta
Imagem
Imagem

Agora voce retira a unibal que segura a alavanca
E coloca um calço de até 1.5 cm na alavanca na parte que ela "engorda"
Imagem
Imagem

Depois você corta a mola que da pressao na alavanca
Imagem

Coloca de volta a mola com seu anel
Imagem


Coloca a trava
Imagem


Coloca a buxa de plastico e os parafusos 6mm e só!
Imagem


Segue o video!:
http://www.youtube.com/watch?v=nozDMhfRCrA

Espero que gostem!

Abraços!
Tudo que é bom passa rápido.. E espirrando. !!!!

1992 Gol GTS Turbo: viewtopic.php?f=4&t=25494 [SALED] [OFF]

1988 Voyage GLS Turbo http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 07&t=36541
Avatar do usuário
ernaneelias
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1111
Registrado em: 07 Fev 2010, 07:50
Carro:
Localização: Betim MG

Re: Engate rápido caseiro na alavanca original

Mensagem por ernaneelias »

Otimo DIY, mas me desculpe esse pergunta, qual resultado esse procedimento leva, é para encaixar a ré sem ter que abaixar a lavanca? VLW. :y:
GOL Cht CL 1.6 Prata CABEÇOTE TRABALHADO. VE. TE. A. XENON 5000K.
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=24963
Avatar do usuário
Diogo_si
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 378
Registrado em: 01 Dez 2011, 20:29
Carro: Voyage GLS 1.9 Turbo
Localização: RS - Sananduva

Re: Engate rápido caseiro na alavanca original

Mensagem por Diogo_si »

na verdade é pra diminuir o curso da alavanca, ela fica mais dura e com engates curtos, menos chance de errar uma marcha !
Tudo que é bom passa rápido.. E espirrando. !!!!

1992 Gol GTS Turbo: viewtopic.php?f=4&t=25494 [SALED] [OFF]

1988 Voyage GLS Turbo http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 07&t=36541
Avatar do usuário
ernaneelias
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1111
Registrado em: 07 Fev 2010, 07:50
Carro:
Localização: Betim MG

Re: Engate rápido caseiro na alavanca original

Mensagem por ernaneelias »

Blza. Assim q eu tiver um tempinho vou fazer isso, e aproveitar e tirar a trava para engatar a macha ré, como outro link q vc colocou, Parabens. :y:
GOL Cht CL 1.6 Prata CABEÇOTE TRABALHADO. VE. TE. A. XENON 5000K.
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=24963
zedubreju
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registrado em: 11 Nov 2009, 14:09
Carro:
Localização: Cruzeiro do Oeste

Re: Engate rápido caseiro na alavanca original

Mensagem por zedubreju »

Eu retirei a alavanca, cortei um pedaço dela de cerca de 8 cm e como tenho um mini torno fiz uma rosca na extremidade dela para colocar a manopla. No lugar deste anel citado ai no tuto eu fiz uma bucha de nylon de 1,5cm. O curso da alavanca ficou curtinho e gostoso para engatar. Bom tuto. Valeu por compartilhar!
Gol CL AP 1.8 Motor a gasolina, carburador a alcool.
Avatar do usuário
Diogo_si
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 378
Registrado em: 01 Dez 2011, 20:29
Carro: Voyage GLS 1.9 Turbo
Localização: RS - Sananduva

Re: Engate rápido caseiro na alavanca original

Mensagem por Diogo_si »

Eu gostei do resultado!

Até mudei um pouco, subi a base da unibal e tirei a mola, tb fiz uma buchinha de nylon! fica muito bom!
Fica meio pesado com alavanca curta, então tb coloquei uma maior e mais pesada, não erra nenhuma marcha, entra quase sozinho hehe
Tudo que é bom passa rápido.. E espirrando. !!!!

1992 Gol GTS Turbo: viewtopic.php?f=4&t=25494 [SALED] [OFF]

1988 Voyage GLS Turbo http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 07&t=36541
Avatar do usuário
MCIOLA
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 20 Ago 2007, 10:38
Carro:
Localização: São Paulo - SP

Re: Engate rápido caseiro na alavanca original

Mensagem por MCIOLA »

Nos bolinha é a mesma coisa?
TSI 2.000
Avatar do usuário
fabianohgp
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 709
Registrado em: 14 Set 2010, 20:31
Carro:
Localização: Cuiabá/MT

Re: Engate rápido caseiro na alavanca original

Mensagem por fabianohgp »

Parabéns pelo DY, Diogo.
Mas me diga uma coisa, como é que peço esse calço numa loja de autopeças?
Grato.

Abs e fique com Deus!!!
zedubreju
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registrado em: 11 Nov 2009, 14:09
Carro:
Localização: Cruzeiro do Oeste

Re: Engate rápido caseiro na alavanca original

Mensagem por zedubreju »

fabianohgp escreveu:Parabéns pelo DY, Diogo.
Mas me diga uma coisa, como é que peço esse calço numa loja de autopeças?
Grato.

