PARTE 15 : FIOS PAINEL DE INSTRUMENTO
Vamos falar primeiramente do painel.
No lado esquerdo do painel de instrumentos existe um chicote, nesse chicote estão os fios do mesmo.
Primeiramente vamos falar da função de cada fio :
*Fio vermelho com listra azul : Fio pós chave
*Fio preto com listra branca e verde : fio que faz ascender a seta (pisca-alerta ou pisca-pisca)
*Fio azul claro : luz do alternador (ascende um símbolo de bateria no painel) fio ligado no alternador
*Fio azul escuro com listra verde : fio da luz de óleo, ligado na cebolinha de óleo que fica atrás do cabeçote
*Fio azul claro com listra branca : que indica farol alto no painel
*Fio vermelho escuro com listra azul : carga direta da bateria
*Fio vermelho com listra preta : Conta-Giros
*Fio amarelo com listra vermelha : fio da temperatura
*Fio roxo com listra preta : marcador de combustível
*Fio marrom : Fio terra
*Fio cinza com listra azul : iluminação do painel
Os fios ficam assim :

O Fio azul claro do alternador vai ligado ao plug do alternador. Na ponta desse fio existe um soquetinho verde, e no plug do alternador existe outro fio com um soquetinho verde, assim irá mandar sinal para o painel de instrumentos, e se o carro estiver em funcionamento e o alternador estiver carregando a bateria, a luz do painel vai apagar-se.

O fio azul escuro com listra verde é o fio da luz de óleo, esse fio é ligado na ''cebolinha'' de óleo que fica atrás do cabeçote.
O fio preto com listra branca e verde é fio que faz ascender a seta (pisca-alerta ou pisca-pisca), nos tutoriais anteriores sobre a seta e pisca-alerta eu mostro como esse fio é ligado.
Fio vermelho com listra preta é o fio do Conta-Giros, é ligado no polo negativo da bobina (fio verde). Mas o correto é ligar no fio verde do módulo de ignição, ele que faz a bobina a gerar a centelha no instante correto.

Fio amarelo com listra vermelha é fio do manômetro de temperatura, esse fio é conectado na ''cebolinha'' de temperatura que fica no conector do cabeçote de entrada D' água.
Fio roxo com listra preta é marcador de combustível, é conectado no terminal ''G'' da boia.
Fio cinza com listra azul é da iluminação verde do painel, o fio não precisa ser ligado separadamente, ele já é ligado automaticamente, se a iluminação não ligar, é só ligar esse fio em alguns ponto positivo pós-chave do carro.
LIGAÇÃO DO SHIFT LIGHT E DO ECONÔMETRO
Essa ligação é muito complicada. O problema é que no gol GT, Santana, Quantum tem um chicote que sai do câmbio, esse chicote é o interruptor do câmbio PS que faz a medição do consumo, que é um soquete de 4 fios e vai para o painel. Se seu carro não tiver câmbio PS, ele não vai ter a ligação para o interruptor, não vai ter esse chicote no carro, muito menos no câmbio, então não vai funcionar mesmo.
Existe também um interruptor de vácuo, que vai no distribuidor, esse interruptor não tem pra comprar paralelo, não tem originais de reposição, vai ter que ir em um ferro-velho/desmanches e retirar de algum Quantum ou GT.
Então aí vai um tutorial no YouTube : https://www.youtube.com/watch?v=I6_hbD3Jshk
É isso aí...........Qualquer dúvida poste um comentário aí em baixo que assim podemos debater sobre o assunto.
Se gostou do tutorial poste um comentário !
Espero ajudar !
Flw ! Abraço !
Tutorial Anterior : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 25&t=37370
Próximo Tutorial : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 25&t=37499