Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 7.

Área destina para tutoriais e dicas de como você mesmo fazer alterações em seu carro gastando o minimo possivel.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 7.

Mensagem por João Victor AP »

E aí galera do CDGQ, hoje vou mostrar pra vocês a ligação do farol baixo, no próximo tutorial vou falar do farol alto
No tutorial anterior mostrei a ligação das lanternas, se você não viu os tutoriais anteriores, veja antes de prosseguir com a ligação dos faróis.

PARTE 7 : LIGAÇÃO DO FAROL BAIXO

No tutorial anterior da ligação das lanternas vocês viram que existe um fio de corrente positiva direta da bateria que vai ligado no terminal 30 da chave de luz. No caso do farol é um fio amarelo de corrente pós chave que é ligado na chave de luz no terminal X ou +. Esse fio vai sair do comutador, passar pelo chicote e chegar até a chave de luz. Quando a chave de luz for pressionada na 2º posição, irá sair corrente em um fio branco da chave de luz, esse fio branco vai sair da chave de luz, passar pelo chicote e sair em um soquete pequeno branco que possui 3 terminais de entrada do tipo fêmea, esse soquetinho vai conectado a um soquete do tipo macho que está no comando de seta. Fiz um esquema elétrico para vocês entenderem melhor.
Imagem

Vou mostrar qual é o soquete do tipo macho do comando de seta na foto abaixo :
Imagem

No comando de seta já conectamos os soquetinhos, no soquetinho do tio fêmea que está ligado no chicote existe 3 fios :
*Fio Branco 2mm : Fio que sai da chave de luz e chega a esse soquete
*Fio branco 1,5mm : Fio do farol alto
*Fio amarelo 1,5mm : Fio do farol baixo

Vamos falar primeiro do farol baixo. A corrente de farol baixo sai no fio amarelo 1,5mm, passa pelo chicote e chega até o plug marrom do terminal 6 na caixa de fusíveis.Automaticamente quando o plug marrom for encaixado ele já irá trazer corrente para os fusíveis 10 e 11 da caixa de fusíveis. O fusível 10 é farol baixo do lado direito, e o fusível 11 é farol alto do lado esquerdo. E assim quando o plug marrom for conectado irá sair corrente no plug verde do terminal 2 através através de pontes que existem dentro da caixa de fusíveis. No plug verde existem dois fios amarelos, o fio amarelo simples é farol baixo do lado direito, e o fio amarelo com listra preta é farol baixo do lado esquerdo. Esses fios vão passar no espaguete e sair na outra ponta ligado em um soquete branco, esse soquete branco pequenos com formato redondo na ponta é o soquete que vai ligado nos faróis (é o mesmo soquete das lanternas, eu expliquei sobre esses soquetes no tutorial 5 ) Se o soquete tiver um fio amarelo simples é o soquete da direita, e se o soquete tiver um fio amarelo com listras pretas esse é o soquete da esquerda. Creio que esses soquetes já estão conectados, pois, já fizemos a ligação deles para ligar as lanternas no tutorial 5.
Veja o esquema elétrico que eu fiz abaixo :
Imagem

OBS : Existe 2 modelos de comando de seta, essa que citei acima e outra que possui soquetes maiores, se o seu comando de seta for a que possui soquetes maiores é só procurar qual soquete possui um fio branco 2mm, um amarelo 1,5mm e um branco 1,5mm. Ou seja, a ligaçaõ é a mesma.
Se o seu comando chave de seta for a que possui soquetes maiores, o soquete do farol é o mesmo da seta.
Mas fique tranquilo, se o seu comando de seta for aquele de soquetes maiores a ligação vai ser igual, apenas o soquete que vai ser maior e vai ter mais fios. (os fios que sobrar vão ser os fios da seta)Abaixo foto do comando de seta com soquetes maiores.
Imagem

No próximo tutorial vou falar da ligação do farol alto, vou fazer isso porque a ligação dos faróis é muito complicada para entender.
Se gostou do tutorial poste um comentário aí embaixo.
Qualquer dúvida poste um comentário aí embaixo, estarei respondendo todos que tiverem dúvidas.
Flw galera ! Abraço !

TUTORIAL ANTERIOR : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 25&t=37148
PRÓXIMO TUTORIAL : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 25&t=37166
Editado pela última vez por João Victor AP em 09 Abr 2016, 21:26, em um total de 6 vezes.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 7.

Mensagem por bleidao »

Show!

Esse tutorial vai ajudar muita gente a eliminar a gambiarra.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 7.

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:Show!

Esse tutorial vai ajudar muita gente a eliminar a gambiarra.
Vai mesmo. KKKK.
E vai ajudar também a pessoas que estão tendo problemas com os faróis.

Flw amigo, um forte abraço !
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 7.

Mensagem por bleidao »

kkkkk

Com meu pouco conhecimento, se tivesse problema com algum dos faróis, já viria uma gambiarra para acertar.
Zoeira... kkkk

Não curto gambiarras.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 7.

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:kkkkk

Com meu pouco conhecimento, se tivesse problema com algum dos faróis, já viria uma gambiarra para acertar.
Zoeira... kkkk

Não curto gambiarras.
Eu também não curto gambiarras, pra mim se for pra fazer alguma coisa no carro tem que fazer bem feito.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 7.

Mensagem por bleidao »

Sempre muito bom se preocupar com a integridade da elétrica. Visando isso, podemos ter um carro funcionando por mais tempo com menos problemas.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 7.

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:Sempre muito bom se preocupar com a integridade da elétrica. Visando isso, podemos ter um carro funcionando por mais tempo com menos problemas.
Sim, isso mesmo.
Em breve vai sair o tutorial da ligação do farol alto.
Avatar do usuário
LucasFN
Membro
Membro
Mensagens: 171
Registrado em: 05 Ago 2013, 18:32
Carro: Gol CL 1.6 1992 Azul
Localização: Mirassol-SP

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 7.

Mensagem por LucasFN »

João Victor AP escreveu:
bleidao escreveu:kkkkk

Com meu pouco conhecimento, se tivesse problema com algum dos faróis, já viria uma gambiarra para acertar.
Zoeira... kkkk

Não curto gambiarras.
Eu também não curto gambiarras, pra mim se for pra fazer alguma coisa no carro tem que fazer bem feito.
Nós não gostamos de gambiarras também! x] O problema é ser leigo, levar em um "profissional", pagar para ser feito um serviço filé e correr o risco de ter as gambiarras sem nem saber. kkk Aí vem seus tutoriais para acabar com isso! Valew João!
Alguns gostam de carro. Eu amo os Quadrados!
x]
Imagem
Meu GQ:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =6&t=33141
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 7.

Mensagem por João Victor AP »

LucasFN escreveu: Nós não gostamos de gambiarras também! x] O problema é ser leigo, levar em um "profissional", pagar para ser feito um serviço filé e correr o risco de ter as gambiarras sem nem saber. kkk Aí vem seus tutoriais para acabar com isso! Valew João!
Muito obrigado LucasFN !
Que bom que você gostou dos tutoriais !

Abraço !
Responder

Voltar para “DIY - Faça vc mesmo.”