How-To = Instalar bancos G5/G6 4p nos Quadrados 2 portas

Área destina para tutoriais e dicas de como você mesmo fazer alterações em seu carro gastando o minimo possivel.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

How-To = Instalar bancos G5/G6 4p nos Quadrados 2 portas

Mensagem por AlexNichele »

Gurizada, tudo belezinha? :D

Seguinte, muito pesquisei... mas muito pouco encontrei sobre como instalar os bancos G5/G6 4 portas nos Quadrados, 2 portas.

Então quando consegui fazer um brique aqui, outro rolinho ali, troca lá, uma venda acolá... juntei tudo e meu Gaspar sofreu um upgrade de conforto. Ok... o upgrade foi nele, mas pra eu ter um pouquinho mais de conforto, tá bom... hehehehehe :crazy: :yahoo:

Meti a mão e me quebrei bastante, enfrentei dificuldades... tive algumas despesas extras não previstas, comprei um jogo de bancos de Bora, que até poderia usar (até adaptei os trilhos de um dos bancos dianteiros, mas desisti pq não ia ficar como eu queria, aí vou usar eles na minha Kombi 95 e busquei um jogo de Gol G5/G6 mesmo. :ol:

Procurei tirar fotos durante o processo já pensando em postar pra ajudar a quem procura informação de como fazer, e ao contrário do que aconteceu comigo, conseguir informações detalhadas de tudo envolvendo o processo.

Levei uns 4 meses pra consguir fazer isso tudo, mas não por complexidade (apenas), mas por falta de tempo mesmo. Quem tiver tempo, e até um parceria pra ajudar, consegue fazer isso em uma tarde... num final de semana, com tranquilidade!! :pard:

Vamos lá... com tudo em mãos, água gelada, refri... um rango nos intervalos... e um som bacana pra curtir enquanto se trabalha... e mãos à obra!! :yahoo:


--> mecanismo original dos bancos, sem articulação pra rebater o encosto; como é nos 4 portas originais:

Imagem
Imagem


--> aqui mostra o parafuso que tem que ser retirado do mecanismo do banco (o torx maior!) e o buraco no mecanismo do encosto, onde será feito o corte (dos dois lados do encosto!!) para permitir rebater o encosto e usar no 2 portas:

Imagem


--> aqui mostra o corte já feito; utilizei uma Dremel com disco de corte/desbaste pois é mais delicada no detalhe do corte, diferente de uma esmirilhadeira ou arco de serra manual:

Imagem


--> nessa imagem mostra o corte feito numa outra perspectiva, e o parafuso que antes fixava o encosto e agora será o pino-batente; nota-se também uma noção de quanto o parafuso deve ser rosqueado para tanto dar batente no encosto quanto limitar ao máximo o movimento lateral do encosto do banco, ao mesmo tempo que também dá uma "travadinha" de leve no encosto do banco, que NÃO terá mecanismo de travamento:

Imagem


--> eis o mecanismo já "basculantado"... hehehehe... - lembrando que com esse método de adaptação não terá trava no encosto, por isso a questão da correta posição do parafuso como citei num item acima:

Imagem


--> trabalho concluído, banco em posição normal... não se nota nenhuma diferença no alinhamento do assento e do encosto:

Imagem


--> e, finalmente, os bancos dianteiros devidamente instalados no meu Gaspar... muito confortáveis, o do motorista tem uma regulagem de altura do assento (que não vai me servir de nada, pois meço 1,89m!!), o cômodo dos bancos é excelente; observa-se que o banco traseiro ainda não foi feito o upgrade, será a próxima fase a executar:

Imagem
Imagem


Considerações e detalhes: :paz: :qus: :clapclap:

--> resolvi tirar os originais, que estão com o tecido bom, pois criou folga no mecanismo do encosto e o barulho estava me irritando; podia ter encontrado uma forma de consertar isso sem trocar os bancos? sim... mas preferi fazer assim, e ficou muito bacana;

--> o banco traseiro do meu auto é bi-partido, e com isso não terei escapatória, vou ter de usar os serviços do estofador pra fazer a troca/adaptação do banco traseiro G6 no original bi-partido;

--> nenhuma alteração necessária em trilhos e/ou travas na fixação dos bancos no assoalho;

