Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 13.

Área destina para tutoriais e dicas de como você mesmo fazer alterações em seu carro gastando o minimo possivel.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 13.

Mensagem por João Victor AP »

E aí pessoal do Clube do Gol Quadrado ! Blz ! A pedido de um amigo aqui do fórum, hoje iremos mostrar a ligação paralela do farol de neblina, ou seja, aquela ligação que não vem de fábrica nos Golzinhos Quadrados !

PARTE 13 : LIGAÇÃO PARALELA DO FAROL DE NEBLINA

Vamos conhecer primeiramente o relê do farol de neblina.

Imagem

Na instalação é necessário usar um fio de 5mm no Terminal 30 e um fio de 4mm no Terminal 86.
Para os outros terminais basta usar fios de 2,5mm para cima.
No terminal 86, é ligado em um ponto negativo do carro.
No terminal 30, será ligado um fusível de 30 AMP no fio que vai no terminal, esse fio vai ligado direto no polo + da bateria.
No terminal 87, fio que manda corrente positiva para o positivo das lâmpadas de neblina.
No terminal 85, fio que vai para o botão de acionamento dos neblinas.

Primeiramente, vamos ligar um fio do positivo da bateria para a Chave que acionará a neblina. E depois ligue um outro fio no outro pino do botão que acionará os neblinas e leve a outra ponta até o terminal 85 do relé. O terminal 85 é que aciona o relé para que ele envie corrente positiva para as lâmpadas.
Puxe um fio positivo direto dos terminais 30 da caixa de fusíveis ou direto da bateria e ligue no terminal 30 do relé e, antes desse fio chegar no relé, coloque um fusível de 30AMP para no caso de curtos não queimar nenhum componente
Ligue um fio no terminal 87 até os positivos das lâmpadas da neblina. Os fios negativo do soquete das lâmpadas são ligados na lataria do carro ou em algum ponto negativo do carro.

O botão de neblina original da Volkswagen possui 4 pinos, os dois terminais pequenos são de iluminação do botão, um é ligado uma corrente positiva pós-chave e no outro terminal é ligado um fio negativo.
Os outros dois terminais maiores são ligados os fios que liga os neblinas, em um terminal grande é conectado um fio direto da bateria, e o outro terminal leva corrente até o terminal 85 do relê :
Imagem

Para entender mais fácil eu fiz um esquema elétrico :
Imagem

É isso aí...........Qualquer dúvida poste um comentário que assim podemos debater sobre o assunto.
Se gostou do tutorial poste um comentário !
Espero ajudar !
Flw ! Abraço !

Tutorial Anterior : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 25&t=37320
Próximo Tutorial : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 25&t=37455
Editado pela última vez por João Victor AP em 09 Abr 2016, 20:23, em um total de 2 vezes.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 13.

Mensagem por Rodox »

Maravilha! Muito obrigado! Gostei muito e me será útil pois como você sabe o meus neblinas estão em pane.
Abraços
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 13.

Mensagem por João Victor AP »

Rodox escreveu:Maravilha! Muito obrigado! Gostei muito e me será útil pois como você sabe o meus neblinas estão em pane.
Abraços
Que bom que você gostou do tutorial !
Espero que te ajude a resolver o problema nos seus neblinas !
Te desejo um bom final de semana !
Abraço !
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 13.

Mensagem por Rodox »

Um ótimo final de semana pra você também!
Abraços
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 13.

Mensagem por bleidao »

Essa ligação seria a ligação que geralmente fazem...
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 13.

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:Essa ligação seria a ligação que geralmente fazem...
Isso mesmo amigo.....essa é aquela ligação que o pessoal faz.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 13.

Mensagem por bleidao »

famoso gatilho. kkkkk
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 13.

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:famoso gatilho. kkkkk
KKKKKK...... :D :D :D :D
Avatar do usuário
William D.G.M.
Membro
Membro
Mensagens: 76
Registrado em: 28 Jul 2013, 10:16
Carro: Gol 1000 95/95
Localização: Jaraguá do Sul

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 13.

Mensagem por William D.G.M. »

Vlw muito bem explicado, o cidadão aqui da minha cidade me ligou o fio da bateria 30 no fusível 15 do limpador de para-brisa, e os fios não tem toda essa seção, acredito que sejam todos de 2,5 mm tanto que quando ligo os neblina da uma pequena queda na iluminaçao e giro igual quando liga a ventoinha... Mas se fosse para fazer a ligação paralela no fusível 1 como no original daria certo? Como seria o esquema elétrico?
Roda 13 BBS [x]
Aerofólio[x]
Insulfilme g20 [x]
Farol de milha amarelo[x]
Farol de neblina[x]
Conversão 1.0 >1.6[x]
Coletor 4x1 cht[ ]
Painel GTS[x]
Xenon 8000k H4-2[x]
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 13.