Abs e fique com Deus!!!
Opa! Acho que não existe esse calço pra vender, na verdade esse da foto ai do Diogo tá com diâmetro muito grande, inclusive me parece que ele já retirou esse anel e colocou uma bucha. Se vc olhar a alavanca inteira verá que tem um ponto que ela se torna mais grossa, o objetivo do calço é encompridar mais essa parte. Eu fiz uma bucha de nylon de 1,5 cm de comprimento um pouquinho mais grossa que esta parte e coloquei ali e ficou ótimo, penso que essa bucha não deve ser muito grossa para que a alavanca possa trabalhar, portanto se vc fizer uma bucha na mesma grossura daquela parte vai funcionar legal. Dica: "leve a alavanca numa tornearia e peça para fazer uma bucha de nylon nas medidas corretas, não ultrapasse os 1,5 cm de comprimento, pois dai a haste pode pegar embaixo. A bucha deve ter diametro interno suficiente apenas para que a alavanca entre nela, ou seja a alavanca deve entrar justinha nessa bucha".
Gol CL AP 1.8 Motor a gasolina, carburador a alcool.
Avatar do usuário
Diogo_si
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 378
Registrado em: 01 Dez 2011, 20:29
Carro: Voyage GLS 1.9 Turbo
Localização: RS - Sananduva

Re: Engate rápido caseiro na alavanca original

Mensagem por Diogo_si »

MCIOLA escreveu:Nos bolinha é a mesma coisa?
Sim mesmo sistema!
fabianohgp escreveu:Parabéns pelo DY, Diogo.
Mas me diga uma coisa, como é que peço esse calço numa loja de autopeças?
Grato.

Abs e fique com Deus!!!
Não tem! isso vc acha em qualquer torneiro mecanico, é Nylon, super simples!
abraço!
zedubreju escreveu:
fabianohgp escreveu:Parabéns pelo DY, Diogo.
Mas me diga uma coisa, como é que peço esse calço numa loja de autopeças?
Grato.



Abs e fique com Deus!!!
Opa! Acho que não existe esse calço pra vender, na verdade esse da foto ai do Diogo tá com diâmetro muito grande, inclusive me parece que ele já retirou esse anel e colocou uma bucha. Se vc olhar a alavanca inteira verá que tem um ponto que ela se torna mais grossa, o objetivo do calço é encompridar mais essa parte. Eu fiz uma bucha de nylon de 1,5 cm de comprimento um pouquinho mais grossa que esta parte e coloquei ali e ficou ótimo, penso que essa bucha não deve ser muito grossa para que a alavanca possa trabalhar, portanto se vc fizer uma bucha na mesma grossura daquela parte vai funcionar legal. Dica: "leve a alavanca numa tornearia e peça para fazer uma bucha de nylon nas medidas corretas, não ultrapasse os 1,5 cm de comprimento, pois dai a haste pode pegar embaixo. A bucha deve ter diametro interno suficiente apenas para que a alavanca entre nela, ou seja a alavanca deve entrar justinha nessa bucha".
Essa foi um prototipo e deu certo!, agora eu fiz a bucha no tamanho certo e fiz um calço para subir a base da unibal, para nao pegar no assoalho, ta no máximo que se pode encurtar, retirei a mola de cima, agora tem 3 cm mais longa na parte inferior, encurtou muito, mas fica muito incomodo para fazer as trocas, ficou muito duro, então fiz uma alavanca em aço de pistão de 140x35 de 500g, ficou curto e leve!

Desculpem esqueci de fazer o tuto dessa parte, mas já da pra vcs tirar uma ideia !
abração!
Tudo que é bom passa rápido.. E espirrando. !!!!

1992 Gol GTS Turbo: viewtopic.php?f=4&t=25494 [SALED] [OFF]

1988 Voyage GLS Turbo http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 07&t=36541
Avatar do usuário
henry 94
Membro
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 03 Mai 2013, 19:48
Carro: gol GL 1.8 1991

Re: Engate rápido caseiro na alavanca original

Mensagem por henry 94 »

cara no meu ficou dez...
fiz o teste e aprovei geral....
kkkkkkkkkkk :bailajesus:
d+sssssssssssssss
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Engate rápido caseiro na alavanca original

Mensagem por bleidao »

E a bucha???

Tem como mandar o esquema dela completa as medidas internas, externas e altura para eu mandar o torneiro mecanico fazer pra mim???

Abraço!!!
Avatar do usuário
Gustavo Paschoal
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registrado em: 30 Mai 2011, 14:54
Carro:

Re: Engate rápido caseiro na alavanca original

Mensagem por Gustavo Paschoal »

tem como mandar fotos detalhadas?
Avatar do usuário
DJkBeÇA
Membro
Membro
Mensagens: 58
Registrado em: 06 Jan 2009, 21:15
Carro: GOL 2.0 MI
Localização: Joinville/SC

Re: Engate rápido caseiro na alavanca original

Mensagem por DJkBeÇA »

alguem tem as medidas de uma alavanca engate rapido imohr ou outra qualquer ?
PARATI GLS 1.8 1988 (Interior Monocromático)
Imagem
LANTERNA TRASEIRA TRICOLOR ORIGINAL [X]
PISCA CRISTAL ORIGINAL [ ]
ARRUMAR TRAVAS ORIGINAIS [ ]


PARA VER AS FOTOS CLIQUE AQUI!
Avatar do usuário
DJkBeÇA
Membro
Membro
Mensagens: 58
Registrado em: 06 Jan 2009, 21:15
Carro: GOL 2.0 MI
Localização: Joinville/SC

Re: Engate rápido caseiro na alavanca original

Mensagem por DJkBeÇA »

OLHA AS FOTOS DA MINHA ASSINATURA, MEU PAI QUE É TORNEIRO FEZ UMA ALAVANCA, FICOU MUITO BOA
PARATI GLS 1.8 1988 (Interior Monocromático)
Imagem
LANTERNA TRASEIRA TRICOLOR ORIGINAL [X]
PISCA CRISTAL ORIGINAL [ ]
ARRUMAR TRAVAS ORIGINAIS [ ]


PARA VER AS FOTOS CLIQUE AQUI!
Responder

Voltar para “DIY - Faça vc mesmo.”