--> recomendo seriamente a utilização das peças de acabamento/fixação novas e originais nos trilhos e sistema de regulagem dos bancos, pois sem elas os bancos VÃO ficar fazendo barulho! deu um trabalho do 1nf&rn0 pra colocar os bancos, o encaixe é justo e em alguns casos é preciso fazer algum "ajuste fino" (com a marreta!) pra alinhar a distância dos pés traseiros dos bancos aos trilhos no assoalho; no meu caso só precisei fazer um pequeno ajuste no banco do carona, o outro foi um doce... encaixou de primeira e ficou perfeito, já o do carona levei umas 2h pra terminar, e como fiz sozinho (com a ajuda da minha filha de 8 anos, parceiraça!!) tive que forcejar afú... se possível tenha algum amigo/auxiliar para essa função... mas não é impossível de fazer sozinho, tanto que fiz... só dá bastante trabalho, entra-e-sai do carro, enfim... quem já mexeu nisso tem uma noção!

--> passe graxa sem grafite (de rolamento!) no trilho do banco e nas peças que deslizam dentro do trilho do assoalho (plásticas, campeãs de quebrar e os bancos ficam batendo folgados no trilho);

--> o suporte pro extintor que tem à frente do banco do motorista recebeu o extintor que já tinha no carro numa boa, só encaixar e fechar a presilha, uma jóia;

--> sobre o engate do cinto de segurança: o meu original é do tipo "ponta de seta", diferente do que veio nos bancos, e também diferente do que tem nos cintos retráteis que vou instalar... então não teve jeito, tive que tirar dos bancos originais e colocar nos G6; o tamanho é um pouco diferente na altura, mas as curvas e encaixe, também o alinhamento, ficaram perfeitos... observem esse detalhe ANTES de colocar os bancos no lugar, pois se tiver que colocar os encaixes dos bancos antigos, vai ter de tirar o banco de novo e fazer a troca... testa a fivela do cinto antes e poupará um bom tempo e esforço;

--> o pino que trava o banco e que faz a regulagem de distância dos bancos em relação ao painel é idêntico ao original, a alavanca encaixa no pino perfeitamente, bem como os parafusos que vão na ponta do trilho de regulagem e que evita de desencaixar o banco do trilho, recomendo atenção quanto a isso e o uso desse parafuso, sei de gente que se envolveu em acidente pela mania de regular o banco andando e o banco tombou pra trás e perdeu o controle do carro por causa disso... ATENÇÃO!!! :tont: :clapclap: :bum:

--> os bancos que comprei, usadinhos evidentemente, vieram um pouco sujos... usei espuma de limpeza em duas etapas antes de colocar os bancos no lugar, e vou reforçar isso mais uma ou duas vezes pois não "venceu" a sujeira, além de ter ficado algumas marcas decorrentes da instalação... comprem uns dois tubos de espuma de limpeza de estofados/carpetes, e pano de microfibra... não levei fé, mas o bagulho realmente funciona... incrível...


Bom... acredito que o básico tá aí... depois que fizer e concluir as alterações do banco traseiro, posto os detalhes pra tentar ajudar a galera que se interessar por isso. Afinal, pesquisei um monte sobre isso e não encontrei nada... NADA!!

Vi uns dois carros que adaptaram mas não houve detalhamento de como fazer... o máximo que achei foi esse vídeo do Digo Thuler: https://www.youtube.com/watch?v=OKt2UWB37H0

Bueno, tá aí!! Espero ajudar!!

Abraços, gurizada!! :D :D :D :D

Alex
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: How-To = Instalar bancos G5/G6 4p nos Quadrados 2 portas

Mensagem por João Victor AP »

Parabéns pelo DIY !
Muito show :good:
Esse DIY será muito útil para quem quer colocar os bancos dos G5/G6 nos VW Quadrados e não sabe quais as adapatações devem ser realizadas para colocar esses bancos :D :clapclap:

Abraço !
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: How-To = Instalar bancos G5/G6 4p nos Quadrados 2 portas

Mensagem por AlexNichele »

Opa... Valeu, João!!

A idéia é justamente essa, de ajudar aos que quiserem fazer esse update. Quem faz SEMPRE saca algum detalhe ou macete durante a execução do projeto. E compartilhar isso pra ajudar os irmãos a não passar trabalho pela falta de informação é sempre bom.

Muitas vezes encontrei informações valiosas e ajudaram muito. Da mesma forma como agora, que não encontrei e tive que desbravar o terreno desconhecido, faz com que se dê mais valor ainda pra toda informação que visa ajudar ao próximo.