Mensagem por João Victor AP »

William D.G.M. escreveu:Vlw muito bem explicado, o cidadão aqui da minha cidade me ligou o fio da bateria 30 no fusível 15 do limpador de para-brisa, e os fios não tem toda essa seção, acredito que sejam todos de 2,5 mm tanto que quando ligo os neblina da uma pequena queda na iluminaçao e giro igual quando liga a ventoinha... Mas se fosse para fazer a ligação paralela no fusível 1 como no original daria certo? Como seria o esquema elétrico?
Obrigado, Vlw man !

Na instalação é necessário usar um fio de 5mm no Terminal 30 e um fio de 4mm no Terminal 86.
Para os outros terminais basta usar fios de 2,5mm para cima. Se usar fios mais finos pode dar quedas na iluminação ou pode ter falta de eletricidade para alimentar as lâmpadas.

Esse tutorial é da ligação paralela, a ligação original sai 2 fios positivos do terminal amarelo da caixa de fusíveis e vão ligado nos neblinas.

Se você quiser colocar um fusível na caixa de fusíveis para os neblinas é fácil; é só puxar um fio positivo direto dos terminais 30 da caixa de fusíveis ou direto da bateria e ligue no terminal 30 do relé e, antes desse fio chegar no relé, leve um fio para um lugar onde seja uma reserva da caixa de fusíveis (onde tem apenas o espaço para colocar mais um fusível) coloque um fusível de 30AMP para no caso de curtos não queimar nenhum componente e leve o outro fio para o terminal do relê, lembrando que um fio vai ser ligado em uma ''perna'' do fusível e vai entrar corrente, e o outro fio vai ligado na outra ''perna'' do fusível e vai sair corrente e levar para o relê.

Abraço amigo !
Avatar do usuário
Masson
Membro
Membro
Mensagens: 163
Registrado em: 22 Abr 2016, 14:44
Carro: Gol GTS 92
Localização: Sao Paulo - SP

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 13.

Mensagem por Masson »

Vitor, você teria a ligacao original dos farois de milha (redondo) do GTS?

Comprei recentemente um GTS e acho que como quase todos os carros com mais de 20 anos e varios donos a eletrica ta uma bagunca.

Achei todos os plugs originais no chicote, mas cortados e queria refazer algo mais original possivel.

Outra duvida, no chicote do farol neblina (inferior) os plugs tem um fio marrom e um branco. No meu enetndimento o fio marrom e terra, o que me estranha e o fio positivo ser branco. É isso?
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 13.

Mensagem por João Victor AP »

Masson escreveu:Vitor, você teria a ligacao original dos farois de milha (redondo) do GTS?

Comprei recentemente um GTS e acho que como quase todos os carros com mais de 20 anos e varios donos a eletrica ta uma bagunca.

Achei todos os plugs originais no chicote, mas cortados e queria refazer algo mais original possivel.

Outra duvida, no chicote do farol neblina (inferior) os plugs tem um fio marrom e um branco. No meu enetndimento o fio marrom e terra, o que me estranha e o fio positivo ser branco. É isso?
Opa ! Boa Tarde !

Amigo, os esquemas elétricos do Milha do GT/GTS/GTi não é complicado não !
Basta seguir a mesma ligação acima, só tem uma diferença que é que no Gol GTS e GTi, o farol de milha, é integrado com a luz alta.
Ele é integrado, mas não quer dizer que ao ligar o Farol Alto, o Milha irá ascender, não é assim como muitos pensam não !
E para o Farol de Milha é necessário a combinação da luz alta e do interruptor de farol de milha acionado, sendo assim ele é acionado somente na luz alta.

