Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 12.

Área destina para tutoriais e dicas de como você mesmo fazer alterações em seu carro gastando o minimo possivel.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 12.

Mensagem por João Victor AP »

E aí galera do CDGQ ! Blz ! Hoje irei mostrar os terminais do relê temporizador do limpador, e a ligação do esguicho do para-brisa.

PARTE 12 : RELÊ TEMPORIZADOR E LIGAÇÃO DO ESGUICHO

Primeiro vamos falar dos terminais do relê, fiz um esquema elétrico para vocês entenderem melhor :

Imagem

No terminal 15 do relê é necessário entrar uma corrente pós-chave nesse terminal, o relê auxiliar manda corrente para os fusíveis (15, 16, 17 e 18.) vai sair corrente do fusível 15 e chegar até o terminal 15 por meio de pontes.

No terminal 31 precisamos de um negaivo, esse negativo é marrom e sai do plug vermelho terminal 5 da caixa de fusíveis, e chega até o principal fio negativo do carro. Ele leva corrente negativa até o relê

No terminal ''i'' é necessário que saia corrente do comando de seta e venha até o terminal ''i''

No terminal 53S é necessário que venha um fio de lá do motor do limpador ele é um fio que fica oscilando (em alguns momentos corrente negativa e em alguns momentos corrente positiva)

No terminal 53M funciona no momento que o relê temporizador é ativado vai sair uma corrente, do plug azul terminal 7 da caixa de fusíveis, nesse plug existe um fio verde com listra preta, esse fio sai do plug azul e chega no comando de seta. Automaticamente a chave de seta manda corrente para um fio verde simples. Esse fio verde simples ele sai do comando de seta, entra no soquete e chega até o plug laranja dos limpadores e do outro lado do soquete o fio sai novamente da cor verde com listra preta, esse fio verde com listra preta chega até o motor do limpador.

No relê existe o Terminal T, que é o do esguicho do para-brisas. Quando você puxa a alavanca do comando do limpador vai sair uma corrente da chave, vai entrar no terminal T do relê e ao mesmo tempo vai levar uma corrente na bombinha do limpador (o fio sai do comando do limpador e vai direto na bombinha o fio da bombinha é verde com listra vermelha.).
O fusível da bombinha é o 16.

Não precisa de ligar fio por fio no relê temporizador, é só encaixá-lo na caixa de fusíveis e boa !
Se vocês tiverem dúvidas é só comentar !
Se gostou do tutorial poste um comentário
Flw ! Abraço !

Tutorial anterior : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 25&t=37263
Próximo tutorial : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 25&t=37370
Editado pela última vez por João Victor AP em 09 Abr 2016, 21:29, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 12.

Mensagem por bleidao »

Show!!! Meu carro não tem temporizador :( apenas duas velocidades.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 12.

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:Show!!! Meu carro não tem temporizador :( apenas duas velocidades.
Então seu Gol não está com o relê temporizador funcionando, pode estar sem o relê ou o relê está queimado.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 12.

Mensagem por bleidao »

não, não...

Ele não tem temporizador. Ele simplesmente tem apenas duas velocidades na chave mesmo.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 12.

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:não, não...
Ele não tem temporizador. Ele simplesmente tem apenas duas velocidades na chave mesmo.
Sim, sim. Mas você não colocou o relê temporizador não ????
Eu já vi até fuscão com temporizador mais moderno KKKK ! :D
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 12.

Mensagem por bleidao »

Mas não teria utilidade, já que a chave de acionamento só tem 2 estágios.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 12.

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:Mas não teria utilidade, já que a chave de acionamento só tem 2 estágios.
KKKK é mesmo ! Eu já vi falar em fuscas com isso, mas é adaptações que o povo cria KKKK :D
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 12.

Mensagem por bleidao »

Não... o Fusca Itamar já veio com isso.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 12.

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:Não... o Fusca Itamar já veio com isso.
Tô falando dos fuscão ou seja os ''fuscão veio'' KKKK
Eles adaptam os sistemas mais modernos do Fusca Itamar nos fuscas mais antigos que não tem muitos opcionais ! KKKK
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 12.

Mensagem por bleidao »

Acho que pode ser isso mesmo!!!

Mas de qualquer forma, melhorias são sempre bem vindas!
adrianocr
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 09 Out 2008, 20:15
Carro:
Localização: Balneário Camboriu

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 12.

Mensagem por adrianocr »

Meu amigo vou ver se podes me ajudar, eu fiz a mudança do painel e chave de seta do 87 simples para o satelite 89, e não teve eletricista q fez funcionar o temporizador. Funciona as duas velocidades só. Se fosse possível, tinha como fazer um esquema da chave de seta (cor dos fios) até o rele e depois do rele até o motor? Vou ficar muito agradecido.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 12.

Mensagem por João Victor AP »

Só seguir o meu tutorial anterior, e esse, mostro de uma forma explicada como ligar tudo, nos dois tutoriais mostro como ligar !
E não precisa levar fios da chave até o relê, e de relê até o motor, basta seguir a ligação que falo acima, e depois só conectar o relê na caixa de fusíveis, no Tutorial 4 mostro a localização do relê !
adrianocr
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 09 Out 2008, 20:15
Carro:
Localização: Balneário Camboriu

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 12.

