[DIY] Ignição eletrônica capacitiva (tipo MSD)

Área destina para tutoriais e dicas de como você mesmo fazer alterações em seu carro gastando o minimo possivel.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
augusto prochmann
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 11 Set 2012, 22:43
Carro:

[DIY] Ignição eletrônica capacitiva (tipo MSD)

Mensagem por augusto prochmann »

Segundo tópico meu aqui na área...

PARA CONSEGUIR FAZER A IGNIÇÃO, LEIA O TEXTO:

Então, essa ignição, funciona como as ignições MSD, não perdendo em muita coisa para elas. para ter noção, em carro a alcool, com essa ignição, é possivel dar a partida de manha só no alcool mesmo, sem partida a frio nem nada. bateu pegou. da uma faisca monstruosa. nao cai a tensão em alta rotação, em uma bobina 1:100, ela mantem os 40000 volts desde a lenta (900 rpm) até 8, 9 , 10 mil rpm, se duvidar até mais. e isso mesmo em compressoes elevadas (carros turbo).

Para fazer ela, é necessario um conhecimento basico de eletronica (corroer placas, soldar componentes, etc). para os que nao sabem fazer, e estão interessados em construir, basta procurar no google. existem milhares de tutorias. alem disso, o componente 2n4443, não é de comum aplicação, e para conseguir, so importando dos EUA pelo ebay mesmo, e o diodo BY127 possui muitos equivalentes, como o UF4007, que serve bem para essa ignição pois ele é ultra rapido, qualquer coisa é so dar um google. ainda falando nos componentes, é necessario confeccionar o transformador (especificações nas imagens), que pode ser com nucleo de ferro, nao muda quase nada se for com ferrite. Fora isso, é necessario desenhar a placa de circuito impresso, o que não é complicado devido ao baixo numero de componentes. depois de pronto, a ignição deve ser armazenada em uma caixinha de aluminio, para evitar interferencias. quado for instalar, deve ser obrigatoriamente ligada em bobinas em que a resistencia do primario nao seja menor do que 4 ohms, se não o SCR queima. para os que utilizam bobinas msd tipo blaster ss, 2, 3, onde a resistencia do primario gira em torno de 0,7 ohms, deve-se colocar um resistor em serie com o primario para que se consiga no minimo 4 ohms. o custo total dessa ignição vai girar em torno de 50 reais. muito dificil passar dos 80 reais. comparando com uma msd que custa 700 reais, nao precisa nem pensar se vale a pena ou não.

Para conseguri ver as imagens no tamanho original, clique com o botao direito do mouse, va na opção "copiar URL da imagem", entao abra outra janela, cole o link e de enter.

Imagem

Imagem

Imagem

Fonte: revista antenna 1974.
Editado pela última vez por augusto prochmann em 17 Mai 2013, 13:51, em um total de 2 vezes.
Sidneibranco
Membro
Membro
Mensagens: 28
Registrado em: 24 Ago 2012, 23:05
Carro:

Re: [DIY] Ignição eletrônica capacitiva (tipo MSD)

Mensagem por Sidneibranco »

Parabéns pela dica.
Mas não vai fundir o eletrodo da vela com essa tensão.
Saveiro CL 1992 AE branca, blfa gasolina
augusto prochmann
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 11 Set 2012, 22:43
Carro:

Re: [DIY] Ignição eletrônica capacitiva (tipo MSD)

Mensagem por augusto prochmann »

Obrigado, não, ele nao chega a fundir, mas o desgaste do eletrodo é um pouco mais rápido, mas nao a ponto de se levar em conta ao utilizar essa igniçao. O que pode melhorar mais ainda é utilizar as velas de iridio, pois seus eletrodos sao bem mais resistentes e duram mais, alem disso, sao mais finos o que faz a faisca ficar mais "concentrada", permitindo aumentar mais ainda o gap das velas e melhorar mais a queima. com essa igniçao e velas de iridio, pode se usar um gap de 1 a 1,2mm em carros turbo com taxas de compressao dinamicas extremamente elevadas, como por exemplo um ap com 9:1 de taxa e 2,5kg de turbo, onde sua taxa dinamica seria 9 x (2,5 + 1) = 31,5:1, é logico que uma taxa dessas, só em motores forjados, pois o miolo original só aguenta um taxa dinamica de no maximo 24:1, com segurança até 22:1.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [DIY] Ignição eletrônica capacitiva (tipo MSD)

Mensagem por bleidao »

Muito interessante... vc fez???

E ai?? Ficou boa??

VC poderia fazer para nos vender, hein...

Abraço!!!
Responder

Voltar para “DIY - Faça vc mesmo.”