Para fazer é simples...
1 - Siga o mesmo esquema que eu disse acima, do mesmo jeito, mas deixe o terminal 85 e o 86 do relê livre (por enquanto não ligue ele em nada, nem coloque fios neles ainda).
2 - Agora (fugindo do tutorial acima) ligue o terminal 85 do relê no fio de alimentação da luz alta, pra ficar bom ligue no fio branco 1,5 que tem no soquete da "chave seletora de faróis"
No soquete tipo fêmea que vai conectado no comando de seta existe um fio branco 1,5mm esse é o fio do farol alto, ele vai sair do soquete da chave de seta, passar pelo chicote e chegar até o plug vermelho do terminal 9 da caixa de fusíveis, (Tutorial Ligação do farol alto : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 25&t=37166)
3 - Agora ligue o terminal 86 do relê no interruptor do Farol de Milha.
No interruptor terá dois terminai que são de iluminação de botão, um terminal é positivo e o outro é negativo.
E vai sobrar mais dois terminais no botão, é aí que está o truque, em um desses terminais terá que chegar corrente negativa direto da bateria, e no outro terminal conecte um fio e leve corrente negativa diretamente para o relê.
4 - O terminal 30 do relê (faça igual no Tutorial acima), pegue um fio vermelho de no mínimo 5mm ligue no relê, na outra ponta ligue um fusível na ponta do fio, e na outra perna do fusível ligue outro fio 5mm e ligue diretamente no polo positivo da bateria.
5 - No terminal 87 (faça igual no tutorial acima) ligue um fio vermelho, faça uma emenda e ligue dois fios, e distribua corrente positiva nos milhas.
6 - Pegue o fio negativo dos farois de milha e aterre eles na lataria,

Conclusão...
Assim quando o farol alto estiver "armado" vai passar corrente positiva no 85 do relê, mas não vai ascender porque falta carga negativa.
E então, com o Farol Alto ligado, para ligar os Milhas basta pressionar o botão dos milhas, e assim o botão que você acabou de pressionar é o que corta e envia negativo para o relê, e ao pressionar o botão ele vai mandar negativo para o relê fazendo os milhas ascenderem.

Os fios dos faróis de milha são :
Fio Marrom : Fio Terra
Fio Branco : Fio positivo

Como você disse que a elétrica do seu carro está "bagunçada" espero que meus tutoriais te ajude a deixar a elétrica dele legal !

Se tiver dúvidas, é só chamar !

Abraço !
Avatar do usuário
Masson
Membro
Membro
Mensagens: 163
Registrado em: 22 Abr 2016, 14:44
Carro: Gol GTS 92
Localização: Sao Paulo - SP

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 13.

Mensagem por Masson »

Ajudou demais, valeu.

So uma duvida, para os gti e gts que vem com os milhas de fabrica. Qual e a posicao deste rele na caixa?

Do farol de neblina é o 1 correto? E o milha?

Valeu
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 13.

Mensagem por João Victor AP »

Masson escreveu:Ajudou demais, valeu.

So uma duvida, para os gti e gts que vem com os milhas de fabrica. Qual e a posicao deste rele na caixa?

Do farol de neblina é o 1 correto? E o milha?

Valeu
Que bom que ajudou !

Mas no caso dessa que eu disse acima é uma ligação chamada de "gatilho" seguindo um padrão que mantenha originalidade do caso de ligar apenas com o farol alto ligado, no caso acima o relê não é conectado na caixa de fusíveis !
Desculpe, mas eu não sei a ligação dos Milhas originalmente, não tenho a apostila de ligação dos milhas, e eu nunca tive a oportunidade de mecher na ligação elétrica de um milha de GTS e GTi.

Mas os do neblina, o relê na caixa de fusíveis é sim o 1.
Mas nesse tutorial, também é a ligação "gatilho" do neblinas.
Se quiser seguir ela, não tem problema nenhum !
flavio.x
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Jun 2016, 19:31
Carro: gol gts

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 13.

Mensagem por flavio.x »

João Victor AP escreveu:
Masson escreveu:Ajudou demais, valeu.

So uma duvida, para os gti e gts que vem com os milhas de fabrica. Qual e a posicao deste rele na caixa?

Do farol de neblina é o 1 correto? E o milha?

Valeu
Que bom que ajudou !

Mas no caso dessa que eu disse acima é uma ligação chamada de "gatilho" seguindo um padrão que mantenha originalidade do caso de ligar apenas com o farol alto ligado, no caso acima o relê não é conectado na caixa de fusíveis !
Desculpe, mas eu não sei a ligação dos Milhas originalmente, não tenho a apostila de ligação dos milhas, e eu nunca tive a oportunidade de mecher na ligação elétrica de um milha de GTS e GTi.

Mas os do neblina, o relê na caixa de fusíveis é sim o 1.
Mas nesse tutorial, também é a ligação "gatilho" do neblinas.
Se quiser seguir ela, não tem problema nenhum !
Ajudou bastante! Valeu João!

Estou na luta, segui a sua dica de trocar as lentes dos faróis de milha do GTS, saí felizão pra testar, mas não durou muito tempo ligado :qus:

Já verifiquei o fusível e está ok, estou tentando identificar onde fica o relé pra ver se o problema está nele, amanhã vou tentar de novo.

