[Tutorial] Instalando porta malas eletrico

Área destina para tutoriais e dicas de como você mesmo fazer alterações em seu carro gastando o minimo possivel.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
Alef129
Membro
Membro
Mensagens: 93
Registrado em: 07 Mar 2017, 12:00
Carro: Voyage CL 1.6 - 1990

[Tutorial] Instalando porta malas eletrico

Mensagem por Alef129 »

Fala galera tirei o feriadão pra colocar minha trava automática no porta-malas, que consiste em um botãozinho que você aperta e ele destrava o porta-malas, como todos sabem os quadrados tem um problema com chave tenho medo de roubarem o meu por isso vou remover todas as fechaduras

vamos ao tutorial

o que você vai precisar

Kit de trava automática de porta ou motor de trava de porta eu comprei um kit 4 portas pq vou por nas portas e um pro porta-malas

Quem quiser compra ta aqui o Link
o kit é esse aqui
Imagem

Eu fiz em um Voyage mas acho que serve pra gol e parati também só conseguir adaptar o motor direitinho

Primeiro tire a tampa do porta malas e remova a trava
Imagem

a trava é assim
Imagem

a alavanca ali em baixo é ela q o motor deve puxar para isso vamos furar ela para poder passar a haste metalica

Muito cuidado nessa etapa para n estragar fure bem no centro com uma broca de 4mm, e use algo para apoiar a alavanca para ela nao quebrar Imagem
apos você furar coloque a haste e ficara assim
Imagem

agora vamos a parte chata, o motor deve ser preso no sentido contrario da trava para que ele puxe a haste e destrave o porta malas, teste com sua mao travar e puxar a alavanca para destravar

fixe o motor com a aste no lugar passando pro buraco do trinco, o motor deve ser preso na lateral usando a barra furada metálica que veio (eu não parafusei a barra na tampa do porta malas por preguiça mas se quiser fazer é legal, mas faça depois que tiver tudo certo e funcionando para não ter problema)
Imagem

apos fixado o motor você vai notar que a haste é bem grande ela devera ser dobrada e cortada, ajuste ela com o motor totalmente aberto pois ele vai puxar qualquer coisa você pode soltar os parafusos do motor e puxar ele mais pro lado (por isso não mandei furar e fixar ele na tampa assim pode dar os ajustes finais)
Imagem
dobre a haste em C sendo que ela fique do lado do trinco normal (chave), corte o excesso pois quando o motor puxar não pode bater na lata
Passe o fio por dentro da lata junto com o fio da luz da placa, recomendo deixar o engate dos fios meio solto pois se o motor der problema voce so tira e troca o motor não precisa passar todo o fio ficando assim
Imagem

Feito isso pegue o trinco e prenda a haste metálica na alavanca dele e parafuse no lugar, esta praticamente pronto agora vamos pros ajustes
Imagem
como podem ver eu coloquei aroelas embaixo da trava, o motivo foi que ela estava dura para abrir e o motor fazia muita força ai com esse espacinho ele deixo o motor trabalhar mais livre, mas isso é com vocês vê o que ficar melhor
De volta pro carro abra o cabo e coloque a tampa em cima do motor agora vamos testar o funcionamento do sistema
o meu veio com fio azul e verde, por ser um motor não tem polaridade dependendo de como ligar ou ele empurra ou ele puxa no meu caso ficou o azul como negativo e o verde como positivo, veja seu motor qual posição ele é, teste ele direto na bateria do carro, trave o trinco e encoste os fios na bateria, ele tem q destravar, se fizer isso perfeito o sistema ta pronto, se ele travar pode ser o que eu falei das aroelas ou tem q ver se o motor esta conseguindo puxar se ele puxa mas não abre pode ser que não esteja alcançando, solte o motor e parafuse mais pro lado esticando a aste pra ele conseguir puxar melhor. faça os ajustes ate conseguir q funcione direitinho feito isso, so parafusar a porta no lugar e vamos passar os fios e por o botão

o fio negativo do motor pode ser preso na lata mesmo no meu porta-malas tem um parafuso do lado do step amarrei ele ali e ta ótimo, tem uma foto abaixo
Imagem

para o fio positivo vamos passar ele ate a frente do carro, precisaremos de um botão desse de push ( apertou ele aciona soltou ele para ) esse meu eu tinha jogado aqui coloquei em uma tampinha do painel e ficou legal, o fio que vem do motor positivo você liga em um polo do botão e outro polo do botão você liga ate o positivo da bateria e ta pronto
Imagem

so apertar e pronto o porta-malas abre, liguei direto na bateria pq assim você não precisa virar a chave para abrir, se quiser faça como eu tire o miolo da chave passe massa e pronto um miolo a menos pra vagabundo tenta roubar

precisarem de ajudar so comentar galera
Avatar do usuário
ctksan08
Membro
Membro
Mensagens: 31
Registrado em: 21 Mai 2017, 18:56
Carro: Voyage 89 CL
Localização: São Paulo - SP

Re: [Tutorial] Instalando porta malas eletrico

Mensagem por ctksan08 »

Show de bola mano!
Esses dias tava pensando em procurar uma trava dessas para o porta mala do meu Voyage Kkk :D

Tutorial show. Logo logo faço no meu! :good:
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [Tutorial] Instalando porta malas eletrico

Mensagem por João Victor AP »

Muito bacana colega :good:
Avatar do usuário
Ricardo RCR
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1020
Registrado em: 11 Out 2011, 11:06
Carro: GQ-88-Alcool-AP 1.8
Localização: Osasco - SP

Re: [Tutorial] Instalando porta malas eletrico

Mensagem por Ricardo RCR »

Parabéns Alef129, ficou muito bom! :clapaa: :clapaa: :clapaa: :clapaa: :clapaa:
No meu verde sigo em frente!!!
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Tutorial] Instalando porta malas eletrico

Mensagem por bleidao »

Bem econômica a sua solução. Exatamente como fiz para um amigo. Dá sim pra fazer no Gol.
Tewtertwee
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 04 Out 2017, 03:58
Carro: 62965

Re: [Tutorial] Instalando porta malas eletrico

Mensagem por Tewtertwee »

This content is I read it trying to understand it. It is very useful for me.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Tutorial] Instalando porta malas eletrico

Mensagem por bleidao »

Tewtertwee escreveu:This content is I read it trying to understand it. It is very useful for me.
Spam
Responder

Voltar para “DIY - Faça vc mesmo.”