Abração!!

Alex
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: How-To = Instalar bancos G5/G6 4p nos Quadrados 2 portas

Mensagem por bleidao »

Tem uma galera que opta por pegar do G4... que rebate com a trava original.
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: How-To = Instalar bancos G5/G6 4p nos Quadrados 2 portas

Mensagem por AlexNichele »

bleidao escreveu:Tem uma galera que opta por pegar do G4... que rebate com a trava original.
Verdade. Assim como tem gente que não troca os bancos, tudo é relativo.

O lance todo é baseado em dois fatores distintos:

--) quem quer trocar os bancos (cada um com seus motivos)
--) quem quer trocar os bancos mas tem dificuldade de encontrar/pagar por bancos de VW duas poirtas, pois o que mais tem são 4 portas, e esse foi o meu caso.

Só que como eu não encontrei ninguém que tenha feito e que tivesse disponibilizado informações, tive que meter a mão.

Aí fiz o que não encontrei: disponibilizei minha experiência pra ajudar a quem precisar.
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: How-To = Instalar bancos G5/G6 4p nos Quadrados 2 portas

Mensagem por bleidao »

Sim... ficou top! Isso ajuda muito!

Só complementei o que o amigo J.V. disse.

Os meus bancos originais de fábrica não funcionavam as travas. Andava da mesma forma.
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: How-To = Instalar bancos G5/G6 4p nos Quadrados 2 portas

Mensagem por AlexNichele »

bleidao escreveu:Sim... ficou top! Isso ajuda muito!

Só complementei o que o amigo J.V. disse.

Os meus bancos originais de fábrica não funcionavam as travas. Andava da mesma forma.
Claro, claro... hehehehe

Tudo certo!!

Os meus originais, que são muito bonitos na minha opinião, a trava do "meu" banco não funcionava, mesmo trocando os cabos. E o do carona, também com os cabos trocados, não destrava mesmo puxando a alavanca... Nesses aspectos, problema resolvido!!! Não tem mais travas!!! :D :D :D :D :D :D :D :D
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: How-To = Instalar bancos G5/G6 4p nos Quadrados 2 portas

Mensagem por bleidao »

kkkkkkkkkkkkkkk

Os meus tinham um probleminha a mais. kkkkkkkkkkkkk

Quando freava, o banco do carona ia lá pra frente.

Reforma neles!
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: How-To = Instalar bancos G5/G6 4p nos Quadrados 2 portas

Mensagem por AlexNichele »

bleidao escreveu:kkkkkkkkkkkkkkk

Os meus tinham um probleminha a mais. kkkkkkkkkkkkk

Quando freava, o banco do carona ia lá pra frente.

Reforma neles!
Dá-lhe!!!

Isso não é defeito nem nada... é apenas característica particular!!! heheheheheh
:D :D :D :D :D :D
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: How-To = Instalar bancos G5/G6 4p nos Quadrados 2 portas

Mensagem por bleidao »

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Verdade!!!

Mas dá para resolver.
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: How-To = Instalar bancos G5/G6 4p nos Quadrados 2 portas

Mensagem por AlexNichele »

Vedade... quem curte mexer nos carros tem que desenvolver aptidões... dentre elas, a imaginação mega blaster ultra giga peta power!!!! hehehehehe

Hoje deixei minha Kombi 95 pra fazer uns reparos de lata (entorno dos vidros, etc) e já deixei um par de bancos (os de Bora, que ia usar no meu Quadrado antes dos G5) pra adaptar nela... conforto 4ever!!! :-D

Ô, cachaça braba!!! hehehehehe
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: How-To = Instalar bancos G5/G6 4p nos Quadrados 2 portas

Mensagem por bleidao »

Ai sim!!!

Se você não liga pra originalidade, mete a cara!

kkkk
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: How-To = Instalar bancos G5/G6 4p nos Quadrados 2 portas

Mensagem por AlexNichele »

bleidao escreveu:Ai sim!!!

Se você não liga pra originalidade, mete a cara!

kkkk
Claro que ligo... São bancos originais da VW, não de qualquer outra marca... Hehehehehehe

:D :D :D :D :D :D
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: How-To = Instalar bancos G5/G6 4p nos Quadrados 2 portas

Mensagem por bleidao »

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Boa resposta!

Eu disse de original da Kombi, para 3 ocupantes.
Responder

Voltar para “DIY - Faça vc mesmo.”