Se eu achar posto aqui uma foto pra ajudar.

Valeu!
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 13.

Mensagem por João Victor AP »

flavio.x escreveu: Ajudou bastante! Valeu João!

Estou na luta, segui a sua dica de trocar as lentes dos faróis de milha do GTS, saí felizão pra testar, mas não durou muito tempo ligado :qus:

Já verifiquei o fusível e está ok, estou tentando identificar onde fica o relé pra ver se o problema está nele, amanhã vou tentar de novo.

Se eu achar posto aqui uma foto pra ajudar.

Valeu!
Opa amigo ! Por nada :good:

Então, você seguiu a minha dica de retirar a lente dos milhas Lucas Rossi, e colocar em blocos ópticos paralelos !
Os milhas ficaram bons ???? Ficaram como novos ???? :D

Se durou pouco tempo ligado, então verifique a elétrica do milha, os conectores e as lâmpadas :good:
flavio.x
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Jun 2016, 19:31
Carro: gol gts

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 13.

Mensagem por flavio.x »

João Victor AP escreveu:
flavio.x escreveu: Ajudou bastante! Valeu João!

Estou na luta, segui a sua dica de trocar as lentes dos faróis de milha do GTS, saí felizão pra testar, mas não durou muito tempo ligado :qus:

Já verifiquei o fusível e está ok, estou tentando identificar onde fica o relé pra ver se o problema está nele, amanhã vou tentar de novo.

Se eu achar posto aqui uma foto pra ajudar.

Valeu!
Opa amigo ! Por nada :good:

Então, você seguiu a minha dica de retirar a lente dos milhas Lucas Rossi, e colocar em blocos ópticos paralelos !
Os milhas ficaram bons ???? Ficaram como novos ???? :D

Se durou pouco tempo ligado, então verifique a elétrica do milha, os conectores e as lâmpadas :good:
Sim, na verdade troquei um refletor só, o outro estava bom, e aproveitei a carçaca do milha paralelo que é de ferro.

Estou na luta pra fazer eles funcionarem novamente rsrs, mexi um tempão agora a noite mas não cheguei a conclusão nenhuma, só descobri que o fio que sai do botão (que aterraria o rele) entra num conector amarelo na caixa de fusíveis.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 13.

Mensagem por João Victor AP »

flavio.x escreveu:
Sim, na verdade troquei um refletor só, o outro estava bom, e aproveitei a carçaca do milha paralelo que é de ferro.

Estou na luta pra fazer eles funcionarem novamente rsrs, mexi um tempão agora a noite mas não cheguei a conclusão nenhuma, só descobri que o fio que sai do botão (que aterraria o rele) entra num conector amarelo na caixa de fusíveis.
É bom você verificar tudo : fiação, lâmpadas, o botão, soquetes.
Verificar tudo da elétrica dos milhas :good:
jackrush
Membro
Membro
Mensagens: 29
Registrado em: 01 Abr 2017, 22:48
Carro: parati

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 13.

Mensagem por jackrush »

João Victor, sei que o tutorial é antigo mas posso acrescentar uma informação, meu carro é uma parati sei que este fórum é de gol, mas a informação pode ser útil, descobri onde liga os faróis de neblina original. Posso mostrar se o senhor deixar eu colocar aqui neste tópico mesmo.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Montagem da parte elétrica do Gol Quadrado. PARTE 13.

Mensagem por João Victor AP »

jackrush escreveu:João Victor, sei que o tutorial é antigo mas posso acrescentar uma informação, meu carro é uma parati sei que este fórum é de gol, mas a informação pode ser útil, descobri onde liga os faróis de neblina original. Posso mostrar se o senhor deixar eu colocar aqui neste tópico mesmo.
O fórum é de Volkswagen Quadrados : Gol, Parati, Saveiro, Voyage, Santana, Quantum, Passat.
Parati também faz parte.

Então amigo, eu sei mas ou menos onde liga os faróis de neblina originais, saem dois fios do plug amarelo e vai para s faróis, e o relê vai plugado direto na caixa dispensando ligações.
Mas a ligação do botão, originalmente onde os fios saem e entram... aí eu não tenho.

Se for possível você compartilhar seria de grande ajuda.
Deixo sim cara, esse fórum, o tópico é de todos, as informações nele é para ajudar qualquer um que seja apaixonado pelos carros antigos.
Pode postar onde você preferir... aqui mesmo, ou crie um tópico e poste lá.

Pessoas assim como você dispostas a ajudar são sempre bem-vindas !

Abraço !
Responder

Voltar para “DIY - Faça vc mesmo.”