Mensagem por adrianocr »

Obrigado por responder, mas o único problema é q a fiação e caixa de fusíveis seria do mais antigo, até o relê não tem esse terminal "i". Por isso o do esquema de ligação direto da chave de seta no relê e depois para o motor, pois acredito mais fácil. Será q seria melhor comprar um relê novo com esse terminal a mais?
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 12.

Mensagem por João Victor AP »

adrianocr escreveu:Obrigado por responder, mas o único problema é q a fiação e caixa de fusíveis seria do mais antigo, até o relê não tem esse terminal "i". Por isso o do esquema de ligação direto da chave de seta no relê e depois para o motor, pois acredito mais fácil. Será q seria melhor comprar um relê novo com esse terminal a mais?
Sei carro possui a Caixa de Fusíveis mais antiga ????
O ano do seu carro é entre 1980 á 1987 ????

Se sim, a ligação é bem diferente dessas que mostro nos tópicos.
Não estou fazendo esquemas esses dias porque estou fazendo aqui um tutorial sobre a Buzina do Gol 1988 á 1994, logo logo, eu posto esse !
Depois que eu terminar esses tópicos de elétrica da linha 1988 á 1994 eu pretendo fazer tópicos e tutoriais de elétrica da linha 1980 á 1987 !
Mas ainda não fiz nenhum tópico de elétrico sobre a linha 1980 á 1987.

Abraço !
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 12.

Mensagem por bleidao »

enrolado!
uvsoliveira
Membro
Membro
Mensagens: 44
Registrado em: 19 Set 2011, 13:20
Carro:

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 12.

Mensagem por uvsoliveira »

Boa noite,
Tenho um gol quadrado 94 e resolvi instalar o limpador traseiro. Comprei o motor, o reservatório, o esguicho, tudo certinho e a minha chave tem a indicação de limpador traseiro.No porta malas do meu carro tem um conector preso no chicote traseiro, um conector redondinho com um fio verde com listra vermelha e outro marrom, que não tem alimentação nenhuma e na tampa do porta malas, só tem 2 fios que alimentam as luzes de placa.
Provavelmente eu terei que puxar fio para a máquina do limpador. Vi no seu post de número 04 as funções do rele, e provavelmente terei que comprar o rele do temporizador traseiro e consequentemente acredito que ao instalar o rele esses fios serão alimentados.
A minha dúvida é, esses fios seriam da bombinha de jogar aguá no vidro? posso usar esse verde com vermelho, que acredito que será positivo pós chave para realizar uma emenda e manda-lo para a maquina do limpador?
E a propósito, no chicote do meu carro na parte de baixo do painel tem uns conectores redondinhos, únicos com terminal macho, que não estão ligados em nada, vc saberia para que serve, seria tipo um pós chave auxiliar, para ligar o que quisermos?

se puder responder ficarei grato.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 12.

Mensagem por João Victor AP »

uvsoliveira escreveu:Boa noite,
Tenho um gol quadrado 94 e resolvi instalar o limpador traseiro. Comprei o motor, o reservatório, o esguicho, tudo certinho e a minha chave tem a indicação de limpador traseiro.No porta malas do meu carro tem um conector preso no chicote traseiro, um conector redondinho com um fio verde com listra vermelha e outro marrom, que não tem alimentação nenhuma e na tampa do porta malas, só tem 2 fios que alimentam as luzes de placa.
Provavelmente eu terei que puxar fio para a máquina do limpador. Vi no seu post de número 04 as funções do rele, e provavelmente terei que comprar o rele do temporizador traseiro e consequentemente acredito que ao instalar o rele esses fios serão alimentados.
A minha dúvida é, esses fios seriam da bombinha de jogar aguá no vidro? posso usar esse verde com vermelho, que acredito que será positivo pós chave para realizar uma emenda e manda-lo para a maquina do limpador?
E a propósito, no chicote do meu carro na parte de baixo do painel tem uns conectores redondinhos, únicos com terminal macho, que não estão ligados em nada, vc saberia para que serve, seria tipo um pós chave auxiliar, para ligar o que quisermos?

se puder responder ficarei grato.
Boa Noite !
Você me mandou essa mesma mensagem por MP e eu respondi :friend: :D
Eu vi lá primeiro então respondi por lá :good:

Abraço !
paulorogpax
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 30 Dez 2016, 06:58
Carro: bmw 125i

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 12.

Mensagem por paulorogpax »

boa tarde, meu carro quando aciono a alavanca o limpador funciona, porem a bombinha nao.
Coloquei o multimetro no fio da bombinha la na frente chega por volta de 3 ~ 4 volts.

ja testei a bombinha fora do carro na bancada e funcionou normalmente.


o que acham que eu devo verificar?

obrgifado
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 12.

Mensagem por bleidao »

Olá, amigo... Pelo que você está dizendo, o chicote precisa de uma revisão.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 12.

Mensagem por João Victor AP »

paulorogpax escreveu:boa tarde, meu carro quando aciono a alavanca o limpador funciona, porem a bombinha nao.
Coloquei o multimetro no fio da bombinha la na frente chega por volta de 3 ~ 4 volts.

ja testei a bombinha fora do carro na bancada e funcionou normalmente.


o que acham que eu devo verificar?

obrgifado
Como está o relê temporizador ????
Quando você puxa a alavanca, passa uma corrente no terminal T... então a questão é... tudo está corretamente conectado, e testou o relê se ele está funcionando corretamente ????
Responder

Voltar para “DIY - Faça vc mesmo.”